Faculdade de Psicologia e de
Ciências da Educação – Universidade de Coimbra |
|
Doutoramento em Psicologia Cognitiva |
|
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
E ANÁLISE DE DADOS (Disciplina obrigatória:
1º Ano / 1º Semestre) |
|
E-mail: dc.miad@gmail.com |
|
Web site: /niips/dcog/miad/miad.htm |
|
|
|||
|
|
|||
Objectivos |
|
O objectivo principal
das unidades curriculares de Métodos de Investigação e Análise de Dados e de Técnicas Complementares de Análise
de Dados consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento das
competências teóricas e técnicas necessárias para a prática da investigação
científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo
sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de
planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos
resultados. Mais exactamente, pretende-se que, no final das unidades
curriculares, os alunos estejam em condições de: |
|
(1) |
equacionar e delimitar um problema em estudo,
situando-o teoricamente e analisando de forma crítica as investigações de que
foi objecto; |
(2) |
elaborar um projecto de investigação, com indicação
clara dos objectivos e adequada fundamentação das hipóteses a testar; |
(3) |
construir e executar um plano de investigação,
respeitando as condições necessárias ao estabelecimento da validade das inferências,
incluindo a operacionalização das variáveis e a elaboração cuidada das
“instruções”; |
(4) |
recolher, organizar e tratar estatisticamente os dados
da investigação; |
(5) |
interpretar e discutir os resultados, extraindo
conclusões e implicações pertinentes; |
(6) |
apresentar correctamente o relatório final de
investigação. |
|
|
Os Módulos A1, A2, A3, B1, B2 e B3 integram o programa da disciplina
obrigatória de MÉTODOS
DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS. Os Módulos B4, B5 e B6 serão
objecto da disciplina optativa de TÉCNICAS COMPLEMENTARES DE ANÁLISE DE DADOS. A – Métodos de Investigação A1 – Estratégias de Investigação:
Designs Experimentais (Grupos
Independentes/Inter-Sujeitos e Medidas Repetidas/Intra-Sujeitos), Designs Quasi-Experimentais (Grupos de
Comparação Não-Equivalentes, Séries Temporais Interrompidas e Descontinuidade
da Regressão) e Designs Não Experimentais
(Descrição, Interdependência e Dependência). Design e Análise. A2 – Modos de Recolha de
Informação: Questionários e Entrevistas; Observação; Testes Psicológicos e
Outras Medidas Padronizadas; Estudo de Documentos. Medição e Amostragem. A3 – Metodologia do
Trabalho de Investigação: Bases Bibliográficas; Estrutura e Conteúdos dos
Relatórios Científicos (Artigos, Monografias, Dissertações Académicas e
Relatórios Técnicos; Comunicações Orais e Cartazes) B – Análise de Dados B1 – Construção de Bases de
Dados (SPSS), Estatísticas Descritivas e Análise Exploratória B2 – Relação entre
Variáveis (Correlação e Regressão Linear; Equivalentes
Não-Paramétricos) e Comparação de Grupos (ANOVA e ANCOVA; Equivalentes
Não-Paramétricos) B3 – Modelos Multivariados
de Dependência com uma Variável Critério (Regressão
Múltipla, Análise Discriminante
e Regressão Logística) e com duas
ou mais Variáveis Critério (MANOVA, MANCOVA e Análise Canónica) B4 – Modelos Multivariados
de Interdependência (Análise em
Componentes Principais, Análise
Factorial, Análise de
Correspondência, Escalonamento
Multidimensional e Análise de
Clusters) B5 – Modelação por
Equações Estruturais (SEM) B6 – Análise Multiníveis Nota: Os Módulos A3
e B1 serão
leccionados nas aulas de 24 de Setembro e de 1, 8 e 15 de Outubro de 2011. Os
Módulos A1, A2, B2 e B3 serão leccionados
nas aulas de 22 e 29 de Outubro, de 5, 12, 19 e 26 de Novembro e de 3, 10 e 17
de Dezembro de 2011. A aula de 16 de Setembro de 2011 é de introdução às duas disciplinas. |
|
|
Fundamental
[01] |
Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia:
Teoria e prática. Coimbra: Almedina. |
[02] |
American
Psychological Association (2010). Publication manual of the
American Psychological Association (6th ed.). Statistical
Methods in Psychology Journals: Guidelines and Explanations |
[03] |
Bickman, L., & Rog, D. J. (Eds.).(1998). Handbook
of applied social research methods. |
[04] |
Cohen, J., Cohen, P., West, S. G., & Aiken, L. S.
(2003). Applied
multiple regression/correlation analysis for the behavioral sciences (3rd
ed.). |
[05] |
Crano, W. D., & Brewer, M. B. (2002). Principles
and methods of social research (2nd ed.). |
[06] |
Hoyle, R. H.,
Harris, M. J., & Judd, C. M. (2002). Research
methods in social relations (7th ed.). |
[07] |
Kirk, R. E. (1995). Experimental
design: Procedures for the behavioral sciences (3rd ed.). |
[08] |
Rosnow, R. L., & Rosenthal, R. (1998). Beginning
behavioral research: A conceptual primer (3rd ed.). |
[09] |
Shadish, W. R., CooK, T. D.,
& Campbell, D. T. (2002). Experimental
and quasi-experimental designs for generalized causal inference. |
[10] |
Vogt, W. P. (2005). Dictionary
of statistics & methodology: A nontechnical guide for the social sciences
(3rd ed). |
Complementar
[11] |
Alferes, V. R. (2001). Guia de pesquisa bibliográfica (2ª ed.). Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
[NIIPS – Cadernos de Metodologia da Investigação, 1]. |
[12] |
Andrews,
F. M., Klem, L., Davidson, T. N., O'Malley, P. M., & Rodgers, W. L.
(1981). A
guide for selecting statistical techniques for analyzing social science data.
|
[13] |
Barlow,
D. H., & Hersen, M. (1984). Single
case experimental designs (2nd ed.). |
[14] |
Campbell, D. T., & Stanley, J. C.
(1966). Experimental
and quasi-experimental designs for research. |
[15] |
CooK,
T. D., & Campbell, D. T. (1979). Quasi-experimentation:
Design and analysis issues for field settings. |
[16] |
Gilbert,
D. T., Fiske, S. T., & Lindzey, G. (Eds.).(1998). Handbook of
social psychology (4th ed., Vol. 1). |
[17] |
|
[18] |
Howell,
D. C. (2007). Statistical methods for psychology
(6th ed.). |
[19] |
Kiess,
H. O. (2001). Statistical
concepts for the behavioral sciences (3rd ed.). |
[20] |
Kiess,
H. O., & Bloomquist, D. W. (1985). Psychological
research methods: A conceptual approach. |
[21] |
Neale,
J. M., & Liebert, R. M. (1986). Science
and behavior: An introduction to methods of research (3rd ed.). |
[22] |
Nicol, A. A., & Pexman, P. M.
(1999). Presenting your findings:
A practical guide for creating tables. |
[23] |
Nicol, A. A., & Pexman, P. M.
(2003). Displaying
your findings: A practical guide for creating figures, posters, and
presentations. |
[24] |
Nunnally,
J. C., & Bernstein, |
[25] |
Reis, H. T., & Judd, C. M.
(Eds.).(2000). The
handbook of research methods in social and personality psychology. |
[26] |
Rosenthal, R., & Rosnow, R. L.
(1991). Essentials of
psychological research: Methods and
data analysis (2nd ed.). |
[27] |
Sales, B. D., & Folkman,
S. (Eds.).(2000). Ethics
in research with human participants. |
[28] |
Stevens,
J. (2002). Applied
multivariate statistics for the social sciences (4th ed.). |
[29] |
Tabachnick,
B. G., & Fidell, L. S. (2007). Experimental
design using ANOVA. |
[30] |
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007).
Using multivariate
statistics. (5th ed.) |
|
Programas: SPSS, STATISTICA, SYSTAT, LISREL, EQS e HLM Links to Statistical
Software Providers Programas online Programas e rotinas complementares do
SPSS SCRAED - Simple and Complex Random Assignment in Experimental Designs DyadicDA - Dyadic Data Analysis Exercícios práticos Outros sites |
|
|
|
|
|
|