Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra

Mestrado Integrado em Psicologia

PSICOLOGIA SOCIAL II (Disciplina obrigatória: 1ª Fase / 2º Ano / 2º Semestre)

 

Docente: Prof. Doutor Valentim R. Alferes

E-mail: psisoc2@gmail.com

 

SUMÁRIOS: 2018/19 (2º Semestre)

Aulas Teórico-Práticas

Lição TP_01 (2019-02-05)

Lição TP_02 (2019-02-12)

Lição TP_03 (2019-02-19)

Lição TP_04 (2019-02-26)

Lição TP_05 (2019-03-05)

Lição TP_06 (2019-03-12)

Lição TP_07 (2019-03-19)

Lição TP_08 (2019-03-26)

Lição TP_09 (2019-04-02)

Lição TP_10 (2019-04-09)

Lição TP_11 (2019-04-23)

Aula Extraordinária (2019-04-24)

Lição TP_12 (2019-04-30)

Lição TP_13 (2019-05-14)

Lição TP_14 (2019-05-21)

      Lição TP_15 (2019-05-28)

 

Descarregar Sumários PDF NOVO

Ver Horários/Calendarização das Aulas/Avaliação/Atendimento               Ver Cópia Notificações Nónio

Ver Regras de Funcionamento da Disciplina            Ver Pautas Informativas

 

LIÇÃO: TP_01

DATA: 2019-02-05

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_01: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ínicio do curso: objectivos (competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados), conteúdos programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, material de apoio (documentos da disciplina), recursos internet, metodologias de ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação.

 

Bibliografia

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Tratados e outras obras de referência: Refs. 3 (3.1), 4, 6 e 7.

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Manuais: Refs. 1, 2, 5 e 10 (10b).

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Metodologia: Ref. 8.

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Psicologia Social Aplicada: Ref. 9.

[Ver Bibliografia]

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver directório de Material de Apoio / Documentos da Disciplina

 

Recursos Internet

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver Recursos Internet

 

Tarefas/Observações

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver Horário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver Calendário Escolar 2018-19

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver Calendarização das aulas

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver Provas de Avaliação (Datas e Sistema de Avaliação)

/niips/novoplano/mip1/mip1_201819/mip1_sum201819_files/image002.gif

Ver Normas de Avaliação da FPCE-UC

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver Procedimento e Horários de Atendimento aos Alunos

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ver Regras de funcionamento da disciplina

 

image003

TP_01: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Preenchimento do Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006, 2014) [Segunda onda de medição]

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Introdução ao estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social: Comentários às respostas dos alunos ao Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006, 2014).

 

Bibliografia

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix: How to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister (Ed.), The self in social psychology (pp. 461-470). Philadelphia, PA: Psychology Press.

 

Tarefas/Observações

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ler o artigo:

Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix: How to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister (Ed.), The self in social psychology (pp. 461-470). Philadelphia, PA: Psychology Press.

 

 

LIÇÃO: TP_02

DATA: 2019-02-12

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_02: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Programa

 

1  Introdução à Psicologia Social

 

1.1  História e sistemas teóricos

 

1.1.1 O objecto da Psicologia Social: Análise comparativa de 10 definições de Psicologia Social.

 

1.1.2 Temas, acontecimentos e figuras dominantes na história da psicologia social. Questões de periodização.

 

1.1.3 Orientações teóricas e tipos de teorias (paradigmáticas, fenomenológicas e operatórias)

 

1.1.4 Níveis de explicação em psicologia social (intra-individual; interindividual ou situacional; posicional ou categorial; e ideológico ou societal)

 

1.2  Relações intra e interdisciplinares

 

1.2.1 Psicologia social, processos psicológicos básicos e psicologia da personalidade; psicologia social, psicologia do desenvolvimento e psicologia patológica; psicologia social e psicologia aplicada.

 

1.2.2 Psicologia social, sociologia e antropologia; psicologia social e outras ciências sociais e humanas.

 

1.3  Métodos e técnicas de investigação

 

[Remissão dos alunos para os conteúdos das disciplinas de Metodologia da Investigação em Psicologia. As dimensões específicas da investigação em psicologia social serão abordadas no contexto da componente prática da disciplina em simultâneo com o estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social.]

 

Bibliografia

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Manuais: Refs. 1 (Caps. 1 e 2), 5 (Cap. 1 e 4) e 10 (Caps. 2 e 3).

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Tratados: Ref. 3a (Caps. 1, 2 e 3) e 3.1a (Cap. 1).

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Outras referências:

[11] Cartwright, D. (1979). Contemporary social psychology in historical perspective. Social Psychology Quarterly, 42, 82-93 [Reproduzido em: Hewstone, M., Manstead, A. S., & Stroebe, W. (Eds.).(1997). The Blackwell reader in social psychology (pp. 3-18). London: Blackwell].

[12] Farr, R. M. (1996). The roots of modern social psychology. Oxford: Blackwell.

[13] Goethals, G. R. (2003). A century of social psychology: Individuals, ideas, and investigations. In M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.), The Sage handbook of  social psychology (pp. 3-23). London: Sage.

[14] Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale. Paris: PUF [trad. ing.: Levels of explanation in social psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1986].

[15] Moscovici, S. (1998). Introduction: Le domaine de la psychologie sociale. In S. Moscovici (Ed.),  Psychologie sociale (7e ed., pp. 5-22). Paris: PUF.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Definições de Psicologia Social

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Handbook of Social Psychology (1935; 1954, 1968/69, 1985, 1998, 2010 – TOCs)

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Convergent versus Divergent Research Styles in Social Psychology (McGuire, 1992)

 

Recursos Internet

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Classics in the History of Psychology (ver de modo especial a Secção de Psicologia Social).

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

A Timeline of Psychological Ideas

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Da psicologia social à psicologia societal – W. Doise [ver, principalmente, parágrafos sobre os níveis de explicação em psicologia social]

 

Tarefas/Observações

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ler os capítulos 2 e 3 da Ref. 10.

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Ler o artigo:

Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C. A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. Análise Psicológica, 27(1), 3-20.

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

“Navegar” 20 minutos no site O Campo da Psicologia Social.

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Responder às questões do documento Definições de Psicologia Social.

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Explorar A Timeline of Psychological Ideas [situar os acontecimentos directamente relacionados com a história da psicologia social].

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

“Navegar” 60 minutos no site Social Psychology Network.

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

“Navegar” 60 minutos no site Sociological Social Psychology.

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

“Navegar” 60 minutos no site Resources for the Teaching of Social Psychology.

 

image003

TP_02: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação do sumário da Lição TP_1.

 

 

LIÇÃO: TP_03

DATA: 2019-02-19

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_03: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação da matéria sumariada na Lição TP_02.

 

Tarefas/Observações

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação da leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e da realização das tarefas propostas nas lições anteriores.

 

image003

TP_03: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação e termo do sumário da Lição TP_1.

 

Tarefas/Observações

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação da leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e da realização das tarefas propostas nas lições anteriores.

 

 

LIÇÃO: TP_04

DATA: 2019-02-26

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

A lição prevista para o horário acima foi leccionada em 2019-02-27, no mesmo local, das 18:00 às 20:00.

image002

TP_04: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação e termo do sumário das Lições TP_01, TP_02 e TP_03.

 

Tarefas/Observações

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Fazer todos as leituras e tarefas indicadas nas componentes teóricas das três primeiras lições.

 

image003

TP_04: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação e termo do sumário das Lições TP_01, TP_02 e TP_03.

 

Tarefas/Observações

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Fazer todos as leituras e tarefas indicadas nas componentes práticas das três primeiras lições.

image002

Imprimir, ler e levar para a aula de 12 de Março de 2019 (Lição TP_06) o seguinte texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210.   HTML    PDF

 

 

LIÇÃO: TP_05

DATA: 2019-03-05

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_05: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Tolerância de ponto – Terça-feira de Carnaval [Não houve aula].

 

image003

TP_05: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Tolerância de ponto – Terça-feira de Carnaval [Não houve aula].

 

 

LIÇÃO: TP_06

DATA: 2019-03-12

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_06: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

nn0579.thm

Programa

2  Processos pessoais e interpessoais

2.1  Cognição e pensamento social

[...]

2.1.2  Atitudes, mudança de atitudes e persuasão

          2.1.2.1 Atitudes: Definições e delimitações conceptuais
          2.1.2.2 Estrutura e funções das atitudes
          2.1.2.3 Medição das atitudes
          2.1.2.4 Formação e mudança de atitudes. Persuasão
          2.1.2.5 Atitudes e comportamentos

 

Bibliografia

nn0579.thm

Manuais: Refs. 1 (Cap. 7), 5 (Cap. 8), 10 (Cap. 8) e 10b (Caps. 5 e 7).

nn0579.thm

Tratados: Refs. 3a (Caps. 7 e 8), 31a (Caps. 10 e 11), 4a (Caps. 19 e 20) e 7 (pp. 35-57).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

nn0579.thm

Atitudes 1 (Distinções conceptuais)

nn0579.thm

Atitudes 2 (Persuasão)

nn0579.thm

Atitudes 3 (Atitudes & Comportamento)

nn0579.thm

Medição de Atitudes

 

Recursos Internet

nn0579.thm

Exemplos de escalas de tipo Likert

nn0579.thm

Implicit Association Test Materials    |    Fazer o Teste    |    Entrevista de Anthony G. Greenwald

nn0579.thm

Attitudes and Social Cognition    |     Persuasion and Propaganda.

 

Tarefas/Observações

nn0579.thm

“Navegar” 60 minutos a partir de Attitudes and Social Cognition e de Persuasion and Propaganda.

 

image003

TP_06: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

nn0579.thm

Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959" – Estudo do texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance.  Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML    PDF

 

Bibliografia

nn0579.thm

Ver Referências no Enunciado do Exercício “Festinger & Carlsmith – 1959”.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

nn0579.thm

Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959": Enunciado, Cronograma e Hipótese, Gráficos e Estatísticas.

 

Recursos Internet

nn0579.thm

A Lesson in Cognitive Dissonance (Filme) [Versão reduzida e legendada]

nn0579.thm

Imagens “Leon Festinger” (Google Images)

 

Tarefas/Observações

nn0579.thm

Continuar em casa o Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959".

 

LIÇÃO: TP_07

DATA: 2019-03-19

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Aula utilizada para leccionar a Lição T_07 de MIP I.

Para reposição desta aula, acrescentou-se uma aula extraordinária de PS II, a leccionar no dia 24 de Abril de 2019 (18:00-20:00), no Anfiteatro do Edifício I (ver Calendarização das Aulas).

 

 

LIÇÃO: TP_08

DATA: 2019-03-26

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_08: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação da matéria sumariada na componente teórica da Lição TP_06.

 

image003

TP_08: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

nn0579.thm

Exercício "Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)”

-

Introdução à fase de validação substantiva de medidas psicológicas.

-

Realização em grupo do Exercício 19 de Alferes (1997, pp. 124-126):

Cada um dos grupos de trabalho (4 estudantes por grupo) deve realizar as tarefas indicadas nas Questões 1 a 4 do Exercício 19 e entregar na aula de 30 de Abril de 2019 dois exemplares (impressos a partir do WORD) do documento pedido na Questão nº 4 [ALTERAÇÃO: 5 frases redigidas pelo grupo + 5 frases retiradas de meios de comunicação social ou outras fontes; no conjunto das 10 frases, 5 devem ser favoráveis e 5 devem ser desfavoráveis em relação ao “objecto atitudinal”];

- O “objecto atitudinal” mencionado na Questão 1 será: Religião.

- O exercício será continuado no próximo ano lectivo, nas aulas de MIP II. Para o efeito, peço que, até à mesma data (2019-04-30), me enviam (para o e-mail: aulasmip@gmail.com) as mesmas questões em formato digital (documento WORD, em anexo). Para além das 10 questões, a folha WORD deve conter o nome dos autores, a proveniência de cada uma das frases e, em assunto, Religião – Dimensão (uma das cincos dimensões elencadas por Dites.

 

Bibliografia

nn0579.thm

Refs. 10 (Cap. 8) e 10b (Cap. 5).

nn0579.thm

Alferes, V. R. (1999). Escala de atitudes sexuais. In M. R. Simões, M. M. Gonçalves & L. A. Almeida (Eds.), Testes e provas psicológicas em Portugal (Vol. 2, pp. 131-148). Braga: SHO/APPORT.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

nn0579.thm

Investigação Científica em Psicologia (Exercício 19, pp. 124-126)

nn0579.thm

Fases de Validação de Medidas Psicológicas

nn0579.thm

Dimensões da religião

 

Recursos Internet

nn0579.thm

Ver INFO e LINKS em Tests and Measures in the Social Sciences.

 

Tarefas/Observações

nn0579.thm

Não esquecer o que se pede no sumário da componente prática desta lição.

 

 

LIÇÃO: TP_09

DATA: 2019-04-02

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_09: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação e termo da matéria sumariada na componente teórica da Lição TP_06.

 

image003

TP_09: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação e termo do Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959" (Ver sumário da componente prática da Lição TP_06).

 

 

LIÇÃO: TP_10

DATA: 2019-04-09

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_10: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Programa

[...]

2.1.4  Percepção das pessoas e processos de atribuição causal

          2.1.4.1  Formação de impressões e teorias implícitas da personalidade

          2.1.4.2  Atribuição causal

2.1.4.2.1  Modelos teóricos

2.1.4.2.2  Processos atribucionais e enviesamentos

2.1.4.2.3  Aplicações: Motivação, psicologia clínica e relações íntimas

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Replicação da experiência de Asch (1946). Ver: Base de dados (preenchida pelo Luís Tojo); Output SPSS.

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

A percepção da causalidade: Referência aos trabalhos pioneiros de Michotte e Heider.

 

Bibliografia

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Manuais: Refs. 1 (Cap. 4), 5 (3rd ed.: Cap. 7; 4th ed.: Cap. 3), 10 (Cap. 5) e 10b (Caps 2 e 3).

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Tratados: Refs. 3b (Cap. 20), 4b (Cap. 1) e 7 (pp. 67-76 e 309-314).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

PowerPoint_Atribuição

 

Recursos Internet

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

View the Heider-Simmel demonstration

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Four typical Michotte demonstrations of causal attribution

 

Tarefas/Observações

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação desta aula na aula extraordinária de 24 de Abril de 2019 (18:00-20:00; Anfiteatro do Edifício I)

 

 

image003

TP_10: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Estudo do texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Exercício "Storms – 1973": Medidas   Gráficos

 

Tarefas/Observações

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Imprimir, ler e levar para esta aula e para a aula extraordinária de 24 de Abril de 2019 (18:00-20:00; Anfiteatro do Edifício I) o seguinte texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação desta aula na aula extraordinária de 24 de Abril de 2019 (18:00-20:00; Anfiteatro do Edifício I)

 

 

LIÇÃO: TP_11

DATA: 2019-04-23

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_11: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Programa

[...]

2.2  Self e relações interpessoais

[...]

2.2.4  Atracção, relações íntimas e sexualidade

          2.2.4.1  Atracção interpessoal

                      2.2.4.1.1  Dos problemas conceptuais aos modelos teóricos

                      2.2.4.1.2  Deteminantes da atracção e génese das relações interpessoais

                      2.2.4.1.3  O amor passional

          2.2.4.2  Relações íntimas

                      2.2.4.2.1  Aspectos estruturais e dinâmicos

                      2.2.4.2.2  Modelos de amor

          2.2.4.3  Sexualidade

                      2.2.4.3.1  Sexualidade, sexologia e psicologia social

                      2.2.4.3.2  Encenações culturais e regulação social da sexualidade

                      2.2.4.3.3  Scripts interpessoais e interacções sexuais

                      2.2.4.3.4  Scripts intrapsíquicos e experiências sexuais

[...]

 

Bibliografia

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Manuais: Refs. 1 (Cap. 10), 5 (Cap. 12) e 10 (Cap. 6).

[Ref 10 – Cap. 6]:

Alferes, V. R. (2000). Atracção interpessoal, sexualidade e relações íntimas. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia social (4ª ed. revista e aumentada, pp. 125-158). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian [7ª ed.: 2006].

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Tratados: Refs. 3b (Cap. 22), 4b (Caps. 12 e 13) e 7 (pp. 524-528).

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Outras referências:

[16] Alferes, V. R. (1997). Encenações e comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade. Porto: Afrontamento [pp. 13-98].

[17] Alferes, V. R. (2004). Sexualidade e psicologia social. Psychologica, No. Extra-série, 585-599.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

PowerPoint_Atracção

 

Recursos Internet

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Romance and Attraction  e  Sexuality and Sex Research.

 

image003

TP_11: COMPONENTE PRÁTICA

 

Sumário

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Estudo do texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Exercício "Dutton & Aron – 1974": Design & Gráficos.

 

Tarefas/Observações

http://www.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Imprimir, ler e levar para esta aula e para as aulas de 30 de Abril e 14 de Maio de 2019 o seguinte texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

 

 

Aula Extraordinária

DATA: 2019-04-24

HORÁRIO: 18:00-20:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_Extra: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação e termo da componente teórica da Lição TP_10.

 

image003

TP_Extra: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação e termo da componente prática da Lição TP_10.

 

 

 

LIÇÃO: TP_12

DATA: 2019-04-30

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_12: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação da componente teórica da Lição TP_11.

 

image003

TP_12: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação da componente teórica da Lição TP_11.

 

 

LIÇÃO: TP_13

DATA: 2019-05-14

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

image002

TP_13: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação e termo da componente teórica da Lição TP_11.

 

image003

TP_13: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Continuação e termo da componente prática da Lição TP_11.

 

 

LIÇÃO: TP_14

DATA: 2019-05-21

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Prova escrita de avaliação final – Antecipação/Oportunidade de Maio:

Estudantes com número ÍMPAR
21 de Maio de 2019 (terça-feira) – 14:00 – Anfiteatro do Edifício I

[Ver este link]

 

 

 

LIÇÃO: TP_15

DATA: 2019-05-28

HORÁRIO: 14:00-16:30

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

Prova escrita de avaliação final – Antecipação/Oportunidade de Maio:

Estudantes com número PAR
28 de Maio de 2019 (terça-feira) – 14:00 – Anfiteatro do Edifício I

[Ver este link]

 

 

 

 

Site da Disciplina

Valentim R. Alferes: Homepage

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

image002

TP_01: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

 

 

Bibliografia

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

 

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

 

 

Recursos Internet

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

 

 

Tarefas/Observações

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

 

 

image003

TP_01: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

 

 

Bibliografia

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

 

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

 

 

Recursos Internet

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg

 

 

Tarefas/Observações

/.barrysclipart.com/thm/6/WB/zed_non_com/barrys/by_artist/boersma/white/nn0579.thm.jpg