Maria João Seabra Santos
 Início / Equipa

Nota curricular  |  Curricular note

Doutorada em Psicologia (Avaliação Psicológica) pela Universidade de Coimbra. Mentora certificada do Programa Anos Incríveis Básico para Pais. Fez a adaptação e validação de instrumentos de avaliação psicológica para crianças em idade pré-escolar (e.g., WPPSI-R; TABC-R; PKBS-2). Integrou a equipa de investigação de 3 projetos financiados pela FCT, incluindo “Early prevention /intervention in disruptive behavior disorders: Efficacy of parents and teachers programmes" (PTDC/PSI-PED/102556/2008). Atualmente coordena o projeto "Anos Incríveis para a promoção da saúde mental" (EEA Grants PT06, 51SM4).


  • PhD in Psychology (Psychological Assessment) by the University of Coimbra. Certified mentor of the Incredible Years Basic Parents program. Has adapted and validated several psychological assessment instruments for preschoolers (e.g., WPPSI-R; TABC-R; PKBS-2). Member of the research team of 3 projects funded by FCT, including “Early prevention /intervention in disruptive behavior disorders: Efficacy of parents and teachers programmes" (PTDC/PSI-PED/102556/2008).  Currently coordinates the project "Incredible Years for the promotion of mental health" (EEA Grants PT06, 51SM4).

 

Orcid

 

Áreas de interesse  |  Areas of interest

 


Avaliação psicológica; Idade pré-escolar; Educação parental; Intervenção familiar; Problemas de comportamento.

Publicações mais relevantes  |  Most relevant publications

Azevedo, A. F., Seabra-Santos, Seabra-Santos, M. J., & Homem, T. C. (2014). Efficacy of a parent-based intervention in Portuguese preschoolers with AD/HD behaviours: Are children’s and mothers’ effects sustained over time? European Child & Adolescent Psychiatry, 23(6), 437-450.  doi: 10.1007/s00787-013-0470-2

 

Seabra-Santos, M. J., & Almeida, M. M. (2014). Falamos da mesma criança? Concordância mãe - pai - professores na avaliação do temperamento de crianças portuguesas. Psicologia: Reflexão & Crítica, 27(1), 10-20.

 

Azevedo, A. F., Seabra-Santos, Seabra-Santos, M. J., & Homem, T. C. (2015). Do Portuguese preschoolers with high hyperactivity behaviors make more progress than those with low hyperactivity after parental intervention? Journal of Early Intervention. DOI: 10.1177/1053815115598006

 

Homem, T. C., Gaspar, M. F., Seabra-Santos, M. J., Azevedo, A. F., & Canavarro, M. C. (2015). Incredible Years Parent Training: Does it improve positive relationships in Portuguese families of preschoolers with ODD symptoms? Journal of Child and Family Studies, 24(7), 1861-1875. DOI: 10.1007/s10826-014-9988-2

 

Major, S., Seabra-Santos, M. J., & Martin, R. (2015). Are we talking about the same child? Parent-teacher ratings of preschoolers’ social-emotional behaviors. Psychology in the Schools, 52(8), 789-799. DOI: 10.1002/pits.21855

 

Seabra-Santos, M. J., Gaspar, M. F., Azevedo, A., Homem, T. C., Guerra, J., Martins, V., Leitão, S., Pimentel, M., Almeida, M., & Moura-Ramos, M., (2016). The Incredible Years parent training in Portuguese families: What changes, for whom, how, and for how long? Journal of Applied Developmental Psychology, 44, 93-104. doi:10.1016/j.appdev.2016.04.004

Bolsas  |  Grants

Bolsa de Licença Sabática – FCT (BSAB.1353.2013)

Nome do Projeto  |  Project name

Anos Incríveis para a promoção da saúde mental Incredible Years for the promotion of mental health (EEA Grants PT06 – Iniciativas em Saúde Pública; 51SM4)

 

 

 

   

Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados