PSICOLOGIA SOCIAL II |
Sumários | Documentos | Exercícios | Avaliação |
|
|
Prof. Doutor Valentim Rodrigues Alferes [valferes@fpce.uc.pt] Lic.ª Cláudia Abreu Lopes [calopes@fpce.uc.pt] Lic.ª Lisete dos Santos Mónico [lisete_monico@fpce.uc.pt]
|
NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS Contribuir para um conhecimento aprofundado das áreas substantivas da psicologia social, desenvolvendo capacidades de problematização e de reflexão teórico-epistemológica. NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS Desenvolver as competências necessárias à prática da investigação em psicologia social, através do estudo sistemático dos processos de produção e de circulação dos conhecimentos científicos. |
AULAS TEÓRICAS/TEÓRICO-PRÁTICAS O programa das aulas teóricas das disciplinas de Psicologia Social I e II comporta os seguintes capítulos: Capítulo 1 - História e sistemas teóricos Capítulo 2 - Cognição e pensamento social Capítulo 3 - Emoções e relações interpessoais Capítulo 4 - Influência e comunicação social Capítulo 5 - Grupos e relações intergrupos Capítulo 6 - Sociedade e política Capítulo 7 - Cultura e ambiente Os Capítulos 1 a 3 são leccionados em Psicologia Social I. Os Capítulos 4 a 7 são leccionados em Psicologia Social II. Podem, contudo, ser feitos ajustamentos em função do calendário escolar dos primeiro e segundo semestres. Para a delimitação da matéria das provas de avaliação das duas disciplinas, os alunos devem reportar-se aos sumários do ano lectivo em curso. |
AULAS PRÁTICAS/TRABALHOS DE CAMPO O programa das aulas práticas das disciplinas de Psicologia Social I e II comporta as seguintes Unidades: Unidade A - Métodos e técnicas de investigação em psicologia social Unidade B - Da investigação psicossocial à análise social das práticas científicas Unidade C - Problemáticas de “aplicação” e modelos de intervenção em psicologia social Sem prejuízo de articulação com os conteúdos das aulas teóricas, a Unidade A é objecto principal da disciplina de Psicologia Social I, reservando-se para Psicologia Social II as temáticas das Unidades B e C. Para a delimitação da matéria das provas de avaliação das duas disciplinas, os alunos devem reportar-se aos sumários do ano lectivo em curso. |
Exposições teóricas | Discussão em grupo | Exercícios práticos | Elaboração e realização de projectos de investigação Recursos
audio-visuais
Internet Núcleo de Investigação e Intervenção em Psicologia Social da FPCE/UC Social Representations Communication Network Sociological Social Psychology
|
Ver
Regras Gerais de Avaliação em vigor na FPCE/UC |
Alferes, V. R. (1997). Encenações e comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade. Porto: Afrontamento. [Índice] Aronson, E., Ellsworth, P. C., Carlsmith, J. M., & Gonzales, M. H. (1990). Methods of research in social psychology (2nd ed.). New York: McGraw-Hill. Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M. (1999). Social psychology (3rd ed.). New York: Longman. [4th ed.: 2002] Brown, R., & Gaertner, S. (Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Intergroup process. Oxford: Blackwell.
Doise,
W. (1982). L'explication en psychologie sociale. Paris: PUF
[trad. ing.:
Levels of explanation in social psychology.
Doise, W., Deschamps, J.-C., & Mugny, G. (1997). Psychologie sociale expérimentale (3e éd.). Paris: Armand Colin. Farr, R. M. (1996). The roots of modern social psychology. Oxford: Blackwell. Fletcher, G. J., & Clark, M. S. (Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Interpersonal process. Oxford: Blackwell. Gergen, K. J., & Gergen, M. M. (1981). Social psychology. New York: Harcourt Brace Jovanovich [trad. franc.: Psychologie sociale. Montréal, Éditions Études Vivantes, 1984]. Ghiglione, R., Bonnet , C., & Richard, J.-F. (Eds.).(1990). Traité de psychologie cognitive: Vol. 3. Cognition, représentation, comunication. Paris: Dunod. Giddens, A. (2001). Sociology (4th ed.). Cambridge: Polity Press. Gilbert, D. T., Fiske, S. T., & Lindzey, G. (Eds.).(1998). Handbook of social psychology (4th ed., Vol. 1). New York: McGraw-Hill. Gilbert, D. T., Fiske, S. T., & Lindzey, G. (Eds.).(1998). Handbook of social psychology (4th ed., Vol. 2). New York: McGraw-Hill. Harré, R. (1979). Social being. A theory for social psychology. Oxford: Blackwell. Hewstone, M., & Stroebe, W. (Eds.).(2001). Introduction to social psychology: An european perspective (3rd. ed.). London: Blackwell. Higgins, E. T., & Kruglanski, A. W. (1996). Social psychology: Handbook of basic principles. New York: Guilford Press. Hogg, M. A., & Tindale, S. (Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Group process. Oxford: Blackwell. Leyens, J.-P. (1983). Sommes-nous tous des psychologues? Bruxelles: Mardaga [trad. port.: Teorias da personalidade na dinâmica social. Lisboa: Verbo, 1985]. Leyens, J.-P., & Yzerbyt, V. (1997). Psychologie sociale. Bruxelles: Mardaga. Manstead, A. S. R., & Hewstone, M. (Eds.).(1995). The Blackwell Encyclopedia of social psychology. Oxford: Basil Blackwell. Morales, J. F. (Ed.). (1999). Psicologia social (2ª ed.). Madrid: McGraw-Hill. Moscovici, S. (Ed.).(1998). Psychologie sociale (7e ed.). Paris: PUF. Parker, I., & Shotter, J. (Eds.).(1990). Deconstructing social psychology. London: Routledge. Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.).(2000). The handbook of research methods in social psychology. Cambridge, UK: Cambridge University Press. Rosenthal, R., & Rosnow, R. L. (1991). Essentials of behavioral research. New York: McGraw-Hill. Rossi, P. H., Wright, J. D., & Anderson, A. B. (Eds.).(1983). Handbook of survey research. New York: Academic Press. Tajfel, H. (Ed.).(1984). The social dimension: Vol.1. Cambridge: Cambridge University Press. Tajfel, H. (Ed.).(1984). The social dimension: Vol.2. Cambridge: Cambridge University Press. Tesser, A., & Schwarz, N. (Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Intraindividual process. Oxford: Blackwell. Vala, J., & Monteiro, M. B. (Eds.).(2000). Psicologia social (4ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. |