Faculdade
de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra |
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Mestrado
Integrado em Psicologia |
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METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM
PSICOLOGIA I |
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Docentes:
Prof. Doutores Valentim R. Alferes
(Coordenador) e Lisete
S. Mónico E-mail: mipsicol1@gmail.com |
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SUMÁRIOS: 2014/15 (2º Semestre) Aulas Teóricas |
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Descarregar Sumários PDF |
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Ver Horários/Turmas/Calendarização
das Aulas/Avaliação/Atendimento Ver Cópia
Notificações Nónio |
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Aulas Práticas |
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Descarregar Sumários PDF |
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Ver Informação
SPSS |
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SUMÁRIOS:
AULAS TEÓRICAS |
DATA: 2015-02-11 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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Ínicio
do curso: objectivos
(competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados), conteúdos
programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, material de
apoio (documentos da disciplina), recursos internet, metodologias de
ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação. |
|
Um exemplo de investigação experimental: Aronson, E., & Mills, J. (1959). Effect of severity of initiation
on liking for a group. Journal of Abnormal and Social Psychology,
59, 177-181.
[PDF] |
Bibliografia |
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Ver Bibliografia. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Recursos
Internet |
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Tarefas/Observações |
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Ver Horários,
Provas de Avaliação (Datas e Sistema de Avaliação) e Turmas Práticas |
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Ler Ref.
1a (pp. 5-57). |
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Explorar os Recursos
Internet durante 120 minutos. |
DATA: 2015-02-18 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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1. INTRODUÇÃO: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA 1.1. Considerações preliminares de natureza
epistemológica 1.2. Teorias e hipóteses científicas. Programas
de investigação. |
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Modalidades
de Expressão de uma Hipótese de Investigação (McGuire, 2004) -
Verbal (linguagem natural); -
Formal (linguagem abstracta/simbólica); -
Pictórica (gráficos); -
Tabular (quadros / layouts do SPSS
Data Editor); -
Estatística descritiva; -
Estatística inferencial. |
Bibliografia |
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Refs. 1a
(pp. 11-57), 5 (caps. 1 e 4) e 6 (cap. 1) |
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McGuire, W. J. (2004). A perspectivist approach
to theory construction. Personality and Social Psychology Review, 8,
173-182. [PDF] |
Documentos |
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A
Ilha da Investigação (site de Investigação Científica em Psicologia
– Exercício 1) |
Recursos
Internet |
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Tarefas/Observações |
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Explorar Research
Methods Knowledge Base – Bill Trochim durante 210 minutos. |
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Ler o
artigo: Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C.
A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios
de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas
de psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século
XX. Análise Psicológica, 27(1), 3-20. |
DATA: 2015-02-25 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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2. METODOLOGIA GERAL: ESTRATÉGIAS DE
INVESTIGAÇÃO 2.1. Investigações experimentais 2.1.1.
Das hipóteses científicas à planificação das experiências 2.1.1.1. Variáveis independentes 2.1.1.2. Variáveis dependentes 2.1.1.3. Planos experimentais: Aspectos gerais. |
Bibliografia |
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|
Refs. 1a
(pp. 11-57), 1b (pp.
vii-xxiv e 1-16), 5 (caps. 1 e 4) e 6 (cap. 1) |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Variáveis:
Definições e relações (PowerPoint) |
Recursos
Internet |
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Tarefas/Observações |
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Concluir
a leitura integral da bibliogradia e dos documentos indicados nas Lições T_01
a T_03 e a realização das tarefas propostas nas Lições T_01 e T_02. |
|
Ver
o documento Informacão
Escalas de Medição e “navegar” 60 minutos a partir dos links
aí apresentados. |
DATA: 2015-03-04 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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Continuação
e termo da matéria sumariada nas Lições T_02 e T_03. |
|
2.1.2. Validade das investigações experimentais 2.1.2.1. Definição e dimensões da validade |
Bibliografia |
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Para além da
bibliografia indicada nos sumários das Lições T_02 e T_03, ver: |
|
Refs. 1a
(pp. 59-76), 1b (pp. 1-16), 5 (cap. 2), 6 (cap. 2) e 9 (pp. XV-XXI e 1-32) |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Ver
sumários das Lições T_02 e T_03. |
|
Síntese das ameaças à validade das inferências: Extractos
de Shadish et al. (2002) [PDF] |
Recursos
Internet |
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Ver sumários
das Lições T_02 e T_03. |
|
Tarefas/Observações |
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Ver sumários
das Lições T_02 e T_03. |
|
Reler Refs. 1a
(pp. 5-76) e 1b (pp.
v-xxiv, 1-16 e 107-111) |
DATA: 2015-03-11 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição T_04. |
|
2.1.3. Planos experimentais 2.1.3.1. Planos unifactoriais intersujeitos
(Between-Subjects Designs) - Plano unifactorial
completamente aleatorizado [Design 1, cf. Ref. 1b, p. 11] |
|
Exercício 5: Análise da Variância de Planos
Unifactoriais Completamente Aleatorizados |
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Dados: E05_DATA1 ou Ref.
1a (p. 235-236) |
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Bibliografia |
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Ref. 20 (pp.
200-254) |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Tarefas/Observações |
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Fazer o
Exercício 5 (Questões 1 a 1.5). |
DATA: 2015-03-18 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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2.1.2. Validade das investigações experimentais [...] 2.1.2.2. Validade estatística 2.1.2.3. Validade interna |
Bibliografia |
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Refs. 1a (pp. 101-103), 1b (pp. 17-22), 5 (cap. 2), 6 (caps. 11 e 20) e 9 (pp. 33-63) |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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|
Síntese das ameaças à validade das inferências: Extractos
de Shadish et al. (2002) [PDF] |
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Ilustração
do t de Student (amostras
independentes): Syntax Output |
|
Medidas
do tamanho do efeito (PowerPoint) |
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Medidas do Tamanho do Efeito e de Não
Sobreposição: Dois Grupos Independentes:
Interpretação
das Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição |
|
Procedimento de Bonferroni
(Bonferroni.sps) |
Recursos
Internet |
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Statistical Methods in Psychology
Journals: Guidelines and Explanations |
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Tarefas/Observações |
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|
Navegar 120
minutos nos recursos acima mencionados. |
|
A
título de consolidação da aprendizagem do t
de Student realizada nas disciplinas de Estatística, de integração dos
conceitos de validade estatística e interna e de articulação entre testes
estatísticos e medidas da magnitude dos efeitos experimentais (ver documento Medidas
do tamanho do efeito), realizar o Exercício
4. |
Exercício 4: Validade Interna e Validade
Estatística |
|
Dados: E4_DATA1 & E4_DATA2
ou Ref.
1a (pp. 101-102) |
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DATA: 2015-03-25 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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Tarefas/Observações |
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Continuar os
Exercícios 4 (com excepção da Questão 5.3) e 5 (Questões 1.6 a 3). |
DATA: 2015-04-08 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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|
2.1.3. Planos experimentais [...] 2.1.3.2. Planos multifactoriais intersujeitos
(Between-Subjects Designs) - Plano bifactorial
completamente aleatorizado [Design 7, cf. Ref. 1b, p. 11] |
||
|
Exercício 8: Análise da Variância de Planos
Factoriais |
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|
Dados: E8_DATA1 &
E8_DATA2 ou Ref.
1a (p. 237-8) |
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|||
|
2.1.3. Planos experimentais 2.1.3.1. Planos unifactoriais intersujeitos
(Between-Subjects Designs) [...] - Planos unifactoriais de blocos
aleatorizados . Simples [Design 2, cf. Ref.
1b, p. 11] . Generalizados [Design 3,
cf. Ref. 1b, p. 11] - Planos unifactoriais de
quadrado latino [Design 5, cf. Ref. 1b, p. 11] |
||
|
Exercício 9: Análise
da Variância de Planos de Blocos Aleatorizados e de Quadrado Latino |
||
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Dados: E09_DATA1
& E09_DATA2 & E09_DATA3 ou
Ref.
1a (pp. 108-109 e 238) |
||
|
|||
|
2.1.3. Planos experimentais 2.1.3.1. Planos unifactoriais intrasujeitos (Within-Subjects
Designs) [...] - Planos unifactorial de medidas
repetidas [Design 6N, cf. Ref. 1b, pp. 73-74] |
||
|
Exercício 6: Análise
da Variância de Planos de Medidas Repetidas |
||
|
Dados: E06_DATA ou Ref.
1a (p. 105) |
||
|
|||
Bibliografia |
|
|
Para
além da bibliografia indicada no corpo do sumário, ver: -
2.2.3.2 e Exercício 8: Refs. 1a (pp. 107-108, 144-146 e 237-238) e 20 (pp.
256-296); -
2.1.3.1 e Exercício 6: Ref. 20 (pp. 298-342 e 361-379). |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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SPSS Syntax
Files - Análise
da Variância ANOVA
Bifactorial: Medidas de Associação e do Tamanho do Efeito e Poder Observado |
Tarefas/Observações |
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Fazer os
Exercícios 8, 9 e 6. |
|
A matéria
sumariada nesta lição ocupa, igualmente, as Lições P_09 e P_10. |
DATA: 2015-04-15 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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2.1.2. Validade das investigações experimentais [...] 2.1.2.4. Validade teórica (ou de constructo) 2.1.2.5. Validade externa 2.1.2.6.
Relações entre as quatro dimensões da validade. Problemas de
terminologia e questões epistemológicas. [...] 2.1.4. Dos problemas teóricos aos problemas éticos
subjacentes à experimentação. 2.1.4.1.
Relação entre impacte e controlo experimental. Realismo experimental,
realismo psicológico e realismo mundano. Artificialidade e trivialidade. 2.1.4.2.
Experiências que envolvem sofrimento e logro (deception).
Justificações, críticas e alternativas. A entrevista pós-experimental. 2.1.4.3. Questões éticas e deontológicas |
|
Estrutura de um artigo científico |
Bibliografia |
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Refs. 1b (pp. 107-137), 5
(cap. 6) e 9 (pp. 64-82, 83-93 e 93-102) |
|
Ref. 2 (Ver
também APA Style Site). |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Síntese das ameaças à validade das inferências: Extractos
de Shadish et al. (2002) [PDF] |
|
Recursos
Internet |
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Harlow, H. F. (1958). The nature of love. American
Psychologist, 13, 673-685. [HTML PDF] |
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|
American Psychological Association (2010). Ethical principles of psychologists and code of conduct. Washington,
DC: Author. [HTML [PDF] |
Tarefas/Observações |
|
|
Navegar 120
minutos no “Material de Apoio” e nos “Recursos” acima indicados. |
DATA: 2015-04-22 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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|
2.3. Investigações não experimentais 2.3.1.
Características específicas. Problemas de validação e relevância
prática. 2.3.2. Limitações dos ex post facto designs 2.3.3. Quantificação da covariação 2.3.3.1.
Coeficientes de correlação: Significação estatística e variância
partilhada. Relações não lineares. 2.3.3.2. Outras medidas de associação 2.3.4. Correlação, previsão e causalidade.
Coeficientes de determinação e coeficientes de regressão. O problema da
inferência causal a partir da covariação: Direccionalidade e “terceira
variável”. Soluções parciais para o problema da inferência causal. 2.3.5. A interpretação causal de dados
correlacionais: Análise da regressão múltipla e “modelação causal” (causal modeling). |
Bibliografia |
|
|
Aspectos
teóricos e metodológicos: Ref. 9 (cap. 8) Aspectos
estatísticos: Refs. 4 (caps. 2 e 3) e 18 (caps. 9 e 15) E10: Ref. 1a
(pp. 110-113 e 149-152). |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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|
Documento Análise
da correlação/regressão |
|
Para
calcular os intervalos de confiança de uma correlação, os alunos podem
utilizar o programa Inter1.sps. |
Tarefas/Observações |
|
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Fazer o
Exercício E10. |
DATA: 2015-04-29 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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Continuação
e termo da matéria sumariada nas Lição T_06 e T_09 (síntese das dimensões da validade). |
|
Continuação
e termo da matéria sumariada nas Lição T_10 (investigações
não experimentais). |
DATA: 2015-05-06 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
|
|
2.2. Investigações quasi-experimentais 2.2.1.
Características específicas. Problemas de validação e relevância
prática. 2.2.2. Planos quasi-experimentais 2.2.2.1. Planos com grupo de controlo não
equivalente 2.2.2.2. Planos de séries temporais interrompidas 2.2.2.3. Planos de séries temporais e estudo
científico dos casos individuais 2.2.2.4.
Combinação dos planos de séries temporais interrompidas com os planos
com grupo controlo não equivalente 2.2.3. Planos quasi-experimentais e investigação
de campo. “Investigação-acção”. Avaliação de programas de intervenção. |
Bibliografia |
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Refs. 9 (4, 5, 6 e 7) e 21 (pp. 201-226) |
Recursos
Internet |
|
|
Tarefas/Observações |
|
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Para
efeitos da Prova de Avaliação de Tipo A, considera-se suficiente a leitura
das pp. 201-223 da Ref. 21. |
DATA: 2015-05-20 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
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|
Avaliação
Periódica: Prova de Tipo A (alunos com número par) [Ver Calendário
de Avaliações] |
DATA: 2015-05-27 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
|
|
Avaliação
Periódica: Prova de Tipo A (alunos com número ímpar) [Ver Calendário
de Avaliações] |
|
SUMÁRIOS: AULAS
PRÁTICAS |
DATAS: P1 (2015-02-09) P2 (2015-02-09) P3 (2015-02-12) P4 (2015-02-12) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
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|
Constituição
(sorteio) das turmas práticas (ver resultados
do sorteio). |
DATAS: P1 (2015-02-16) P2 (2015-02-16) P3 (2015-02-19) P4 (2015-02-19) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
|
|
Exercício 1: O
processo de investigação (Enunciado: Ref.
1a, p. 98). |
|
Revisão
de dois conceitos básicos (média e variância) aprendidos nas disciplinas de Estatística. |
|
Estandardização
de variáveis. |
Bibliografia |
|
|
Ref.
1a (pp. 17-29). |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Ver
“Ilha da Investigação” em: http://gaius.fpce.uc.pt/niips/docs/val/icp_outputs/ab_outputs.htm
|
|
Estimação
amostral da média e da variância de uma população e estandardização de
variáveis (PDF) |
Tarefas/Observações |
||
|
Rever as
estatísticas descritivas estudadas no 1º ano. Para o efeito, fazer: Exercício 2: Estatísticas Descritivas e Análise
Exploratória de Dados |
|
|
Dados: E02_DATA ou Ref.
1a (p. 235) |
|
|
||
|
Ver
também Agrupar
dados (classificação) na file activa escolhendo a amplitude da classe |
DATAS: P1 (2015-02-23) P2 (2015-02-23) P3 (2015-02-26) P4 (2015-02-26) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
|
|
Continuação
da matéria sumariada na Lição P_02. |
|
Introdução
ao SPSS |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
Concluir o Exercício
1 e continuar o Exercício 2. |
|
Ver o
documento Informação
SPSS e “navegar” 60 minutos a partir dos links aí apresentados. |
DATAS: P1 (2015-03-02) P2 (2015-03-02) P3 (2015-03-05) P4 (2015-03-05) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
|
|
Exercício 3:
Distribuição Aleatória e Permutação da Ordem dos Tratamentos |
|
Enunciado
e Dados: Ref. 1a (pp. 100-101) Descarregar
Quadro E3 (.sav file) |
|
Resolução 1 -
Interface Gráfica (GUI) do SPSS: - Transform/Random Number Generators... - Transform/Compute Variable/Function Group/Random
Numbers/Rv.Uniform -
Data/Sort Cases Resolução 2 - Syntax
do SPSS : - Method 3: Simple Random Assignment (Forced equal
sizes): SRA-es.sps Completely
Randomized Designs (Designs 1, 7, 14, 18, and 20; cf. Ref. 1b). - Method 7: Blocked Random Assignment With One
Blocking Variable: BRA-rb.sps Randomized Block
Designs (Designs 2, 3, 8, 9, 15, 19 e 21; cf. Ref. 1b). -
Ver, igualmente, programas indicados na rubrica “Material de Apoio /
Documentos da Disciplina” Resolução 3 - “Manual”: -
Para além das páginas das referências indicadas na rubrica “Bibliografia”,
ver ainda: |
Bibliografia |
|
|
Ref.
1a (pp. 73-92) e Ref.
1b (pp. 9-14, 17-35, 37-41, 65-89) |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
|
|
|
Probabilities and Random Assignment Mechanisms
(Illustration for Methods 1, 2, 3, and 4) |
Tarefas/Observações |
|
|
Exercício 3:
Refazer a Resolução 1 e fazer
as Resoluções
2 e 3. |
|
Concluir o
Exercício 2. |
DATAS: P1 (2015-03-09) P2 (2015-03-09) P3 (2015-03-12) P4 (2015-03-12) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição P_04. |
|
- Pressupostos básicos, ameaças à validade
e propriedades estruturais dos planos intra-sujeitos ou de medidas repetidas
(Within-Subjects Designs / Repeated Measures Designs / Cross-Over Designs) -
Contrabalanceamento aleatório [Design
6N, cf. Ref. 1b, pp. 73-74] -
Contrabalanceamento posicional [Design
6M, cf. Ref. 1b, pp. 73-74] -
Contrabalanceamento sequencial [Exemplo:
Designs 6G e 6H, cf. Ref. 1b, pp. 73-74] |
Bibliografia |
|
|
A indicada
na Lição P_04. |
|
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Simple and Complex Random Assignment in Experimental Design (Version
2.0 / 2015): Exemplos/programas seleccionados para “Resolução 2:
Within-Subjects Designs”: - Random Counterbalancing: RC-ro.sps - Positional Counterbalancing: PC-Ls2345.sps e PC-Ls6proc2.sps - Sequential Counterbalancing: SC-nrALL.sps, SC-nrT4P4.sps e SC-nrT5P5.sps |
Tarefas/Observações |
|
|
Continuar e
concluir as tarefas indicadas na Lição P_04. |
DATAS: P1 (2015-03-16) P2 (2015-03-16) P3 (2015-03-19) P4 (2015-03-19) |
|
LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
|
|
|
|
Conclusão
e síntese do Exercício 4 (ver sumário da Lição T_06). |
|
Conclusão
e síntese do Exercício 5 (ver sumário da Lição T_05). |
Bibliografia |
|
|
Para além da
bibliografia já recomendada, ver especificamente para a análise do poder: |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Medidas
do tamanho do efeito (PowerPoint) |
|
Cálculo
do f de Cohen (Exemplo do Exercício
5 – Questão 1.8): fCohen.sps Nota: Para a
computação do f de Cohen e de
outras medidas do tamanho do efeito em planos uni- e bifactoriais ver estas sintaxes. |
|
Ver
utilização
do G*Power para a análise do poder no Exercício 5. |
|
Cálculo do d de Cohen: Medidas do Tamanho do Efeito e de Não
Sobreposição: Dois Grupos Independentes:
Interpretação
das Medidas do Tamanho do Efeito e de Não Sobreposição |
Recursos
Internet |
|
|
Fazer o download e instalalar o programa G*Power (Análise do Poder). |
DATAS: P1 (2015-03-23) P2 (2015-03-23) P3 (2015-03-26) P4 (2015-03-26) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
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Continuação
do sumário da Lição P_06. |
DATAS: P3 (2015-04-09) P4 (2015-04-09) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P3 (09:00-11:00) P4 (11:00-13:00) |
Sumário |
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Revisão
da matéria sumariada nas Lições P_01 a P_07. |
Tarefas/Observações |
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Dado
não ter havido aulas no dia 6 de Abril de 2015, a Lição P_08 diz apenas
respeito às turmas P3 e P4. Para estas turmas, a numeração das aulas P_09 a
P_14 é idêntica à numeração no Nónio. Para as turmas P1 e P2, as aulas aqui
numeradas P_09 a P_14 correspondem às Lições 8 a 13 da numeração do Nónio. |
DATAS: P1 (2015-04-13) P2 (2015-04-13) P3 (2015-04-16) P4 (2015-04-16) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
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Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição P_06. |
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Continuação
da matéria sumariada na Lição T_08. |
DATAS: P1 (2015-04-20) P2 (2015-04-20) P3 (2015-04-23) P4 (2015-04-23) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
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Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição T_08. |
DATAS: P1 (2015-04-27) P2 (2015-04-27) P3 (2015-04-30) P4 (2015-04-30) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
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Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição T_10. |
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Exercício 10: Análise da Correlação e da
Regressão (Primeira Parte) |
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Dados: E10_DATA ou Ref.
1a (p. 110) |
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Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Documento Análise
da correlação/regressão |
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Para
calcular os intervalos de confiança de uma correlação, os alunos podem
utilizar o programa Inter1.sps. |
Tarefas/Observações |
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Refazer o
Exercício 10 (Primeira Parte). |
DATAS: P1 (2015-05-04) P2 (2015-05-04) P3 (2015-05-07) P4 (2015-05-07) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
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Equivalentes
não paramétricos da ANOVA: O teste do Qui-quadrado (Homogeneidade). Os testes do
Qui-quadrado da qualidade do ajustamento e da independência. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
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Documento: Qui-quadrado
(zip) |
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SPSS Syntax
Files: Teste
da diferença entre duas proporções independentes |
DATAS: P1 (2015-05-18) P2 (2015-05-18) P3 (2015-05-21) P4 (2015-05-21) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
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Avaliação
Periódica: Prova de Tipo C (alunos com número par) |
DATAS: P1 (2015-05-25) P2 (2015-05-25) P3 (2015-05-28) P4 (2015-05-28) |
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LOCAL: Informática |
HORÁRIOS: P1 (09:00-11:00) P2 (11:00-13:00) P3 (09:00-11:00) P4
(11:00-13:00) |
Sumário |
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Avaliação
Periódica: Prova de Tipo C (alunos com número ímpar) |