Faculdade
de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra |
|||
Mestrado
Integrado em Psicologia |
|||
PSICOLOGIA SOCIAL II (Disciplina
obrigatória: 1ª Fase / 2º Ano / 2º Semestre) |
|||
|
Docente:
Prof. Doutor Valentim R. Alferes E-mail: psisoc2@gmail.com |
||
|
SUMÁRIOS: 2018/19 (2º
Semestre) Aulas Teórico-Práticas |
||
|
|||
Ver Horários/Calendarização
das Aulas/Avaliação/Atendimento Ver Cópia Notificações Nónio |
|||
Ver Regras de
Funcionamento da Disciplina
Ver Pautas Informativas |
|||
DATA: 2019-02-05 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_01:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Ínicio
do curso: objectivos
(competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados), conteúdos programáticos,
bibliografia e orientações bibliográficas, material de apoio (documentos da
disciplina), recursos internet, metodologias de ensino/aprendizagem e
estratégias de avaliação. |
Bibliografia |
||
|
Tratados e
outras obras de referência: Refs. 3 (3.1), 4, 6 e 7. |
|
|
Manuais:
Refs. 1, 2, 5 e 10 (10b). |
|
|
Metodologia:
Ref. 8. |
|
|
Psicologia
Social Aplicada: Ref. 9. |
[Ver Bibliografia] |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Ver
directório de Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
Recursos
Internet |
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
Ver Horário |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
TP_01: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Preenchimento
do Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006, 2014) [Segunda onda de medição] |
|
Introdução
ao estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social:
Comentários às respostas dos alunos ao Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006,
2014). |
Bibliografia |
|
|
Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix:
How to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister
(Ed.), The self in social psychology
(pp. 461-470). |
Tarefas/Observações |
|
|
Ler o
artigo: Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix:
How to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister
(Ed.), The self in social psychology
(pp. 461-470). |
DATA: 2019-02-12 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_02:
COMPONENTE TEÓRICA |
|
Sumário |
||
|
Programa |
|
|
1 Introdução à Psicologia Social |
|
|
1.1 História
e sistemas teóricos |
|
|
1.1.1 O objecto da Psicologia Social:
Análise comparativa de 10 definições de Psicologia Social. |
|
|
1.1.2 Temas, acontecimentos e figuras
dominantes na história da psicologia social. Questões de periodização. |
|
|
1.1.3 Orientações teóricas e tipos de
teorias (paradigmáticas, fenomenológicas e operatórias) |
|
|
1.1.4 Níveis de explicação em psicologia
social (intra-individual; interindividual ou situacional; posicional ou
categorial; e ideológico ou societal) |
|
|
1.2 Relações
intra e interdisciplinares |
|
|
1.2.1 Psicologia social, processos
psicológicos básicos e psicologia da personalidade; psicologia social,
psicologia do desenvolvimento e psicologia patológica; psicologia social e
psicologia aplicada. |
|
|
1.2.2 Psicologia social, sociologia e
antropologia; psicologia social e outras ciências sociais e humanas. |
|
|
1.3
Métodos e técnicas de investigação |
|
|
[Remissão
dos alunos para os conteúdos das disciplinas de Metodologia da Investigação em Psicologia. As dimensões específicas
da investigação em psicologia social serão abordadas no contexto da
componente prática da disciplina em simultâneo com o estudo das investigações
clássicas e contemporâneas em psicologia social.] |
|
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1
(Caps. 1 e 2), 5 (Cap. 1 e 4) e 10 (Caps. 2 e 3). |
|
Tratados: Ref. 3a
(Caps. 1, 2 e 3) e 3.1a (Cap. 1). |
|
Outras referências: [11] Cartwright,
D. (1979). Contemporary social psychology in historical perspective. Social Psychology Quarterly, 42, 82-93
[Reproduzido em: Hewstone, M., Manstead, A. S., & Stroebe, W.
(Eds.).(1997). The Blackwell reader in social psychology (pp. 3-18). [12] Farr,
R. M. (1996). The roots of modern social psychology. [13] Goethals, G. R. (2003). A century of social psychology:
Individuals, ideas, and investigations. In M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.),
The Sage handbook of social psychology (pp. 3-23). London: Sage. [14] Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale.
Paris: PUF [trad. ing.: Levels of explanation in
social psychology. [15] Moscovici, S. (1998). Introduction: Le domaine de la psychologie
sociale. In S. Moscovici (Ed.), Psychologie sociale
(7e ed., pp. 5-22). Paris: PUF. |
Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
|
Handbook of Social
Psychology (1935; 1954, 1968/69, 1985, 1998, 2010 – TOCs) |
|
Convergent versus
Divergent Research Styles in Social Psychology (McGuire, 1992) |
Recursos
Internet |
|
|
Classics in the History of Psychology
(ver de modo especial a Secção
de Psicologia Social). |
|
|
|
Da
psicologia social à psicologia societal – W. Doise [ver,
principalmente, parágrafos sobre os níveis de explicação em psicologia
social] |
Tarefas/Observações |
|
|
Ler os
capítulos 2 e 3 da Ref. 10. |
|
Ler o
artigo: Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C.
A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios de investigação,
orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psicologia:
Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. Análise
Psicológica, 27(1), 3-20. |
|
“Navegar” 20
minutos no site O Campo da Psicologia
Social. |
|
Responder às
questões do documento Definições de
Psicologia Social. |
|
Explorar
A Timeline of Psychological Ideas [situar os
acontecimentos directamente relacionados com a história da psicologia
social]. |
|
“Navegar” 60
minutos no site Social Psychology Network. |
|
“Navegar” 60
minutos no site Sociological
Social Psychology. |
|
“Navegar” 60 minutos no site Resources for the Teaching of Social
Psychology. |
|
TP_02: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
do sumário da Lição TP_1. |
DATA: 2019-02-19 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_03:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da matéria sumariada na Lição TP_02. |
Tarefas/Observações |
|
|
Continuação
da leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e da realização das
tarefas propostas nas lições anteriores. |
|
TP_03: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição TP_1. |
Tarefas/Observações |
|
|
Continuação
da leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e da realização das
tarefas propostas nas lições anteriores. |
DATA: 2019-02-26 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
A lição prevista para o
horário acima foi leccionada em 2019-02-27, no mesmo local, das 18:00 às
20:00. |
|
|
TP_04:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário das Lições TP_01, TP_02
e TP_03. |
Tarefas/Observações |
|
|
Fazer todos
as leituras e tarefas indicadas nas componentes teóricas das três primeiras
lições. |
|
TP_04: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário das Lições TP_01, TP_02
e TP_03. |
Tarefas/Observações |
|
|
Fazer todos
as leituras e tarefas indicadas nas componentes práticas das três primeiras
lições. |
|
Imprimir,
ler e levar para a aula de 12 de Março de 2019 (Lição TP_06) o
seguinte texto: Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML PDF |
DATA: 2019-03-05 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_05:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Tolerância
de ponto – Terça-feira de Carnaval [Não houve aula]. |
|
TP_05: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Tolerância
de ponto – Terça-feira de Carnaval [Não houve aula]. |
DATA: 2019-03-12 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_06:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Programa 2 Processos pessoais e interpessoais 2.1 Cognição e pensamento social [...] 2.1.2
Atitudes, mudança de atitudes e persuasão 2.1.2.1 Atitudes: Definições e
delimitações conceptuais |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1
(Cap. 7), 5 (Cap. 8), 10 (Cap. 8) e 10b (Caps. 5 e 7). |
|
Tratados: Refs. 3a
(Caps. 7 e 8), 31a (Caps. 10 e 11), 4a (Caps. 19 e 20) e 7 (pp. 35-57). |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
|
|
|
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
|
Implicit
Association Test Materials
| Fazer o Teste |
Entrevista de
Anthony G. Greenwald |
|
Tarefas/Observações |
|
|
“Navegar” 60 minutos a partir de Attitudes and
Social Cognition e de Persuasion and
Propaganda. |
|
TP_06: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Exercício
"Festinger & Carlsmith – 1959" – Estudo do texto: Festinger, L. &, Carlsmith,
J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal
of Abnormal and Social Psychology, 58,
203-210. HTML
PDF |
Bibliografia |
|
|
Ver
Referências no Enunciado do Exercício “Festinger & Carlsmith – 1959”. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Exercício
"Festinger & Carlsmith – 1959": Enunciado,
Cronograma
e Hipótese, Gráficos e
Estatísticas. |
Recursos
Internet |
|
|
A Lesson in Cognitive
Dissonance (Filme) [Versão
reduzida e legendada] |
|
Imagens
“Leon Festinger” (Google Images) |
Tarefas/Observações |
|
|
Continuar em
casa o Exercício
"Festinger & Carlsmith – 1959". |
DATA: 2019-03-19 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
|
|
Aula
utilizada para leccionar a Lição
T_07 de MIP I. Para
reposição desta aula, acrescentou-se uma aula extraordinária de PS II, a leccionar no dia 24 de Abril de 2019 (18:00-20:00), no Anfiteatro do
Edifício I (ver Calendarização
das Aulas). |
DATA: 2019-03-26 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_08:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da matéria sumariada na componente teórica da Lição TP_06. |
|
TP_08: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Exercício
"Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)” |
- |
Introdução
à fase de validação substantiva de
medidas psicológicas. |
- |
Realização
em grupo do Exercício 19 de
Alferes (1997, pp. 124-126): Cada
um dos grupos de trabalho (4 estudantes por grupo) deve realizar as tarefas
indicadas nas Questões 1 a 4 do Exercício 19 e entregar na aula de 30
de Abril de 2019 dois
exemplares (impressos a partir do WORD) do documento pedido na
Questão nº 4 [ALTERAÇÃO: 5 frases redigidas
pelo grupo + 5 frases retiradas de meios de comunicação social ou outras
fontes; no conjunto das 10 frases, 5 devem ser favoráveis e 5 devem ser
desfavoráveis em relação ao “objecto atitudinal”]; - O “objecto
atitudinal” mencionado na Questão 1 será: Religião. -
O exercício será continuado no próximo ano lectivo, nas aulas de MIP II. Para
o efeito, peço que, até à mesma data (2019-04-30), me enviam (para o e-mail: aulasmip@gmail.com) as mesmas questões
em formato digital (documento WORD, em anexo). Para além das 10 questões, a
folha WORD deve conter o nome dos autores, a proveniência de cada uma das
frases e, em assunto, Religião – Dimensão (uma
das cincos dimensões elencadas por Dites. |
Bibliografia |
|
|
Refs. 10
(Cap. 8) e 10b (Cap. 5). |
|
Alferes, V. R. (1999). Escala de atitudes sexuais. In M. R. Simões, M. M. Gonçalves & L. A. Almeida (Eds.), Testes e provas psicológicas em Portugal (Vol. 2, pp. 131-148). Braga: SHO/APPORT. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Investigação
Científica em Psicologia (Exercício 19, pp. 124-126) |
|
|
|
Recursos
Internet |
|
|
Ver INFO e LINKS em Tests and
Measures in the Social Sciences. |
Tarefas/Observações |
|
|
Não esquecer o que se pede no sumário da
componente prática desta lição. |
DATA: 2019-04-02 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_09:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da matéria sumariada na componente teórica da Lição
TP_06. |
|
TP_09: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do Exercício
"Festinger & Carlsmith – 1959" (Ver sumário da
componente prática da Lição TP_06). |
DATA: 2019-04-09 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_10:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Programa [...] 2.1.4 Percepção das pessoas e processos de
atribuição causal 2.1.4.1 Formação de impressões e teorias implícitas
da personalidade 2.1.4.2 Atribuição causal 2.1.4.2.1 Modelos teóricos 2.1.4.2.2 Processos atribucionais e enviesamentos 2.1.4.2.3 Aplicações: Motivação, psicologia clínica e
relações íntimas |
|
Replicação
da experiência de Asch
(1946). Ver: Base de
dados (preenchida pelo Luís Tojo); Output SPSS. |
|
A
percepção da causalidade: Referência aos trabalhos pioneiros de Michotte e
Heider. |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1 (Cap. 4), 5 (3rd ed.: Cap. 7; 4th
ed.: Cap. 3), 10 (Cap. 5) e 10b (Caps 2 e 3). |
|
Tratados: Refs. 3b
(Cap. 20), 4b (Cap. 1) e 7 (pp. 67-76 e 309-314). |
Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
Continuação
desta aula na aula extraordinária de 24 de Abril de 2019 (18:00-20:00;
Anfiteatro do Edifício I) |
|
TP_10: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Estudo do texto: Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and
observers' points of view. Journal of
Personality and Social Psychology, 27,
165-175. PDF |
|
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir,
ler e levar para esta aula e para a aula extraordinária de 24 de Abril de
2019 (18:00-20:00; Anfiteatro do Edifício I) o seguinte texto: Storms, M. D. (1973). Videotape
and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view.
Journal of Personality and Social
Psychology,
27, 165-175. PDF |
|
Continuação
desta aula na aula extraordinária de 24 de Abril de 2019 (18:00-20:00;
Anfiteatro do Edifício I) |
DATA: 2019-04-23 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_11:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Programa [...] 2.2 Self e relações interpessoais [...] 2.2.4 Atracção, relações íntimas e sexualidade 2.2.4.1 Atracção interpessoal 2.2.4.1.1 Dos problemas conceptuais aos modelos
teóricos 2.2.4.1.2 Deteminantes da atracção e génese das
relações interpessoais 2.2.4.1.3 O amor passional 2.2.4.2 Relações íntimas 2.2.4.2.1 Aspectos estruturais e dinâmicos 2.2.4.2.2 Modelos de amor 2.2.4.3 Sexualidade 2.2.4.3.1 Sexualidade, sexologia e psicologia social 2.2.4.3.2 Encenações culturais e regulação social da
sexualidade 2.2.4.3.3 Scripts interpessoais e interacções sexuais 2.2.4.3.4 Scripts intrapsíquicos e experiências
sexuais [...] |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1
(Cap. 10), 5 (Cap. 12) e 10 (Cap. 6). [Ref
10 – Cap. 6]: Alferes, V. R. (2000). Atracção interpessoal,
sexualidade e relações íntimas. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia social (4ª ed. revista e aumentada, pp.
125-158). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian [7ª ed.: 2006]. |
|
Tratados: Refs. 3b
(Cap. 22), 4b (Caps. 12 e 13) e 7 (pp. 524-528). |
|
Outras referências: [16] Alferes, V.
R. (1997). Encenações e
comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade. Porto:
Afrontamento [pp. 13-98]. [17]
Alferes, V. R. (2004). Sexualidade e psicologia social. Psychologica, No. Extra-série, 585-599. |
Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
TP_11: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Estudo do texto: Dutton,
D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for
heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social
Psychology,
30, 510-517. PDF |
|
Exercício
"Dutton & Aron – 1974": Design &
Gráficos. |
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir,
ler e levar para esta aula e para as aulas de 30 de Abril e 14 de Maio de
2019 o seguinte texto: Dutton, D. G., & Aron, A.
P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of
high anxiety. Journal of
Personality and Social Psychology, 30,
510-517. PDF |
DATA: 2019-04-24 |
HORÁRIO: 18:00-20:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_Extra: COMPONENTE
TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da componente teórica da Lição TP_10. |
|
TP_Extra: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da componente prática da Lição TP_10. |
DATA: 2019-04-30 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_12:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da componente teórica da Lição TP_11. |
|
TP_12: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da componente teórica da Lição TP_11. |
DATA: 2019-05-14 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_13:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da componente teórica da Lição TP_11. |
|
TP_13: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da componente prática da Lição TP_11. |
DATA: 2019-05-21 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
|
|
Prova
escrita de avaliação final – Antecipação/Oportunidade de Maio: Estudantes
com número ÍMPAR [Ver este link] |
DATA: 2019-05-28 |
HORÁRIO: 14:00-16:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
|
|
Prova
escrita de avaliação final – Antecipação/Oportunidade de Maio: Estudantes
com número PAR [Ver este link] |
|
TP_01:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
|
Bibliografia |
|
|
|
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
|
|
TP_01: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
|
Bibliografia |
|
|
|
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
|