Funcionamento Individual
 Início / Instrumentos
Nome do instrumento (versão portuguesa)

PAN-PP - Escala de Pensamentos Automáticos Negativos no Pós-Parto

Nome do instrumento (versão original)

PNTQ – Postnatal Negative Thoughts Questionnaire

Autores e data da versão original

Hall & Papageoorgiou, 2005

Autores e data da versão portuguesa

Ana Fonseca & Maria Cristina Canavarro, 2015

Dimensões avaliadas

Descrição geral: Este questionário de autorresposta pretende avaliar as cognições negativas específicas do período pós-parto.

 

Número de itens: É composto por 17 itens, com quatro alternativas de resposta numa escala de 0 (Nunca) a 3 (Quase sempre).

 

Factores e características psicométricas:

  • A versão original e a portuguesa do instrumento organiza-se em dois fatores: Avaliação de Cognições, Emoções e Situações (9 itens) e Pensamentos Negativos Relacionados com o Bebé e com a Maternidade (8 itens). Pontuações mais elevadas são indicativas de maior frequência de pensamentos automáticos negativos experienciados no período pós-parto.

     

    Os estudos psicométricosda versão portuguesa do instrumento consideram a sua utilização adequada, tanto na prática clínica como na investigação.

Referências

Versão portuguesa do instrumento:

 

  • Rodrigues, S., Costa, A., Canavarro, M.C., & Fonseca, A. (no prelo). Adaptação da Escala de Pensamentos Automáticos Negativos Pós-Parto para a população Portuguesa: Estudos psicométricos. Análise Psicológica.

Outras versões do instrumento:

 

  • Hall, P.L., & Papageorfiou, C. (2005). Negative Thoughts after Childbirth: Development and Preliminary Validation of a Sel-report Scale. Depression and Anxiety, 22, 232-129.doi:10.1002/da.20119

  • url: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16220554

Contacto dos autores da versão portuguesa

Ana Fonseca: anadfonseca@fpce.uc.pt


 


 

   

Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra | Todos os direitos reservados