Faculdade
de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra |
|||
Mestrado
Integrado em Psicologia |
|||
PSICOLOGIA SOCIAL II (Disciplina
obrigatória: 1ª Fase / 2º Ano / 2º Semestre) |
|||
|
Docente:
Prof. Doutor Valentim R. Alferes E-mail: psisoc2@gmail.com |
||
|
SUMÁRIOS: 2017/18 (2º
Semestre) Aulas Teórico-Práticas |
||
Ver Horários/Calendarização
das Aulas/Avaliação/Atendimento Ver Cópia
Notificações Nónio |
|||
Ver Regras de
Funcionamento da Disciplina
Ver Pautas Informativas |
|||
DATA: 2018-02-08 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_01:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Ínicio
do curso: objectivos
(competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados), conteúdos
programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, material de
apoio (documentos da disciplina), recursos internet, metodologias de
ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação. |
Bibliografia |
||
|
Tratados e
outras obras de referência: Refs. 3 (3.1), 4, 6 e 7. |
|
|
Manuais:
Refs. 1, 2, 5 e 10 (10b). |
|
|
Metodologia:
Ref. 8. |
|
|
Psicologia
Social Aplicada: Ref. 9. |
[Ver Bibliografia] |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Ver
directório de Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
Recursos
Internet |
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
Ver Horário
(início das aulas a vermelho) e Provas
de Avaliação (Datas e Sistema de Avaliação) |
|
|
|
|
|
|
TP_01: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Preenchimento
do Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006, 2014) [Segunda onda de medição] |
|
Introdução
ao estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social:
Comentários às respostas dos alunos ao Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006,
2014). |
Bibliografia |
|
|
Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix:
How to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister
(Ed.), The self in social psychology
(pp. 461-470). |
Tarefas/Observações |
|
|
Ler o
artigo: Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix:
How to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister
(Ed.), The self in social psychology
(pp. 461-470). |
DATA: 2018-02-15 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_02:
COMPONENTE TEÓRICA |
|
Sumário |
||
|
Programa |
|
|
1 Introdução à Psicologia Social |
|
|
1.1
História e sistemas teóricos |
|
|
1.1.1 O objecto da Psicologia Social:
Análise comparativa de 10 definições de Psicologia Social. |
|
|
1.1.2 Temas, acontecimentos e figuras
dominantes na história da psicologia social. Questões de periodização. |
|
|
1.1.3 Orientações teóricas e tipos de
teorias (paradigmáticas, fenomenológicas e operatórias) |
|
|
1.1.4 Níveis de explicação em psicologia
social (intra-individual; interindividual ou situacional; posicional ou
categorial; e ideológico ou societal) |
|
|
1.2
Relações intra e interdisciplinares |
|
|
1.2.1 Psicologia social, processos
psicológicos básicos e psicologia da personalidade; psicologia social,
psicologia do desenvolvimento e psicologia patológica; psicologia social e
psicologia aplicada. |
|
|
1.2.2 Psicologia social, sociologia e
antropologia; psicologia social e outras ciências sociais e humanas. |
|
|
1.3
Métodos e técnicas de investigação |
|
|
[Remissão
dos alunos para os conteúdos das disciplinas de Metodologia da Investigação em Psicologia. As dimensões
específicas da investigação em psicologia social serão abordadas no contexto da
componente prática da disciplina em simultâneo com o estudo das investigações
clássicas e contemporâneas em psicologia social.] |
|
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1
(Caps. 1 e 2), 5 (Cap. 1 e 4) e 10 (Caps. 2 e 3). |
|
Tratados: Ref. 3a
(Caps. 1, 2 e 3) e 3.1a (Cap. 1). |
|
Outras referências: [11] Cartwright,
D. (1979). Contemporary social psychology in historical perspective. Social Psychology Quarterly, 42, 82-93
[Reproduzido em: Hewstone, M., Manstead, A. S., & Stroebe, W.
(Eds.).(1997). The Blackwell reader in social psychology (pp. 3-18). [12] Farr, R. M. (1996). The roots of modern social psychology. [13]
Goethals, G. R. (2003). A century of social psychology: Individuals, ideas,
and investigations. In M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.), The Sage handbook of social psychology (pp. 3-23). London: Sage. [14] Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale.
Paris: PUF [trad. ing.: Levels of explanation in
social psychology. [15] Moscovici, S. (1998). Introduction: Le domaine de la psychologie
sociale. In S. Moscovici (Ed.), Psychologie sociale
(7e ed., pp. 5-22). Paris: PUF. |
Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
|
Handbook
of Social Psychology (1935; 1954, 1968/69, 1985, 1998, 2010 – TOCs) |
|
Convergent
versus Divergent Research Styles in Social Psychology (McGuire, 1992) |
Recursos
Internet |
|
|
Classics in the History of Psychology
(ver de modo especial a Secção
de Psicologia Social). |
|
|
|
Da
psicologia social à psicologia societal – W. Doise [ver,
principalmente, parágrafos sobre os níveis de explicação em psicologia social] |
Tarefas/Observações |
|
|
Ler os
capítulos 2 e 3 da Ref. 10. |
|
Ler o
artigo: Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C.
A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios
de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas
de psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século
XX. Análise Psicológica, 27(1), 3-20. |
|
“Navegar” 20
minutos no site O
Campo da Psicologia Social. |
|
Responder às
questões do documento Definições
de Psicologia Social. |
|
Explorar
A Timeline of Psychological Ideas [situar os
acontecimentos directamente relacionados com a história da psicologia
social]. |
|
“Navegar” 60
minutos no site Social Psychology Network. |
|
“Navegar” 60
minutos no site Sociological
Social Psychology. |
|
“Navegar” 60 minutos no site Resources for the Teaching of Social
Psychology. |
|
TP_02: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
do sumário da Lição TP_1. |
DATA: 2018-02-22 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_03:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da matéria sumariada na Lição TP_02. |
Tarefas/Observações |
|
|
Continuação
da leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e da realização das
tarefas propostas nas lições anteriores. |
|
TP_03: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição TP_1. |
Tarefas/Observações |
|
|
Continuação
da leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e da realização das
tarefas propostas nas lições anteriores. |
DATA: 2018-03-01 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_04:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Programa 2 Processos pessoais e interpessoais 2.1 Cognição e pensamento social [...] 2.1.2
Atitudes, mudança de atitudes e persuasão 2.1.2.1 Atitudes: Definições e
delimitações conceptuais |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1
(Cap. 7), 5 (Cap. 8), 10 (Cap. 8) e 10b (Caps. 5 e 7). |
|
Tratados: Refs. 3a
(Caps. 7 e 8), 31a (Caps. 10 e 11), 4a (Caps. 19 e 20) e 7 (pp. 35-57). |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
|
|
|
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
|
Implicit
Association Test Materials
| Fazer o Teste |
Entrevista de
Anthony G. Greenwald |
|
Tarefas/Observações |
|
|
“Navegar” 60 minutos a partir de Attitudes and Social Cognition e
de Persuasion
and Propaganda. |
Bibliografia |
|
|
Refs. 10
(Cap. 8) e 10b (Cap. 5). |
|
Alferes, V. R. (1999). Escala de atitudes sexuais. In M. R. Simões, M. M. Gonçalves & L. A. Almeida (Eds.), Testes e provas psicológicas em Portugal (Vol. 2, pp. 131-148). Braga: SHO/APPORT. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Investigação
Científica em Psicologia (Exercício 19, pp. 124-126) |
|
|
|
Recursos
Internet |
|
|
Ver INFO e LINKS em Tests and Measures in the Social
Sciences. |
Tarefas/Observações |
|
|
Não esquecer o que se pede no sumário da
componente prática desta lição. |
DATA: 2018-03-08 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_05:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da componente teórica da Lição TP_04. |
|
TP_05: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da componente prática da Lição TP_04. |
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir, ler
e levar para a próxima aula o seguinte texto: Festinger, L.
&, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML
PDF |
DATA: 2018-03-15 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_06:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da componente teórica da Lição TP_04. |
|
TP_06: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Exercício
"Festinger & Carlsmith – 1959" – Estudo do texto: Festinger, L.
&, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced
compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML
PDF |
Bibliografia |
|
|
Ver
Referências no Enunciado do Exercício “Festinger & Carlsmith – 1959”. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Exercício
"Festinger & Carlsmith – 1959": Enunciado,
Cronograma
e Gráficos. |
|
Exercício
"Festinger & Carlsmith – 1959": Hipótese, Gráficos e
Estatísticas NOVO |
Recursos
Internet |
|
|
A Lesson in Cognitive
Dissonance (Filme) [Versão
reduzida e legendada] |
|
Imagens
“Leon Festinger” (Google Images) |
Tarefas/Observações |
|
|
Continuar em
casa e terminar o Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959". |
DATA: 2018-03-22 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_07:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da componente teórica da Lição TP_04. |
|
TP_07: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
Levar
para a aula de 5 de Abril de 2018 os dois exemplares das questões redigidas
no contexto do Exercício "Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas
de Likert)” |
DATA: 2018-04-05 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_08:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Programa [...] 2.1.4 Percepção das pessoas e processos de
atribuição causal 2.1.4.1 Formação de impressões e teorias implícitas
da personalidade 2.1.4.2 Atribuição causal 2.1.4.2.1 Modelos teóricos 2.1.4.2.2 Processos atribucionais e enviesamentos 2.1.4.2.3 Aplicações: Motivação, psicologia clínica e
relações íntimas |
|
Replicação
da experiência de Asch
(1946). Ver: Base
de dados (preenchida pelo Luís Tojo); Output
SPSS. |
|
A
percepção da causalidade: Referência aos trabalhos pioneiros de Michotte e
Heider. |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1 (Cap. 4), 5 (3rd ed.: Cap. 7; 4th
ed.: Cap. 3), 10 (Cap. 5) e 10b (Caps 2 e 3). |
|
Tratados: Refs. 3b
(Cap. 20), 4b (Cap. 1) e 7 (pp. 67-76 e 309-314). |
Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
|
|
TP_08: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do Exercício
"Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)” [ver
Componente Prática da Lição
TP_04 e Tarefas/Observações da Lição TP_07] |
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir, ler
e levar para as duas próximas aulas o seguinte texto: Storms, M. D.
(1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and
observers' points of view. Journal of
Personality and Social Psychology, 27,
165-175. PDF |
DATA: 2018-04-12 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_09:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
do sumário da Lição TP_08. |
|
TP_09: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Estudo do texto: Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing
actors' and observers' points of view. Journal
of Personality and Social Psychology, 27,
165-175. PDF |
|
DATA: 2018-04-19 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_10:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição TP_08. |
|
Programa [...] 2.2 Self e relações interpessoais [...] 2.2.4 Atracção, relações íntimas e sexualidade 2.2.4.1 Atracção interpessoal 2.2.4.1.1 Dos problemas conceptuais aos modelos
teóricos 2.2.4.1.2 Deteminantes da atracção e génese das
relações interpessoais 2.2.4.1.3 O amor passional 2.2.4.2 Relações íntimas 2.2.4.2.1 Aspectos estruturais e dinâmicos 2.2.4.2.2 Modelos de amor 2.2.4.3 Sexualidade 2.2.4.3.1 Sexualidade, sexologia e psicologia social 2.2.4.3.2 Encenações culturais e regulação social da
sexualidade 2.2.4.3.3 Scripts interpessoais e interacções sexuais 2.2.4.3.4 Scripts intrapsíquicos e experiências
sexuais [...] |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1
(Cap. 10), 5 (Cap. 12) e 10
(Cap. 6). [Ref 10 – Cap. 6]: Alferes, V. R.
(2000). Atracção
interpessoal, sexualidade e relações íntimas. In J. Vala & M. B.
Monteiro (Eds.), Psicologia social (4ª ed. revista e aumentada, pp.
125-158). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian [7ª ed.: 2006]. |
|
Tratados: Refs. 3b
(Cap. 22), 4b (Caps. 12 e 13) e 7 (pp. 524-528). |
|
Outras referências: [16] Alferes, V.
R. (1997). Encenações
e comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade.
Porto: Afrontamento [pp. 13-98]. [17]
Alferes, V. R. (2004). Sexualidade e
psicologia social. Psychologica,
No. Extra-série, 585-599. |
Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
TP_10: COMPONENTE
PRÁTICA |
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir, ler
e levar para a aula de 3 de Maio de 2018
o seguinte texto: Dutton, D. G.,
& Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction
under conditions of high anxiety. Journal of
Personality and Social Psychology, 30,
510-517. PDF |
DATA: 2018-04-26 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_11:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
do sumário da Lição TP_10. |
|
TP_11: COMPONENTE
PRÁTICA |
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir, ler
e levar para a aula de 3 de Maio de 2018
o seguinte texto: Dutton, D. G.,
& Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction
under conditions of high anxiety. Journal of
Personality and Social Psychology, 30,
510-517. PDF |
DATA: 2018-05-03 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_12:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
— |
|
TP_12: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Estudo do texto: Dutton,
D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence
for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social
Psychology,
30, 510-517. PDF |
|
Exercício
"Dutton & Aron – 1974": Design &
Gráficos. |
DATA: 2018-05-17 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_13:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição TP_10. |
|
TP_13: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição TP_12. |
DATA: 2018-05-24 |
HORÁRIO: 10:30-13:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
|
|
Prova
escrita de avaliação final – Antecipação/Oportunidade de Maio: Estudantes
com número ÍMPAR Estudantes
com número PAR [Ver este
link] |
|
TP_01:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
|
Bibliografia |
|
|
|
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
|
|
TP_01: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
|
Bibliografia |
|
|
|
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
|