Faculdade
de Psicologia e de Ciências da Educação
Doutoramento em Ciências Da
Educação -2011-2012
Especialidade em Formação de
Professores
Seminários
Temáticos na Área de Formação de Professores I
Coordenadora: Prof. Doutora Maria da Graça Bidarra
Docentes: Prof. Doutores Maria Isabel Festas, Maria
da Graça Bidarra, Helena Damião,
Filomena Gaspar, Albertina Oliveira, João Amado, Luís Alcoforado e Cristina
Vieira
Objectivos
(1) Identificar e avaliar criticamente as principais orientações
paradigmáticas no domínio da investigação sobre o ensino e formação de
professores e os modelos de ensino decorrentes das teorias da aprendizagem, encarando
o erro no desempenho docente como um elemento formativo estratégico;
(2)
Desenvolver competências de investigação científica nos domínios das
problemáticas da educação actual, colocando e operacionalizando
questões relativas à promoção do bem-estar nas escolas, gestão de conflitos,
relações escola-família, autonomia e reflexividade na educação ao longo da vida, profissionalidade e identidade profissional docente e
igualdade de género nas práticas educativas;
(3)
Desenvolver a capacidade de reflexão sobre as diversas dimensões da sociedade
de informação e da comunicação assim como as competências necessárias à
concepção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos suportados
pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.
Programa
Apresentação
Formação de
professores: percursos e situação (Prof. Doutor António Gomes Ferreira – 16 de Setembro)
MÓDULO A – PSICOPEDAGOGIA
E MODELOS DE ENSINO/FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Doutoras Isabel Festas, Graça
Bidarra e Helena Damião
A1 Teorias da aprendizagem e
modelos de ensino
Prof. Doutora Isabel Festas - 17,
23 e 24 de Setembro
A1.1
Teorias comportamentalistas e suas implicações
pedagógicas
A1.2
Teorias sócio-construtivistas e suas repercussões nos modelos de ensino
A1.3
Teorias cognitivistas. O impacto do estudo dos
processos cognitivos na organização do ensino/aprendizagem
A2 Aprendizagens em áreas
específicas
A2.1
A leitura e a escrita
A2.2
A compreensão e a composição de textos
A2.3
A matemática
A2.4
As ciências
A2.5
As ciências sociais
A3 Orientações paradigmáticas na
investigação sobre o ensino e formação de professores
Prof. Doutora Graça Bidarra
– 30 de Setembro, 1 e 7 de Outubro
A3.1 A influência da Psicologia na investigação sobre o
ensino: do paradigma processo-produto ao paradigma
dos processos mediadores.
A3.2 Modelos
de formação de professores: da racionalidade técnica à prática reflexiva.
A3.2 Modelos
de análise das práticas de formação: modos de trabalho pedagógico e pedagogia
das representações.
A4 O erro no desempenho
profissional docente
Prof. Doutora Maria Helena Damião –
8, 14 e 15 de Outubro
A4.1
Referenciais de desempenho docente na definição e tratamento do erro
A4.2
Fundamentação teórica e empírica da abordagem do erro como elemento formativo
estratégico
A4.3 O erro
no quadro do ensino e da formação de professores
A4.4 Análise
e organização do ensino e da formação de professores.
MÓDULO B- PROBLEMÁTICAS DA
EDUCAÇÃO ACTUAL
Prof.
Doutores Filomena Gaspar, Albertina Oliveira, João Amado, Luís Alcoforado e
Cristina Vieira
B1 Escolas promotoras de bem-estar
Prof. Doutora Filomena Gaspar – 22
e 28 de Outubro
B1.1 A
promoção do desenvolvimento pessoal, emocional e social em contexto escolar
B1.2 As
parcerias com a família.
B2 A autonomia na aprendizagem no
contexto da educação ao longo da vida
Profª Doutora Albertina Oliveira – 29 de
Outubro
B2.1 Os
principais modelos teóricos explicativos/compreensivos da autonomia na
aprendizagem: a teoria da autodeterminação de Deci
e Ryan, o modelo de Brockett
e Hiemstra, o modelo de Carré,
o modelo de Grow e o modelo de Oliveira e Simões
B2.2 A
autonomia na aprendizagem numa perspectiva desenvolvimentista: contributos da
teoria da aprendizagem transformativa, da teoria do desenvolvimento do eu de Loevinger, do esquema de Perry
sobre o desenvolvimento intelectual e ético, do modelo do juízo reflexivo de
King e Kitchener e do modelo das crenças
epistemológicas de Schommer.
B3 Relação
pedagógica e problemática disciplinar
Prof. Doutor João Amado – 4 e 5 de
Novembro
B3.1 O
conceito de relação pedagógica
B3.2 O
conceito de indisciplina escolar: os 3 níveis da indisciplina – a(s) indiciplina(s)- e as funções e factores da indisciplina, tendo em
conta cada um dos níveis
B3.3 A
construção da disciplina na escola: programas centrados na sala de aula – classroom management,
programas sistémicos centrados na escola como um todo – o clima institucional, programas de gestão de conflitos e formação
de competências sociais.
B4 Formação contínua e desenvolvimento profissional
Prof.Doutor Luís Alcoforado – 11 e 12 de Novembro
B4.1Formação,
trabalho, profissionalidade e identidade
profissional;
B4.2 A
necessidade de compreender e questionar criticamente a acção profissional;
B4.3
Contributos das teorias da acção e da actividade para (re)pensar
uma (trans)formação profissional contínua;
B4.4 Alguns
modelos e práticas de formação contínua: implicações para o desenvolvimento
profissional e para a construção da profissionalidade
de Professor/a.
B5 Questões de género nas
práticas educativas: família e escola em análise
Prof. Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira - 3 de Dezembro de 2011
B5.1Clarificação
de conceitos de partida: sexo, género e igualdade de oportunidades para
mulheres e homens.
B5.2 O
género como um construto multidimensional:
identidade(s), atributos, papéis, orientação
sexual.
B5.3
Género e socialização ao longo do ciclo de vida: um percurso não linear para
ambos os sexos.
B5.4 Os
estereótipos de género e a construção social (e individual) das desigualdades
associadas à morfologia do corpo.
B5.5 O
possível papel da família e da escola na manutenção das desigualdades de
género.
B5.6
Fragilidades da cidadania de homens e mulheres directamente relacionadas com
as desigualdades de género.
MÓDULO C
- TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Prof. Doutora Teresa Pessoa – 10,
16 e 17 de Dezembro
C1 Processos educativos
mediados pelas TIC
C1.1 O
Impacto das TIC na educação
C1.2
Ambientes de aprendizagem mediados pelas Tic: e-learning e b-learning
C1.3 As
redes sociais e suas potencialidades pedagógicas
C1.4
Dinâmicas pedagógicas no século XXI
C1.5
Problemas actuais de aprendizagem e desenvolvimento na Sociedade da
Comunicação e da Informação
Metodologia
Exposição
e discussão de temas. Recursos audiovisuais e
informáticos.
Avaliação
A avaliação desta unidade
inclui dois trabalhos de pesquisa bibliográfica sobre temas a escolher no
âmbito dos módulos leccionados (A, B ou C), com uma extensão máxima de 15
páginas cada e com igual ponderação na classificação final.
Bibliografia
Módulo
|
Referências
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A1
e A2
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