Área de Pré-Especialização em Psicologia Social

 

 

 

 

Índice

Objectivos e Estrutura Curricular

Docentes

Conteúdos
Programáticos

O Campo da
Psicologia Social

Saídas
Profissionais

 

As unidades curriculares específicas da  Área de Pré-Especialização em Psicologia Social organizam-se em quatro conjuntos:

  • Disciplinas com problemática tendencialmente teórica ou fundamental (Cognição Social, Relações Interpessoais e Grupos e Relações Intergrupos);

  • Disciplinas com problemática tendencialmente metodológica ou procedimental (Metodologia da Investigação em Psicologia Social);

  • Disciplinas com problemática tendencialmente prática ou aplicada (Psicologia Social Aplicada I, Psicologia Social Aplicada II, Contextos da Psicologia Social I e Contextos da Psicologia Social II);

  • Estágio

Nos três primeiros conjuntos de unidades curriculares, os conteúdos programáticos dividem-se em 32 módulos de ensino-aprendizagem, subordinados à problemática central da disciplina. Para o ano lectivo de 2003/04, os módulos são os que abaixo se indicam.

O Estágio, com duração anual, comporta, nos termos do nº 1 do art. 4º do Despacho nº 16 585/2000, uma componente de intervenção e uma componente de investigação em Psicologia Social.

 

 

 

 

 

 

 

Cognição Social

 

 

Text Box: Módulo 1
Sistemas de Atitudes e Persuasão Social

 

 

Text Box: Módulo 2
Percepção e Explicação das Condutas Sociais (Percepção, Atribuição e Inferência Social)

 

 

Text Box: Módulo 3
Linguagem e Comunicação

 

 

Text Box: Módulo 4
Representações Sociais e Pensamento Social

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relações Interpessoais

 

 

Text Box: Módulo 5
Self, Auto-Apresentação e Regulação Social das Emoções

 

 

Text Box: Módulo 6
Atracção Interpessoal e Relações Íntimas

 

 

Text Box: Módulo 7
Sexualidade e Amor

 

 

Text Box: Módulo 8
Agressão e Altruísmo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupos e Relações Intergrupos

 

 

Text Box: Módulo 9
Estruturas e Dinâmica de Grupos

 

 

Text Box: Módulo 10
Influência Social em Pequenos Grupos

 

 

Text Box: Módulo 11
Categorização Social, Identidade Social e Relações Intergrupos

 

 

Text Box: Módulo 12
Estereótipos, Preconceito e Discriminação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodologia da Investigação em Psicologia Social    Sumários     Pauta 2005/06

 

 

Text Box: Módulo 13
Problemas Especiais de Design, Análise, Medição e Generalização em Psicologia Social

 

 

Text Box: Módulo 14
Inquérito Psicossocial, Observação Sistemática e Análise de Conteúdos

 

 

Text Box: Módulo 15
Avaliação de Programas de Intervenção Psicossocial

 

 

Text Box: Módulo 16
Análise Multivariada de Dados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Psicologia Social Aplicada I

 

 

Text Box: Módulo 17
Racismo e Conflitos Étnicos

 

 

Text Box: Módulo 18
Justiça e Violência Social

 

 

Text Box: Módulo 19
Religião e Comportamentos Religiosos

 

 

Text Box: Módulo 20
Ecologia e Psicologia Ambiental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Psicologia Social Aplicada II

 

 

Text Box: Módulo 21
Género e Identidade Social

 

 

Text Box: Módulo 22
Comportamento do Consumidor, Publicidade e Marketing

 

 

Text Box: Módulo 23
Política e Comportamento Eleitoral

 

 

Text Box: Módulo 24
Cultura e Comunicação de Massas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contextos da Psicologia Social I: Organizações e Instituições da Administração Pública

 

 

Text Box: Módulo 25

Disciplina do 5º Ano: Início no ano lectivo de 2004/05

Os conteúdos específicos dos Módulos 25 a 28 serão definidos até ao final do ano lectivo de 2003/04, em função das problemáticas de intervenção dos futuros psicólogos sociais e dos respectivos locais de Estágio.

 

Text Box: Módulo 26

 

Text Box: Módulo 27

 

Text Box: Módulo 28

 

 

Nota. A disciplina de Contextos da Psicologia Social I, cuja problemática se centrará nas modalidades de intervenção do psicólogo social na esfera das organizações e dos organismos da administração pública, será precedida pela frequência das disciplinas de Comportamento Organizacional I e II (disciplinas da Área de Psicologia das Organizações recomendadas pela Área de Psicologia Social - cf. Estrutura Curricular).

A contextualização das actividades do psicólogo social no domínio da Educação e das Instituições Educativas será feita nas disciplinas de Questões Aprofundadas de Psicossociologia de Educação I e II (disciplinas da Área de Psicologia da Educação recomendadas pela Área de Psicologia Social - cf. Estrutura Curricular).

A contextualização das actividades do psicólogo social na esfera da Saúde e das Instituições Hospitalares será feita na disciplina de Contextos da Psicologia Social II.

 

 

 

 

 

 

 

Contextos da Psicologia Social II: Saúde e Instituições Hospitalares

 

 

Text Box: Módulo 29

Disciplina do 5º Ano: Início no ano lectivo de 2004/05

Os conteúdos específicos dos Módulos 29 a 32 serão definidos até ao final do ano lectivo de 2003/04, em função das problemáticas de intervenção dos futuros psicólogos sociais e dos respectivos locais de Estágio.

 

Text Box: Módulo 30

 

Text Box: Módulo 31

 

Text Box: Módulo 32

 

 

Nota. A disciplina de Contextos da Psicologia Social II, cuja problemática se centrará nas modalidades de intervenção do psicólogo social na esfera da saúde e da prevenção da doença, situa-se na continuidade das problemáticas desenvolvidas na disciplina de Psicologia da Saúde do 3º ano do Ciclo Básico - (cf. 3º Plano de Estudos da Licenciatura em Psicologia).

A contextualização das actividades do psicólogo social no domínio da Educação e das Instituições Educativas será feita nas disciplinas de Questões Aprofundadas de Psicossociologia de Educação I e II (disciplinas da Área de Psicologia da Educação recomendadas pela Área de Psicologia Social - cf. Estrutura Curricular).

A contextualização das actividades do psicólogo social na esfera das Organizações e dos Organismos da Administração Pública será feita na  disciplina de Contextos da Psicologia Social I.

 

 

 

 

 

 

 

Estágio em Psicologia Social

 

Text Box: Objectivos

Tal como se pode ler no nº 3 do respectivo Preâmbulo, o presente Plano de Estudos da Licenciatura em Psicologia organiza as diversas unidades curriculares de modo "a corresponder às exigências de uma formação inicial que se pretende sólida, no domínio dos fundamentos, eficiente, no domínio da preparação para o desempenho de funções no campo da prática, e suficientemente ampla para possibilitar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduações, mestrados e doutoramentos".

Neste contexto, os Estágios Curriculares do 5º Ano deixaram de se centrar quase exclusivamente na formação prática para incluírem uma componente específica de investigação, dando-se como objectivo:

permitir o contacto directo dos alunos com as actividades de investigação e de intervenção psicológicas específicas da área de pré-especialização escolhida e facilitar a sua inserção no futuro meio profissional (Despacho nº 16 585/2000, Art. 4º, Nº 1)

Em conformidade com este objectivo, o Estágio na Área de Pré-Especialização em Psicologia Social comporta uma valência dupla de intervenção e investigação.

 

Text Box: Locais

Nos termos do nº 2 do art. 4º do despacho acima mencionado, o Estágio "realiza-se em locais da própria Faculdade e em instituições, públicas ou privadas, que prosseguem objectivos afins às áreas de pré-especialização, mediante protocolo acordado entre estas e a Universidade de Coimbra".

No caso da Área de Pré-Especialização em Psicologia Social, são os seguintes os locais de estágio:

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Núcleo de Investigação e Intervenção em Psicologia Social

  • Coordenação geral dos estágios

  • Articulação com as instituições públicas e privadas onde se realizam estágios

  • Formação teórica e prática

  • Enquadramento das componentes de investigação fundamental

  • Enquadramento das componentes de investigação aplicada

  • Participação nos Projectos de Investigação em curso no NIIPS

Centro de Sondagens e Estudos de Opinião

Formação teórica e prática e enquadramento das componentes de investigação aplicada nos seguintes domínios:

  • Estudos de Opinião

  • Estudos de Mercado e Publicidade

  • Estudos de Avaliação de Programas de Intervenção Psicossocial

  • Análise dos Meios de Comunicação Social

  • Sondagens Eleitorais

Instituições Públicas e Privadas

Organismos da Administração Pública (Serviços Centrais, Centros Regionais, Autarquias Locais, Serviços Diversos)

Empresas de Comunicação Social

Empresas de Marketing e Publicidade

Instituições de Solidariedade Social e Acção Comunitária

Instituições Escolares e de Formação para o Desenvolvimento Regional e Autárquico

Instituições Hospitalares e Centros de Saúde
Outras organizações e empresas públicas e privadas

Nota. Para além dos locais de estágio definidos por protocolo com a FPCE/UC, os alunos podem propor outros locais de estágio, desde que as actividades neles desenvolvidas sejam compatíveis com os objectivos da Área de Pré-Especialização em Psicologia Social e estejam garantidas as condições de acompanhamento e supervisão.

 

Text Box: Componentes

Na Área de Pré-Especialização em Psicologia Social, as 25 unidades de crédito atribuídas ao Estágio (cf. Plano de Estudos da Licenciatura em Psicologia) serão distribuídas pelas componentes de intervenção e investigação do seguinte modo:

Intervenção (15 unidades de crédito)

  • Actividades de natureza prática desenvolvidas no local de estágio

Investigação (10 unidades de crédito)

  • Participação em Seminários Temáticos (orientados por docentes e investigadores convidados, nacionais e estrangeiros)

  • Realização de um projecto de investigação fundamental ou aplicada, em articulação com os conteúdos específicos das actividades de natureza prática acima mencionadas.

 

Text Box: Orientação

Cada aluno estagiário terá como orientador principal um dos docentes da Área de Pré-Especialização em Psicologia Social.

Nos estágios exteriores à FPCE/UC, será, igualmente, acompanhado por um supervisor local.

 

Text Box: Avaliação

No termo do Estágio, todos os alunos deverão entregar e discutir oralmente o respectivo Relatório de Actividades que inclui obrigatoriamente os seguintes elementos:

  • Balanço Crítico das actividades de natureza prática realizadas no local de estágio;

  • Relatório da Investigação fundamental ou aplicada desenvolvida em articulação com as actividades de natureza prática.

Para além do Relatório de Actividades e da respectiva discussão, a classificação final terá em consideração a avaliação contínua do orientador e, se for esse o caso, do supervisor local.

No conjunto dos elementos de avaliação, a ponderação da componente de intervenção será de 0.60 e a da componente de investigação de 0.40.

 

Psicologia Social I

NIIPS

Psicologia Social II

Última actualização: 2004-04-15