Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
– Universidade de Coimbra |
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Mestrado
Integrado em Psicologia (1ª Fase / 2º Ano / 1º Semestre) |
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Disciplina: METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA
I |
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Docentes: Prof. Doutor
Valentim Rodrigues Alferes, Mestre Lisete
dos Santos Mónico e Mestre Cláudia
Abreu Lopes |
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E-mail: mipsicol1@gmail.com |
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SUMÁRIOS (2009/10)
Aulas Teóricas
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Aulas Práticas
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DATA: 2009-09-17 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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Ínicio do
curso: objectivos (competências a adquirir/resultados de aprendizagem
esperados), conteúdos programáticos,
bibliografia e orientações bibliográficas, recursos internet, metodologias de
ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação. |
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Provas de avaliação: tipos,
conteúdos, calendarização e ponderação. |
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Constituição das turmas das aulas
práticas. |
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Bibliografia |
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Ver Bibliografia. |
Recursos Internet |
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Ver Recursos Internet. |
Tarefas/Observações |
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Ler Ref. 1 (pp. 11-57). |
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Ler o artigo: Alferes,
V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C. A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios
de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas
de psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século
XX. Análise Psicológica, 27(1), 3-20. |
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Explorar os Recursos Internet durante 120 minutos. |
DATA: 2009-09-24 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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1. INTRODUÇÃO: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA 1.1. Considerações preliminares de natureza
epistemológica 1.2. Teorias e hipóteses científicas. Programas
de investigação. |
Bibliografia |
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Refs. 1 (pp. 11-57), 5
(caps. 1 e 4) e 6 (cap. 1) |
Documentos |
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A Ilha da Investigação
(site de Investigação Científica em Psicologia – Exercício 1) |
Recursos Internet |
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Tarefas/Observações |
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Fazer Exercício 1 – O
processo de Investigação Científica (Ref. 1, pp. 20 e 98). |
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Explorar Research Methods
Knowledge Base – Bill Trochim durante 120 minutos. |
DATA: 2009-10-01 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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2. METODOLOGIA GERAL: ESTRATÉGIAS DE
INVESTIGAÇÃO 2.1. Investigações experimentais 2.1.1. Das
hipóteses científicas à planificação das experiências 2.1.1.1. Variáveis independentes 2.1.1.2. Variáveis dependentes 2.1.1.3. Planos experimentais: Aspectos gerais. |
|
Um exemplo de investigação experimental: Aronson,
E., & Mills, J. (1959). Effect of severity of initiation on liking for a
group. Journal of
Abnormal and Social Psychology, 59, 177-181. [PDF] |
Bibliografia |
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Refs. 1 (pp. 11-57), 5
(caps. 1 e 4) e 6 (cap. 1) |
Documentos |
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Variáveis: Definições e relações
(PowerPoint) |
Recursos Internet |
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Tarefas/Observações |
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Explorar Research Methods
Knowledge Base – Bill Trochim durante 120 minutos. |
DATA: 2009-10-08 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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Tarefas/Observações |
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Terminar todas as tarefas
propostas nas três lições anteriores. |
DATA: 2009-10-15 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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Continuação e termo do
sumário da lição T_03. |
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2.1.2.
Validade das investigações experimentais 2.1.2.1. Definição e dimensões da validade |
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2.1.3.
Planos experimentais 2.1.3.1. Planos unifactoriais - Plano unifactorial
completamente aleatorizado |
Bibliografia |
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Refs. 1 (pp. 59-73), 5
(cap. 2), 6 (cap. 2) e 9 (pp. XV-XXI e 1-32) |
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Refs. 6 (cap. 11) e 20
(pp. 200-254) |
Recursos Internet |
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Documentos |
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Tarefas/Observações |
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Decomposição das fontes
de variabilidade do plano unifactorial
completamente aleatorizado. |
DATA: 2009-10-22 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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Continuação
e termo do sumário da Lição T_05. |
DATA: 2009-10-29 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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2.1.2.
Validade das investigações experimentais [...] 2.1.2.2. Validade estatística |
Bibliografia |
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Ref. 9 (pp. 33-53) |
Documentos |
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Síntese
das ameaças à validade das inferências: Extractos
de Shadish et al. (2002) [PDF] |
Recursos Internet |
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Statistical Methods in Psychology
Journals: Guidelines and Explanations |
Tarefas/Observações |
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Navegar 60 minutos nos
recursos acima mencionados. |
DATA: 2009-11-05 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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Continuação
e termo da Lição T_07. |
Tarefas/Observações |
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Balanço e síntese: Refazer integramente o Exercício
1 (Ref. 1, pp. 20 e 98; ver Ilha da Investigação: |
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Reler: Ref 1 (pp. 5-72). |
DATA: 2009-11-12 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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Não houve
aula (doença do docente). |
Tarefas/Observações |
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Cf. Sumário da lição
anterior. |
DATA: 2009-11-19 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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2.1.2.
Validade das investigações experimentais [...] 2.1.2.3. Validade interna |
Bibliografia |
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Refs. 1 (pp. 101-103), 5
(cap. 2), 6 (caps. 11 e 20) e 9 (pp. 53-63) |
Documentos |
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Síntese
das ameaças à validade das inferências: Extractos
de Shadish et al. (2002) [PDF] |
Recursos Internet |
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Tarefas/Observações |
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Navegar 120 minutos no (e a partir do) APA
Style Site. |
DATA: 2009-11-26 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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2.1.2.
Validade das investigações experimentais [...] 2.1.2.4. Validade teórica (ou de constructo) 2.1.2.5. Validade externa 2.1.2.6. Relações
entre as quatro dimensões da validade. Problemas de terminologia e questões
epistemológicas. |
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Estrutura de um artigo científico |
Bibliografia |
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Refs. 5 (cap. 6) e 9 (pp.
64-82, 83-93 e 93-102) |
Documentos |
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Síntese
das ameaças à validade das inferências: Extractos
de Shadish et al. (2002) [PDF] |
Recursos Internet |
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Síntese
das ameaças à validade das inferências: Extractos
de Shadish et al. (2002) [PDF] |
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Tarefas/Observações |
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Navegar 120 minutos no (e
a partir do) APA Style Site. |
DATA: 2009-12-03 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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Continuação
e termo do sumário da Lição T_11. |
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Tipos de variáveis independentes e dependentes
(recapitulação e síntese) |
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Validade e fidelidade das medidas: A perspectiva
psicométrica - Articulação com a perspectiva campbelliana
(experimental) e com a perspectiva do “erro total do inquérico” (a
desenvolver no programa de MIP II) - Concepção clássica da validade e fidelidade das
medidas - Concepção unificada da validade e fidelidade das
medidas |
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Continuação
e termo do sumário da Lição P_11. |
Bibliografia |
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Refs. 5 (pp. 36-57 e
79-84) e 25 (pp. 339-357). |
Recursos Internet |
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DATA: 2009-12-10 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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Continuação e termo do sumário da Lição T_10. |
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2.3. Investigações não experimentais 2.3.1.
Características específicas. Problemas de validação e relevância
prática. 2.3.2.
Limitações dos ex post facto
designs 2.3.3.
Quantificação da covariação 2.3.3.1.
Coeficientes de correlação: Significação estatística e variância
partilhada. Relações não lineares. 2.3.3.2. Outras medidas de associação 2.3.4. Correlação, previsão e causalidade.
Coeficientes de determinação e coeficientes de regressão. O problema da
inferência causal a partir da covariação: Direccionalidade e “terceira
variável”. Soluções parciais para o problema da inferência causal. 2.3.5. A interpretação causal de dados
correlacionais: Análise da regressão múltipla e “modelação causal” (causal modeling). |
Bibliografia |
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|
Aspectos teóricos e
metodológicos: Ref. 9 (cap. 8) Aspectos estatísticos:
Refs. 4 (caps. 2 e 3) e 18 (caps. 9 e 15) E10: Ref. 1 (pp. 110-113
e 149-152). |
Recursos Internet |
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Documento Análise da correlação/regressão. |
Tarefas/Observações |
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Fazer o Exercício E10. |
DATA: 2009-12-17 |
HORÁRIO: 14:30-16:30 |
LOCAL: PMR |
Sumário |
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Continuação e termo do sumário da Lição
T_13. |
|
2.2. Investigações quasi-experimentais 2.2.1.
Características específicas. Problemas de validação e relevância
prática. 2.2.2.
Planos quasi-experimentais 2.2.2.1. Planos com grupo de controlo não
equivalente 2.2.2.2. Planos de séries temporais interrompidas 2.2.2.3. Planos de séries temporais e estudo
científico dos casos individuais 2.2.2.4.
Combinação dos planos de séries temporais interrompidas com os planos
com grupo controlo não equivalente 2.2.3. Planos quasi-experimentais e investigação
de campo. “Investigação-acção”. Avaliação de programas de intervenção. |
|
Termo do curso. Indicações para o curso de Metodologia
da Investigação em Psicologia II. |
Bibliografia |
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Refs. 9 (4, 5, 6 e 7) e 21 (pp. 201-226) |
Recursos Internet |
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Tarefas/Observações |
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Para efeitos da Prova de
Avaliação de Tipo A, considera-se suficiente a leitura das pp. 201-223 da
Ref. 21. |
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Ver e CUMPRIR as INDICAÇÕES e os PRAZOS para a entrega da Prova de Tipo B. |
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DATA: 2009-09-14/17 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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Organização
e modos de funcionamento das aulas práticas (ver turmas das aulas práticas). |
DATA: 2009-09-21/24 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
|
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Continuação
e termo do Exercício 1: O processo de investigação científica. |
Bibliografia |
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Ref. 1 (pp. 20-29 e 98). |
Recursos Internet |
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Tarefas/Observações |
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Revisão das estatísticas
descritivas (Fazer Exercício 2, Ref. 1, pp. 98-100, 111 e 131-134). |
DATA: 2009-09-28/10-01 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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Modos de
produção e de difusão dos artigos científicos em psicologia. |
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Estratégias
de pesquisa bibliográfica: |
- |
Bases
referenciais (PsycINFO)
e bases de texto integral (PsycARTICLES,
Academic
Search Complete, Business
Source Complete e ProQuest
Psychology Journals). |
- |
Estrutura da B-on (Biblioteca do Conhecimento Online) e da Web of Knowledge. |
|
[Nota: Os links acima só funcionam se
estiver conectado à Internet a partir das redes da FPCE e/ou da UC] |
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Citações
textuais e listas de referências bibliogáficas: O estilo da APA |
Documentos |
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Modos de produção e circulação da
informação científica (PowerPoint) |
Bibliografia |
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Refs. 2 (pp. 345-361) e
11 |
Recursos Internet |
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APA Guias
online APA Citation Guide - Ohio State
University APA Formatting and
Style Guide - Purdue University APA Reference Style – Baker &
Henrichsen APA Citation Style - Robert Delaney Outros links |
Tarefas/Observações |
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|
“Navegar” 120 minutos nas
bases referenciais e de texto integral acima mencionadas. |
|
Fazer as
entradas numa lista de referências bibliográficas e indicar o modo como faria
citações no corpo do texto das seguintes obras: - Livro - Livro - Capítulo 1 do livro
(informação: o capítulo 1 termina na p. 24) - 2º artigo (pp. 775-788)
do no. 5 do Vol. 92 do Journal of
Personality and Social Psychology (obtenha o artigo via PsycARTICLES) |
DATA: 2009-10-08 |
HORÁRIO: 11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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Continuação
e termo do sumário da Lição P_03. |
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Recursos Internet |
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Tarefas/Observações |
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Ver os Free APA Style
Tutorials e navegar 60 minutos nos recursos acima indicados. |
DATA: 2009-10-12/15 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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Exercício
3: Distribuição aleatória e permutação da ordem dos tratamentos. |
Bibliografia |
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Ref. 1 (pp. 73-92,
100-101 e 223-234). |
Recursos Internet |
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Planos
Experimentais: Aleatorização (Primeira versão, 2002) Simple
and Complex Random Assignment in Experimental Designs (Segunda versão, 2009) |
Tarefas/Observações |
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Refazer “manualmente” os
procedimentos exemplificados no SPSS. |
DATA: 2009-10-19/22 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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Continuação
e termo do sumário da Lição P_05. |
DATA: 2009-10-26/29 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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Exercício 5: Análise da variância de planos unifactoriais
completamente aleatorizados. |
|
T de
Student como caso particular da ANOVA. |
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Modalidades
de explicitação das hipóteses científicas: A grelha de McGuire (2004). |
Bibliografia |
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Refs. 1 (pp. 103-104,
137-142 e 235-236) e 20 (pp. 200-254). McGuire, W. J. (2004). A
perspectivist approach to theory construction. Personality and Social Psychology Review, 8, 173-182. [PDF] |
Documentos |
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Recursos Internet |
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Tarefas/Observações |
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Refazer o Exercício 5. |
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Matéria a concluir nas
aulas práticas de 4 e 5 de Novembro de 2008. |
DATA: 2009-11-02/05 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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|
Medidas do tamanho do
efeito (continuação e termo do Exercício 5) |
Documentos |
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|
Documento: Medidas do tamanho do efeito |
Bibliografia |
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Ref. 1 (pp. 103-104, 137-142
e 235-236). |
Tarefas/Observações |
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|
Balanço e síntese: Refazer integramente os Exercícios 2, 3, 4 e 5
(Ref. 1, pp. 73-92, 95-104, 129-142 e 223-234; Bases de
Dados / Outputs). |
|
Refazer o Exercício 3 recorrendo aos programas SCRAED. |
DATA: 2009-11-09/12 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
|
|
Não houve
aula (doença do docente). |
Tarefas/Observações |
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|
Cf. Sumário da lição
anterior. |
DATA: 2009-11-16/19 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
|
|
Exercício
8: Análise da variância de planos factoriais. |
Bibliografia |
|
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Refs. 1 (pp. 107-108,
144-146 e 237-238) e 20 (pp. 256-296). |
Recursos Internet |
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|
SPSS Syntax Files - Análise
da Variância ANOVA
Bifactorial: Medidas de Associação e do Tamanho do Efeito e Poder Observado |
Tarefas/Observações |
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Refazer o Exercício 8 e
aplicar a sintaxe a novos problemas. |
DATA: 2009-11-23/26 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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|
Exercício
6: Análise da variância de planos de medidas repetidas. |
|
Exercício
9: Análise da variância de blocos aleatorizados. |
Bibliografia |
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E6: Refs. 1 (pp. 104-106
e 143-144) e 20 (pp. 298-342 e 361-379). |
Recursos Internet |
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Tarefas/Observações |
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Refazer os Exercícios 6 e
9. |
DATA: 2009-11-30/12-03 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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|
Equivalentes não
paramétricos da ANOVA: O teste do Qui-quadrado (Homogeneidade). Os testes do Qui-quadrado
da qualidade do ajustamento e da independência. |
Documentos |
|
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Documento: Qui-quadrado (zip). |
DATA: 2009-12-07/10 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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Prova de Avaliação de
Tipo C (alunos com No. de Faculdade par). |
DATA: 2009-12-14/17 |
HORÁRIO: 14:30-16:30/17:00-19:00/11:30-13:30 |
LOCAL: Informática |
Sumário |
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|
Prova de Avaliação de
Tipo C (alunos com No. de Faculdade ímpar). |
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