Parentalidade
 Início / Instrumentos
Nome do instrumento

QEPE – VPr (Questionário de Envolvimento Parental na Escola – Versão para Professores)

Autores e data

Ana Isabel Freitas Pereira, 2003

Dimensões avaliadas

Descrição geral: avalia a percepção dos professores do envolvimento parental na escola em diferentes domínios. O envolvimento parental é operacionalizado a partir de três das seis categorias da tipologia de Epstein (1987, 1992): comunicação escola-família, envolvimento em actividades na escola e envolvimento em actividades de aprendizagem em casa.

 

Número de itens: 24, respondidos numa escala tipo Likert de 4 pontos (desde Discordo muito aConcordo muito).

 

Factores:

  • • Aprendizagem em Casa/Comunicação
  • • Actividades na Escola
  • • Total
Referências
  • Versão portuguesa do instrumento:

     

    • Pereira, A. I. F., Canavarro, J. M., Cardoso, M. F., & Mendonça, D. V. (2003). Desenvolvimento da versão para professores do Questionário de Envolvimento Parental na Escola (QEPE-VPr). Revista Portuguesa de Pedagogia, 2, 109-132.

Contacto dos autores

Ana Isabel Freitas Pereira: aipereira@psicologia.ulisboa.pt


 

   

Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados