PROGRAMA DO 10º CONGRESSO AIDAP/AIDEP: DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Coimbra: 6 a 8 de Setembro de 2018

6 de setembro

9.30-11:30ACOLHIMENTO, DISTRIBUIÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO E COLOCAÇÃO DE POSTERS

9.30-11.30WORKSHOPS PRÉ-CONGRESSO

Workshops
  • W1 - Investigaciones en evaluación psicológica infanto juvenil: un enfoque multicultural - Norma Contini
  • W2 - Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): Fundamentação e utilização de novo teste de inteligência - Gina Lemos e Leandro Almeida
  • W3 - Avaliação psicológica de comportamentos de condução - Inês Saraiva Ferreira

11.30 às 12.30SESSÃO DE ABERTURA COM MOMENTO MUSICAL

ALMOÇO

14.00-14.451ª CONFERÊNCIA PLENÁRIA

CP1 - A avaliação psicológica como domínio clínico: Velhos e novos desafios - Rosa Novo (Universidade de Lisboa, Portugal)

15.00-16.30SIMPÓSIOS E COMUNICAÇÕES

Simpósios

  • Avaliação psicológica nas intervenções de carreira - José Tomás da Silva
    • C1 - Análise fatorial confirmatória da Escala Esperança no Trabalho numa amostra de estudantes portugueses do ensino secundário - Francisca da Conceição Duarte, José Tomás da Silva & Maria Paula Paixão
    • C2 - Career-Related Parent Support Scale – CRPSS: avaliação e intervenção de carreira - Vitor Manuel Pacheco Gamboa
    • C3 - Escala de Autoeficácia na Exploração e Tomada de Decisão: Estudo de adaptação com adultos desempregados - Maria do Céu Taveira
    • C4 - Escala de Satisfação e Frustração de Necessidades Psicológicas Básicas. Análise factorial e validade preditiva - Pedro Cordeiro
    • C5 - Inventário de Interesses Profissionais (ABIV): Aproximação ao modelo de Holland - José Pacheco Miguel & José Tomás da Silva
  • Avaliar precocemente o risco de insucesso na leitura - Ana Paula Vale
    • C6 - Avaliação precoce das competências leitoras: Proposta de teste de rastreio - Ana Filipa Silva & Ana Sucena
    • C7 - PIPE - Prova de Identificação de Palavras Escritas: Estudo exploratório da versão 3 - Ana Paula Vale, Inês Freitas, Nuno Sousa, Cristina P. Albuquerque & Marcelino Pereira
    • C8 - TEI - Teste de Escrita Inventada: Poder preditivo do risco de insucesso na leitura e características psicométricas - Bruno Martins, Ana Rita Silva, Diana Meira & Ana Paula Vale
    • C9 - TSF – Teste de Supressão Fonémica: Um bom preditor longitudinal da precisão e da fluência da leitura - Ana Rita Silva, Bruno Martins, Diana Meira & Ana Paula Vale
  • Avaliação neuropsicológica do funcionamento executivo - Octávio Moura
    • C10 - As multicomponentes das funções executivas e sua relação com outras funções cognitivas - Luís Pires, Octávio Moura, Chiara Guerrini, Imke Buekenhout, Mário R. Simões & José Leitão
    • C11 - Funcionamento executivo na epilepsia pediátrica - Ana Filipa Lopes, Maria José Fonseca, José Paulo Monteiro, Conceição Robalo & Mário Simões
    • C12 - Funções executivas: Trajetórias desenvolvimentais dos 5 aos 15 anos - Octávio Moura, Marcelino Pereira & Mário R. Simões
    • C13 - Testes computadorizados na avaliação de funções executivas - Inês Saraiva Ferreira
  • (Temas e questões na) Avaliação do ajustamento de crianças e adolescentes em contextos desenvolvimentais desafiantes - Maria Cristina Canavarro & Monika Bullinger
    • C14 - Aplicações dos questionários Kidcope em contextos pediátricos: Uma perspetiva desenvolvimental na avaliação do coping em crianças e adolescentes - Carlos Carona, Neuza Silva, Helena Moreira, Luísa Barros & Maria Cristina Canavarro
    • C15 - Instrumento de screening para a perturbação de stress pós-traumático em crianças e adolescentes afetados pelos incêndios de 2017 na região Centro - Joana Pereira, Daniel Rijo, Ana Fonseca, Helena Moreira, Paula Vagos & Maria Cristina Canavarro
    • C16 - Qualidade de vida em crianças e adolescentes com baixa estatura: Validação semântica e estudo-piloto das versões portuguesas dos questionários QoLISSY - José Paulo Almeida, Monika Bullinger, Manuel Fontoura Magalhães & Maria Cristina Canavarro
    • C17 - Validação semântica e estudos psicométricos preliminares da versão Portuguesa do questionário DISABKIDS - Módulo específico para a diabetes - Gonçalo Duque Plaza , Luísa Barros & Carlos Carona
Comunicações livres
  • C18 - Avaliação da avaliação de conhecimentos no ensino superior: Estudo docimológico dos exames escritos de duas unidades curriculares de um Mestrado Integrado em Psicologia - Maria João Afonso
  • C19 - Avaliação da pertinência dos serviços de desenvolvimento de carreira em Moçambique: um estudo de caso das instituições de ensino superior da Beira - Julio Taimira Chibemo & Maria do Céu Taveira
  • C20 - Inventário de Exploração de Carreira na Infância: Invariância fatorial para zonas geográficas - Iris M. Oliveira, Maria do Céu Taveira & Erik J. Porfeli
  • C21 - Del estigma socioeducativo a la prevención de la deserción escolar: Actitud e implicación familiar ante el aprendizaje y la educación de adolescentes en riesgo de abandono escolar - Lucía Álvarez-Blanco, Antonio Cervero-Fernández-Castañón, Raquel-Amaya Martínez-González, Ana Belén Bernardo-Gutiérrez & Ellian Tuero-Herrero
  • C22 - Estudos psicométricos com a Escala de Autoeficácia Geral (EAEG) - Maria Odilia Teixeira, Cátia Costa & Bruno Almeida

16.30-17-00INTERVALO E COFFEE BREAK

17.00-18.30DISCUSSÃO DE POSTERS

Posters
  • P1 - Adaptação e Validação da Langer Mindfulness Scale para a população portuguesa - Rui Bártolo-Ribeiro & António Carvalho Silva
  • P2 - Adição ao Facebook: Estudos exploratórios de adaptação de uma escala a uma amostra portuguesa - José Pedro Cerdeira; Paula C. Neves; Alda Matos & Catarina Morgado
  • P3 - Avaliação da proatividade individual no processo de socialização organizacional: Estudo das propriedades psicométricas da versão portuguesa da Escala de Comportamentos Proativos (ECP-P) de Ashford e Black - Teresa Rebelo & Nuno Rodrigues
  • P4 - Avaliação do turnover através das cognições vs intenções, imediatas vs diferidas - Rui Bártolo-Ribeiro
  • P5 - Conhecimentos e atitudes de psicólogos portugueses sobre a avaliação da aptidão psicológica para a condução - Sónia Maria Mangericão Leite Gonçalves, Inês Saraiva Ferreira & Pedro Armelim Almiro
  • P6 - Escala Básica de Sintomas de Insónia e Qualidade de Sono: Estudos de validade em amostras clínica e da comunidade - Mariana Miller-Mendes, Daniel Ruivo Marques, Sara Marques & Ana Allen Gomes
  • P7 - Estrutura fatorial e consistência interna da Escala de Estratégias Autoprejudiciais (EEA) em estudantes do ensino superior - Nuno Rodrigues, Lúcia C. Miranda & Jennire G. Vargas
  • P8 - Estudo das características psicométricas do Self Directed Search: SDS-CE com amostras portuguesas - Alexandra Barros
  • P9 - Exploración de las propiedades psicométricas de la Escala de Inteligencia de Wechsler para niños, quinta versión, en escolares de procedencia rural (Investigación en progreso) - Marcela Rodríguez Cancino & Beatriz Vizcarra Larrañaga
  • P10 - Os diferentes aspectos da somatização: Uma revisão sistemática sobre a avaliação por instrumentos dos sintomas somáticos - Joana Proença Becker, Rui Paixão & Manuel João Quartilho
  • P11 - Os THAM’s: instrumentos de avaliação e intervenção da consciência metalinguística - Ana Paula Couceiro Figueira & Maria Antonietta Pinto
  • P12 - Propriedades psicométricas do Inventário de Cognições Perfecionistas: Um estudo preliminar numa amostra de adultos portugueses - Claudia Isabel Guerreiro Carmo, Paula Cotão, Marta Brás & Luís Miguel Faísca
  • P13 - Propriedades psicométricas do Questionário Compósito de Matutinidade (QCM) na população portuguesa mais velha - Imke Buekenhout, Ana Allen Gomes, Luís Pires, Bruno Russo & José Augusto Leitão
  • P14 - Revisão dos estudos psicométricos sobre a escala HSPS (Highly Sensitive Person Scale) - Angel M. Fidalgo & Jaqueline M. M. Madeira
  • P15 - Sobre o pânico de ser – Estudo sobre os ataques de pânico de construção da identidade - João Serra de Almeida
  • P16 - Testeo de modelos estructurales del Inventario de Perspectiva Temporal de Zimbardo en Uruguay - Victor E.C. Ortuño, Lúcia Alvarez & Alejandro Vásquez
  • P17 - The Adult DysLExia Reading Battery (ADLER): Concurrent predictors of reading in adults with different reading skills - Luís Faísca, Inês Morais, Filomena Inácio, Ana Mesquita, São Luís Castro & Alexandra Reis
  • P18 - Tipologías de personalidad y psicopatología en hombres violentos contra la pareja - Julia Daugherty, Natalia Bueso-Izquierdo, Agar Marin Morales, Natalia Hidalgo-Ruzzante & Miguel Perez Garcia
  • P19 - Toulouse-Pieron Cancellation Test as a measure of attention in Epilepsy - Marisa Pedroso de Lima Marta Neves, Élia Baeta, Raquel Lemos, Mário R. Simões, Diana Duro, Sandra Freitas & Isabel Santana
  • P20 - Tradução e validação, para o português do Brasil, da Escala de Quociente do Espectro Autista (AQ10) - José Fausto de Morais, Victor Lawrence Bernardes Santana & Tiago Bernardes Kerr
  • P21 - Validación del Inventario Balanceado de Respuesta Deseable en infractores de la ley penal - Isabel Maria Mikulic & Melina Claudia Crespi
  • P22 - Validade de uma Escala para o Rapport Emitido por acadêmicos - Santos Alberto Enriquez Remigio, José Fausto de Morais, Tiago Bernardes Kerr & Victor Lawrence Bernardes Santana
  • P23 - Versão portuguesa da Partner Support for Father Involvement Scale: Propriedades psicométricas - Natália Sofia Henriques Antunes, Salomé Vieira-Santos, Maria Teresa Ribeiro & Magda Sofia Roberto
  • P24 - ¿Se puede potenciar el rendimiento académico en estudiantes universitarios? Valoración de un programa de entrenamiento en estrategias de autorregulación del aprendizaje - Ellián Tuero Herrero, Isabel Ayala, Antonio Cervero, María Esteban, Andrea Fergó & Ana Bernardo

20.00JANTAR DO CONGRESSO (inscrição prévia)

7 de setembro

9.30-10.302ª CONFERÊNCIA PLENÁRIA

CP2 -Evaluación psicológica como recurso para superar el enfoque psicopatológico: El comportamiento agresivo en la adolescencia - Norma Contini (Universidad de Tucuman, Argentina)

10.30-11.00INTERVALO E COFFEE BREAK

11.00-12.30SIMPÓSIOS E COMUNICAÇÕES

Simpósios

  • A natureza múltipla de uma habilidade singular: A resolução de problemas no ensino Português - Gina Lemos
    • C23 - Avaliando a disposição para o pensamento crítico no ensino superior: Considerações sobre a capacidade de resolução de problemas - Amanda R. Franco, Rui Marques Vieira & Carlos Saiz
    • C24 - Estudo da metacognição na Universidade: Análise da sua evolução no 1.º ano - Rui Bártolo-Ribeiro, Francisco Peixoto, Leandro S. Almeida & Joana R. Casanova
    • C25 - Resolução de problemas: O processo cognitivo no perfil dos adolescentes portugueses - Gina C. Lemos & Leandro S. Almeida
    • C26 - Resolução de problemas: Contributos da Bateria Aurora - funcionamento familiar e jovens adultos - Ana Manuela Faria Salgado, José F. Cruz & Leandro S. Almeida
  • Avaliação psicológica em estudantes do ensino superior: Constructos e validação de instrumentos - Leandro Almeida
    • C27 - Análisis estructural del EQ-i-M20 en universitarios mexicanos: Dimensionalidad e invarianza de medición según género - Sergio Dominguez-Lara & Yolanda Campos-Uscanga
    • C28 - Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e validação para universitários portugueses - Ema P. Oliveira, María Dolores Merino, Jesús Privado & Leandro S. Almeida
    • C29 - Questionário de Adaptação ao Ensino Superior: Construção e validação com estudantes do primeiro ano - Alexandra M. Araújo, Leandro S. Almeida & Joaquim Armando Ferreira
    • C30 - Questionário de Expectativas Académicas: Construção e validação de uma versão reduzida (QEAr) - Joana Casanova, Rui Bártolo-Ribeiro, Francisco Peixoto & Leandro Almeida
  • Funcionamento familiar e jovens adultos no século XXI. Avaliação de interfaces desenvolvimentais - Ana Paula Relvas e José Tomás da Silva
    • C31 - Adultos emergentes portugueses e o Facebook. Estudos de validação da Bergen Facebook Addiction Scale Differentiation of the Self Inventory – Revised (DSI-R): Estudos portugueses com adultos emergentes - Gustavo Veiga; Luciana Sotero & Ana Paula Relvas
    • C32 - Differentiation of the Self Inventory – Revised (DSI-R): Estudos portugueses com adultos emergentes - Sofia Major & Ana Paula Relvas
    • C33 - Estudos de validação da versão Portuguesa do Inventory of the Dimensions of Emerging Adults (IDEA) - Sofia Major & Ana Paula Relvas
    • C34 - Orientação para o futuro na adultez emergente: Novo estudo com a versão portuguesa do Hopes and Fears Questionnaire - Mariana Sousa; Gabriela Fonseca; Carla Crespo; Luciana Sotero; José Tomás da Silva & Ana Paula Relvas
    • C35 - Relação entre funcionamento familiar (SCORE-15) e avaliação de aspetos desenvolvimentais (IDEA, BFAS, HFQ e DSI-R) em jovens adultos portugueses - Margarida Vilaça; Luciana Sotero; Gabriela Fonseca & Ana Paula Relvas
  • Perspetivas e prospetivas da investigação e avaliação da inteligência humana - Maria João Afonso
    • C36 - Análise metrológica do MSCEIT (Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test): Significado e implicações de um estudo de validação na população portuguesa - Maria João Afonso
    • C37 - Conceções Implícitas da Inteligência em Moçambique: A inteligência definida por leigos e por especialistas em psicologia e em educação - Vilza Cassamo & Maria João Afonso
    • C38 - Desenvolvimentos teóricos e empíricos na definição e avaliação do constructo ‘inteligência’ - Gina C. Lemos & Leandro S. Almeida
    • C39 - Efeitos da Inteligência no desempenho a matemática: Estudos com alunos portugueses do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico - Adelinda Araújo Candeias
    • C40 - Teorias Implícitas de Inteligência Emocional: Desenvolvimento e adaptação de uma escala no contexto académico português - Ana Fontes Costa & Luísa Faria
Comunicações livres
  • C41 - Avaliação da competência emocional em estudantes universitários do primeiro ano: Validação do Profile of Emotional Competence - Alexandra M. Araújo & Fátima M. Teixeira
  • C42 - Avaliação da inteligência emocional nos contextos académico e profissional: Estudo das propriedades psicométricas da versão portuguesa da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS) - Nuno Rodrigues & Teresa Rebelo
  • C43 - Concepção e validação para a população portuguesa da escala Indisciplina Escolar Percepcionada por Alunos - Fernando Manuel Videira dos Santos
  • C44 - Estudio de las competencias socioemocionales en diversos contextos evaluativos de Buenos Aires, Argentina - Isabel Maria Mikulic
  • C45 - Ítem único de ansiedad ante exámenes en universitarios peruanos: Nuevas evidencias de validez - Sergio Alexis Dominguez Lara

ALMOÇO

14.00-14.453ª CONFERÊNCIA PLENÁRIA

CP3 - Práticas de avaliação psicológica em Portugal: Resultados gerais de inquérito realizado sobre a utilização de testes e outros instrumentos - Leandro S. Almeida, Mário R. Simões, Maria João Seabra & Pedro Almiro (Univ Minho & Univ Coimbra, Portugal).

15.00- 16.30SIMPÓSIOS E COMUNICAÇÕES

Simpósios

  • Avaliação psicológica e desenvolvimento de carreira - Vítor Gamboa
    • C46 - Adaptação para a língua portuguesa do Career Future Inventory - Revised - Luís Sérgio Vieira & Joana Vieira dos Santos
    • C47 - Escala de Empregabilidade Percebida - EEP (Perceived Employability Scale): potencialidades para a intervenção de carreira no ensino superior - Vítor Manuel Pacheco Gamboa
    • C48 - Instrumentos de avaliação de ajuda à transição de carreira de adultos - José Tomás da Silva & Cátia Sofia Martins
    • C49 - Perfis temporais e desenvolvimento vocacional - Isabel M. Nunes Janeiro
  • O teste de Rorschach: Reflexão sobre os resultados normativos de crianças, adultos e idosos - António Abel Pires, Danilo Silva & Rosa Novo
    • C50 - A expressão da idade adulta avançada no Rorschach: Singularidade da personalidade ou especificidade da idade? - Rosa Ferreira Novo
    • C51 - Análise dos resultados dos Índices de Depressão (DEPI) e Déficit de Coping (Cdi) do estudo normativo do Teste de Rorschach da população adulta - António Abel Pires
    • C52 - Comparação dos dados normativos de duas amostras de crianças portuguesas mediante a aplicação do sistema de avaliação do desempenho no Rorschach (SADR) e do Sistema Integrativo do Rorschach (SIR) - Danilo R. Silva
    • C53 - Implicações da investigação sobre o Efeito da Cor na produção de respostas ao Rorschach em crianças e adultos - Danilo R. Silva
    • C54 - Sobre o suicídio e metodologias de avaliação: Estudo de caso e respectivo acompanhamento, com integração de Rorschach no decorrer da psicoterapia - João Serra de Almeida
  • Avaliação psicológica nas Necessidades Educativas Especiais - Cristina Petrucci Albuquerque
    • C55 - A avaliação do desenvolvimento de crianças com baixa visão: Um exemplo de adaptações com a Escala de Griffiths - Viviana Ferreira & Cristina Petrucci Albuquerque
    • C56 - A avaliação psicológica no domínio da Sobredotação e dos talentos: paradoxos, problemas e soluções - Marcelino Pereira
    • C57 - Aferição para a população portuguesa de instrumentos de avaliação de desenvolvimento que visam capacitar os pais em Intervenção Precoce - Ana Serrano, Anabela Cruz dos Santos, Leandro Almeida, Patrícia Graça, Sónia Lopes, Salete Teixeira & Cristiana Guimarães
    • C58 - Avaliação neuropsicológica na perturbação de hiperatividade e défice de atenção - Cláudia Alfaiate, Margarida Almeida & Boavida Fernandes
    • C59 - Inventário de Identificação de Necessidades de pessoas mais velhas com Dificuldades Intelectuais - Cristina Petrucci Albuquerque, Ana Cristina Carvalho & Ana Filipa Oliveira
  • Usos, atitudes e dependências das TIC: Instrumentos de avaliação - José Costa, Ana Paula Matos, & Maria do Rosário Pinheiro
    • C60 - Adaptação da Escala de Uso e Atitudes face às TIC e aos Media Sociais para adultos portugueses (MTUAS-P) - José Costa, Ana Paula Matos, Maria do Céu Salvador, Maria da Luz Vale-Dias, Paula Castilho, Maria do Rosário Pinheiro, Mario Zenha-Rela & Joana Antunes
    • C61 - Apresentação da Escala de Atividades da Internet (EAInt) - José Costa, Ana Paula Matos, & Maria João Soares
    • C62 - Estudo preliminar da Escala das Funções da Utilização da Internet (EFUInt) - Ana Paula Matos, José Costa & Renata Arteiro
    • C63 - O desenvolvimento da Escala de Adição à Internet (EAAInt) - José Costa, Ana Paula Matos & Maria João Soares
Comunicações livres
  • C64 - Análisis dimensional del Big Five Inventory en universitarios peruanos - Sergio Alexis Dominguez Lara & César Merino-Soto
  • C65 - O MMPI-2 na diferenciação da fibromialgia face à artrite reumatóide - Bárbara Gonzalez, Rosa Novo, Rodrigo Peres & Telmo Baptista
  • C66 - O papel preditor da Perspetiva Temporal na Procura de Sensações - Victor E.C. Ortuño
  • C67 - Relationship Belief Inventory: Estudo inicial das qualidades psicométricas da versão portuguesa - João M. Moreira, Gisela Albino & Sara Almeida
  • C68 - Satisfação dos pacientes psiquiátricos nos serviços residenciais terapêuticos: Uma experiência positiva de desinstitucionalização psiquiátrica no Brasil - Rafael Gustavo Maluf, Marina de Bittencourt Bandeira & Daniela Carine Ramires de Oliveira

16.30-17.00INTERVALO E COFFEE BREAK

17.00-18.30Simpósios e comunicações

Simpósios

  • Instrumentos de avaliação psicológica no contexto do ensino superior - Denise Fleith
    • C69 - Análisis psicométrico de una Escala de Autoeficacia Académica en universitarios mexicanos: Estructura interna y relación con otras variables - Sergio Alexis Dominguez Lara
    • C70 - Escala de Expectativas Acadêmicas de ingressantes na educação superior - Claisy Maria Marinho Araujo
    • C71 - Inventário de práticas docentes para criatividade na pós-graduação - Denise de Souza Fleith
    • C72 - Questionário de Motivos de Abandono do Ensino Superior: Estudos preliminares - Leandro Silva Almeida, Joana Casanova, Ana Bernardo, António Cervero, Acácia Santos & Rodolfo Ambiel
  • Protocolos de avaliação na depressão - Ana Paula Matos, Maria do Rosário Pinheiro & José Costa
    • C73 - A Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15): Estudo com idosos saudáveis e com idosos com perturbações emocionais - Horácio Firmino, Ana Paula Matos, Jéssica Duarte, Sónia Oliveira, Patricia Rodrigues, Manuela Vilar & José Costa
    • C74 - Estudo da estrutura fatorial do Cognitive Emotion Regulation Questionnaire (CERQ) em adolescentes portugueses - Ana Paula Matos, Joana Antunes, Maria do Céu Salvador, Maria do Rosário Pinheiro & José Costa
    • C75 - Estudo preliminar do CDI-S em adolescentes portugueses - Ana Paula Matos, Eliana Silva, Maria do Céu Salvador, Maria do Rosário Pinheiro & José Costa
    • Adaptação do CDI-2 para a população portuguesa: Estudo exploratório numa amostra comunitária de adolescentes - Andreia Azevedo & Ana Paula Matos
  • Avaliação socioemocional de crianças: Instrumentos validados para a população portuguesa - Sofia Major
    • C77 - Adaptação e validação de uma medida de coping académico - Teresa Gonçalves, Marina S. Lemos & Catarina Canário
    • C78 - Avaliação da competência social em crianças adotadas: Um estudo multi-informantes - Joana Soares, Maria Barbosa-Ducharne, Jesús Palacios & Catarina Canário
    • C79 - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE) para crianças - Diana Alves& Orlanda Cruz
    • C80 - Escalas de comportamento social em contexto escolar: Um estudo de adaptação da versão Portuguesa da Escala de Competência Social da ECSCE - Raquel Raimundo, Elsa Carapito, Ana Isabel Pereira, Alexandra Marques Pinto, Maria Luísa Lima & Maria Teresa Ribeiro
    • C81 - Versão Portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition - Sofia Major & Maria João Seabra-Santos
  • Desenvolvimentos da avaliação psicológica - Leandro Almeida
    • C82 - A avaliação psicológica vista através dos artigos publicados na RIDEP - Bruno Gonçalves &Rute Pires
    • C83 - Movimento associativo: Elementos descritivos da AIDEP/AIDAP - Danilo R. Silva
    • C84 - Investigações centradas em instrumentos de Avaliação (Neuro)Psicológica realizadas no âmbito de mestrados e doutoramentos na Universidade de Coimbra - Mário R. Simões
Comunicações livres
  • C85 - Adaptação e análise da estrutura interna da Escala de Mobbing de Leymann (LIPT45) - Margarida Simões, Abílio Afonso Lourenço, Sergio Dominguez-Lara, Cristiana Máximo & José Soares Marins
  • C86 - Desenvolvimento de uma medida breve do Modelo Triárquico de Psicopatia: o YPI-TRI-S - Pedro Fernandes dos Santos Pechorro, Mário Simões & Isabel Alberto
  • C87 - Instrumentos validados em jovens delinquentes e em risco de delinquência - Pedro Fernandes dos Santos Pechorro, Rui Abrunhosa Gonçalves & Mário Simões
  • C88 - Inventário de Avaliação da Personalidade (PAI): Estudos de validação em contextos forenses - Mauro Paulino, Mário R. Simões, Daniel Rijo & Octávio Moura
  • C89 - Incerteza através de transtornos relacionados à ansiedade: Escala de Intolerância à Incerteza Versão Reduzida (IUS-12) para o Brasil e aplicações teórico-práticas - Roberta Pozzi Kretzmann & Gustavo Gauer - COMUNICAÇÃO VIRTUAL

8 de setembro

9.30-11.00Simpósios e comunicações

Simpósios

  • ¿Cómo prevenir el abandono académico? Nuevas formas de aprender en el EEES - Ellian Tuero Herrero
    • C90 - Abandono en la enseñanza superior: La importancia de la autoeficacia en la intención de abandonoen los estudiantes del primer año - Joana R. Casanova, Antonio Cervero, Ana Bernardo & Leandro S. Almeida
    • C91 - Efectos del andamiaje en los procesos autorregulatorios de estudiantes universitarios en un entorno virtual - Constanza López, María Esteban, Rebeca Cerezo, Ellián Tuero, Estrella Fernández & Ana Bernardo
    • C92 - Herramientas de autorregulación para promover la permanencia universitaria: La procrastinación en estudiantes universitarios - Antonio Cervero, Ellián Tuero, María Esteban, Alejandra Dobarro, Paula Solano & Ana Bernardo
    • C93 - ¿Están los estudiantes lo suficientemente preparados para afrontar las actuales exigencias universitarias? La elaboración de TFGs todo un reto en pleno siglo XXI - Ellián Tuero, Ana Bernardo, Lucía Álvarez, Joana R. Casanova & Inmaculada Bernardo
  • Práticas de avaliação psicológica em ambiente escolar - Alberto Rocha
    • C94 - A quadratura do círculo na avaliação das altas capacidades: dilemas e limitações - David Guedes & Sara Bahia
    • C95 - Avaliação Psicológica Compreensiva no âmbito de um Modelo de Intervenção Multinível: o contributo dos Psicólogos da Educação - Sofia Ramalho, Cristiana Sequeira, Carla Magalhães, Isabel Queirós & Ana Paula Vale
    • C96 - Avaliação na Sobredotação: procedimentos e instrumentos - Ana Isabel S. Almeida & Alberto Rocha
    • C97 - Da avaliação à intervenção psicoeducativa: Desafios da prática psicológica em contextos escolar - Ana Sofia Melo
  • Medidas de vergonha e de compaixão para adolescentes: Estratégias de validação em amostras comunitárias e forenses - Paula Vagos & Daniel Rijo
    • C98 - Escala da Compaixão – dimensionalidade e diferenças na compaixão pelos outros entre adolescentes comunitários e agressores juvenis - Marlene Cristina Mourato Paulo, Ruben Sousa, Nélio Brazão, Paula Castilho & Daniel Rijo
    • C99 - Invariância do modelo de medida da Escala de Proximidade e Ligação aos Outros – Diferenças entre rapazes de uma amostra comunitária e de uma amostra forense - Rita Teresa Ramos Miguel, Ruben Sousa, Nélio Brazão, Paula Castilho, Daniel Rijo & Paul Gilbert
    • C100 - Propriedades psicométricas da Escala de Coping com a Vergonha (ECoV) em adolescentes da comunidade e em agressores juvenis do sexo masculino - Paula Emanuel da Rocha Martins Vagos, Diana Ribeiro da Silva, Nélio Brazão, Daniel Rijo & Jeff Elison
    • C101 - The Other as Shamer Scale: Dimensionalidade e invariância da medida em amostras de adolescentes da comunidade e de agressores juvenis - Paula Emanuel da Rocha Martins Vagos, Diana Ribeiro da Silva, Nélio Brazão, Daniel Rijo & Paul Gilbert

Comunicações livres

  • Grupo 1
    • C102 - A Figura Complexa de Rey© para além dos aspectos da cotação formal. Um estudo exploratório - Miguel Trigo, Sandra Brito, Joana Duarte, Olga Tomás, Noélia Canudo & Ercília Duarte
    • C103 - Autodeterminación de la adolescencia en la Comunidad Autónoma de Galicia a través de la Escala ARC-INICO (Verdugo et al., 2015) - Luisa Losada-Puente
    • C104 - Coin in Hand-Extended Version: Estudo comparativo da versão original espanhola e da versão portuguesa - Julia Daugherty, Miguel Pérez García, Natalia Hidalgo-Ruzzante, Sandra Fernandes, Luís Querido & Rute Pires
    • C105 - Comparação de testes de nomeação rápida (RAN e RAS) em grupos clínicos - Ana Filipa Lopes & Cristina Petrucci Albuquerque
    • C106 - Novas tecnologias e instrumentos de avaliação neuropsicológica inovadores: O caso da NIH Toolbox-Cognitiva - Catarina Marques-Costa, Maria Salomé Pinho, Mário R. Simões & Gerardo Prieto
  • Grupo 2
    • C107 - Adaptação e análise da estrutura interna na Vinculação a Pais e Pares (IPPA-R) em adolescentes portugueses - Margarida Simões, Sergio Dominguez-Lara, Abílio Lourenço & José Soares Martins
    • C108 - Análise exploratória do Teste de Compressão das Emoções usando um modelo de TRI- Angel M. Fidalgo, Harriet Ruth Tenenbaum & Ana Aznar
    • C109 - Propiedades psicométricas de una Escala de Respuesta al Estrés Familiar en estudiantes Peruanos - Denisse Manrique & Rosa Millones
    • C110 - Questionário de Cronótipo em Crianças, versão portuguesa do Children Chronotype Questionnaire - Ana Allen Gomes, Diana A. Couto, Carlos F. Silva, José Augusto Leitão, Sandra Carvalho Bos, Hugo Cruz & Maria Helena Azevedo
    • C111 - PISA 2015: Bajo rendimiento en Matemáticas y bienestar emocional - Esperanza Bausela Herreras COMUNICAÇÃO VIRTUAL

11.00-11.30INTERVALO E COFFEE BREAK

11.30-12.154ª Conferência plenária

CP4 - Evaluación de la variable género y su impacto en la salud: la evidencia empírica - Pilar Sanchez Lópes (Universidade Complutense, Madrid, Espanha)

12.30SESSÃO DE ENCERRAMENTO DO 10º CONGRESSO AIDAP/AIDEP: DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA