Ajustamento Individual
 Início / Instrumentos
Nome do instrumento (versão portuguesa)

PTGI - Inventário de Desenvolvimento Pós-traumático

Nome do instrumento (versão original)

PTGI – Posttraumatic Growth Inventory

Autores e data da versão original

R. Tedeschi & L. Calhoun (1996)

Autores e data da versão portuguesa

Sónia Silva & Maria Cristina Canavarro, 2009

Dimensões avaliadas

Descrição geral: Questionário de auto-resposta, constituído por 21 itens, que numa escala que varia de 0 (“Eu não experienciei esta mudança como resultado do acontecimento adverso”) a 5 (“Eu experienciei completamente esta mudança como resultado do acontecimento adverso”) avaliam a ocorrência de mudanças psicológicas positivas resultantes dos esforços empreendidos para lidar com os acontecimentos de vida adversos.

 

Número de itens: 21

 

Dimensões avaliadas:

 

Na versão portuguesa é constituído por 4 factores:

1. Percepção de recursos e competências pessoais – constituído por 6 itens que reflectem um conjunto de aprendizagens e mudanças positivas na percepção de si mesmo e dos seus recursos e competências. Este factor alude a uma maior auto-percepção de competência e auto-suficiência na condução da vida, de maior força pessoal e resistência face à adversidade e de maior capacidade de aceitação de resultados negativos.

2. Novas possibilidades e valorização da vida – constituído por 6 itens que traduzem mudanças relacionadas com uma nova conceptualização de vida, que se manifesta numa maior valorização e apreciação da vida, numa nova hierarquização de prioridades e numa maior abertura à mudança, bem como a novos interesses e possibilidades de vida.

3. Fortalecimento das relações interpessoais – reúne 6 itens demonstrativos de mudanças que se traduzem numa revalorização e reaproximação em relação aos outros significativos, consciencialização da necessidade de apoio e de ser apoiado e numa maior disponibilidade para a partilha de afectos e emoções. 

4. Desenvolvimento espiritual - inclui 3 itens reveladores de um fortalecimento espiritual e do incremento de uma atitude mais empática, altruísta e solidária para com os outros

Considera-se também a existência de um factor total de Desenvolvimento Pós-Traumático que consiste no somatório de todas as pontuações Referências

Versão portuguesa do instrumento:

 

  • Silva, S., Moreira, H., Pinto, S., & Canavarro, M. C. (2009). Cancro da mama e desenvolvimento pessoal e relacional: Estudo das características psicométricas do Inventário de Desenvolvimento Pós-Traumático (Posttraumatic Growth Inventory) numa amostra de mulheres da população portuguesa. Revista Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica28(2), 105-133.
    Ver

     

  • Outras versões do instrumento:

     

    • Tedeschi, R., & Calhoun, L. (1996). The Posttraumatic Growth Inventory: Measuring the positive legacy of trauma. Journal of Traumatic Stress, 9(3), 455-471.

Contacto dos autores da versão portuguesa

Sónia Silva: soniaimsilva@gmail.com


 

   

Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados