Área de Pré-Especialização em Psicologia Social

 

 

 

 

Índice

Objectivos e Estrutura Curricular

Docentes

Conteúdos
Programáticos

O Campo da
Psicologia Social

Saídas
Profissionais

 

Tal como a própria designação indica, a conclusão de uma área de pré-especialização não é uma especialização profissional num dos diferentes domínios da investigação e intervenção psicológica, mas uma condição facilitadora de especializações ulteriores (Cursos de Pós-graduação, Estágios Profissionais, etc.), concomitantes ou anteriores ao exercício efectivo da profissão de psicólogo.

Contudo, como é evidente, para além dos percursos comuns possibilitados pelas diferentes áreas de pré-especialização, os alunos que concluírem a Área de Psicologia Social ficam em situação privilegiada para concretizar e desenvolver projectos profissionais no domínio específico da psicologia social.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Áreas de Intervenção Profissional dos Psicólogos Sociais

Participação em Projectos e Programas de Mudança Institucional, Organizacional e Comunitária e Integração em Organismos da Administração Pública, Empresas Privadas ou Instituições de Solidariedade Social e Acção Comunitária.

Planificação, Coordenação e Realização de Estudos de Opinião Pública, Mercado e Publicidade e Integração em Empresas do Sector.

Integração em Organismos e Equipas Multidisciplinares de Estudo e Intervenção nas Áreas da Justiça (Violência Social e Delinquência), da Saúde (Comportamentos de Risco, SIDA, Toxicodependência, etc.), da Educação (Avaliação de Projectos Educativos e Práticas Pedagógicas e Análise Institucional do Sistema Educativo) e do Ambiente (Avaliações de Impacte Ambiental).

Diagnóstico e Intervenção em Grupos em contextos institucionais.

Formação Profissional de Quadros e Técnicos na Área das Ciências Sociais e Humanas.

Ensino Superior (Universitário ou Politécnico; Público ou Privado) e Investigação Científica na Área da Psicologia Social.

 

 

 

 

 

 

Outras Áreas de Intervenção Profissional em Psicologia

À semelhança dos alunos das restantes áreas de pré-especialização, os alunos que completarem a Área de Psicologia Social estão em condições de concorrer e exercer qualquer profissão cujo requisito de base seja a Licenciatura em Psicologia.

Refiram-se, por último,

a participação como bolseiros em Projectos de Investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e outras instituições de apoio à Investigação e Desenvolvimento.

a docência da Psicologia no Ensino Básico e Secundário e em Cursos de Formação Profissional.

 

Psicologia Social I

NIIPS

Psicologia Social II

Última actualização: 2003-04-15