METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA III |
Prof. Doutor Valentim Rodrigues Alferes [valferes@fpce.uc.pt] Lic.ª Cláudia Abreu Lopes [calopes@fpce.uc.pt] Lic.ª Lisete dos Santos Mónico [lisete_monico@fpce.uc.pt]
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NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS A. Desenvolver e aperfeiçoar as competências teóricas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados. B. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e de crítica metodológicas da literatura psicológica, através da avaliação de relatórios de investigação publicados em revistas científicas. C. Possibilitar a discussão teórico-metodológica de questões e problemas específicos no domínio das ciências psicológicas. NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS Vertente técnico-prática dos objectivos acima referidos. |
AULAS TEÓRICAS/TEÓRICO-PRÁTICAS O programa das aulas teóricas das disciplinas de Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I, II e III comporta as seguintes unidades: Unidade A - Metodologia geral: Estratégias de investigação Subunidade A1 - Investigações experimentais Subunidade A2 - Investigações quasi-experimentais Subunidade A3 - Investigações não experimentais Unidade B - Metodologia específica: Técnicas de recolha e tratamento de informação Subunidade B1 - Recolha de informação (estudo de documentos, observação sistemática e Subunidade B2 - Análise de dados Unidade C - Revisão e análise crítica da literatura científica
A Subunidade A1 é leccionada em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I; as Subunidades A2 e A3 em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia II e as Subunidades B1 e B2 em Metodologia da Investigação Científica em Psicologia III. A Unidade C é objecto das três disciplinas. |
[continuação do programa de MICP II]
3
Metodologia específica: Técnicas de recolha e tratamento de
informação [Unidade B] 3.1
Recolha de informação [Subunidade B1] 3.1.1
Tipologia e funções das técnicas de recolha de informação 3.1.2
Estudo de documentos 3.1.2.1
Natureza e quantidade dos documentos a analisar 3.1.2.2
Selecção de documentos e constituição de bases de dados 3.1.2.3
Da análise documental à análise de conteúdos: Hipóteses de
investigação e modelos de análise. Questões de método e problemas técnicos. 3.1.3
Observação sistemática 3.1.3.1
Parâmetros da observação: Funções, autor(es), objecto, grau
de inferência, tipo de notação, situação, grau de liberdade e
momento da observação (tipologia de De Ketele). Outras tipologias da
observação. 3.1.3.2
Técnicas de registo do comportamento e construção de grelhas
de observação 3.1.3.3
Observação participante: Problemas metodológicos e técnicas
específicas. 3.1.3.4
Processamento dos dados da observação, modelos de análise e
problemas de validação 3.1.4.
Inquérito 3.1.4.1
Dos objectivos da investigação à formulação das hipóteses 3.1.4.2
Questões e conceitos 3.1.4.2.1
Operacionalização das hipóteses 3.1.4.2.2
Conteúdos do inquérito 3.1.4.2.2.1 Natureza da informação: Categorias sociais; relatos do comportamento passado; atitudes, crenças e valores; intenções comportamentais; informação “sensível”, passada, presente ou futura. 3.1.4.2.2.2
Tipos de questões: Questões de produção (abertas ou
codificadas) vs. questões de selecção (escolha dicotómica, escolha múltipla
ou ordenação). 3.1.4.2.2.3
Indicações práticas e erros comuns a evitar na redacção das
questões 3.1.4.3
População e amostra 3.1.4.3.1 Inquéritos “analíticos” e inquéritos
“enumerativos”. O problema da representatividade das amostras. 3.1.4.3.2 Técnicas de amostragem: Amostragem aleatória
simples, amostragem sistemática, amostragem estratificada, amostragem
por clusters e amostragem multi-etapas. Planos de amostragem,
tamanho da amostra e estimação dos erros. 3.1.4.4.
Modos de administração 3.1.4.4.1 Entrevista 3.1.4.4.2 Questionário 3.1.4.4.3 Variantes e combinações dos modos de administração.
Condicionantes psicossociais e coordenadas espácio-temporais da situação
de administração. 3.1.4.4.4 O uso da metodologia do inquérito na análise de
“histórias de vida” 3.1.4.5
Apuramento, codificação e processamento das respostas 3.1.4.6
Modelos de análise e problemas de validação 3.2
Análise de dados [Subunidade B2] 3.2.1
Classificação das técnicas de análise de dados e critérios
de utilização. Relações de dependência e de interdependência.
Modelos estatísticos e escalas de medida. 3.2.2
Medidas de associação e de determinação. Índices de concordância. 3.2.3
Análise psicométrica 3.2.3.1
Teoria psicométrica: Medição, fidelidade e validade; erros de
medição aleatórios e não aleatórios. 3.2.3.2
Métodos de avaliação da fidelidade 3.2.3.3
Análise da consistência interna 3.2.3.4
Validade convergente e discriminante: Matrizes “multitraço-multimétodo” 3.2.4
Análise discriminante 3.2.5
Análise factorial 3.2.5.1
Modelos de análise: Factores comuns vs. componentes principais. 3.2.5.2
Etapas da análise: Estudo da matriz de correlações; extracção
de factores; rotação e interpretação dos factores. 3.2.5.3
Análise em componentes principais e redução de dimensões:
Obtenção e utilização das pontuações factoriais. 3.2.5.4
O lugar da análise factorial na avaliação da fidelidade e da
validade 3.2.5.5.
Análises exploratórias vs. análises confirmatórias 3.2.6
Análise de correspondência 3.2.6.1
Análise de correspondência simples 3.2.6.2
Análise de correspondência múltipla 3.2.6.3
Análise não linear em componentes principais 3.2.7
Multidimentional scaling 3.2.8
Análise de clusters 3.2.9
Análise de clusters Modelação por equações estruturais (SEM)
e outras técnicas de análise estatística multivariada 3.2.9.1
Modelos de medição (Análise factorial confirmatória) 3.2.9.2
Modelos estruturais (Path analysis) 3.2.9.3
Modelos híbridos 3.2.9.4
Outras técnicas
de análise estatística multivarida |
4
Revisão e análise crítica da literatura científica [Unidade
C] 4.1
Estrutura
e características fundamentais de um relatório de investigação 4.2
Análise
"qualitativa" da literatura científica 4.2.1
Estratégias e dificuldades na pesquisa bibliográfica. Consulta
de bases de dados bibliográficos. 4.2.2
Revisão crítica da literatura e natureza dos projectos de
investigação 4.3
Análise
"quantitativa" da literatura científica: Introdução à
meta-análise. |
AULAS PRÁTICAS/TRABALHOS DE CAMPO O programa das aulas práticas das disciplinas de Metodologia da Investigação Científica em Psicologia I, II e III comporta as Unidades D e E. Unidade D - Exercícios práticos Subunidade D1
- Construção, análise estatística (assistida por computador) e
interpreta- Subunidade D2
- Análise e crítica metodológica de relatórios de investigação
(artigos de Unidade E - Elaboração, discussão e acompanhamento de projectos de
iniciação à
[Para descarregar as Bases de Dados utilizadas nos exercícios práticos Clique Aqui]
[Para o enunciado integral e soluções dos exercícios
práticos, cf. Alferes, 1997, Capítulos IV e V] [Para os Outputs SPSS relativos aos exercícios práticos Clique Aqui] |
Exposições
teóricas | Discussão em grupo | Exercícios práticos | Elaboração
e realização de projectos de investigação
Recursos
audio-visuais Recursos
informáticos / Internet Programas:
SPSS, STATISTICA, STATVIEW, SYSTAT, LISREL e EQS Links
to Statistical Software Providers Programas
online:
Interactive
Statistics Pages
Programas e rotinas complementares do SPSS:
Raynald's SPSS Tools
Exercícios práticos: Outputs SPSS Outros
sites:
Survey
Research Center (Princeton)
| Logic
& Fallacies |
Ver
Regras Gerais de Avaliação em vigor na FPCE/UC |
Alferes, V. R. (1997).
Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra:
Almedina. Exercícios práticos: Outputs SPSS Programas e rotinas complementares do SPSS
Alferes, V. R. (2001).
Guia de
pesquisa bibliográfica
(2ª ed.). Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
[NIIPS – Cadernos de Metodologia da Investigação, 1]. American
Psychological Association (2001). Publication
manual of the American Psychological Association (5th ed.).
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W. P. (1999). Dictionary
of statistics & methodology: A nontechnical guide for the social
sciences (2nd ed). London: Sage. [Para
a lista bibliográfica completa, cf. Alferes, 1997, Capítulo VI] |