Faculdade de Psicologia e de
Ciências da Educação – Universidade de Coimbra |
Doutoramento em Ciências da Educação |
Seminários Temáticos na Área de Formação de Professores |
Docentes: Prof. Doutores Maria da Graça Bidarra (Coordenadora), Maria Isabel Festas, Helena
Damião, Filomena Gaspar, Albertina Oliveira, João Amado, Luís Alcoforado e
Cristina Vieira |
MÓDULO A3 Orientações Paradigmáticas na Investigação sobre o Ensino
e Formação de Professores Prof. Doutora Maria
da Graça Bidarra – 30 de Setembro, 1 e 7 de Outubro |
Objectivos (Objectivos
Gerais do Seminário) |
|
(1) |
Identificar e avaliar criticamente as
principais orientações paradigmáticas no domínio da investigação sobre o
ensino e formação de professores e os modelos de ensino decorrentes das
teorias da aprendizagem, encarando o erro no desempenho
docente como um elemento formativo estratégico; |
(2) |
Desenvolver competências de investigação científica nos domínios das
problemáticas da educação actual, colocando e operacionalizando
questões relativas à promoção do bem-estar nas escolas, gestão de conflitos,
relações escola-família, autonomia e reflexividade na educação ao longo da vida, profissionalidade e identidade profissional docente e
igualdade de género nas práticas educativas; |
(3) |
(3) Desenvolver a capacidade de reflexão sobre as diversas dimensões da
sociedade de informação e da comunicação assim como as competências
necessárias à concepção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos
suportados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação. |
|
|
A3.1 A
influência da Psicologia na investigação sobre o ensino: Do paradigma processo-produto ao paradigma dos processos mediadores. A3.2 Modelos de formação de
professores: Da racionalidade técnica à prática reflexiva. A3.2 Modelos de análise das
práticas de formação: Modos de trabalho pedagógico e pedagogia das
representações. |
|
|
Bidarra, M. G. (1994). Estudo dos
processos sociocogntivos e análise das práticas de
formação. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
[Dissertação de Doutoramento] Bidarra, M. G. (1996). Orientações
paradigmáticas na investigação sobre o ensino e formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 30
(3), 133-163. Bidarra, M. G. (2002). Do grau de transmissividade das práticas de formação ao optimismo
irrealista. Revista de Educação, 11(1),
159-162. Bidarra, M. G. (2004). Modo(s) de trabalho pedagógico: O grau de transmissividade
das práticas de formação. Psychologica, Número
Extra-Série, 417-437. (Homenagem
ao Prof. Doutor Manuel Viegas Abreu) Handbook of research on teaching
(4th ed.) (3rd ed.) Handbook of
research on teacher education International
encyclopedia of teaching and teacher education |
|
|
Áreas de Investigação
Propostas
Culturas de Ensino e Clima das Escolas (In)satisfação Profissional e Burnout Crenças e Teorias Implícitas sobre o Ensino e a Aprendizagem Optimismo Irrealista e Formação de Professores |
|
|