METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA I |
Prof. Doutor Valentim Rodrigues Alferes [valferes@fpce.uc.pt] |
NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS A. Desenvolver e aperfeiçoar as competências teóricas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados. B. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e de crítica metodológicas da literatura psicológica, através da avaliação de relatórios de investigação publicados em revistas científicas. C. Possibilitar a discussão teórico-metodológica de questões e problemas específicos no domínio das ciências psicológicas. NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS Vertente técnico-prática dos objectivos acima referidos. |
AULAS TEÓRICAS/TEÓRICO-PRÁTICAS O programa das aulas teóricas das disciplinas de Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I, II e III comporta as seguintes unidades: Unidade A - Metodologia geral: Estratégias de investigação Subunidade A1 - Investigações experimentais Subunidade A2 - Investigações quasi-experimentais Subunidade A3 - Investigações não experimentais Unidade B - Metodologia específica: Técnicas de recolha e tratamento de informação Subunidade B1 - Recolha de informação (estudo de documentos, observação sistemática e Subunidade B2 - Análise de dados Unidade C - Revisão e análise crítica da literatura científica A Subunidade A1 é leccionada em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I; as Subunidades A2 e A3 em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia II e as Subunidades B1 e B2 em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia III. A Unidade C é objecto das três disciplinas. |
1
Introdução: Epistemologia e metodologia 2
Metodologia geral: Estratégias de investigação [Unidade A] 2.1
Investigações
experimentais [Subunidade A1] 2.1.1
Características
fundamentais das investigações experimentais 2.1.2
Diferenças
entre investigações experimentais, quasi-experimentais e não
experimentais: Elementos para uma tipologia das estratégias de
investigação empírica. 2.1.3
Das
hipóteses científicas à planificação das experiências 2.1.3.1
A
"construção" das variáveis: Conceitos e variáveis. O
problema da operacionalização. 2.1.3.2
A natureza das variáveis: Variáveis independentes, dependentes
e intermediárias. 2.1.3.3
Variáveis independentes (VIs) 2.1.3.4
Variáveis dependentes (VDs) 2.1.3.5
Planos experimentais: Hipóteses teóricas e hipóteses estatísticas.
Determinação dos tratamentos ou condições experimentais e identificação
dos pseudofactores a controlar. Especificação do número de unidades
experimentais e da população-alvo. Especificação das regras para
distribuição das unidades pelos tratamentos experimentais. Determinação
das medidas da VD e selecção das técnicas de análise estatística
dos resultados. 2.1.4
Validade
das investigações experimentais 2.1.4.1
Definição e dimensões da validade 2.1.4.2
Validade estatística 2.1.4.3
Validade interna 2.1.4.4
Validade teórica 2.1.4.5
Validade externa 2.1.4.6
Relações entre as quatro dimensões da validade. Problemas de
terminologia e questões epistemológicas. 2.1.5.
Planos experimentais: Construção, análise estatística (ANOVA,
ANCOVA, MANOVA e MANCOVA) e interpretação dos resultados. Comparações
múltiplas, magnitude dos efeitos experimentais e análise do poder. 2.1.5.1
Planos unifactoriais 2.1.5.2
Planos multifactoriais 2.1.5.3
Planos aleatórios com uma ou mais covariáveis. Análise de
covariância (ANCOVA). Controlo estatístico e controlo local: Comparação
entre a análise da covariância, a utilização de blocos e a análise
de resultados diferenciais. 2.1.5.4
Equivalentes não-paramétricos da análise da variância 2.1.5.5
Planos com mais do que uma variável dependente: Análises
multivariadas da variância (MANOVA) e da covariância (MANCOVA). 2.1.5.6
Tipologia das análises da variância e da covariância 2.1.6 Dos problemas teóricos aos problemas éticos subjacentes à experimentação. [ver
continuação do programa em MICP
II] 4
Revisão e análise crítica da literatura científica [Unidade
C] 4.1
Estrutura
e características fundamentais de um relatório de investigação 4.2
Análise
"qualitativa" da literatura científica 4.2.1
Estratégias e dificuldades na pesquisa bibliográfica. Consulta
de bases de dados bibliográficos. 4.2.2
Revisão crítica da literatura e natureza dos projectos de
investigação 4.3
Análise
"quantitativa" da literatura científica: Introdução à
meta-análise. |
AULAS PRÁTICAS/TRABALHOS DE CAMPO O programa das aulas práticas das disciplinas de Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I, II e III comporta as Unidades D e E. Unidade D - Exercícios práticos Subunidade D1
- Construção, análise estatística (assistida por computador) e
interpreta- Subunidade D2
- Análise e crítica metodológica de relatórios de investigação
(artigos de Unidade E - Elaboração, discussão e acompanhamento de projectos de
iniciação à
[Para descarregar as Bases de Dados utilizadas nos exercícios práticos Clique Aqui]
[Para o enunciado integral e soluções dos exercícios
práticos, cf. Alferes, 1997, Capítulos IV e V] [Para os Outputs SPSS relativos aos exercícios práticos Clique Aqui] |
Exposições
teóricas | Discussão em grupo | Exercícios práticos | Elaboração
e realização de projectos de investigação
Recursos
audio-visuais Recursos
informáticos / Internet Programas:
SPSS, STATISTICA, STATVIEW, SYSTAT, LISREL e EQS Links
to Statistical Software Providers Programas
online:
Interactive
Statistics Pages
Programas e rotinas complementares do SPSS:
Raynald's SPSS Tools
Exercícios práticos: Outputs SPSS Outros
sites:
Survey
Research Center (Princeton)
| Logic
& Fallacies |
Ver
Regras Gerais de Avaliação em vigor na FPCE/UC |
Alferes, V. R. (1997).
Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra:
Almedina. Exercícios práticos: Outputs SPSS Programas e rotinas complementares do SPSS
Alferes, V. R. (2001).
Guia de
pesquisa bibliográfica
(2ª ed.). Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
[NIIPS – Cadernos de Metodologia da Investigação, 1]. American
Psychological Association (2001). Publication
manual of the American Psychological Association (5th ed.).
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sciences (2nd ed). London: Sage. [Para
a lista bibliográfica completa, cf. Alferes, 1997, Capítulo VI] |