PROGRAMA


8.30h 

Receção

9.00h

Sessão de Abertura

Anfiteatro

 

9.30h

Conferência
Videojogos e aprendizagem: mapeando percursos
Lynn Alves, Universidade do Estado da Bahia, Brasil

 

Anfiteatro

Moderador: Ana Amélia A. Carvalho

Universidade de Coimbra

10.30h

Intervalo (Coffee break)

11.00 h

Comunicações [resumos]

Apresentação: 20 min seguida de discussão

 

Anfiteatro

Moderador: Lia Raquel Oliveira

Universidade do Minho

 

       Aprender para Jogar ou Jogar para Aprender

Sónia Cruz

   O Jogo 3RD World Farmer como Promotor de Competências em Geografia

Paula Simões e José Bidarra

   Videojogos e Desenvolvimento de Competências nos Estudantes Adultos

Nuno Lopes e Isolina Oliveira

   Jogo da Glória Digital - um estudo sobre o envolvimento dos alunos no ensino básico

Hugo Martins e Sónia Cruz

 

Sala: 4.4 (1º andar)

Moderador: José Luís Ramos

Universidade de Évora

 

      Jogos e Mobile Learning em Portugal: em que nível estamos?

Teresa Cardoso

   Podcast para uma Aprendizagem Móvel na Visita ao Museu

Manuela Oliveira e Ana Amélia Carvalho

   Implementação de podcasts, suportados por dispositivos móveis, na disciplina de Educação Musical

Rogério Ramos e Rui Raposo

   Avaliação das Aprendizagens e Mobile-learning: dois projetos formativos que se complementam no Agrupamento de Escolas de Vila Verde

    Sandra Cardoso e João Graça

 

12.30h

Almoço livre

14.00h

Workshops [ver as especificações]

  • Mobile Study e Google Sites Mobile [Traga o seu portátil ou dispositivo móvel com ligação à Internet].

    • Adelina Moura - Completo

    • Anfiteatro

     

  • MS Kodu [Traga o seu portátil com o Kodu instalado].

    • José Marques - Completo

    • Sala: 4.5 (1º andar)

     

  • La Vouivre - Jogo da Glória [Traga o seu portátil com o software La Vouivre].

    • Fernando Sá & Lilian Moreira

    • Sala: 4.4 (1º andar)

     

  • Aprender com o iPad: criar, distribuir e gerir conteúdos curriculares na era do Mobile-learning [É disponibilizado um iPad para 2 participantes].

    • N. Miguel Seabra - Completo [Pode solicitar o workshop das 16.30h-18.30h]

    • Sala: 4.1 (1º andar)

16.00h

Comunicações [resumos]

Apresentação: 10 min.

 

Anfiteatro

Moderador: Leonel Morgado

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

 

      GGULIVRR’s Learning Touch

Hiram Bollaert e Justino Lourenço

      Da História para a rua: jogos, mobilidade e compreensão histórica

Filipe Penicheiro

 

      Kimera - Cidades Imaginárias: desenvolvimento de um jogo/simulador

     André L. Silva, Tânia M. Hetkowski, Gustavo Andrade e Josemeire Dias

 

      Estudo do Desenvolvimento e Aplicação de um Jogo Educativo Digital

     Rui Pereira, José Oliveira, Inês Silva, Graça Sanches, Márcia Portugal, Carlos Sousa e Graça Sousa

 

      Tocar, Organizar e Criar

     Cristina Sylla, Maria Ana Medeiros, Clara Coutinho, Pedro Branco, Eduarda Coquet e Nelson Zagalo

 

      Jogos em ambiente 3D com uso de QR Codes para avaliação de alunos

     Francisco Reis e Ricardo Malheiro

 

 

Sala: 4.4 (1º andar) [Resumos]

Moderador: Lina Morgado

Universidade Aberta

 

       O QR code nas bibliotecas escolares

Natividade Santos e Angélica Monteiro

 

       Promover a aprendizagem do património cultural da cidade de Tomar através de dispositivos móveis

Célio Gonçalo Marques e Hélder Santos

 

       Inovação no currículo em TIC no ensino secundário: telemóveis, georreferenciação e páginas Web.

Ana Isabel Almeida, João Piedade e Neuza Pedro

 

       Educação e Era Digital: escola brasileira na busca e prática do m-learning

     Elisabeth Gomes Pereira e Raquel Gondim

 

       Desenvolvimento de um recurso multimédia educativo para plataformas móveis e ambiente Android

Cristina Gomes, José Gomes e José Lencastre

 

       e-moções: avaliação heurística a um jogo multimédia em m-Learning para crianças com perturbações do espetro do autismo

Isabel Maia, Liliana Magalhães, José Alberto Lencastre, Angélica Monteiro e Helena Bilimória

 

 

16.30h

Workshop: 16.30-18.30h

  • Aprender com o iPad: criar, distribuir e gerir conteúdos curriculares na era do Mobile-learning [É-lhe emprestado um iPad].

    • N. Miguel Seabra

    • Sala: 4.1 (1º andar)

17.15h

Intervalo (Coffee break)

17.30h

Apresentação de posters [5 min x 5 slides] [resumos]

 

Sala: 4.4 (1º andar)

Moderador: Isabel Cabrita

Universidade de Aveiro

 

       “PING – A Pobreza não é um jogo” – jogos digitais no currículo

Teresa Pombo

 

       ENTRExplorer: a Serious Game for Immersive Entrepreneurs

      Nuno Pinto Bastos, Beatriz Móran e Iván Costas

 

       “GEO-GO” - uma aventura geográfica sob a forma de jogo educativo: descrição do projeto e seu desenvolvimento

Lázaro Raposo, Carla Morais e João Paiva

 

       Jogos Digitais e Educação: Cenários possíveis para a aprendizagem do Espaço

Inaiá Pereira, Tânia Regina Dias Silva Pereira, Fabiana Dos Santos Nascimento, Tânia Maria Hetkwosk e Gustavo Erick

 

       Ludus maximus: aprendendo conteúdos históricos em ambientes informais na Educação de Infância – desafios e obstáculos

Gonçalo Marques

 

       Companheiros Virtuais e Aprendizagem Móvel: o caso do Pequeno Mozart

Secundino Correia e Paula Medeiros

 

       Atividades de Programação de Jogos com o software Scratch no 1º Ciclo do Ensino Básico

Carolina Moutinho e Teresa Pessoa

 

       Jogo da Glória – 7 para 7

Fernando Sá, Andreia Oliveira, Cristina Costa, Isabel Vilaça, Maria Manuela Oliveira e Natália Magusteiro

 

       Os jogos na aula de Inglês

Ester Cabral

 

       LABDAP – LABirinto Da Aprendizagem

Vítor Vilela, Jaime Diogo e Mário Gomes

 

 

Anfiteatro [resumos]

Moderador: João Paiva

Universidade do Porto

 

     Realidade aumentada mediada por tecnologias móveis no ensino da enfermagem

Nelson Jorge, Pedro Gaspar e Lina Morgado

 

     Geocaching, QR Codes e Realidade Aumentada no Ensino da Física e Química e da Matemática.

César Marques e Susana Jorge

 

     Desenvolvimento de um jogo de educação musical para plataformas móveis e ambiente Android

José Gomes, Cristina Gomes e José Lencastre

 

     Mobile Study - um aplicativo para criar testes interativos para telemóvel: um caso prático nas disciplinas de Matemática e de Ciências Naturais no 2º Ciclo

Adriana Quaresma, Lígia Marques e Lília Neves

 

     Mobile learning em espaços educativos informais. Princípios para o design de cenários de aprendizagem baseados em tecnologias móveis

Pedro Patrocínio e João Matos

 

     Recursos Educativos para Dispositivos Móviles en la enseñanza de Redes de Computadoras

Angel Ceballos

 

     Aprendizagem de Inglês para turismo: o contributo de dispositivos móveis

Isabel Oliveira, Carlos Costa e Maria Teresa Roberto

 

     A maleta pedagógica digital: uma estratégia para o séc. XXI

Fernanda Carvalho e Adelina Moura

 

18.30h

Conferência
Mobile Learning en la Educación Superior: Primeros pasos para el diseño y creación de cursos co tecnologías móviles
Mar Camacho, Universitat Rovira i Virgili, Espanha

 

Anfiteatro

Moderador: Teresa Pessoa

Universidade de Coimbra

19.30h

Encerramento



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