Funcionamento Individual
 Início / Instrumentos
Nome do instrumento (versão portuguesa)

IAPSSM - Inventário de Atitudes face à Procura de Serviços de Saúde Mental

Nome do instrumento (versão original)

Inventory of Attitudes Toward Seeking Mental Health Services

Autores e data da versão original

Mackenzie, Knox, Gekoski, & Macaulay, 2004

Autores e data da versão portuguesa

Ana Fonseca & Maria Cristina Canavarro, 2015

Dimensões avaliadas

Descrição geral: O Inventário de Atitudes face à Procura de Serviços de Saúde Mental tem como objetivo examinar as atitudes face à procura de ajuda formal, entendidas como uma reação avaliativa à procura de ajuda para lidar com problemas psicológicos/emocionais.

 

Número de itens: A versão original do IAPSSM é composta por 24 itens, respondidos numa escala de Likert com cinco alternativas de resposta, de 0 (Discordo) a 4 (Concordo).

 

Factores e características psicométricas:

  • A versão original e a versão portuguesa do IAPSSM organizam-se em três dimensões: a) Abertura Psicológica: grau em que o indivíduo está disponível para reconhecer a presença de um problema psicológico e de procurar ajuda para esse problema; b) Propensão para Procura de Ajuda: disponibilidade e capacidade percebida para procurar ajuda para problemas psicológicos; e c) Indiferença ao Estigma: grau em que o individuo se sente preocupado e desconfortável se as pessoas da sua rede social soubessem que estaria a receber ajuda profissional para problemas psicológicos. Cada dimensão é composta por 8 itens, sendo que a pontuação de alguns dos itens deveria ser invertida. A pontuação total de cada dimensão corresponde ao somatório dos itens que a compõem, e pontuações superiores são indicadoras de atitudes mais positivas face à procura de ajuda formal.

     

    As propriedades psicométricas da versão portuguesa da escala consideram a sua utilização adequada, tanto na prática clínica como na investigação.

Referências

Versão portuguesa do instrumento:

 

Fonseca, A., Silva, S., & Canavarro, M. C. (2017). Inventário de Atitudes face à Procura de Serviços de Saúde Mental: Estudo das Características Psicométricas em mulheres no período perinatal. Psychologica, 60,65-81. doi:10.14195/1647-8606

url: http://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/4845
  •  

Outras versões do instrumento:

 

Contacto dos autores da versão portuguesa

Ana Fonseca: anadfonseca@fpce.uc.pt


 


 

   

Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados