Faculdade
de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra |
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Mestrado
Integrado em Psicologia |
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METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM
PSICOLOGIA I |
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Docente:
Prof. Doutor Valentim R. Alferes E-mail: mipsicol1@gmail.com |
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SUMÁRIOS: 2018/19 (2º
Semestre) Aulas Teóricas |
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Ver Horários/Turmas/Calendarização
das Aulas/Avaliação/Atendimento
Ver Cópia Notificações Nónio |
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Ver Regras de
Funcionamento da Disciplina Ver Pautas
Informativas |
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MUITO
IMPORTANTE: No início de cada aula prática, deve
fazer o download desta Pasta (Utilitários
MIP I.rar) para o “Ambiente de Trabalho”. Depois de “deszipada”, leia o
documento “Ler Antes.txt”. A
file “SPSS 25 Opções.sps”, incluída na pasta “Utilitários MIP I”, é válida
apenas para os computadores da Sala de Informática. Para o SPSS 22, instalado
nos computadores pessoais, ver aqui
as opções recomendadas. |
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SUMÁRIOS:
AULAS TEÓRICAS |
DATA: 2019-02-04 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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Ínicio
do curso: objectivos
(competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados), conteúdos programáticos,
bibliografia e orientações bibliográficas, material de apoio (documentos da
disciplina), recursos internet, metodologias de ensino/aprendizagem e
estratégias de avaliação. |
|
Um exemplo de investigação experimental: Aronson, E.,
& Mills, J. (1959). Effect of severity of initiation on liking for a
group. Journal
of Abnormal and Social Psychology, 59, 177-181. [Artigo PDF] [Cronograma] [Design + Gráficos] [Aleatorização + Simulação de Dados + t
Tests]
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Bibliografia |
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Ver Bibliografia. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Recursos
Internet |
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Tarefas/Observações |
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Ver Horários, Provas de Avaliação (Datas e
Sistema de Avaliação) e Turmas Práticas |
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Ler Ref. 1a (pp.
5-57). |
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Explorar os Recursos Internet durante
120 minutos. |
DATA: 2019-02-11 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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1. INTRODUÇÃO: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA 1.1. Considerações preliminares de natureza
epistemológica 1.2. Teorias e hipóteses científicas. Programas
de investigação. |
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Modalidades
de Expressão de uma Hipótese de Investigação (McGuire, 2004) -
Verbal (linguagem natural); -
Formal (linguagem abstracta/simbólica); -
Pictórica (gráficos); -
Tabular (quadros / layouts do SPSS
Data Editor); -
Estatística descritiva; -
Estatística inferencial. |
Bibliografia |
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Refs. 1a
(pp. 11-57), 5 (caps. 1 e 4) e 6 (cap. 1) |
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McGuire, W. J. (2004). A perspectivist approach
to theory construction. Personality and Social Psychology Review, 8,
173-182. [PDF] |
Documentos |
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A Ilha da Investigação
(site de Investigação Científica em Psicologia – Exercício 1) |
Recursos
Internet |
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Tarefas/Observações |
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Explorar Research Methods Knowledge Base – Bill
Trochim durante 210 minutos. |
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Ler o
artigo: Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C.
A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios de
investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de
psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX.
Análise Psicológica, 27(1), 3-20. |
DATA: 2019-02-18 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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2. METODOLOGIA GERAL: ESTRATÉGIAS DE
INVESTIGAÇÃO 2.1. Investigações experimentais 2.1.1.
Das hipóteses científicas à planificação das experiências 2.1.1.1. Variáveis independentes 2.1.1.2. Variáveis dependentes 2.1.1.3. Planos experimentais: Aspectos gerais. |
Bibliografia |
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Refs. 1a (pp. 11-57), 1b (pp. vii-xxiv e 1-16), 5 (caps. 1 e 4) e 6
(cap. 1) |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Variáveis: Definições e relações
(PowerPoint) |
Recursos
Internet |
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Tarefas/Observações |
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Ver
o documento Informacão Escalas de
Medição e
“navegar” 60 minutos a partir dos links aí apresentados. |
DATA: 2019-02-25 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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2.1.3. Planos experimentais 2.1.3.1. Planos unifactoriais intersujeitos
(Between-Subjects Designs)
- Plano unifactorial completamente aleatorizado [Design 1, cf. Ref.
1b, p. 11] |
|
Exercício 5: Análise da Variância de Planos
Unifactoriais Completamente Aleatorizados |
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Dados: E05_DATA1 ou Ref. 1a (p. 235-236) |
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Bibliografia |
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Ref. 20 (pp.
200-254) |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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ANOVA: Fontes de variabilidade (ver,
também, Modelo Estatístico) |
Tarefas/Observações |
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Fazer o
Exercício 5 (Questões 1 a 1.5). |
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Concluir
a leitura integral da bibliografia — com especial destaque para a Referência 1a
(pp. 11-57) e para a Referência 1b
(pp. vii-xxiv e 1-16) —, do material de apoio (documentos da disciplina) e
dos recursos internet indicados nas lições anteriores. |
DATA: 2019-03-04 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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2.1.2. Validade das investigações experimentais 2.1.2.1. Definição e dimensões da validade 2.1.2.2. Validade estatística 2.1.2.3. Validade interna |
Bibliografia |
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|
Refs. 1a (pp. 59-76 e
101-103), 1b (pp. 1-22 e
107-111), 5 (cap. 2), 6 (caps. 2, 11 e 20) e 9 (pp. pp. XV-XXI e 1-63) |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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|
Síntese das ameaças à validade das inferências: Extractos de Shadish et al. (2002) [PDF] |
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Ilustração
do t de Student (amostras
independentes): Syntax Output |
|
Medidas do tamanho do efeito
(PowerPoint) |
|
Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição: Dois Grupos Independentes: Interpretação das
Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição |
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Procedimento de
Bonferroni (Bonferroni.sps) |
Recursos
Internet |
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Statistical Methods in Psychology
Journals: Guidelines and Explanations |
Tarefas/Observações |
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Ver sumários
de TODAS as lições anteriores. |
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Reler Refs. 1a (pp. 5-76)
e 1b (pp. v-xxiv, 1-22 e 107-111) |
|
Navegar 120
minutos nos recursos acima mencionados. |
|
A
título de consolidação da aprendizagem do t
de Student realizada nas disciplinas de Estatística, de integração dos
conceitos de validade estatística e interna e de articulação entre testes
estatísticos e medidas da magnitude dos efeitos experimentais (ver documento Medidas
do tamanho do efeito), realizar o Exercício
4. |
Exercício 4: Validade Interna e Validade
Estatística |
|
Dados: E4_DATA1 & E4_DATA2 ou Ref. 1a (pp.
101-102) |
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DATA: 2019-03-11 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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Continuação
e termo do sumário da Lição T_05. |
Tarefas/Observações |
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MUITO
IMPORTANTE No termo
desta lição devem
estar lidas/estudadas as seguintes
páginas: - Methods of Randomization in
Experimental Design:
i-xxvi, 1-35 e 139-145. -
Investigação
Científica em Psicologia:
5-86, 95-104, 129-142 e 223-231. Devem,
igualmente, ser analisados
com muita atenção os seguintes quadros e
figuras: - Methods of Randomization in
Experimental Design:
Figures 1.1, 1.2, 1.3 e 2.1; Tables 1.1 e 1.4. -
Investigação
Científica em Psicologia: Figuras
1.1, 1.2, 1.3, 2.1 e 3.1; Quadros 2.1 e 2.2. Como é evidente a leitura e estudo deste material não dispensa
a consulta de outras referências bibliográficas, material de apoio
e recursos internet mencionados nos sumários anteriores. |
DATA: 2019-03-18 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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|
2.1.3. Planos experimentais [...] 2.1.3.2. Planos multifactoriais intersujeitos
(Between-Subjects Designs) - Plano bifactorial
completamente aleatorizado [Design 7, cf. Ref. 1b, p. 11] |
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Exercício 8: Análise da Variância de Planos
Factoriais |
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Dados: E8_DATA1 & E8_DATA2 ou Ref. 1a (p. 237-8) |
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Bibliografia |
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|
Para
além da bibliografia indicada no corpo do sumário, ver: -
2.2.3.2 e Exercício 8: Refs. 1a (pp. 107-108, 144-146 e 237-238) e 20 (pp.
256-296); |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Plano Bifactorial Completamente
Aleatorizado: Decomposição e Análise |
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SPSS Syntax Files - Análise da Variância ANOVA Bifactorial:
Medidas de Associação e do Tamanho do Efeito e Poder Observado |
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Exercício 8: Análise da Variância de Planos
Factoriais |
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Dados: E8_DATA1 & E8_DATA2 ou Ref. 1a (p. 237-8) |
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Tarefas/Observações |
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(Re)fazer o Exercício 8. |
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Excepcionalmente,
esta aula foi leccionada no dia 19 de Março de 2019, no horário
de PS II. |
DATA: 2019-03-25 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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|
2.1.2. Validade das investigações experimentais [...] 2.1.2.4. Validade teórica (ou de constructo) 2.1.2.5. Validade externa 2.1.2.6.
Relações entre as quatro dimensões da validade. Problemas de
terminologia e questões epistemológicas. [...] 2.1.4. Dos problemas teóricos aos problemas éticos
subjacentes à experimentação. 2.1.4.1.
Relação entre impacte e controlo experimental. Realismo experimental,
realismo psicológico e realismo mundano. Artificialidade e trivialidade. 2.1.4.2.
Experiências que envolvem sofrimento e logro (deception).
Justificações, críticas e alternativas. A entrevista pós-experimental. 2.1.4.3. Questões éticas e deontológicas |
|
Estrutura de um artigo científico |
Bibliografia |
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Refs. 1b (pp. 107-137), 5 (cap. 6) e 9
(pp. 64-82, 83-93 e 93-102) |
|
Ref. 2 (Ver
também APA Style Site). |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Síntese das ameaças à validade das inferências: Extractos de Shadish et al. (2002) [PDF] |
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Recursos
Internet |
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Harlow, H. F. (1958). The nature of love. American
Psychologist, 13, 673-685. [HTML PDF] |
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American Psychological Association (2010). Ethical principles of psychologists and code of conduct.
Washington, DC: Author. [HTML [PDF] |
Tarefas/Observações |
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Navegar 120 minutos no “Material de Apoio” e nos “Recursos” acima indicados. |
DATA: 2019-04-01 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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Continuação
e termo do sumário da Lição T_08. |
DATA: 2019-04-08 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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2.3. Investigações não experimentais 2.3.1.
Características específicas. Problemas de validação e relevância
prática. 2.3.2. Limitações dos ex post facto designs 2.3.3. Quantificação da covariação 2.3.3.1.
Coeficientes de correlação: Significação estatística e variância
partilhada. Relações não lineares. 2.3.3.2. Outras medidas de associação 2.3.4. Correlação, previsão e causalidade.
Coeficientes de determinação e coeficientes de regressão. O problema da
inferência causal a partir da covariação: Direccionalidade e “terceira
variável”. Soluções parciais para o problema da inferência causal. 2.3.5. A interpretação causal de dados
correlacionais: Análise da regressão múltipla e “modelação causal” (causal modeling). |
Bibliografia |
|
|
Aspectos
teóricos e metodológicos: Ref. 9 (cap. 8) Aspectos
estatísticos: Refs. 4 (caps. 2 e 3) e 18 (caps. 9 e 15) E10: Ref. 1a
(pp. 110-113 e 149-152). |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Designs Não Experimentais
(Investigação por Inquérito e Investigação Epidemiológica) |
|
Cálculo “manual” da covariância e da
correlação (PowerPoint) |
|
Documento Análise da correlação/regressão |
|
Documento Convenções para interpretação do coeficiente
de correlação |
|
Para
calcular os intervalos de confiança de uma correlação, os alunos podem
utilizar o programa Inter1.sps. |
Tarefas/Observações |
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Fazer o
Exercício E10 (Primeira Parte). |
DATA: 2019-04-29 |
HORÁRIO: 17:30-20:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Lição T_11 + Substituição da Lição P_11 (Horário: 17:00-19:00 +
19:00-20:00)
Sumário |
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Continuação
e termo da matéria leccionada na Lição_T10 e na Lição P_10. |
DATA: 2019-05-13 |
HORÁRIO: 17:30-20:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Lição T_12 + Substituição da Lição P_12 (Horário: 17:00-19:00 +
19:00-20:00)
Sumário |
|
|
2.2. Investigações quasi-experimentais 2.2.1.
Características específicas. Problemas de validação e relevância
prática. 2.2.2. Planos quasi-experimentais 2.2.2.1. Planos com grupo de controlo não
equivalente 2.2.2.2. Planos de séries temporais interrompidas 2.2.2.3. Planos de séries temporais e estudo
científico dos casos individuais 2.2.2.4.
Combinação dos planos de séries temporais interrompidas com os planos
com grupo controlo não equivalente 2.2.3. Planos quasi-experimentais e investigação
de campo. “Investigação-acção”. Avaliação de programas de intervenção. |
Bibliografia |
|
|
Refs. 9 (4, 5, 6 e 7) e 21 (pp. 201-226) |
Recursos
Internet |
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|
Tarefas/Observações |
|
|
Para
efeitos de avaliação, considera-se suficiente a leitura das pp. 201-223 da
Ref. 21. |
DATA: 2019-05-20 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
|
|
Prova
escrita de avaliação final: Antecipação/Oportunidade de Maio: Estudantes com
número PAR |
DATA: 2019-05-27 |
HORÁRIO: 17:30-19:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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|
Prova
escrita de avaliação final: Antecipação/Oportunidade de Maio: Estudantes com
número ÍMPAR |
|
SUMÁRIOS:
AULAS PRÁTICAS |
DATAS: P1 E P2 (2019-02-06); P3 E P4 (2019-02-07) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Sumário |
|
|
Constituição
das turmas práticas (Ver Turmas
e Notas Adjacentes) e validação das alterações justificáveis (reunião de
8 de Fevereiro de 2019) |
|
Indicações
para instalação do SPSS nos computadores
pessoais. |
DATAS: P1 E P2 (2019-02-13); P3 E P4 (2019-02-14) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Sumário |
|
|
Exercício 1:
O processo de investigação (Enunciado: Ref. 1a, p.
98). |
|
Revisão
de dois conceitos básicos (média e variância) aprendidos nas disciplinas de
Estatística. |
|
Estandardização
de variáveis. |
Bibliografia |
|
|
Ref. 1a (pp.
17-29). |
Recursos
Internet |
|
|
Mean
Absolute Deviation (Khan Academy) |
|
Measures
of Variability (YouTube) |
|
|
|
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Ver
Ilha da Investigação. |
|
Estimação amostral da média e da
variância de uma população e estandardização de variáveis (PowerPoint) |
|
VarZscore.sps (Sintaxe SPSS: Criar e
estandardizar um variável com 10000 casos) |
|
BasicStatistics.sps
(Sintaxe SPSS: Estatísticas populacionais e amostrais; estandardização de
variáveis) |
Tarefas/Observações |
||
|
Continuar
e terminar o Exercício 1: O processo
de investigação (Enunciado: Ref. 1a, p.
98). |
|
|
Rever
as estatísticas descritivas estudadas no 1º ano. Para o efeito, fazer: Exercício 2: Estatísticas Descritivas e
Análise Exploratória de Dados |
|
|
Dados: E02_DATA ou Ref. 1a (p. 235) |
|
|
||
|
Ver
também Agrupar dados
(classificação) na file activa escolhendo a amplitude da classe |
DATAS: P1 E P2 (2019-02-20); P3 E P4 (2019-02-21) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição P_02. |
|
Introdução
ao SPSS: Estrutura do programa, opções e procedimentos básicos. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Informação SPSS
(HTML) |
|
Estrutura do
SPSS (PowerPoint) |
Recursos
Internet |
|
|
Interactive
Graph of the Standard Normal Curve (MeasuringU) |
|
Areas
Under Normal Distributions (Online
Statistics Education – David M. Lane) |
|
Normal
Calculator (Online
Statistics Education – David M. Lane) |
|
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
Concluir o Exercício 1 e continuar o Exercício 2. |
|
Ver o
documento Informação
SPSS e “navegar” 60 minutos a partir dos links aí apresentados. |
|
Rever
pormenorizadamente os documentos: |
|
Estimação amostral da média e da
variância de uma população e estandardização de variáveis (PowerPoint) |
|
VarZscore.sps (Sintaxe SPSS: Criar e
estandardizar um variável com 10000 casos) |
|
BasicStatistics.sps
(Sintaxe SPSS: Estatísticas populacionais e amostrais; estandardização de
variáveis) |
|
Explorar o material de apoio e os recursos internet indicados no sumário
desta lição e da lição anterior. |
DATAS: P1 E P2 (2019-02-27); P3 E P4 (2019-02-28) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Sumário |
|
|
Exercício 3:
Distribuição Aleatória e Permutação da Ordem dos Tratamentos |
|
Enunciado e
Dados: Ref. 1a (pp. 100-101)
Descarregar Quadro E3
(.sav file) |
|
Resolução 1 -
Interface Gráfica (GUI) do SPSS: - Transform/Random Number Generators... - Transform/Compute Variable/Function Group/Random
Numbers/Rv.Uniform -
Data/Sort Cases Resolução 2 - Syntax
do SPSS : - Method 3: Simple Random Assignment (Forced equal
sizes): SRA-es.sps Completely
Randomized Designs (Designs 1, 7, 14, 18, and 20; cf. Ref. 1b). - Method 7: Blocked Random Assignment With One
Blocking Variable: BRA-rb.sps Randomized
Block Designs (Designs 2, 3, 8, 9, 15, 19 e 21; cf. Ref. 1b). -
Ver, igualmente, programas indicados na rubrica “Material de Apoio /
Documentos da Disciplina” Resolução 3 - “Manual”: -
Para além das páginas das referências indicadas na rubrica “Bibliografia”,
ver ainda: |
Bibliografia |
|
|
Ref. 1a (pp.
73-92) e Ref. 1b (pp. 9-14, 17-35, 37-41,
65-89) |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
|
|
|
Probabilities and Random Assignment Mechanisms (Illustration for
Methods 1, 2, 3, and 4) |
Tarefas/Observações |
|
|
Exercício 3:
Refazer a Resolução 1 e fazer
as Resoluções
2 e 3. |
DATAS: P1 E P2 (2019-03-06); P3 E P4 (2019-03-07) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição P_04. |
Tarefas/Observações |
|
|
MUITO
IMPORTANTE No termo
desta lição devem
estar lidas/estudadas as seguintes
páginas: - Methods of Randomization in
Experimental Design:
i-xxvi, 1-35 e 139-145. -
Investigação
Científica em Psicologia:
5-86, 95-104, 129-142 e 223-231. Devem,
igualmente, ser analisados
com muita atenção os seguintes quadros e
figuras: - Methods of Randomization in
Experimental Design:
Figures 1.1, 1.2, 1.3 e 2.1; Tables 1.1 e 1.4. -
Investigação
Científica em Psicologia:
Figuras 1.1, 1.2, 1.3, 2.1 e 3.1; Quadros 2.1 e 2.2. Como é evidente a leitura e estudo deste material não dispensa
a consulta de outras referências bibliográficas, material de apoio
e recursos internet mencionados nos sumários anteriores. |
DATAS: P1 E P2 (2019-03-13); P3 E P4 (2019-03-14) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Sumário |
|
|
- Pressupostos básicos, ameaças à validade e
propriedades estruturais dos planos intra-sujeitos ou de medidas repetidas
(Within-Subjects Designs / Repeated Measures Designs / Cross-Over Designs) -
Contrabalanceamento aleatório [Design
6N, cf. Ref. 1b, pp. 73-74] -
Contrabalanceamento posicional [Design
6M, cf. Ref. 1b, pp. 73-74] -
Contrabalanceamento sequencial [Exemplo:
Designs 6G e 6H, cf. Ref. 1b, pp. 73-74] |
Bibliografia |
|
|
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Simple and Complex Random Assignment in Experimental Design (Version
2.0 / 2017): Exemplos/programas seleccionados para “Resolução 2:
Within-Subjects Designs”: - Random Counterbalancing: RC-ro.sps - Positional Counterbalancing: PC-Ls2345.sps e PC-Ls6proc2.sps - Sequential Counterbalancing: SC-nrALL.sps, SC-nrT4P4.sps e SC-nrT5P5.sps |
Tarefas/Observações |
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Concluir as
tarefas indicadas em todas as lições anteriores. |
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Refazer
“manualmente”, com base nas indicações dadas na Referência 1b (ver acima
páginas), os contrabalanceamentos mencionados no sumário desta lição. |
DATAS: P1 E P2 (2019-03-20); P3 E P4 (2019-03-21) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Sumário |
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Continuação
e termo do Sumário da Lição P_06. |
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2.1.3. Planos experimentais 2.1.3.1. Planos unifactoriais intrasujeitos
(Within-Subjects Designs) [...] - Planos unifactorial de medidas
repetidas [Design 6N, cf. Ref. 1b, pp. 73-74] |
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Exercício 6: Análise
da Variância de Planos de Medidas Repetidas |
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Dados: E06_DATA ou Ref. 1a (p. 105) |
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Bibliografia |
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Para
além da bibliografia indicada no corpo do sumário, ver: -
2.1.3.1 e Exercício 6: Ref. 20 (pp. 298-342 e 361-379). |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Plano Unifactorial de Medidas Repetidas:
Decomposição e Análise |
Tarefas/Observações |
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(Re)zazer os
Exercícios 1, 2, 3, 4, 5 e 6 durante as férias da Páscoa. |
DATAS: P1 E P2 (2019-03-27); P3 E P4 (2019-03-28) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00) |
Sumário |
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Síntese de Planos
Experimentais e ANOVAS Between-Sujects
Designs [Ver
classificação em Ref. 1b, p. 11] ●●
Planos Completamente Aleatorizados ● 1 VI com dois níveis [Plano só com
pós teste (E4, Questão 5.2 e E4_DATA1) - Design
1] e plano com pré teste e pós teste (E4, Questão 6.2 e E4_DATA2) - Design 1] ● 1 VI com três níveis [Revisão do
Exercício 5] [Design 1] ● 2 Vis [Revisão do Exercício 8] [Design 7] ●●
Planos de Blocos Aleatorizados
[Exercício 9: Apenas este exercício é novo; ver abaixo links] ● Blocos Generalizados [Design 3] ● Blocos Simples [Design 2] Within-Sujects
Designs [Ver classificação em Ref. 1b, pp. 73-74] ● Plano com 1 VI com 2 níveis [E6:
Questão 14] [Design 6A] ● Plano com 1 VI com 3 níveis
[Revisão do Exercício 6] [Design 6M] |
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2.1.3. Planos experimentais 2.1.3.1. Planos unifactoriais intersujeitos
(Between-Subjects Designs) [...] - Planos unifactoriais de blocos
aleatorizados . Simples [Design 2, cf. Ref.
1b, p. 11] . Generalizados [Design 3,
cf. Ref. 1b, p. 11]
- Planos unifactoriais de quadrado latino [Design 5, cf. Ref. 1b, p. 11] |
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Exercício 9: Análise
da Variância de Planos de Blocos Aleatorizados e de Quadrado Latino |
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Dados: E09_DATA1 & E09_DATA2 & E09_DATA3 ou |
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DATAS: P1 E P2 (2019-04-03); P3 E P4 (2019-04-04) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Sumário |
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Medidas
do tamanho do efeito. |
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Análise
do poder. |
Bibliografia |
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Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Medidas do tamanho do efeito
(PowerPoint) |
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Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição: Dois Grupos Independentes: Interpretação das
Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição |
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Ver conversão do t de Student no d de
Cohen (Festinger – Slide 11) |
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Calcular f de Cohen
no SPSS |
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Recursos
Internet |
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DATAS: P1 E P2 (2019-04-10); P3 E P4 (2019-04-11) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Sumário |
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Exercício 10:
Análise da Correlação e da Regressão. Análise da Covariância (Primeira Parte) |
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Dados: E10_DATA ou Ref. 1a (p.
110) |
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DATAS: P1 E P2 (2019-04-24) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) |
Numeração Nónio: Lição 11 para as turmas P1 e P2
Sumário |
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Ver
sumário da aula de substituição Lição TP_11 (2019-04-29). |
DATAS: P3 E P4 (2019-05-02) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P3 (14:00-16:00) P4 (16:00-18:00) |
Numeração Nónio: Lição 11 para as turmas P3 e P4
Sumário |
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Ver
sumário da aula de substituição Lição TP_12 (2019-05-13). |
DATAS: P1 E P2 (2019-05-15); P3 E P4 (2019-05-16) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Numeração Nónio: Lição 12 para as todas as turmas
Sumário |
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Equivalentes
não paramétricos da ANOVA: O teste do Qui-quadrado (Homogeneidade). Os testes do
Qui-quadrado da qualidade do ajustamento e da independência. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Documento: Qui-quadrado (zip) |
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SPSS Syntax
Files: Teste da
diferença entre duas proporções independentes |
DATAS: P1 E P2 (2019-05-22); P3 E P4 (2019-05-23) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Numeração Nónio: Lição 13 para as todas as turmas
Sumário |
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Ver sumário
da Lição T_13. |
DATAS: P1 E P2 (2019-05-29); P3 E P4 (2019-05-30) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (14:00-16:00) P2 (16:00-18:00) P3 (14:00-16:00) P4
(16:00-18:00) |
Numeração Nónio: Lição 14 para as todas as turmas
Sumário |
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Ver sumário
da Lição T_14. |
Sumário |
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Bibliografia |
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Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Recursos
Internet |
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Tarefas/Observações |
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