SPSS: PROGRAMAS E ROTINAS COMPLEMENTARES (SYNTAX FILES)

 

Inquéritos: Amostragem Probabilística

 

Nota Preliminar

Ao utilizar os procedimentos de amostragem no SPSS, pode confrontar-se com duas situações:

·       Situação A: Dispõe da Grelha de Amostragem em suporte magnético;

·       Situação B: Não dispõe da Grelha de Amostragem em suporte magnético.

Situação A

Exporte a file com a Grelha de Amostragem para o SPSS e utilize-a como file activa para executar as sintaxes (não se esqueça de fazer antes uma cópia de segurança).

Os casos devem estar sequencialmente numerados (de 1 a n) numa variável de tipo numérico designada ID (número de identificação). Caso não tenha essa variável na sua file, o modo mais simples de a criar é executar os seguintes comandos na janela da sintaxe:

 

COMPUTE ID = $CASENUM.

EXECUTE.

 

Este modo de definir o número de identificação é válido para as amostragens aleatórias simples e sistemática e, ainda, para a amostragem de clusters, com a única diferença de que são os próprios clusters e não os indivíduos a receber o número de identificação. No caso da amostragem aleatória estratificada deve seguir as indicações que se dão na página da própria sintaxe.

Situação B

Caso não disponha da Grelha de Amostragem em suporte magnético, atribua um ID (v.g., numerando sequencialmente de 1 a n os casos numa lista impressa) a cada unidade de amostragem e faça equivaler esse ID ao ID dos procedimentos no SPSS. 

 

NIIPS / CSEO

SYNTAX FILES

valferes@fpce.uc.pt

Última actualização: 2002-09-29