|
O SPSS usa um determinado “ponto de partida”
(Seed) para gerar números aleatórios. Sempre que inicia uma sessão, o ponto
de partida é, por defeito, 2000000, o que faz com que, para um mesmo comando,
a série a obter na primeira vez que se pedem números aleatórios seja
idêntica. Por isso, antes de pedir uma série de números
aleatórios, deve escolher, no menu Transform,
submenu Random Number Seed..., Random Seed e clicar OK. Deste modo, o SPSS determina aleatoriamente o “ponto de
partida” da série de números aleatórios (para mais especificações ver HELP,
que aqui se reproduz). |
|
No menu Transform,
submenu Compute... crie uma variável (NA, no exemplo) com uma distribuição
uniforme e valores compreendidos entre 0
e o valor que desejar (1, no exemplo).
O número de casos da variável NA será igual ao da variável da file activa com
maior número de casos. |
|
No menu Transform,
submenu Compute... crie uma variável (NA, no exemplo) com uma distribuição uniforme
e valores compreendidos entre um mínimo e um máximo a
especificar (-50 e 50, no exemplo). O número de casos da variável
NA será igual ao da variável da file
activa com maior número de casos. |
|
|
Determinar aleatoriamente
o “ponto de partida” para gerar séries de números aleatórios [SYNTAX] |
SET SEED RANDOM. |
|
|
|
|
|
** Gerar uma permutação aleatória de
inteiros de 1 a “n”. * Substitua “n” pelo último número inteiro da série pretendida. INPUT PROGRAM. LOOP PERMUT=1 TO n. END CASE. END END FILE. END INPUT PROGRAM. SET SEED RANDOM. COMPUTE NA=UNIFORM(1). SORT CASES BY NA (A). EXECUTE. FORMATS PERMUT(F12.0). LIST PERMUT. |
|
|
|
|
*** Gerar uma permutação aleatória de “n” “objectos” distintos. ** Introduza as designações dos “objectos” que pretende permutar ** na(s) linha(s) a vermelho (os nomes dos objectos podem ir até ** 40 caracteres, não podendo ter espaços em branco pelo meio). ** Desde que separe os nomes dos diferentes objectos por um espaço ** em branco, pode registar quantos objectos quiser. DATA
LIST FREE /OBJECTO(A40). * Introduza os nomes dos objectos. BEGIN DATA Maçã Laranja Banana Ananás Uvas
Morangos_com_chantilly Morangos_ao_natural Manga Cerejas Castanhas_do_Brasil
Pêssego END
DATA. SET SEED RANDOM. COMPUTE NA=UNIFORM(1). SORT CASES BY NA (A). EXECUTE. LIST OBJECTO. *** Nota ** Como é evidente, pode utilizar esta sintaxe para
permutar inteiros ** não consecutivos: ** [...] ** BEGIN DATA ** 3 7 19 233 1049 5 14 ** END DATA. ** [...] ** ou as letras do alfabeto (consecutivas ou não): ** [...] ** BEGIN
DATA ** B C F J M X A Z ** END
DATA. ** [...] |
|
|
Determinar
aleatoriamente o “ponto de partida” na utilização de uma tabela de números
aleatórios |
*** Determinar o “ponto de
partida” numa tabela de números aleatótios. ** Para utilizar a tabela de números aleatórios
anexa a esta página, ** siga as instruções de Alferes (1997, pp. 224-227) e execute a ** seguinte sintaxe para determinar aleatoria e
independentemente a ** linha (1 a 100) e a coluna (1 a 30) que definem o
início da série ** de números aleatórios a obter. INPUT PROGRAM. LOOP LINHA=1 TO 100. END CASE. END END FILE. END INPUT PROGRAM. SET SEED RANDOM. COMPUTE NA1=UNIFORM(1). SORT CASES BY NA1(A). EXECUTE. FORMATS LINHA(F8.0). LIST LINHA/CASES=1. SELECT IF($CASENUM<=30). COMPUTE COLUNA=$CASENUM. COMPUTE NA2=UNIFORM(1). SORT CASES BY NA2(A). EXECUTE. FORMATS COLUNA(F8.0). LIST COLUNA/CASES=1. |
|
|
|||
|
|||
SYNTAX
FILES |
|||
Última actualização: 2002-09-29 |
|||