Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra

Mestrado Integrado em Psicologia

METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA I
(Disciplina obrigatória: 1ª Fase / 2º Ano / 2º Semestre)

 

Docente: Prof. Doutor Valentim R. Alferes

E-mail: mipsicol1@gmail.com

 

SUMÁRIOS: 2018/19 (2º Semestre)

Aulas Teóricas

Lição T_01 (2019-02-04)

Lição T_02 (2019-02-11)

Lição T_03 (2019-02-18)

Lição T_04 (2019-02-25)

Lição T_05 (2019-03-04)

Lição T_06 (2019-03-11)

Lição T_07 (2019-03-18)

Lição T_08 (2019-03-25)

Lição T_09 (2019-04-01)

Lição T_10 (2019-04-08)

Lição TP_11 (2019-04-29)

Lição TP_12 (2019-05-13)

Lição T_13 (2019-05-20)

Lição T_14 (2019-05-27)

Descarregar Sumários PDF NOVO

Ver Horários/Turmas/Calendarização das Aulas/Avaliação/Atendimento   Ver Cópia Notificações Nónio

Ver Regras de Funcionamento da Disciplina                                  Ver Pautas Informativas

Aulas Práticas

 

 

MUITO IMPORTANTE: No início de cada aula prática, deve fazer o download desta Pasta (Utilitários MIP I.rar) para o “Ambiente de Trabalho”. Depois de “deszipada”, leia o documento “Ler Antes.txt”.

A file “SPSS 25 Opções.sps”, incluída na pasta “Utilitários MIP I”, é válida apenas para os computadores da Sala de Informática. Para o SPSS 22, instalado nos computadores pessoais, ver aqui as opções recomendadas.

Lição P_01 (2019-02-06/07)

Lição P_02 (2019-02-13/14)

Lição P_03 (2019-02-20/21)

Lição P_04 (2019-02-27/28)

Lição P_05 (2019-03-06/07)

Lição P_06 (2019-03-13/14)

Lição P_07 (2019-03-20/21)

Lição P_08 (2019-03-27/28)

Lição P_09 (2019-04-03/04)

Lição P_10 (2019-04-10/11)

Lição P_11 (2019-04-24)

Lição P_12 (2019-05-02)

Lição P_13 (2019-05-15/16)

Lição P_14 (2019-05-22/23)

Lição P_15 (2019-05-29/30)

 

 

Descarregar Sumários PDF NOVO

Ver Informação SPSS                               Ver Estrutura e Funcionamento do SPSS

 

image002

SUMÁRIOS: AULAS TEÓRICAS

 

LIÇÃO: T_01

DATA: 2019-02-04

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

nn0579.thm

Ínicio do curso: objectivos (competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados), conteúdos programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, material de apoio (documentos da disciplina), recursos internet, metodologias de ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação.

nn0579.thm

Um exemplo de investigação experimental:

Aronson, E., & Mills, J. (1959). Effect of severity of initiation on liking for a group. Journal of Abnormal and Social Psychology, 59, 177-181.

[Artigo PDF] [Cronograma] [Design + Gráficos] [Aleatorização + Simulação de Dados + t Tests]

 

Bibliografia

nn0579.thm

Ver Bibliografia.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

nn0579.thm

Ver Material de Apoio / Recursos da Disciplina

 

Recursos Internet

nn0579.thm

Ver Recursos Internet

 

Tarefas/Observações

nn0579.thm

Ver Horários, Provas de Avaliação (Datas e Sistema de Avaliação) e Turmas Práticas

nn0579.thm

Ver Calendarização das Aulas

nn0579.thm

Ver Procedimento e Horários de Atendimento aos Alunos

nn0579.thm

Ver Calendário Escolar 2018-19

nn0579.thm

Ver Normas de Avaliação da FPCE-UC

nn0579.thm

Ver Regras de Funcionamento da Disciplina                                 

nn0579.thm

Ler Ref. 1a (pp. 5-57).

nn0579.thm

Explorar os Recursos Internet durante 120 minutos.

 

 

LIÇÃO: T_02

DATA: 2019-02-11

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

nn0579.thm

1.  INTRODUÇÃO: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA

1.1.  Considerações preliminares de natureza epistemológica

1.2.  Teorias e hipóteses científicas. Programas de investigação.

nn0579.thm

Modalidades de Expressão de uma Hipótese de Investigação (McGuire, 2004)

- Verbal (linguagem natural);

- Formal (linguagem abstracta/simbólica);

- Pictórica (gráficos);

- Tabular (quadros / layouts do SPSS Data Editor);

- Estatística descritiva;

- Estatística inferencial.

 

Bibliografia

nn0579.thm

Refs. 1a (pp. 11-57), 5 (caps. 1 e 4) e 6 (cap. 1)

nn0579.thm

McGuire, W. J. (2004). A perspectivist approach to theory construction. Personality and Social Psychology Review, 8, 173-182. [PDF]

 

Documentos

nn0579.thm

A Ilha da Investigação (site de Investigação Científica em Psicologia – Exercício 1)

 

Recursos Internet

nn0579.thm

Research Methods Knowledge Base – Foundations

 

Tarefas/Observações

nn0579.thm

Explorar Research Methods Knowledge Base – Bill Trochim durante 210 minutos.

nn0579.thm

Ler o artigo:

Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C. A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. Análise Psicológica, 27(1), 3-20.

 

 

LIÇÃO: T_03

DATA: 2019-02-18

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

nn0579.thm

2.  METODOLOGIA GERAL: ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO

2.1.  Investigações experimentais

2.1.1.  Das hipóteses científicas à planificação das experiências

2.1.1.1.  Variáveis independentes

2.1.1.2.  Variáveis dependentes

2.1.1.3.  Planos experimentais: Aspectos gerais.

 

Bibliografia

nn0579.thm

Refs. 1a (pp. 11-57), 1b (pp. vii-xxiv e 1-16), 5 (caps. 1 e 4) e 6 (cap. 1)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

nn0579.thm

Variáveis: Definições e relações (PowerPoint)

 

Recursos Internet

nn0579.thm

Research Methods Knowledge Base – Foundations

nn0579.thm

Ver Informacão Escalas de Medição

 

Tarefas/Observações

nn0579.thm

Ver o documento Informacão Escalas de Medição e “navegar” 60 minutos a partir dos links aí apresentados.

 

 

LIÇÃO: T_04

DATA: 2019-02-25

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

2.1.3.  Planos experimentais

2.1.3.1.  Planos unifactoriais intersujeitos (Between-Subjects Designs)

             - Plano unifactorial completamente aleatorizado [Design 1, cf. Ref. 1b, p. 11]

 

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Exercício 5: Análise da Variância de Planos Unifactoriais Completamente Aleatorizados

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 103-104)

Dados: E05_DATA1 ou Ref. 1a (p. 235-236)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 137-142)

Outputs Actualizados (Exercício 5)

 

Ver utilização do G*Power para a análise do poder

 

Bibliografia

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ref. 20 (pp. 200-254)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

ANOVA: Fontes de variabilidade (ver, também, Modelo Estatístico)

 

Tarefas/Observações

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Fazer o Exercício 5 (Questões 1 a 1.5).

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Concluir a leitura integral da bibliografia — com especial destaque para a Referência 1a (pp. 11-57) e para a Referência 1b (pp. vii-xxiv e 1-16) —, do material de apoio (documentos da disciplina) e dos recursos internet indicados nas lições anteriores.

 

 

LIÇÃO: T_05

DATA: 2019-03-04

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

2.1.2.  Validade das investigações experimentais

2.1.2.1.  Definição e dimensões da validade

2.1.2.2.  Validade estatística

2.1.2.3.  Validade interna

 

Bibliografia

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Refs. 1a (pp. 59-76 e 101-103), 1b (pp. 1-22 e 107-111), 5 (cap. 2), 6 (caps. 2, 11 e 20) e 9 (pp. pp. XV-XXI e 1-63)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Síntese das ameaças à validade das inferências: Extractos de Shadish et al. (2002) [PDF]

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Subcontinentes da Metodologia da Investigação

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Erros de Tipo I e II

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ilustração do t de Student (amostras independentes): Syntax     Output

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Medidas do tamanho do efeito (PowerPoint)

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição: Dois Grupos Independentes:
Versão Portuguesa (.sps file); Versão inglesa (.sps file)

Interpretação das Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Procedimento de Bonferroni (Bonferroni.sps)

 

Recursos Internet

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Research Methods Knowledge Base – Introduction to validity

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Research Methods Knowledge Base – Conclusion validity

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Research Methods Knowledge Base – Internal validity

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Statistical Methods in Psychology Journals: Guidelines and Explanations

 

Tarefas/Observações

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver sumários de TODAS as lições anteriores.

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Reler Refs. 1a (pp. 5-76) e 1b (pp. v-xxiv, 1-22 e 107-111)

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Navegar 120 minutos nos recursos acima mencionados.

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

A título de consolidação da aprendizagem do t de Student realizada nas disciplinas de Estatística, de integração dos conceitos de validade estatística e interna e de articulação entre testes estatísticos e medidas da magnitude dos efeitos experimentais (ver documento Medidas do tamanho do efeito), realizar o Exercício 4.

 

Exercício 4: Validade Interna e Validade Estatística

Enunciado: Ref. 1a (pp. 101-103)

Dados: E4_DATA1 & E4_DATA2 ou Ref. 1a (pp. 101-102)

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 135-136)

Outputs Actualizados (Exercício 4)

 

 

LIÇÃO: T_06

DATA: 2019-03-11

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

nn0579.thm

Continuação e termo do sumário da Lição T_05.

Tarefas/Observações

image002

MUITO IMPORTANTE

No termo desta lição devem estar lidas/estudadas as seguintes páginas:

- Methods of Randomization in Experimental Design: i-xxvi, 1-35 e 139-145.

- Investigação Científica em Psicologia: 5-86, 95-104, 129-142 e 223-231.

Devem, igualmente, ser analisados com muita atenção os seguintes quadros e figuras:

- Methods of Randomization in Experimental Design: Figures 1.1, 1.2, 1.3 e 2.1; Tables 1.1 e 1.4.

- Investigação Científica em Psicologia: Figuras 1.1, 1.2, 1.3, 2.1 e 3.1; Quadros 2.1 e 2.2.

 

Como é evidente a leitura e estudo deste material não dispensa a consulta de outras referências bibliográficas, material de apoio e recursos internet mencionados nos sumários anteriores.

 

 

LIÇÃO: T_07

DATA: 2019-03-18

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

image002

2.1.3.  Planos experimentais

[...]

2.1.3.2.  Planos multifactoriais intersujeitos (Between-Subjects Designs)

- Plano bifactorial completamente aleatorizado [Design 7, cf. Ref. 1b, p. 11]

image002

Exercício 8: Análise da Variância de Planos Factoriais

Enunciado: Ref. 1a (pp. 107-108)

Dados: E8_DATA1 & E8_DATA2 ou Ref. 1a (p. 237-8)

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 144-146)

Outputs Actualizados (Exercício 8)

 

Bibliografia

image002

Para além da bibliografia indicada no corpo do sumário, ver:

- 2.2.3.2 e Exercício 8: Refs. 1a (pp. 107-108, 144-146 e 237-238) e 20 (pp. 256-296);

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

image002

ANOVA: Fontes de variabilidade

image002

Plano Bifactorial Completamente Aleatorizado: Decomposição e Análise

image002

SPSS Syntax Files - Análise da Variância

ANOVA Bifactorial: Medidas de Associação e do Tamanho do Efeito e Poder Observado

image002

Exercício 8: Análise da Variância de Planos Factoriais

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 107-108)

Dados: E8_DATA1 & E8_DATA2 ou Ref. 1a (p. 237-8)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 144-146)

Outputs Actualizados (Exercício 8)

 

Tarefas/Observações

image002

(Re)fazer o Exercício 8.

image002

Excepcionalmente, esta aula foi leccionada no dia 19 de Março de 2019, no horário de PS II.

 

 

LIÇÃO: T_08

DATA: 2019-03-25

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

image002

2.1.2.  Validade das investigações experimentais

[...]

2.1.2.4.  Validade teórica (ou de constructo)

2.1.2.5.  Validade externa

2.1.2.6.  Relações entre as quatro dimensões da validade. Problemas de terminologia e questões epistemológicas.

[...]

2.1.4.  Dos problemas teóricos aos problemas éticos subjacentes à experimentação.

2.1.4.1.  Relação entre impacte e controlo experimental. Realismo experimental, realismo psicológico e realismo mundano. Artificialidade e trivialidade.

2.1.4.2.  Experiências que envolvem sofrimento e logro (deception). Justificações, críticas e alternativas. A entrevista pós-experimental.

2.1.4.3.  Questões éticas e deontológicas

image002

Estrutura de um artigo científico

 

Bibliografia

image002

Refs. 1b (pp. 107-137), 5 (cap. 6) e 9 (pp. 64-82, 83-93 e 93-102)

image002

Ref. 2 (Ver também APA Style Site).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

image002

Síntese das ameaças à validade das inferências: Extractos de Shadish et al. (2002) [PDF]

image002

Reporting Randomized Experiments (Standards)

 

Recursos Internet

image002

Research Methods Knowledge Base – Construct validity

image002

Research Methods Knowledge Base – External validity

image002

The Pygmalion Effect and the Power of Positive Expectations

image002

Harlow, H. F. (1958). The nature of love. American Psychologist, 13, 673-685. [HTML   PDF]

image002

Basics of APA Style Tutorial

image002

American Psychological Association (2010). Ethical principles of psychologists and code of conduct. Washington, DC: Author. [HTML   [PDF]

 

Tarefas/Observações

image002

Navegar 120 minutos no “Material de Apoio” e nos “Recursos” acima indicados.

 

 

LIÇÃO: T_09

DATA: 2019-04-01

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

nn0579.thm

Continuação e termo do sumário da Lição T_08.

 

 

LIÇÃO: T_10

DATA: 2019-04-08

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

2.3.  Investigações não experimentais

2.3.1.  Características específicas. Problemas de validação e relevância prática.

2.3.2.  Limitações dos ex post facto designs

2.3.3.  Quantificação da covariação

2.3.3.1.  Coeficientes de correlação: Significação estatística e variância partilhada. Relações não lineares.

2.3.3.2.  Outras medidas de associação

2.3.4.  Correlação, previsão e causalidade. Coeficientes de determinação e coeficientes de regressão. O problema da inferência causal a partir da covariação: Direccionalidade e “terceira variável”. Soluções parciais para o problema da inferência causal.

2.3.5.  A interpretação causal de dados correlacionais: Análise da regressão múltipla e “modelação causal” (causal modeling).

 

Bibliografia

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Aspectos teóricos e metodológicos: Ref. 9 (cap. 8)

Aspectos estatísticos: Refs. 4 (caps. 2 e 3) e 18 (caps. 9 e 15)

E10: Ref. 1a (pp. 110-113 e 149-152).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Designs Não Experimentais (Investigação por Inquérito e Investigação Epidemiológica)

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Cálculo “manual” da covariância e da correlação (PowerPoint)

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Documento Análise da correlação/regressão

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Documento Convenções para interpretação do coeficiente de correlação

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Para calcular os intervalos de confiança de uma correlação, os alunos podem utilizar o programa Inter1.sps.

 

Tarefas/Observações

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Fazer o Exercício E10 (Primeira Parte).

 

 

LIÇÃO: TP_11

DATA: 2019-04-29

HORÁRIO: 17:30-20:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

Lição T_11 + Substituição da Lição P_11 (Horário: 17:00-19:00 + 19:00-20:00)

 

Sumário

nn0579.thm

Continuação e termo da matéria leccionada na Lição_T10 e na Lição P_10.

 

 

LIÇÃO: TP_12

DATA: 2019-05-13

HORÁRIO: 17:30-20:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

Lição T_12 + Substituição da Lição P_12 (Horário: 17:00-19:00 + 19:00-20:00)

 

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

2.2.  Investigações quasi-experimentais

2.2.1.  Características específicas. Problemas de validação e relevância prática.

2.2.2.  Planos quasi-experimentais

2.2.2.1.  Planos com grupo de controlo não equivalente

2.2.2.2.  Planos de séries temporais interrompidas

2.2.2.3.  Planos de séries temporais e estudo científico dos casos individuais

2.2.2.4.  Combinação dos planos de séries temporais interrompidas com os planos com grupo controlo não equivalente

2.2.3.  Planos quasi-experimentais e investigação de campo. “Investigação-acção”. Avaliação de programas de intervenção.

 

Bibliografia

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Refs. 9 (4, 5, 6 e 7) e 21 (pp. 201-226)

 

Recursos Internet

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Research Methods Knowledge Base – Quasi-Experimental Design

 

Tarefas/Observações

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Para efeitos de avaliação, considera-se suficiente a leitura das pp. 201-223 da Ref. 21.

 

 

LIÇÃO: T_13

DATA: 2019-05-20

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

nn0579.thm

Prova escrita de avaliação final: Antecipação/Oportunidade de Maio: Estudantes com número PAR
20 de Maio de 2019 (segunda-feira) – 17:30 – Anfiteatro do Edifício I [Ver este link]

 

 

LIÇÃO: T_14

DATA: 2019-05-27

HORÁRIO: 17:30-19:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

nn0579.thm

Prova escrita de avaliação final: Antecipação/Oportunidade de Maio: Estudantes com número ÍMPAR
27 de Maio de 2019 (segunda-feira) – 17:30 – Anfiteatro do Edifício I [Ver este link]

 

 

 

image002

SUMÁRIOS: AULAS PRÁTICAS

 

LIÇÃO: P_01

DATAS: P1 E P2 (2019-02-06); P3 E P4 (2019-02-07)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

 

Sumário

nn0579.thm

Constituição das turmas práticas (Ver Turmas e Notas Adjacentes) e validação das alterações justificáveis (reunião de 8 de Fevereiro de 2019)

nn0579.thm

Indicações para instalação do SPSS nos computadores pessoais.

 

 

LIÇÃO: P_02

DATAS: P1 E P2 (2019-02-13); P3 E P4 (2019-02-14)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

 

Sumário

nn0579.thm

Exercício 1: O processo de investigação (Enunciado: Ref. 1a, p. 98).

nn0579.thm

Revisão de dois conceitos básicos (média e variância) aprendidos nas disciplinas de Estatística.

nn0579.thm

Estandardização de variáveis.

 

Bibliografia

nn0579.thm

Ref. 1a (pp. 17-29).

 

Recursos Internet

nn0579.thm

Mean Absolute Deviation (Khan Academy)

nn0579.thm

Measures of Variability (YouTube)

nn0579.thm

VassarStats: Basic Sample Stats

nn0579.thm

Tabuadas, Algoritmos & Outros Links

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

nn0579.thm

Ver Ilha da Investigação.

nn0579.thm

Estimação amostral da média e da variância de uma população e estandardização de variáveis (PowerPoint)

nn0579.thm

VarZscore.sps (Sintaxe SPSS: Criar e estandardizar um variável com 10000 casos)

nn0579.thm

BasicStatistics.sps (Sintaxe SPSS: Estatísticas populacionais e amostrais; estandardização de variáveis)

 

Tarefas/Observações

nn0579.thm

Continuar e terminar o Exercício 1: O processo de investigação (Enunciado: Ref. 1a, p. 98).

nn0579.thm

Rever as estatísticas descritivas estudadas no 1º ano. Para o efeito, fazer:

Exercício 2: Estatísticas Descritivas e Análise Exploratória de Dados

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 98-100)

Dados: E02_DATA ou Ref. 1a (p. 235)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 131-134)

Outputs Actualizados (Exercício 2)

 

Ver também Agrupar dados (classificação) na file activa escolhendo a amplitude da classe

 

 

LIÇÃO: P_03

DATAS: P1 E P2 (2019-02-20); P3 E P4 (2019-02-21)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

 

 

Sumário

nn0579.thm

Continuação e termo da matéria sumariada na Lição P_02.

nn0579.thm

Introdução ao SPSS: Estrutura do programa, opções e procedimentos básicos.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

nn0579.thm

Informação SPSS (HTML)

nn0579.thm

Estrutura do SPSS (PowerPoint)

 

Recursos Internet

nn0579.thm

Interactive Graph of the Standard Normal Curve (MeasuringU)

nn0579.thm

Areas Under Normal Distributions (Online Statistics Education – David M. Lane)

nn0579.thm

Normal Calculator (Online Statistics Education – David M. Lane)

nn0579.thm

Normal Distribution (Video): Part 1   |   Part 2

nn0579.thm

Hypothesis Testing: Upper-, Lower, and Two Tailed Tests

 

Tarefas/Observações

nn0579.thm

Concluir o Exercício 1 e continuar o Exercício 2.

nn0579.thm

Ver o documento Informação SPSS e “navegar” 60 minutos a partir dos links aí apresentados.

nn0579.thm

Rever pormenorizadamente os documentos:

nn0579.thm

Estimação amostral da média e da variância de uma população e estandardização de variáveis (PowerPoint)

nn0579.thm

VarZscore.sps (Sintaxe SPSS: Criar e estandardizar um variável com 10000 casos)

nn0579.thm

BasicStatistics.sps (Sintaxe SPSS: Estatísticas populacionais e amostrais; estandardização de variáveis)

nn0579.thm

Explorar o material de apoio e os recursos internet indicados no sumário desta lição e da lição anterior.

 

 

LIÇÃO: P_04

DATAS: P1 E P2 (2019-02-27); P3 E P4 (2019-02-28)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

 

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Exercício 3: Distribuição Aleatória e Permutação da Ordem dos Tratamentos

 

Enunciado e Dados: Ref. 1a (pp. 100-101)               Descarregar Quadro E3 (.sav file)

 

Resolução 1 - Interface Gráfica (GUI) do SPSS:

- Transform/Random Number Generators...

- Transform/Compute Variable/Function Group/Random Numbers/Rv.Uniform

- Data/Sort Cases

Resolução 2 - Syntax do SPSS :

- Method 3: Simple Random Assignment (Forced equal sizes): SRA-es.sps

  Completely Randomized Designs (Designs 1, 7, 14, 18, and 20; cf. Ref. 1b).

- Method 7: Blocked Random Assignment With One Blocking Variable: BRA-rb.sps

  Randomized Block Designs (Designs 2, 3, 8, 9, 15, 19 e 21; cf. Ref. 1b).

- Ver, igualmente, programas indicados na rubrica “Material de Apoio / Documentos da Disciplina”

Resolução 3 -  “Manual”:

- Para além das páginas das referências indicadas na rubrica “Bibliografia”, ver ainda:

Ref. 1a (pp. 223-234) e Ref. 1b (pp. 139-157)

 

Bibliografia

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ref. 1a (pp. 73-92) e Ref. 1b (pp. 9-14, 17-35, 37-41, 65-89)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Simple and Complex Random Assignment in Experimental Design

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

SPSS Syntax Files - Planos Experimentais: Aleatotização

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Probabilities and Random Assignment Mechanisms (Illustration for Methods 1, 2, 3, and 4)

 

Tarefas/Observações

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Exercício 3: Refazer a  Resolução 1  e fazer as  Resoluções 2 e 3.

 

 

LIÇÃO: P_05

DATAS: P1 E P2 (2019-03-06); P3 E P4 (2019-03-07)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

 

Sumário

nn0579.thm

Continuação e termo do sumário da Lição P_04.

Tarefas/Observações

image002

MUITO IMPORTANTE

No termo desta lição devem estar lidas/estudadas as seguintes páginas:

- Methods of Randomization in Experimental Design: i-xxvi, 1-35 e 139-145.

- Investigação Científica em Psicologia: 5-86, 95-104, 129-142 e 223-231.

Devem, igualmente, ser analisados com muita atenção os seguintes quadros e figuras:

- Methods of Randomization in Experimental Design: Figures 1.1, 1.2, 1.3 e 2.1; Tables 1.1 e 1.4.

- Investigação Científica em Psicologia: Figuras 1.1, 1.2, 1.3, 2.1 e 3.1; Quadros 2.1 e 2.2.

 

Como é evidente a leitura e estudo deste material não dispensa a consulta de outras referências bibliográficas, material de apoio e recursos internet mencionados nos sumários anteriores.

 

 

 

LIÇÃO: P_06

DATAS: P1 E P2 (2019-03-13); P3 E P4 (2019-03-14)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

 

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

- Pressupostos básicos, ameaças à validade e propriedades estruturais dos planos intra-sujeitos ou de medidas repetidas (Within-Subjects Designs / Repeated Measures Designs / Cross-Over Designs)

- Contrabalanceamento aleatório [Design 6N, cf. Ref. 1b, pp. 73-74]

- Contrabalanceamento posicional [Design 6M, cf. Ref. 1b, pp. 73-74]

- Contrabalanceamento sequencial [Exemplo: Designs 6G e 6H, cf. Ref. 1b, pp. 73-74]

 

Bibliografia

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ref. 1b (pp. 65-89, 39 [Figure 2.2] e 151-157)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Simple and Complex Random Assignment in Experimental Design (Version 2.0 / 2017): Exemplos/programas seleccionados para “Resolução 2: Within-Subjects Designs”:

- Random Counterbalancing: RC-ro.sps

- Positional Counterbalancing: PC-Ls2345.sps e PC-Ls6proc2.sps

- Sequential Counterbalancing: SC-nrALL.sps, SC-nrT4P4.sps e SC-nrT5P5.sps

 

Tarefas/Observações

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Concluir as tarefas indicadas em todas as lições anteriores.

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Refazer “manualmente”, com base nas indicações dadas na Referência 1b (ver acima páginas), os contrabalanceamentos mencionados no sumário desta lição.

 

 

LIÇÃO: P_07

DATAS: P1 E P2 (2019-03-20); P3 E P4 (2019-03-21)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

 

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação e termo do Sumário da Lição P_06.

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

2.1.3.  Planos experimentais

2.1.3.1.  Planos unifactoriais intrasujeitos (Within-Subjects Designs)

[...]

             - Planos unifactorial de medidas repetidas [Design 6N, cf. Ref. 1b, pp. 73-74]

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Exercício 6: Análise da Variância de Planos de Medidas Repetidas

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 104-106)

Dados: E06_DATA ou Ref. 1a (p. 105)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 143-144)

Outputs Actualizados (Exercício 6)

 

Bibliografia

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Para além da bibliografia indicada no corpo do sumário, ver:

- 2.1.3.1 e Exercício 6: Ref. 20 (pp. 298-342 e 361-379).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

ANOVA: Fontes de variabilidade

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Plano Unifactorial de Medidas Repetidas: Decomposição e Análise

 

Tarefas/Observações

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

(Re)zazer os Exercícios 1, 2, 3, 4, 5 e 6 durante as férias da Páscoa.

 

 

LIÇÃO: P_08

DATAS: P1 E P2 (2019-03-27); P3 E P4 (2019-03-28)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

 

Sumário

nn0579.thm

Síntese de Planos Experimentais e ANOVAS

Between-Sujects Designs [Ver classificação em Ref. 1b, p. 11]

●● Planos Completamente Aleatorizados

● 1 VI com dois níveis [Plano só com pós teste (E4, Questão 5.2 e E4_DATA1) - Design 1]  e plano com pré teste e   pós teste (E4, Questão 6.2 e E4_DATA2) - Design 1]

● 1 VI com três níveis [Revisão do Exercício 5] [Design 1]

● 2 Vis [Revisão do Exercício 8] [Design 7]

●● Planos de Blocos Aleatorizados [Exercício 9: Apenas este exercício é novo; ver abaixo links]

● Blocos Generalizados [Design 3]

● Blocos Simples [Design 2]

Within-Sujects Designs [Ver classificação em Ref. 1b, pp. 73-74]

● Plano com 1 VI com 2 níveis [E6: Questão 14] [Design 6A]

● Plano com 1 VI com 3 níveis [Revisão do Exercício 6] [Design 6M]

 

 

image002

2.1.3.  Planos experimentais

2.1.3.1.  Planos unifactoriais intersujeitos (Between-Subjects Designs)

[...]

             - Planos unifactoriais de blocos aleatorizados

                . Simples [Design 2, cf. Ref. 1b, p. 11]

                . Generalizados [Design 3, cf. Ref. 1b, p. 11]

             - Planos unifactoriais de quadrado latino [Design 5, cf. Ref. 1b, p. 11]
               [Não leccionado]

image002

Exercício 9: Análise da Variância de Planos de Blocos Aleatorizados e de Quadrado Latino

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 108-110)

Dados: E09_DATA1 &  E09_DATA2 & E09_DATA3 ou
Ref. 1a (pp. 108-109 e 238)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 146-149)

Outputs Actualizados (Exercício 9)

 

 

LIÇÃO: P_09

DATAS: P1 E P2 (2019-04-03); P3 E P4 (2019-04-04)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

 

Sumário

nn0579.thm

Medidas do tamanho do efeito.

nn0579.thm

Análise do poder.

 

Bibliografia

nn0579.thm

Ref 1b (pp. 117-120)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Medidas do tamanho do efeito (PowerPoint)

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição: Dois Grupos Independentes:
Versão Portuguesa (.sps file); Versão inglesa (.sps file)

Interpretação das Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver conversão do t de Student no d de Cohen (Festinger – Slide 11)

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Erros de Tipo I e II

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver utilização do G*Power para a análise do poder

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Calcular f de Cohen no SPSS

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Descarregar Sintaxes com separador decimal = dot

 

Recursos Internet

nn0579.thm

G*Power - Free download

 

 

LIÇÃO: P_10

DATAS: P1 E P2 (2019-04-10); P3 E P4 (2019-04-11)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

 

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Exercício 10: Análise da Correlação e da Regressão. Análise da Covariância (Primeira Parte)

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 110-113)

Dados: E10_DATA ou Ref. 1a (p. 110)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 149-152)

Outputs Actualizados (Exercício 10)

 

 

LIÇÃO: P_11

DATAS: P1 E P2 (2019-04-24)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00)

Numeração Nónio: Lição 11 para as turmas P1 e P2

 

Sumário

nn0579.thm

Ver sumário da aula de substituição Lição TP_11 (2019-04-29).

 

 

LIÇÃO: P_12

DATAS: P3 E P4 (2019-05-02)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

Numeração Nónio: Lição 11 para as turmas P3 e P4

 

Sumário

nn0579.thm

Ver sumário da aula de substituição Lição TP_12 (2019-05-13).

 

 

LIÇÃO: P_13

DATAS: P1 E P2 (2019-05-15); P3 E P4 (2019-05-16)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

Numeração Nónio: Lição 12 para as todas as turmas

 

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Equivalentes não paramétricos da ANOVA: O teste do Qui-quadrado (Homogeneidade).

Os testes do Qui-quadrado da qualidade do ajustamento e da independência.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Documento: Qui-quadrado (zip)

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

SPSS Syntax Files: Teste da diferença entre duas proporções independentes

 

 

LIÇÃO: P_14

DATAS: P1 E P2 (2019-05-22); P3 E P4 (2019-05-23)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

Numeração Nónio: Lição 13 para as todas as turmas

 

Sumário

nn0579.thm

Ver sumário da Lição T_13.

 

 

LIÇÃO: P_15

DATAS: P1 E P2 (2019-05-29); P3 E P4 (2019-05-30)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00)

Numeração Nónio: Lição 14 para as todas as turmas

 

Sumário

nn0579.thm

Ver sumário da Lição T_14.

 

 

Site da Disciplina

Valentim R. Alferes: Homepage

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

nn0579.thm

 

 

Bibliografia

nn0579.thm

 

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

nn0579.thm

 

 

Recursos Internet

nn0579.thm

 

 

Tarefas/Observações

nn0579.thm