BEM-VINDOS AO 10º congresso AIDAP/AIDEP: Diagnóstico e avaliação psicológica

A avaliação psicológica afirmou-se, e mantém-se, como área nobre da investigação, docência e prática da psicologia. Os comportamentos, os fenómenos e os contextos psicológicos são mais bem compreendidos se considerarmos as dimensões que lhes subjazem ou os estimulam. Retomando uma ideia clássica "se algo existe, existe em certa quantidade ou estado, e como tal pode ser observado e medido".

Este congresso está aberto à apresentação dos fundamentos teóricos que consolidam variáveis psicológicas classicamente avaliadas através dos testes psicológicos; aceita comunicações reportados aos diferentes tipos de instrumentos que apoiam a avaliação psicológica, bem como estudos da precisão e validade dos seus resultados; valoriza trabalhos que analisam a utilização destes instrumentos nos mais diversos contextos e especialidades da prática e da investigação psicológica; e, ainda, espera trabalhos que contextualizam a avaliação psicológica como área de formação e de exercício profissional dos psicólogos, incluindo aqui perceções profissionais e contornos éticos da avaliação psicológica.

As propostas de comunicações podem vir organizadas em simpósios (4 a 5 comunicações) ou apresentadas como comunicações isoladas no formato oral ou no formato poster. Sendo esta conferência um espaço privilegiado de encontro e intercâmbio entre investigadores, docentes e profissionais dos países de língua espanhola e portuguesa, a Organização assegura a apresentação de comunicações por via eletrónica. Todas estas propostas são incluídas no livro de resumos e os seus textos podem ser publicados no volume de atas, a editar após a realização do congresso.

Damos assim as "Boas Vindas" e esperamos a presença e contributo de um número expressivo de académicos, investigadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação. Está na mão de todos um excelente congresso e a concretização das suas expetativas.

Leandro S. Almeida
Leandro S. Almeida