|
|
Área de Pré-Especialização em Psicologia Social |
|
|
|
|
||||||||||||||||||||||||||||
As unidades curriculares específicas da Área de Pré-Especialização em Psicologia Social organizam-se em quatro conjuntos:
Nos três primeiros conjuntos de unidades curriculares, os conteúdos programáticos dividem-se em 32 módulos de ensino-aprendizagem, subordinados à problemática central da disciplina. Para o ano lectivo de 2003/04, os módulos são os que abaixo se indicam. O Estágio, com duração anual, comporta, nos termos do nº 1 do art. 4º do Despacho nº 16 585/2000, uma componente de intervenção e uma componente de investigação em Psicologia Social. |
|
|||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sistemas de Atitudes e Persuasão Social | |
|
|
Percepção e Explicação das Condutas Sociais (Percepção, Atribuição e Inferência Social) | |
|
|
Linguagem e Comunicação | |
|
|
Representações Sociais e Pensamento Social | |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Self, Auto-Apresentação e Regulação Social das Emoções | |
|
|
Atracção Interpessoal e Relações Íntimas | |
|
|
Sexualidade e Amor | |
|
|
Agressão e Altruísmo | |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Estruturas e Dinâmica de Grupos | |
|
|
Influência Social em Pequenos Grupos | |
|
|
Categorização Social, Identidade Social e Relações Intergrupos | |
|
|
Estereótipos, Preconceito e Discriminação | |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Metodologia da Investigação em Psicologia Social Sumários Pauta 2005/06 |
|
|
Problemas Especiais de Design, Análise, Medição e Generalização em Psicologia Social | |
|
|
Inquérito Psicossocial, Observação Sistemática e Análise de Conteúdos | |
|
|
Avaliação de Programas de Intervenção Psicossocial | |
|
|
Análise Multivariada de Dados | |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Racismo e Conflitos Étnicos | |
|
|
Justiça e Violência Social | |
|
|
Religião e Comportamentos Religiosos | |
|
|
Ecologia e Psicologia Ambiental | |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Género e Identidade Social | |
|
|
Comportamento do Consumidor, Publicidade e Marketing | |
|
|
Política e Comportamento Eleitoral | |
|
|
Cultura e Comunicação de Massas | |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Contextos da Psicologia Social I: Organizações e Instituições da Administração Pública |
|
|
Disciplina do 5º Ano: Início no ano lectivo de 2004/05 Os conteúdos específicos dos Módulos 25 a 28 serão definidos até ao final do ano lectivo de 2003/04, em função das problemáticas de intervenção dos futuros psicólogos sociais e dos respectivos locais de Estágio. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nota. A disciplina de Contextos da Psicologia Social I, cuja problemática se centrará nas modalidades de intervenção do psicólogo social na esfera das organizações e dos organismos da administração pública, será precedida pela frequência das disciplinas de Comportamento Organizacional I e II (disciplinas da Área de Psicologia das Organizações recomendadas pela Área de Psicologia Social - cf. Estrutura Curricular). A contextualização das actividades do psicólogo social no domínio da Educação e das Instituições Educativas será feita nas disciplinas de Questões Aprofundadas de Psicossociologia de Educação I e II (disciplinas da Área de Psicologia da Educação recomendadas pela Área de Psicologia Social - cf. Estrutura Curricular). A contextualização das actividades do psicólogo social na esfera da Saúde e das Instituições Hospitalares será feita na disciplina de Contextos da Psicologia Social II. |
|
|
|
|
|
|
|
Contextos da Psicologia Social II: Saúde e Instituições Hospitalares |
|
|
Disciplina do 5º Ano: Início no ano lectivo de 2004/05 Os conteúdos específicos dos Módulos 29 a 32 serão definidos até ao final do ano lectivo de 2003/04, em função das problemáticas de intervenção dos futuros psicólogos sociais e dos respectivos locais de Estágio. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nota. A disciplina de Contextos da Psicologia Social II, cuja problemática se centrará nas modalidades de intervenção do psicólogo social na esfera da saúde e da prevenção da doença, situa-se na continuidade das problemáticas desenvolvidas na disciplina de Psicologia da Saúde do 3º ano do Ciclo Básico - (cf. 3º Plano de Estudos da Licenciatura em Psicologia). A contextualização das actividades do psicólogo social no domínio da Educação e das Instituições Educativas será feita nas disciplinas de Questões Aprofundadas de Psicossociologia de Educação I e II (disciplinas da Área de Psicologia da Educação recomendadas pela Área de Psicologia Social - cf. Estrutura Curricular). A contextualização das actividades do psicólogo social na esfera das Organizações e dos Organismos da Administração Pública será feita na disciplina de Contextos da Psicologia Social I. |
|
|
|
|
|
|
|
|
||
Tal como se pode ler no nº 3 do respectivo Preâmbulo, o presente Plano de Estudos da Licenciatura em Psicologia organiza as diversas unidades curriculares de modo "a corresponder às exigências de uma formação inicial que se pretende sólida, no domínio dos fundamentos, eficiente, no domínio da preparação para o desempenho de funções no campo da prática, e suficientemente ampla para possibilitar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduações, mestrados e doutoramentos". Neste contexto, os Estágios Curriculares do 5º Ano deixaram de se centrar quase exclusivamente na formação prática para incluírem uma componente específica de investigação, dando-se como objectivo: permitir o contacto directo dos alunos com as actividades de investigação e de intervenção psicológicas específicas da área de pré-especialização escolhida e facilitar a sua inserção no futuro meio profissional (Despacho nº 16 585/2000, Art. 4º, Nº 1) Em conformidade com este objectivo, o Estágio na Área de Pré-Especialização em Psicologia Social comporta uma valência dupla de intervenção e investigação. |
||
|
||
Nos termos do nº 2 do art. 4º do despacho acima mencionado, o Estágio "realiza-se em locais da própria Faculdade e em instituições, públicas ou privadas, que prosseguem objectivos afins às áreas de pré-especialização, mediante protocolo acordado entre estas e a Universidade de Coimbra". No caso da Área de Pré-Especialização em Psicologia Social, são os seguintes os locais de estágio: |
||
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
||
|
||
|
||
Formação teórica e prática e enquadramento das componentes de investigação aplicada nos seguintes domínios:
|
||
Instituições Públicas e Privadas |
||
|
Organismos da Administração Pública (Serviços Centrais, Centros Regionais, Autarquias Locais, Serviços Diversos) |
|
|
Empresas de Comunicação Social |
|
|
Empresas de Marketing e Publicidade |
|
|
Instituições de Solidariedade Social e Acção Comunitária |
|
|
Instituições Escolares e de Formação para o Desenvolvimento Regional e Autárquico |
|
Instituições Hospitalares e Centros de Saúde | ||
Outras organizações e empresas públicas e privadas | ||
Nota. Para além dos locais de estágio definidos por protocolo com a FPCE/UC, os alunos podem propor outros locais de estágio, desde que as actividades neles desenvolvidas sejam compatíveis com os objectivos da Área de Pré-Especialização em Psicologia Social e estejam garantidas as condições de acompanhamento e supervisão. |
||
|
|
|
Na Área de Pré-Especialização em Psicologia Social, as 25 unidades de crédito atribuídas ao Estágio (cf. Plano de Estudos da Licenciatura em Psicologia) serão distribuídas pelas componentes de intervenção e investigação do seguinte modo: |
||
|
|
Intervenção (15 unidades de crédito) |
|
||
|
|
Investigação (10 unidades de crédito) |
|
||
|
||
Cada aluno estagiário terá como orientador principal um dos docentes da Área de Pré-Especialização em Psicologia Social. Nos estágios exteriores à FPCE/UC, será, igualmente, acompanhado por um supervisor local. |
||
|
||
No termo do Estágio, todos os alunos deverão entregar e discutir oralmente o respectivo Relatório de Actividades que inclui obrigatoriamente os seguintes elementos:
Para além do Relatório de Actividades e da respectiva discussão, a classificação final terá em consideração a avaliação contínua do orientador e, se for esse o caso, do supervisor local. No conjunto dos elementos de avaliação, a ponderação da componente de intervenção será de 0.60 e a da componente de investigação de 0.40. |
|
||||||||
Última actualização: 2004-04-15 |
||||||||