Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Doutoramento em Ciências Da Educação -2011-2012

Especialidade em Formação de Professores

Seminários Temáticos na Área de Formação de Professores I

Coordenadora: Prof. Doutora Maria da Graça Bidarra

Docentes: Prof. Doutores Maria Isabel Festas, Maria da Graça Bidarra, Helena Damião, Filomena Gaspar, Albertina Oliveira, João Amado, Luís Alcoforado e Cristina Vieira

Objectivos

(1) Identificar e avaliar criticamente as principais orientações paradigmáticas no domínio da investigação sobre o ensino e formação de professores e os modelos de ensino decorrentes das teorias da aprendizagem, encarando o erro no desempenho docente como um elemento formativo estratégico;

(2) Desenvolver competências de investigação científica nos domínios das problemáticas da educação actual, colocando e operacionalizando questões relativas à promoção do bem-estar nas escolas, gestão de conflitos, relações escola-família, autonomia e reflexividade na educação ao longo da vida, profissionalidade e identidade profissional docente e igualdade de género nas práticas educativas;

(3) Desenvolver a capacidade de reflexão sobre as diversas dimensões da sociedade de informação e da comunicação assim como as competências necessárias à concepção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos suportados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.

Programa

Apresentação

Formação de professores: percursos e situação (Prof. Doutor António Gomes Ferreira – 16 de Setembro)

MÓDULO A – PSICOPEDAGOGIA E MODELOS DE ENSINO/FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Prof. Doutoras Isabel Festas, Graça Bidarra e Helena Damião

A1 Teorias da aprendizagem e modelos de ensino
Prof. Doutora Isabel Festas - 17, 23 e 24 de Setembro

A1.1 Teorias comportamentalistas e suas implicações pedagógicas

A1.2 Teorias sócio-construtivistas e suas repercussões nos modelos de ensino

A1.3 Teorias cognitivistas. O impacto do estudo dos processos cognitivos na organização do ensino/aprendizagem

A2 Aprendizagens em áreas específicas

A2.1 A leitura e a escrita

A2.2 A compreensão e a composição de textos

A2.3 A matemática

A2.4 As ciências

A2.5 As ciências sociais

A3 Orientações paradigmáticas na investigação sobre o ensino e formação de professores
Prof. Doutora Graça Bidarra – 30 de Setembro, 1 e 7 de Outubro

A3.1 A influência da Psicologia na investigação sobre o ensino: do paradigma processo-produto ao paradigma dos processos mediadores.

A3.2 Modelos de formação de professores: da racionalidade técnica à prática reflexiva.

A3.2 Modelos de análise das práticas de formação: modos de trabalho pedagógico e pedagogia das representações.

A4 O erro no desempenho profissional docente
Prof. Doutora Maria Helena Damião – 8, 14 e 15 de Outubro

A4.1 Referenciais de desempenho docente na definição e tratamento do erro

A4.2 Fundamentação teórica e empírica da abordagem do erro como elemento formativo estratégico

A4.3 O erro no quadro do ensino e da formação de professores

A4.4 Análise e organização do ensino e da formação de professores.

MÓDULO B- PROBLEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO ACTUAL

Prof. Doutores Filomena Gaspar, Albertina Oliveira, João Amado, Luís Alcoforado e Cristina Vieira

B1 Escolas promotoras de bem-estar
Prof. Doutora Filomena Gaspar – 22 e 28 de Outubro

B1.1 A promoção do desenvolvimento pessoal, emocional e social em contexto escolar

B1.2 As parcerias com a família.

B2 A autonomia na aprendizagem no contexto da educação ao longo da vida
Profª Doutora Albertina Oliveira – 29 de Outubro

B2.1 Os principais modelos teóricos explicativos/compreensivos da autonomia na aprendizagem: a teoria da autodeterminação de Deci e Ryan, o modelo de Brockett e Hiemstra, o modelo de Carré, o modelo de Grow e o modelo de Oliveira e Simões

B2.2 A autonomia na aprendizagem numa perspectiva desenvolvimentista: contributos da teoria da aprendizagem transformativa, da teoria do desenvolvimento do eu de Loevinger, do esquema de Perry sobre o desenvolvimento intelectual e ético, do modelo do juízo reflexivo de King e Kitchener e do modelo das crenças epistemológicas de Schommer.

B3 Relação pedagógica e problemática disciplinar
Prof. Doutor João Amado – 4 e 5 de Novembro

B3.1 O conceito de relação pedagógica

B3.2 O conceito de indisciplina escolar: os 3 níveis da indisciplina – a(s) indiciplina(s)- e as funções e factores da indisciplina, tendo em conta cada um dos níveis

B3.3 A construção da disciplina na escola: programas centrados na sala de aula – classroom management, programas sistémicos centrados na escola como um todo – o clima institucional, programas de gestão de conflitos e formação de competências sociais.

B4 Formação contínua e desenvolvimento profissional
Prof.Doutor Luís Alcoforado – 11 e 12 de Novembro

B4.1Formação, trabalho, profissionalidade e identidade profissional;

B4.2 A necessidade de compreender e questionar criticamente a acção profissional;

B4.3 Contributos das teorias da acção e da actividade para (re)pensar uma (trans)formação profissional contínua;

B4.4 Alguns modelos e práticas de formação contínua: implicações para o desenvolvimento profissional e para a construção da profissionalidade de Professor/a.

B5 Questões de género nas práticas educativas: família e escola em análise
Prof. Doutora Cristina Maria Coimbra Vieira - 3 de Dezembro de 2011

B5.1Clarificação de conceitos de partida: sexo, género e igualdade de oportunidades para mulheres e homens.

B5.2 O género como um construto multidimensional: identidade(s), atributos, papéis, orientação sexual.

B5.3 Género e socialização ao longo do ciclo de vida: um percurso não linear para ambos os sexos.

B5.4 Os estereótipos de género e a construção social (e individual) das desigualdades associadas à morfologia do corpo.

B5.5 O possível papel da família e da escola na manutenção das desigualdades de género.

B5.6 Fragilidades da cidadania de homens e mulheres directamente relacionadas com as desigualdades de género.

MÓDULO C - TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Prof. Doutora Teresa Pessoa – 10, 16 e 17 de Dezembro

C1 Processos educativos mediados pelas TIC

C1.1 O Impacto das TIC na educação

C1.2 Ambientes de aprendizagem mediados pelas Tic: e-learning e b-learning

C1.3 As redes sociais e suas potencialidades pedagógicas

C1.4 Dinâmicas pedagógicas no século XXI

C1.5 Problemas actuais de aprendizagem e desenvolvimento na Sociedade da Comunicação e da Informação

Metodologia

Exposição e discussão de temas. Recursos audiovisuais e informáticos.

Avaliação

A avaliação desta unidade inclui dois trabalhos de pesquisa bibliográfica sobre temas a escolher no âmbito dos módulos leccionados (A, B ou C), com uma extensão máxima de 15 páginas cada e com igual ponderação na classificação final.

Bibliografia

Módulo

Referências

A1 e A2

Bidarra, G., & Festas, I. (2005). Construtivismo(s): Implicações e interpretações educativas. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (2), 175-195).

Festas, I. (1998). Intervenção nos problemas de desenvolvimento e de aprendizagem. In N. Raposo, G. Bidarra, e I. Festas (Eds.), Dificuldades de desenvolvimento e de aprendizagem (pp. 171-182). Lisboa: Universidade Aberta.

Festas, I. (2002). Principais tendências no ensino da escrita de textos. Psychologica, 30, 173-185.

Mayer, R. E., & Alexander, P. A. (Eds.).  (2011).  Handbook of research on learning and instruction.  New York: Routledge.

Morais, J. (1997). A arte de ler: Psicologia cognitiva da leitura. Lisboa: Ed. Cosmos.

 

A3

Bidarra, M. G. (1994). Estudo dos processos sociocogntivos e análise das práticas de formação. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação [Dissertação de Doutoramento]

Bidarra, M. G. (1996). Orientações paradigmáticas na investigação sobre o ensino e formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 30 (3), 133-163.

Bidarra, M. G. (2002). Do grau de transmissividade das práticas de formação ao optimismo irrealista. Revista de Educação, 11(1), 159-162.

Bidarra, M. G. (2004). Modo(s) de trabalho pedagógico: O grau de transmissividade das práticas de formação Psychologica, Número Extra-Série, 417-437. (Homenagem ao Prof. Doutor Manuel Viegas Abreu)

Handbook of research on teaching (4th ed.) (3rd ed.)

Handbook of research on teacher education

International encyclopedia of teaching and teacher education

Journal of Teacher Education

A4

Damião da Silva, M. H. (2001). O erro no ensino: Conceptualização e estudo empírico (Dissertação de Doutoramento). Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Documento policopiado.

Damião da Silva, M. H. (2007). Contribuições da ergonomia cognitiva para a compreensão do erro no desempenho profissional. Revista Portuguesa de Pedagogia. 41(2),181-206.

Damião da Silva, M. H. (2009). Ressonância afectiva e responsabilidade intelectual face a erros no desempenho docente. Revista Portuguesa de Pedagogia. 43 (1), 159-173.

Reason, J. (2000). Human error: Models and management. Cambridge: Cambridge University.

Senders, J. W. & Moray, N. P. (1991). Human error: Cause, prediction and reduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

B1

Gaspar, M. (2008). Programa de educação parental “Mais Família, Mais Jovem”.

Gaspar, M. (2009). Programa de desenvolvimento socioemocional “Mais Jovem Mais”.

Weare, K. & Gray, G. (2003).What Works in Developing Children’s Emotional and Social Competence and Wellbeing? Research Report RR456. London: Department for Education and Skills.

Webster-Stratton, C. (20 ). Como Promover as Competências Sociais e Emocionais das Crianças (Trad. Portuguesa não publicada)

B2

Mezirow, J. (2000). Learning to think like an adult: Core concepts of transformational theory. In J. Mezirow & Associates, Learning as transformation: Critical perspectives on a theory in progress (pp. 3-33). San Francisco: Jossey-Bass Publishers. (Biblioteca FPCE, NAPFA 335).

Oliveira, A. L. (2004). O professor enquanto facilitador da aprendizagem. Psychologica, nº Extra-Série de homenagem ao Prof. Doutor Manuel Viegas Abreu, 523-534.

Oliveira, A. L. (2005). Aprendizagem autodirigida: Um contributo para a qualidade do ensino superior. Dissertação de doutoramento. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Oliveira, A. L. (2007). Desenvolvimento do pensamento reflexivo e educação de adultos: Uma revisão de modelos teóricos. In A. C. Fonseca, M. J. Seabra-Santos & M. F. Gaspar (Eds.), Psicologia e educação: Novos e velhos temas (pp. 217-246). Coimbra: Edições Almedina.

B4

Alcoforado, L. (2008). Competências, cidadania e profissionalidade: Limites e desafios para a construção de um modelo português de educação e formação de adultos. Tese de Doutoramento. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Clot, Y. (2004). La fonction psychologique du travail. Paris: PUF.

Dubar, C. (1997). A socialização: Construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora.

B3

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Amado, J. (2001). Interacção Pedagógica e Indisciplina na Aula. Porto: Edições ASA

Amado, J. (2010). Da indisciplina escolar ao Cyberbullying... Coimbra: ED.UC. Portal de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra

Amado, J. & Freire, I.(2009). A(s) Indisciplina(s) na escola. Coimbra: Almedina

Burguet, M. (1999). El educador como gestor de conflictos. Bilbao: Desclée De Brouer.

Carita, A. (2005). Conflito, moralidade e cidadania na aula. Porto: Campo das letras

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B5

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Pinto, T. (Coord.), Nogueira, C., Vieira, C.C., Silva, I., Saavedra, L., Silva, M. J., Silva, P., Tavares, T.-C. & Prazeres, V. (2010). Guião de Educação Género e Cidadania – 3º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Versão online disponível em: http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/3ciclo/

Vieira, C. C. (2006). É menino ou menina? Género e educação em contexto familiar. Coimbra: Almedina.

Vieira, C. C. (2007). Educação Familiar: Estratégias para Promoção da Igualdade de Género, Lisboa: CIG (2ª Edição).

Vieira, C. C. (2008). Estereótipos de Género. In Albino Rubim & Natália Ramos (Orgs.). Estudos da Cultura no Brasil e em Portugal (pp. 217-250). Salvador: Editora da Universidade Federal da Baia.

C1

Carrilho, J. A. & Medina A. C. (2007). Nuevas tecnologias para a educación en la era digital. Madrid: Ediciones Pirâmide.

Coll,C. & Monereo, C. (Eds) (2008) Psicologia de la educación virtual.Madrid: Ediciones Morata

Costa,F. (Coord) As Tic em Educação em Portugal. Porto: Porto Editora.

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Jonassen, D.(2007) Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto:Porto Editora.

Miranda, G.L. (2009) Ensino Online e Aprendizagem Multimedia. Lisboa:Relógio d'Água.

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Pessoa, T., & Nogueira, F. (2009). A Teoria da Flexibilidade Cognitiva nas vivências e práticas educativas Casebook para a Formação de Professores. In Tânia Hetkowski (Coord.)Educação e Contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas (pp.109-132). Salvador da Bahia: Editora FAPESB .

Salinas, J., Aguaded J. I. & Cabero, J. (2006). Tecnologias para a educação: diseño, producción y evaluación de médios para la formación docente. Madrid: Alianza Editorial

Serna,M.C. & Arrufat,M.J. (coords) (2011) Processos educativos com TIC en la socieda del conocimiento.Madrid: Pirámide

Tejedo, M.E.T.(2011) Objetos de Aprendizaje. Zamora: Comunicación Social S.C.