Facebook

 


Envie este endereço a um amigo:

 



Apresentação geral

O Grupo de investigação que constitui a Linha “Relações, Desenvolvimento & Saúde”, embora se tenha formalmente unido em torno deste projecto em Maio de 2007, trabalha em cooperação desde há muitos anos, nomeadamente os membros mais seniores do grupo. Ao longo do tempo, jovens investigadores foram-se juntando à equipa, até à sua composição actual.

Caracterizamo-nos por uma formação diversificada dos nossos membros (em Psicologia, Medicina, Matemática e Enfermagem) e une-nos o interesse pela Saúde em Geral e pela Saúde Mental e Adaptação Psicológica, em particular.

Valorizando a perspectiva da Psicopatologia do Desenvolvimento como macro-paradigma organizador da investigação e prática clínica, privilegiamos a diversidade de trajectórias (in)adaptativas; os diferentes contextos determinantes da adaptação, particularmente os contextos relacionais; e os processos e mecanismos de adaptação individual a situações de stress (normativas, como a parentalidade; ou inesperadas, como a doença). Nesta perspectiva, a valorização de áreas de funcionamento positivo (eg. Qualidade de Vida) e de competência perante a adversidade (resiliência) têm estado patentes na investigação efectuada. Caracterizados igualmente por uma forte articulação entre investigação e intervenção, os projectos de investigação desenvolvidos têm partido do contacto com a realidade clínica e tem-nos norteado a preocupação de devolver ao terreno (técnicos, utentes e público em geral) produtos relevantes para as temáticas estudadas. O desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação psicológica têm sido igualmente privilegiados por esta equipa.

Com este sítio, procuramos partilhar, agora de forma mais global e recorrendo às tecnologias de informação e comunicação, com a comunidade científica e o público em geral, o nosso percurso mais recente.

Maria Cristina Canavarro  

 

Entrevista com a Professora Doutora Maria Cristina Canavarro no Projecto SmartScience

 

  Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental - Universidade de Coimbra
Todos os direitos reservados