Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoUniversidade de Coimbra

Doutoramento em Ciências da Educação

Seminários Temáticos na Área de Formação de Professores

Docentes: Prof. Doutores Maria da Graça Bidarra (Coordenadora), Maria Isabel Festas, Helena Damião, Filomena Gaspar, Albertina Oliveira, João Amado, Luís Alcoforado e Cristina Vieira

Ver Programa Completo

MÓDULO A3

Orientações Paradigmáticas na Investigação sobre o Ensino e Formação de Professores

Prof. Doutora Maria da Graça Bidarra – 30 de Setembro, 1 e 7 de Outubro

 

Objectivos (Objectivos Gerais do Seminário)

(1)

Identificar e avaliar criticamente as principais orientações paradigmáticas no domínio da investigação sobre o ensino e formação de professores e os modelos de ensino decorrentes das teorias da aprendizagem, encarando o erro no desempenho docente como um elemento formativo estratégico;

(2)

Desenvolver competências de investigação científica nos domínios das problemáticas da educação actual, colocando e operacionalizando questões relativas à promoção do bem-estar nas escolas, gestão de conflitos, relações escola-família, autonomia e reflexividade na educação ao longo da vida, profissionalidade e identidade profissional docente e igualdade de género nas práticas educativas;

(3)

(3) Desenvolver a capacidade de reflexão sobre as diversas dimensões da sociedade de informação e da comunicação assim como as competências necessárias à concepção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos suportados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.

 

 

 

Programa

A3.1 A influência da Psicologia na investigação sobre o ensino: Do paradigma processo-produto ao paradigma dos processos mediadores.

A3.2 Modelos de formação de professores: Da racionalidade técnica à prática reflexiva.

A3.2 Modelos de análise das práticas de formação: Modos de trabalho pedagógico e pedagogia das representações.

 

 

 

Bibliografia

Bidarra, M. G. (1994). Estudo dos processos sociocogntivos e análise das práticas de formação. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação [Dissertação de Doutoramento]

Bidarra, M. G. (1996). Orientações paradigmáticas na investigação sobre o ensino e formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 30 (3), 133-163.

Bidarra, M. G. (2002). Do grau de transmissividade das práticas de formação ao optimismo irrealista. Revista de Educação, 11(1), 159-162.

Bidarra, M. G. (2004). Modo(s) de trabalho pedagógico: O grau de transmissividade das práticas de formação. Psychologica, Número Extra-Série, 417-437. (Homenagem ao Prof. Doutor Manuel Viegas Abreu)

Handbook of research on teaching (4th ed.) (3rd ed.)

Handbook of research on teacher education

International encyclopedia of teaching and teacher education

Journal of Teacher Education

 

 

 

 

Áreas de Investigação Propostas

Culturas de Ensino e Clima das Escolas

(In)satisfação Profissional e Burnout

Crenças e Teorias Implícitas sobre o Ensino e a Aprendizagem

Optimismo Irrealista e Formação de Professores