METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA II |
Prof. Doutor Valentim Rodrigues Alferes [valferes@fpce.uc.pt] |
NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS A. Desenvolver e aperfeiçoar as competências teóricas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados. B. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e de crítica metodológicas da literatura psicológica, através da avaliação de relatórios de investigação publicados em revistas científicas. C. Possibilitar a discussão teórico-metodológica de questões e problemas específicos no domínio das ciências psicológicas. NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS Vertente técnico-prática dos objectivos acima referidos. |
AULAS TEÓRICAS/TEÓRICO-PRÁTICAS O programa das aulas teóricas das disciplinas de Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I, II e III comporta as seguintes unidades: Unidade A - Metodologia geral: Estratégias de investigação Subunidade A1 - Investigações experimentais Subunidade A2 - Investigações quasi-experimentais Subunidade A3 - Investigações não experimentais Unidade B - Metodologia específica: Técnicas de recolha e tratamento de informação Subunidade B1 - Recolha de informação (estudo de documentos, observação sistemática e Subunidade B2 - Análise de dados Unidade C - Revisão e análise crítica da literatura científica A Subunidade A1 é leccionada em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I; as Subunidades A2 e A3 em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia II e as Subunidades B1 e B2 em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia III. A Unidade C é objecto das três disciplinas. |
[continuação do programa de MICP I]
2.2
Investigações quasi-experimentais [Subunidade A2] 2.2.1
Características específicas. Problemas de validação e relevância
prática. 2.2.2
Planos quasi-experimentais 2.2.2.1
Planos com grupo de controlo não equivalente: Factores específicos
condicionantes da validade, análise estatística e interpretação dos
resultados. 2.2.2.2
Planos de séries temporais interrompidas: Factores específicos
condicio-nantes da validade, análise estatística e interpretação dos
resultados. 2.2.2.3
Planos de séries temporais e estudo científico dos casos individuais 2.2.2.4
Combinação dos planos de séries temporais interrompidas com os
planos com grupo controlo não equivalente 2.2.3
Planos quasi-experimentais e investigação de campo. “Investigação-acção”.
Avaliação de programas de intervenção. 2.3.
Investigações não experimentais [Subunidade A3] 2.3.1
Características específicas. Problemas de validação e relevância
prática. 2.3.2
Limitações dos ex post facto designs 2.3.3
Quantificação da covariação 2.3.3.1
Coeficientes de correlação: Significação estatística e variância
partilhada. Relações não lineares. 2.3.3.2
Outras medidas de associação 2.3.4
Correlação, previsão e causalidade. Coeficientes de determinação
e coeficientes de regressão. O problema da inferência causal a partir
da covariação: Direccionalidade e “terceira variável”. Soluções
parciais para o problema da inferência causal. 2.3.5 A interpretação causal de dados correlacionais: Análise da regressão múltipla e “modelação causal” (causal modeling). |
4
Revisão e análise crítica da literatura científica [Unidade
C] 4.1
Estrutura
e características fundamentais de um relatório de investigação 4.2
Análise
"qualitativa" da literatura científica 4.2.1
Estratégias e dificuldades na pesquisa bibliográfica. Consulta
de bases de dados bibliográficos. 4.2.2
Revisão crítica da literatura e natureza dos projectos de
investigação 4.3
Análise
"quantitativa" da literatura científica: Introdução à
meta-análise. |
AULAS PRÁTICAS/TRABALHOS DE CAMPO O programa das aulas práticas das disciplinas de Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I, II e III comporta as Unidades D e E. Unidade D - Exercícios práticos Subunidade D1
- Construção, análise estatística (assistida por computador) e
interpreta- Subunidade D2
- Análise e crítica metodológica de relatórios de investigação
(artigos de Unidade E - Elaboração, discussão e acompanhamento de projectos de
iniciação à
[Para descarregar as Bases de Dados utilizadas nos exercícios práticos Clique Aqui]
[Para o enunciado integral e soluções dos exercícios
práticos, cf. Alferes, 1997, Capítulos IV e V] [Para os Outputs SPSS relativos aos exercícios práticos Clique Aqui] |
Exposições
teóricas | Discussão em grupo | Exercícios práticos | Elaboração
e realização de projectos de investigação
Recursos
audio-visuais Recursos
informáticos / Internet Programas:
SPSS, STATISTICA, STATVIEW, SYSTAT, LISREL e EQS Links
to Statistical Software Providers Programas
online:
Interactive
Statistics Pages
Programas e rotinas complementares do SPSS:
Raynald's SPSS Tools
Exercícios práticos: Outputs SPSS Outros
sites:
Survey
Research Center (Princeton)
| Logic
& Fallacies |
Ver
Regras Gerais de Avaliação em vigor na FPCE/UC |
Alferes, V. R. (1997).
Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra:
Almedina. Exercícios práticos: Outputs SPSS Programas e rotinas complementares do SPSS
Alferes, V. R. (2001).
Guia de
pesquisa bibliográfica
(2ª ed.). Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
[NIIPS – Cadernos de Metodologia da Investigação, 1]. American
Psychological Association (2001). Publication
manual of the American Psychological Association (5th ed.).
Washington, DC: Author. Statistical
Methods in Psychology Journals: Guidelines and Explanations Andrews,
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W. P. (1999). Dictionary
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sciences (2nd ed). London: Sage. [Para
a lista bibliográfica completa, cf. Alferes, 1997, Capítulo VI] |