METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA II

 

 

Docentes

Objectivos Principais

Rubricas Programáticas

 

 

Métodos de Ensino / Recursos

Estratégias de Avaliação

Bibliografia Fundamental

 

 

Sumários | Documentos | Exercícios | Avaliação

2000-01

2001-02

2002-03

 

 

 Docentes

Prof. Doutor Valentim Rodrigues Alferes    [valferes@fpce.uc.pt]

Lic.ª Lisete dos Santos Mónico   [lisete_monico@fpce.uc.pt]

Lic.ª Cláudia Abreu Lopes   [calopes@fpce.uc.pt]

 

 Objectivos principais

 

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS 

A. Desenvolver e aperfeiçoar as competências teóricas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados. 

B. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e de crítica metodológicas da literatura psicológica, através da avaliação de relatórios de investigação publicados em revistas científicas. 

C. Possibilitar a discussão teórico-metodológica de questões e problemas específicos no domínio das ciências psicológicas. 

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS 

            Vertente técnico-prática dos objectivos acima referidos.

 

 Rubricas programáticas

 

AULAS TEÓRICAS/TEÓRICO-PRÁTICAS

O programa das aulas teóricas das disciplinas de Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I, II e III comporta as seguintes unidades:

Unidade A - Metodologia geral: Estratégias de investigação

Subunidade A1 - Investigações experimentais

Subunidade A2 - Investigações quasi-experimentais

Subunidade A3 - Investigações não experimentais

Unidade B - Metodologia específica: Técnicas de recolha e tratamento de informação

Subunidade B1 - Recolha de informação (estudo de documentos, observação sistemática e
                          inquérito psicossocial)

Subunidade B2 - Análise de dados

Unidade C - Revisão e análise crítica da literatura científica

A Subunidade A1 é leccionada em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I; as Subunidades A2 e A3 em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia II e as Subunidades B1 e B2 em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia III. A Unidade C é objecto das três disciplinas.

 [continuação do programa de MICP I]

2.2  Investigações quasi-experimentais [Subunidade A2]

2.2.1     Características específicas. Problemas de validação e relevância prática.

2.2.2     Planos quasi-experimentais

2.2.2.1    Planos com grupo de controlo não equivalente: Factores específicos condicionantes da validade, análise estatística e interpretação dos resultados.

2.2.2.2    Planos de séries temporais interrompidas: Factores especí­ficos condicio-nantes da validade, análise estatística e interpretação dos resultados.

2.2.2.3    Planos de séries temporais e estudo científico dos casos indi­viduais

2.2.2.4    Combinação dos planos de séries temporais interrompidas com os planos com grupo controlo não equivalente

2.2.3     Planos quasi-experimentais e investigação de campo. “Investigação-acção”. Avaliação de programas de intervenção.

2.3. Investigações não experimentais [Subunidade A3]

2.3.1     Características específicas. Problemas de validação e relevância prática.

2.3.2     Limitações dos ex post facto designs

2.3.3     Quantificação da covariação

2.3.3.1    Coeficientes de correlação: Significação estatística e variância partilhada. Relações não lineares.

2.3.3.2    Outras medidas de associação

2.3.4     Correlação, previsão e causalidade. Coeficientes de determinação e coeficientes de regressão. O problema da inferência causal a partir da covariação: Direccionalidade e “terceira variável”. Soluções parciais para o problema da inferência causal.

2.3.5     A interpretação causal de dados correlacionais: Análise da regressão múltipla e “modelação causal” (causal modeling).

 [ver continuação do programa em MICP III]  

4  Revisão e análise crítica da literatura científica [Unidade C]

4.1   Estrutura e características fundamentais de um relatório de investigação

4.2    Análise "qualitativa" da literatura científica

4.2.1     Estratégias e dificuldades na pesquisa bibliográfica. Consulta de bases de dados bibliográficos.

4.2.2     Revisão crítica da literatura e natureza dos projectos de investigação

4.3    Análise "quantitativa" da literatura científica: Introdução à meta-análise.

  [Para o programa completo das disciplinas de Metodologia da Investigação Científica
 em Psicologia I, II e III, cf. Alferes, 1997, Capítulo I (Secção 1.4)]

 

AULAS PRÁTICAS/TRABALHOS DE CAMPO

O programa das aulas práticas das disciplinas de Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I, II e III comporta as Unidades D e E.

Unidade D - Exercícios práticos

Subunidade D1 - Construção, análise estatística (assistida por computador) e interpreta-
                         ção dos resultados de planos de investigação empírica

Subunidade D2 - Análise e crítica metodológica de relatórios de investigação (artigos de
                         revista) previamente publicados no domínio das ciências psicológicas

Unidade E - Elaboração, discussão e acompanhamento de projectos de iniciação à
                    investigação

 

[Para descarregar as Bases de Dados utilizadas nos exercícios práticos Clique Aqui]

[Para o enunciado integral e soluções dos exercícios práticos, cf. Alferes, 1997, Capítulos IV e V]

[Para os Outputs SPSS relativos aos exercícios práticos Clique Aqui]

 

 Métodos de ensino | Recursos

 

Exposições teóricas | Discussão em grupo | Exercícios práticos | Elaboração e realização de projectos de investigação 

Recursos audio-visuais

Recursos informáticos / Internet

Programas: SPSS, STATISTICA, STATVIEW, SYSTAT, LISREL e EQS

Links to Statistical Software Providers

 

Programas online: Interactive Statistics Pages

Programas e rotinas complementares do SPSS: Raynald's SPSS Tools  SPSS Syntax Files

Exercícios práticos: Outputs SPSS

Outros sites: Survey Research Center (Princeton)  |  Logic & Fallacies   | Bill Trochim’s Center for Social Research Methods | David A. Kenny's Homepage

 

 

 Estratégias de avaliação

 

Ver Regras Gerais de Avaliação em vigor na FPCE/UC

 

 

 Bibliografia fundamental

 

 

Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

 Bases de Dados [SPSS e EXCEL]

Exercícios práticos: Outputs SPSS

Programas e rotinas complementares do SPSS

Alferes, V. R. (2001). Guia de pesquisa bibliográfica (2ª ed.). Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação [NIIPS – Cadernos de Metodologia da Investigação, 1].

Versão Online

American Psychological Association (2001). Publication manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.

 APA Style Site

Statistical Methods in Psychology Journals: Guidelines and Explanations

Andrews, F. M., Klem, L., Davidson, T. N., O'Malley, P. M., & Rodgers, W. L. (1981). A guide for selecting statistical techniques for analyzing social science data. Ann Arbor: Institute for Social Research.

Versão Interactiva Online

Barlow, D. H., & Hersen, M. (1984). Single case experimental designs (2nd ed.). New York: Pergamon.

Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (1966). Experimental and quasi-experimental designs for research. Chicago: Rand McNally.

Cohen, J., & Cohen, P. (1983). Applied multiple regression/correlation analysis for the behavioral sciences (2nd ed.). Hillsdale, NJ: Erlbaum.

CooK, T. D., & Campbell, D. T. (1979). Quasi-experimentation: Design and analysis issues for field settings. Boston: Houghton Mifflin.

Gilbert, D. T., Fiske, S. T., & Lindzey, G. (Eds.).(1998). Handbook of social psychology (4th ed., Vol. 1). New York: McGraw-Hill.

Howell, D. C. (1997). Statistical methods for psychology (4th ed.). Belmont, CA: Duxbury Press [Fifth Edition]. 

David Howell's Homepage

Judd, C. M., Smith, E. R., & Kidder, L. H. (1991). Research methods in social relations (6th ed). New York: Holt, Rinehart & Winston.

Charles Judd's Homepage

Kiess, H. O., & Bloomquist, D. W. (1985). Psychological research methods: A conceptual approach. Boston: Allyn and Bacon.  

Kiess, H. O. (2001). Statistical concepts for the behavioral sciences (3rd ed.). Boston: Allyn & Bacon.  

Hal Kiess's Homepage

Neale, J. M., & Liebert, R. M. (1986). Science and behavior: An introduction to methods of research (3rd ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.

Nunnally, J. C., & Bernstein, I. (1994). Psychometric theory (3rd ed.). New York: McGraw Hill.

Rosenthal, R., & Rosnow, R. L. (1991). Essentials of psychological research: Methods and data analysis (2nd ed.). New York: McGraw-Hill.  

Rosnow, R. L., & Rosenthal, R. (1999). Beginning behavioral research: A conceptual primer (3rd ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall [Fourth Edition].

Rossi, P. H., Wright, J. D., & Anderson, A. B. (Eds.).(1983). Handbook of survey research. New York: Academic Press.

Sales, B. D., & Folkman, S. (Eds.).(2000). Ethics in research with human participants. Washington, DC: American Psychological Association.

Ethical Principles of Psychologists and Code of Conduct

Shadish, W. R., CooK, T. D., & Campbell, D. T. (2001). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin.

Stevens, J. (1996). Applied multivariate statistics for the social sciences (3rd ed.). New York: Erlbaum.

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2001). Using multivariate statistics (4th ed.). Boston: Allyn & Bacon.

Vogt, W. P. (1999). Dictionary of statistics & methodology: A nontechnical guide for the social sciences (2nd ed). London: Sage.

 

[Para a lista bibliográfica completa, cf. Alferes, 1997, Capítulo VI]  

 

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