PSICOLOGIA SOCIAL I

 

 

Docentes

Objectivos Principais

Rubricas Programáticas

 

 

Métodos de Ensino / Recursos

Estratégias de Avaliação

Bibliografia Fundamental

 

 

Sumários | Documentos | Exercícios | Avaliação

2002-03

 

 

 

 

 Docentes

Prof. Doutor Valentim Rodrigues Alferes    [valferes@fpce.uc.pt]

Lic.ª Cláudia Abreu Lopes   [calopes@fpce.uc.pt]

Lic.ª Lisete dos Santos Mónico   [lisete_monico@fpce.uc.pt]

 

 Objectivos principais

 

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS 

Contribuir para um conhecimento aprofundado das áreas substantivas da psicologia social, desenvolvendo capacidades de problematização e de reflexão teórico-epistemológica.

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS 

Desenvolver as competências necessárias à prática da investigação em psicologia social, através do estudo sistemático dos processos de produção e de circulação dos conhecimentos científicos.

 

 Rubricas programáticas

 

AULAS TEÓRICAS/TEÓRICO-PRÁTICAS

O programa das aulas teóricas das disciplinas de Psicologia Social I e II comporta os seguintes capítulos:

Capítulo 1 - História e sistemas teóricos

Capítulo 2 - Cognição e pensamento social

Capítulo 3 - Emoções e relações interpessoais

Capítulo 4 - Influência e comunicação social

Capítulo 5 - Grupos e relações intergrupos

Capítulo 6 - Sociedade e política

Capítulo 7 - Cultura e ambiente

Os Capítulos 1 a 3 são leccionados em Psicologia Social I. Os Capítulos 4 a 7 são leccionados em Psicologia Social II. Podem, contudo, ser feitos ajustamentos em função do calendário escolar dos primeiro e segundo semestres. Para a delimitação da matéria das provas de avaliação das duas disciplinas, os alunos devem reportar-se aos sumários do ano lectivo em curso.

 

AULAS PRÁTICAS/TRABALHOS DE CAMPO

O programa das aulas práticas das disciplinas de Psicologia Social I e II comporta as seguintes Unidades:

Unidade A - Métodos e técnicas de investigação em psicologia social

Unidade B - Da investigação psicossocial à análise social das práticas científicas

Unidade C - Problemáticas de “aplicação” e modelos de intervenção em psicologia social

Sem prejuízo de articulação com os conteúdos das aulas teóricas, a Unidade A é objecto principal da disciplina de  Psicologia Social I, reservando-se para Psicologia Social II as temáticas das Unidades B e C. Para a delimitação da matéria das provas de avaliação das duas disciplinas, os alunos devem reportar-se aos sumários do ano lectivo em curso.

 

 Métodos de ensino | Recursos

 

Exposições teóricas | Discussão em grupo | Exercícios práticos | Elaboração e realização de projectos de investigação 

Recursos audio-visuais

Internet

Núcleo de Investigação e Intervenção em Psicologia Social da FPCE/UC

Social Psychology Network

Social Representations Communication Network

Social_Psychology.Net

Sociological Social Psychology

 

 Estratégias de avaliação

 

Ver Regras Gerais de Avaliação em vigor na FPCE/UC

 

 

 Bibliografia fundamental

 

 

Alferes, V. R. (1997). Encenações e comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade. Porto: Afrontamento. [Índice]

Aronson, E., Ellsworth, P. C., Carlsmith, J. M., & Gonzales, M. H. (1990). Methods of research in social psychology (2nd ed.). New York: McGraw-Hill.

Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M. (1999). Social psychology (3rd ed.). New York: Longman. [4th ed.: 2002]

Brown, R., & Gaertner, S. (Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Intergroup process. Oxford: Blackwell.

Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale. Paris: PUF [trad. ing.: Levels of explanation in social psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1986].

Doise, W., Deschamps, J.-C., & Mugny, G. (1997). Psychologie sociale expérimentale (3e éd.). Paris: Armand Colin.

Farr, R. M. (1996). The roots of modern social psychology. Oxford: Blackwell.

Fletcher, G. J., & Clark, M. S. (Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Interpersonal process. Oxford: Blackwell.

Gergen, K. J., & Gergen, M. M. (1981). Social psychology. New York: Harcourt Brace Jovanovich [trad. franc.: Psychologie sociale. Montréal, Éditions Études Vivantes, 1984].

Ghiglione, R., Bonnet , C., & Richard, J.-F. (Eds.).(1990). Traité de psychologie cognitive: Vol. 3. Cognition, représentation, comunication. Paris: Dunod.

Giddens, A. (2001). Sociology (4th ed.). Cambridge: Polity Press.

Gilbert, D. T., Fiske, S. T., & Lindzey, G. (Eds.).(1998). Handbook of social psychology (4th ed., Vol. 1). New York: McGraw-Hill.

Gilbert, D. T., Fiske, S. T., & Lindzey, G. (Eds.).(1998). Handbook of social psychology (4th ed., Vol. 2). New York: McGraw-Hill.

Harré, R. (1979). Social being. A theory for social psychology. Oxford: Blackwell.

Hewstone, M., & Stroebe, W. (Eds.).(2001). Introduction to social psychology: An european perspective (3rd. ed.). London: Blackwell.

Higgins, E. T., & Kruglanski, A. W. (1996). Social psychology: Handbook of basic principles. New York: Guilford Press.

Hogg, M. A., & Tindale, S. (Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Group process. Oxford: Blackwell.

Leyens, J.-P. (1983). Sommes-nous tous des psychologues? Bruxelles: Mardaga [trad. port.: Teorias da personalidade na dinâmica social. Lisboa: Verbo, 1985].

Leyens, J.-P., & Yzerbyt, V. (1997). Psychologie sociale. Bruxelles: Mardaga.

Manstead, A. S. R., & Hewstone, M. (Eds.).(1995). The Blackwell Encyclopedia of social psychology. Oxford: Basil Blackwell.

Morales, J. F. (Ed.). (1999). Psicologia social (2ª ed.). Madrid: McGraw-Hill.

Moscovici, S. (Ed.).(1998). Psychologie sociale (7e ed.). Paris: PUF.

Parker, I., & Shotter, J. (Eds.).(1990). Deconstructing social psychology. London: Routledge.

Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.).(2000). The handbook of research methods in social psychology. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Rosenthal, R., & Rosnow, R. L. (1991). Essentials of behavioral research. New York: McGraw-Hill.

Rossi, P. H., Wright, J. D., & Anderson, A. B. (Eds.).(1983). Handbook of survey research. New York: Academic Press.

Tajfel, H. (Ed.).(1984). The social dimension: Vol.1. Cambridge: Cambridge University Press.

Tajfel, H. (Ed.).(1984). The social dimension: Vol.2. Cambridge: Cambridge University Press.

Tesser, A., & Schwarz, N. (Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Intraindividual process. Oxford: Blackwell.

Vala, J., & Monteiro, M. B. (Eds.).(2000). Psicologia social (4ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

 NIIPS Ensino