Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra

Mestrado Integrado em Psicologia

METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA I
(Disciplina obrigatória: 1ª Fase / 2º Ano / 2º Semestre)

Docentes: Prof. Doutores Valentim R. Alferes (Coordenador) e Lisete S. Mónico

E-mail: mipsicol1@gmail.com

SUMÁRIOS: 2015/16 (2º Semestre)

Aulas Teóricas

Lição T_01 (2016-02-08)

Lição T_02 (2016-02-15)

Lição T_03 (2016-02-22)

Lição T_04 (2016-02-29)

Lição T_05 (2016-03-07)

        Lição T_06 (2016-03-14)

Lição-TP-Extra 1 (2016-03-29)

Lição T_07 (2016-04-04)

Lição T_08 (2016-04-11)

Lição T_09 (2016-04-18)

Lição-TP-Extra 2 (2016-04-26)

Lição T_10 (2016-05-02)

Lição T_11 (2016-05-16)

Lição T_12 (2016-05-23)

Lição T_13 (2016-05-30)

 

 

Descarregar Sumários PDF

Ver Horários/Turmas/Calendarização das Aulas/Avaliação/Atendimento    Ver Cópia Notificações Nónio

Pautas Informativas de 2015/16

Aulas Práticas

 

 

Lição P_01 (2016-02-08/09/10)

Lição P_02 (2016-02-15/16/17)

Lição P_03 (2016-02-22/23/24)

Lição P_04 (2016-02-29 & 03-01/02)

Lição P_05 (2016-03-07/08/09)

   Lição P_06 (2016-03-14/15/16)

Lição P_07 (2016-03-29/30)

Lição P_08 (2016-04-04/05/06)

Lição P_09 (2016-04-11/12/13)

Lição P_10 (2016-04-18/19/20)

Lição P_11 (2016-04-26/27)

Lição P_12 (2016-05-02/03/04)

Lição P_13 (2016-05-16/17/18)

Lição P_14 (2016-05-23/24/25)

Descarregar Sumários PDF

Ver Informação SPSS                               Ver Estrutura e Funcionamento do SPSS

 

SUMÁRIOS: AULAS TEÓRICAS

 

LIÇÃO: T_01

DATA: 2016-02-08

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

Ínicio do curso: objectivos (competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados), conteúdos programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, material de apoio (documentos da disciplina), recursos internet, metodologias de ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação.

Um exemplo de investigação experimental:

Aronson, E., & Mills, J. (1959). Effect of severity of initiation on liking for a group. Journal of Abnormal and Social Psychology, 59, 177-181. [PDF]

 

Bibliografia

Ver Bibliografia.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Ver Material de Apoio / Recursos da Disciplina

 

Recursos Internet

Ver Recursos Internet

 

Tarefas/Observações

Ver Horários, Provas de Avaliação (Datas e Sistema de Avaliação) e Turmas Práticas

Ver Procedimento e Horários de Atendimento aos Alunos

Ver Calendário Escolar 2015-16

Ver Normas de Avaliação da FPCE-UC

Ler Ref. 1a (pp. 5-57).

Explorar os Recursos Internet durante 120 minutos.

 

LIÇÃO: T_02

DATA: 2016-02-15

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

1.  INTRODUÇÃO: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA

1.1.  Considerações preliminares de natureza epistemológica

1.2.  Teorias e hipóteses científicas. Programas de investigação.

Modalidades de Expressão de uma Hipótese de Investigação (McGuire, 2004)

- Verbal (linguagem natural);

- Formal (linguagem abstracta/simbólica);

- Pictórica (gráficos);

- Tabular (quadros / layouts do SPSS Data Editor);

- Estatística descritiva;

- Estatística inferencial.

 

Bibliografia

Refs. 1a (pp. 11-57), 5 (caps. 1 e 4) e 6 (cap. 1)

McGuire, W. J. (2004). A perspectivist approach to theory construction. Personality and Social Psychology Review, 8, 173-182. [PDF]

 

Documentos

A Ilha da Investigação (site de Investigação Científica em Psicologia – Exercício 1)

 

Recursos Internet

Research Methods Knowledge Base – Foundations

 

Tarefas/Observações

Explorar Research Methods Knowledge Base – Bill Trochim durante 210 minutos.

Ler o artigo:

Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C. A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. Análise Psicológica, 27(1), 3-20.

 

LIÇÃO: T_03

DATA: 2016-02-22

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

2.  METODOLOGIA GERAL: ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO

2.1.  Investigações experimentais

2.1.1.  Das hipóteses científicas à planificação das experiências

2.1.1.1.  Variáveis independentes

2.1.1.2.  Variáveis dependentes

2.1.1.3.  Planos experimentais: Aspectos gerais.

 

Bibliografia

Refs. 1a (pp. 11-57), 1b (pp. vii-xxiv e 1-16), 5 (caps. 1 e 4) e 6 (cap. 1)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Variáveis: Definições e relações (PowerPoint)

 

Recursos Internet

Research Methods Knowledge Base – Foundations

Ver Informacão Escalas de Medição

 

Tarefas/Observações

Ver o documento Informacão Escalas de Medição e “navegar” 60 minutos a partir dos links aí apresentados.

 

LIÇÃO: T_04

DATA: 2016-02-29

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

Continuação e termo das matérias sumariadas nas Lições T_02 e T_03.

 

Tarefas/Observações

Concluir a leitura integral da bibliografia — com especial destaque para a Referência 1a (pp. 11-57) e para a Referência 1b (pp. vii-xxiv e 1-16) —, do material de apoio (documentos da disciplina) e dos recursos internet indicados nas Lições T_01, T_02 e T_03. Concluir a realização das tarefas propostas nas Lições T_01, T_02 e T_03.

 

LIÇÃO: T_05

DATA: 2016-03-07

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

2.1.3.  Planos experimentais

2.1.3.1.  Planos unifactoriais intersujeitos (Between-Subjects Designs)

             - Plano unifactorial completamente aleatorizado [Design 1, cf. Ref. 1b, p. 11]

 

Exercício 5: Análise da Variância de Planos Unifactoriais Completamente Aleatorizados

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 103-104)

Dados: E05_DATA1 ou Ref. 1a (p. 235-236)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 137-142)

Outputs Actualizados (Exercício 5)

 

Ver utilização do G*Power para a análise do poder

 

Bibliografia

Ref. 20 (pp. 200-254)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

ANOVA: Fontes de variabilidade

 

Tarefas/Observações

Fazer o Exercício 5 (Questões 1 a 1.5).

 

LIÇÃO: T_06

DATA: 2016-03-14

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

2.1.2.  Validade das investigações experimentais

2.1.2.1.  Definição e dimensões da validade

2.1.2.2.  Validade estatística

2.1.2.3.  Validade interna

 

Bibliografia

Refs. 1a (pp. 59-76 e 101-103), 1b (pp. 1-22 e 107-111), 5 (cap. 2), 6 (caps. 2, 11 e 20) e 9 (pp. pp. XV-XXI e 1-63)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Síntese das ameaças à validade das inferências: Extractos de Shadish et al. (2002) [PDF]

Erros de Tipo I e II

Ilustração do t de Student (amostras independentes): Syntax     Output

Medidas do tamanho do efeito (PowerPoint)

Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição: Dois Grupos Independentes:
Versão Portuguesa (.sps file); Versão inglesa (.sps file)

Interpretação das Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição

Procedimento de Bonferroni (Bonferroni.sps)

 

Recursos Internet

Research Methods Knowledge Base – Introduction to validity

Research Methods Knowledge Base – Conclusion validity

Research Methods Knowledge Base – Internal validity

Statistical Methods in Psychology Journals: Guidelines and Explanations

 

Tarefas/Observações

Ver sumários de TODAS as lições anteriores.

Reler Refs. 1a (pp. 5-76) e 1b (pp. v-xxiv, 1-22 e 107-111)

Navegar 120 minutos nos recursos acima mencionados.

A título de consolidação da aprendizagem do t de Student realizada nas disciplinas de Estatística, de integração dos conceitos de validade estatística e interna e de articulação entre testes estatísticos e medidas da magnitude dos efeitos experimentais (ver documento Medidas do tamanho do efeito), realizar o Exercício 4.

 

Exercício 4: Validade Interna e Validade Estatística

Enunciado: Ref. 1a (pp. 101-103)

Dados: E4_DATA1 & E4_DATA2 ou Ref. 1a (pp. 101-102)

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 135-136)

Outputs Actualizados (Exercício 4)

 

LIÇÃO: TP_Extra_1

DATA: 2016-03-29

HORÁRIO: 18:00-20:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

Continuação e termo da matéria sumariada na Lição T_06.

 

LIÇÃO: T_07

DATA: 2016-04-04

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

2.1.3.  Planos experimentais

[...]

2.1.3.2.  Planos multifactoriais intersujeitos (Between-Subjects Designs)

- Plano bifactorial completamente aleatorizado [Design 7, cf. Ref. 1b, p. 11]

Exercício 8: Análise da Variância de Planos Factoriais

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 107-108)

Dados: E8_DATA1 & E8_DATA2 ou Ref. 1a (p. 237-8)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 144-146)

Outputs Actualizados (Exercício 8)

2.1.3.  Planos experimentais

2.1.3.1.  Planos unifactoriais intersujeitos (Between-Subjects Designs)

[...]

             - Planos unifactoriais de blocos aleatorizados

                . Simples [Design 2, cf. Ref. 1b, p. 11]

                . Generalizados [Design 3, cf. Ref. 1b, p. 11]

             - Planos unifactoriais de quadrado latino [Design 5, cf. Ref. 1b, p. 11]

Exercício 9: Análise da Variância de Planos de Blocos Aleatorizados e de Quadrado Latino

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 108-110)

Dados: E09_DATA1 &  E09_DATA2 & E09_DATA3 ou Ref. 1a (pp. 108-109 e 238)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 146-149)

Outputs Actualizados (Exercício 9)

2.1.3.  Planos experimentais

2.1.3.1.  Planos unifactoriais intrasujeitos (Within-Subjects Designs)

[...]

             - Planos unifactorial de medidas repetidas [Design 6N, cf. Ref. 1b, pp. 73-74]

Exercício 6: Análise da Variância de Planos de Medidas Repetidas

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 104-106)

Dados: E06_DATA ou Ref. 1a (p. 105)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 143-144)

Outputs Actualizados (Exercício 6)

 

Bibliografia

Para além da bibliografia indicada no corpo do sumário, ver:

- 2.2.3.2 e Exercício 8: Refs. 1a (pp. 107-108, 144-146 e 237-238) e 20 (pp. 256-296);

- 2.1.3.1 e Exercício 6: Ref. 20 (pp. 298-342 e 361-379).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

ANOVA: Fontes de variabilidade

SPSS Syntax Files - Análise da Variância 

ANOVA Bifactorial: Medidas de Associação e do Tamanho do Efeito e Poder Observado

 

Tarefas/Observações

Fazer os Exercícios 8, 9 e 6.

A matéria sumariada nesta lição será continuadas nas próximas aulas.

 

LIÇÃO: T_08

DATA: 2016-04-11

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

2.1.2.  Validade das investigações experimentais

[...]

2.1.2.4.  Validade teórica (ou de constructo)

2.1.2.5.  Validade externa

2.1.2.6.  Relações entre as quatro dimensões da validade. Problemas de terminologia e questões epistemológicas.

[...]

2.1.4.  Dos problemas teóricos aos problemas éticos subjacentes à experimentação.

2.1.4.1.  Relação entre impacte e controlo experimental. Realismo experimental, realismo psicológico e realismo mundano. Artificialidade e trivialidade.

2.1.4.2.  Experiências que envolvem sofrimento e logro (deception). Justificações, críticas e alternativas. A entrevista pós-experimental.

2.1.4.3.  Questões éticas e deontológicas

Estrutura de um artigo científico

 

Bibliografia

Refs. 1b (pp. 107-137), 5 (cap. 6) e 9 (pp. 64-82, 83-93 e 93-102)

Ref. 2 (Ver também APA Style Site).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Síntese das ameaças à validade das inferências: Extractos de Shadish et al. (2002) [PDF]

Reporting Randomized Experiments (Standards)

 

Recursos Internet

Research Methods Knowledge Base – Construct validity

Research Methods Knowledge Base – External validity

The Pygmalion Effect and the Power of Positive Expectations

Harlow, H. F. (1958). The nature of love. American Psychologist, 13, 673-685. [HTML   PDF]

Basics of APA Style Tutorial

American Psychological Association (2010). Ethical principles of psychologists and code of conduct. Washington, DC: Author. [HTML   [PDF]

 

Tarefas/Observações

Navegar 120 minutos no “Material de Apoio” e nos “Recursos” acima indicados.

 

LIÇÃO: T_09

DATA: 2016-04-18

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição T_08.

 

LIÇÃO: TP_Extra_2

DATA: 2016-04-26

HORÁRIO: 18:00-20:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

2.3.  Investigações não experimentais

2.3.1.  Características específicas. Problemas de validação e relevância prática.

2.3.2.  Limitações dos ex post facto designs

2.3.3.  Quantificação da covariação

2.3.3.1.  Coeficientes de correlação: Significação estatística e variância partilhada. Relações não lineares.

2.3.3.2.  Outras medidas de associação

2.3.4.  Correlação, previsão e causalidade. Coeficientes de determinação e coeficientes de regressão. O problema da inferência causal a partir da covariação: Direccionalidade e “terceira variável”. Soluções parciais para o problema da inferência causal.

2.3.5.  A interpretação causal de dados correlacionais: Análise da regressão múltipla e “modelação causal” (causal modeling).

 

Bibliografia

Aspectos teóricos e metodológicos: Ref. 9 (cap. 8)

Aspectos estatísticos: Refs. 4 (caps. 2 e 3) e 18 (caps. 9 e 15)

E10: Ref. 1a (pp. 110-113 e 149-152).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Documento Análise da correlação/regressão

Para calcular os intervalos de confiança de uma correlação, os alunos podem utilizar o programa Inter1.sps.

 

Tarefas/Observações

Fazer o Exercício E10 (Primeira Parte).

 

LIÇÃO: T_10

DATA: 2016-05-02

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

Continuação do sumário da Lição TP_Extra_2.

 

LIÇÃO: T_11

DATA: 2016-05-16

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

2.2.  Investigações quasi-experimentais

2.2.1.  Características específicas. Problemas de validação e relevância prática.

2.2.2.  Planos quasi-experimentais

2.2.2.1.  Planos com grupo de controlo não equivalente

2.2.2.2.  Planos de séries temporais interrompidas

2.2.2.3.  Planos de séries temporais e estudo científico dos casos individuais

2.2.2.4.  Combinação dos planos de séries temporais interrompidas com os planos com grupo controlo não equivalente

2.2.3.  Planos quasi-experimentais e investigação de campo. “Investigação-acção”. Avaliação de programas de intervenção.

 

Bibliografia

Refs. 9 (4, 5, 6 e 7) e 21 (pp. 201-226)

 

Recursos Internet

Research Methods Knowledge Base – Quasi-Experimental Design

 

Tarefas/Observações

Para efeitos da Prova de Avaliação de Tipo A, considera-se suficiente a leitura das pp. 201-223 da Ref. 21.

 

LIÇÃO: T_12

DATA: 2016-05-23

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

Avaliação Periódica: Provas A e C:

- Alunos com número par

- Anfiteatro: 16h 45m

(Ver este link)

 

LIÇÃO: T_13

DATA: 2016-05-30

HORÁRIO: 16:30-18:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

Avaliação Periódica: Provas A e C:

- Alunos com número ímpar

- Anfiteatro: 16h 45m

(Ver este link)

 

 

SUMÁRIOS: AULAS PRÁTICAS

 

LIÇÃO: P_01

DATAS: P1 (2016-02-08) P2 (2016-02-09) P3 (2016-02-10) P4 (2016-02-10)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Constituição (sorteio) das turmas práticas: ver Notas; ver Lista de Turmas Práticas; ver Comandos e outputs SPSS.

 

LIÇÃO: P_02

DATAS: P1 (2016-02-15) P2 (2016-02-16) P3 (2016-02-17) P4 (2016-02-17)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Exercício 1: O processo de investigação (Enunciado: Ref. 1a, p. 98).

Revisão de dois conceitos básicos (média e variância) aprendidos nas disciplinas de Estatística.

Estandardização de variáveis.

 

Bibliografia

Ref. 1a (pp. 17-29).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Ver “Ilha da Investigação” em:

http://gaius.fpce.uc.pt/niips/docs/val/icp_outputs/ab_outputs.htm

Estimação amostral da média e da variância de uma população e estandardização de variáveis (PDF)

BasicStatistics.sps (Sintaxe SPSS: Estatísticas populacionais e amostrais; estandardização de variáveis)

 

Tarefas/Observações

Rever as estatísticas descritivas estudadas no 1º ano. Para o efeito, fazer:

Exercício 2: Estatísticas Descritivas e Análise Exploratória de Dados

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 98-100)

Dados: E02_DATA ou Ref. 1a (p. 235)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 131-134)

Outputs Actualizados (Exercício 2)

 

Ver também Agrupar dados (classificação) na file activa escolhendo a amplitude da classe

 

LIÇÃO: P_03

DATAS: P1 (2016-02-22) P2 (2016-02-23) P3 (2016-02-24) P4 (2016-02-24)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Continuação da matéria sumariada na Lição P_02.

Introdução ao SPSS

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Informação SPSS

 

Tarefas/Observações

Concluir o Exercício 1 e continuar o Exercício 2.

Ver o documento Informação SPSS e “navegar” 60 minutos a partir dos links aí apresentados.

Rever pormenorizadamente o documento:

Estimação amostral da média e da variância de uma população e estandardização de variáveis (PDF) e correr o programa:

BasicStatistics.sps

 

LIÇÃO: P_04

DATAS: P1 (2016-02-29) P2 (2016-03-01) P3 (2016-03-02) P4 (2016-03-02)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Continuação e termo da matéria sumariada na Lição P_03.

 

Tarefas/Observações

Concluir os exercícios indicados na Lição P_02.

Concluir a instalação do SPSS nos computadores pessoais (ver Notificação 5) e ler atentamente os documentos  Informação SPSS e Estrutura e Funcionamento do SPSS.

Levar para todas as aulas práticas um exemplar impresso  de Investigação Científica em Psicologia (Ref. 1a).

 

LIÇÃO: P_05

DATAS: P1 (2016-03-07) P2 (2016-03-08) P3 (2016-03-09) P4 (2016-03-09)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Exercício 3: Distribuição Aleatória e Permutação da Ordem dos Tratamentos

 

Enunciado e Dados: Ref. 1a (pp. 100-101)               Descarregar Quadro E3 (.sav file)

 

Resolução 1 - Interface Gráfica (GUI) do SPSS:

- Transform/Random Number Generators...

- Transform/Compute Variable/Function Group/Random Numbers/Rv.Uniform

- Data/Sort Cases

Resolução 2 - Syntax do SPSS :

- Method 3: Simple Random Assignment (Forced equal sizes): SRA-es.sps

  Completely Randomized Designs (Designs 1, 7, 14, 18, and 20; cf. Ref. 1b).

- Method 7: Blocked Random Assignment With One Blocking Variable: BRA-rb.sps

  Randomized Block Designs (Designs 2, 3, 8, 9, 15, 19 e 21; cf. Ref. 1b).

- Ver, igualmente, programas indicados na rubrica “Material de Apoio / Documentos da Disciplina”

Resolução 3 -  “Manual”:

- Para além das páginas das referências indicadas na rubrica “Bibliografia”, ver ainda:

Ref. 1a (pp. 223-234) e Ref. 1b (pp. 139-157)

 

Bibliografia

Ref. 1a (pp. 73-92) e Ref. 1b (pp. 9-14, 17-35, 37-41, 65-89)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Simple and Complex Random Assignment in Experimental Design

SPSS Syntax Files - Planos Experimentais: Aleatotização

Probabilities and Random Assignment Mechanisms (Illustration for Methods 1, 2, 3, and 4)

 

Tarefas/Observações

Exercício 3: Refazer a  Resolução 1  e fazer as  Resoluções 2 e 3.

 

LIÇÃO: P_06

DATAS: P1 (2016-03-14) P2 (2016-03-15) P3 (2016-03-16) P4 (2016-03-16)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição P_05.

- Pressupostos básicos, ameaças à validade e propriedades estruturais dos planos intra-sujeitos ou de medidas repetidas (Within-Subjects Designs / Repeated Measures Designs / Cross-Over Designs)

- Contrabalanceamento aleatório [Design 6N, cf. Ref. 1b, pp. 73-74]

- Contrabalanceamento posicional [Design 6M, cf. Ref. 1b, pp. 73-74]

- Contrabalanceamento sequencial [Exemplo: Designs 6G e 6H, cf. Ref. 1b, pp. 73-74]

 

Bibliografia

Ref. 1b (pp. 65-89, 39 [Figure 2.2] e 151-157)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Simple and Complex Random Assignment in Experimental Design (Version 2.0 / 2016): Exemplos/programas seleccionados para “Resolução 2: Within-Subjects Designs”:

- Random Counterbalancing: RC-ro.sps

- Positional Counterbalancing: PC-Ls2345.sps e PC-Ls6proc2.sps

- Sequential Counterbalancing: SC-nrALL.sps, SC-nrT4P4.sps e SC-nrT5P5.sps

 

Tarefas/Observações

Concluir as tarefas indicadas na Lição P_05.

Refazer “manualmente”, com base nas indicações dadas na Referência 1b (ver acima páginas), os contrabalanceamentos mencionados no sumário desta lição.

 

 

LIÇÃO: P_07

DATAS: P2 (2016-03-29) P3 (2016-03-30) P4 (2016-03-30)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Ver Notificação 6 e sumário da Lição-TP-Extra 1 (2016-03-29).

 

LIÇÃO: P_08

DATAS: P1 (2016-04-04) P2 (2016-04-05) P3 (2016-04-06) P4 (2016-04-06)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição P_06.

Revisão e sistematização das estratégias de aleatorização nos planos experimentais (ver sumários da Lição P_05 e da Lição P_06.

 

LIÇÃO: P_09

DATAS: P1 (2016-04-11) P2 (2016-04-12) P3 (2016-04-13) P4 (2016-04-13)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Continuação e termo da Lição T_05 e da  Lição T_06.

Conclusão e síntese dos Exercícios 4 e 5.

Análise a priori do poder e medidas do tamanho do efeito.

 

Bibliografia

Ver bibliografia na Lição T_05 e na  Lição T_06.

Para além da bibliografia já recomendada, ver especificamente para a análise do poder:

Ref. 1a (pp. 67-68) e Ref. 1b (pp. 118-120)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Ver rubrica equivalente na na Lição T_05 e na  Lição T_06

Medidas do tamanho do efeito (PowerPoint)

Cálculo do f de Cohen (Exemplo do Exercício 5 – Questão 1.8): fCohen.sps

Nota: Para a computação do f de Cohen e de outras medidas do tamanho do efeito em planos uni- e bifactoriais ver estas sintaxes.

Ver utilização do G*Power para a análise do poder no Exercício 5.

Cálculo do d de Cohen:

Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição: Dois Grupos Independentes:
Versão Portuguesa (.sps file); Versão inglesa (.sps file)

Interpretação das Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição

 

Recursos Internet

Ver rubrica equivalente na Lição T_05 e na  Lição T_06 Lição T_06.

Fazer o download e instalalar o programa G*Power (Análise do Poder).

 

LIÇÃO: P_10

DATAS: P1 (2016-04-18) P2 (2016-04-19) P3 (2016-04-20) P4 (2016-04-20)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição P_09.

Continuação e termo dos exercícios sumariados na Lição T_07.

 

LIÇÃO: P_11

DATAS: P2 (2016-04-26) P3 (2016-04-27) P4 (2016-04-27)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Ver Notificação 6 e sumário da Lição-TP-Extra 2 (2016-04-26).

 

LIÇÃO: P_12

DATAS: P1 (2016-05-02) P2 (2016-05-03) P3 (2016-05-04) P4 (2016-05-04)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Continuação e termo da matéria sumariada na Lição TP_Extra_2 e na Lição T_10.

Exercício 10: Análise da Correlação e da Regressão (Primeira Parte)

 

Enunciado: Ref. 1a (pp. 110-112)

Dados: E10_DATA ou Ref. 1a (p. 110)

 

Respostas & Outputs: Ref. 1a (pp. 149-151)

Outputs Actualizados (Exercício 10)

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Documento Análise da correlação/regressão

Para calcular os intervalos de confiança de uma correlação, os alunos podem utilizar o programa Inter1.sps.

 

Tarefas/Observações

Refazer o Exercício 10 (Primeira Parte).

 

LIÇÃO: P_13

DATAS: P1 (2016-05-16) P2 (2016-05-17) P3 (2016-05-18) P4 (2016-05-18)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Equivalentes não paramétricos da ANOVA: O teste do Qui-quadrado (Homogeneidade).

Os testes do Qui-quadrado da qualidade do ajustamento e da independência.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Documento: Qui-quadrado (zip)

SPSS Syntax Files: Teste da diferença entre duas proporções independentes

 

LIÇÃO: P_14

DATAS: P1 (2016-05-23) P2 (2016-05-24) P3 (2016-05-25) P4 (2016-05-25)

LOCAL: Informática

HORÁRIOS: P1 (18:00-20:00) P2 (17:30-19:30) P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00)

 

Sumário

Ver sumários das Lições T_12 e T_13.

 

Site da Disciplina

Valentim R. Alferes: Homepage