Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra

Mestrado Integrado em Psicologia

PSICOLOGIA SOCIAL II (Disciplina obrigatória: 1ª Fase / 2º Ano / 2º Semestre)

 

Docente: Prof. Doutor Valentim R. Alferes

E-mail: psisoc2@gmail.com

 

SUMÁRIOS: 2017/18 (2º Semestre)

Aulas Teórico-Práticas

Lição TP_01 (2018-02-08)

Lição TP_02 (2018-02-15)

Lição TP_03 (2018-02-22)

Lição TP_04 (2018-03-01)

Lição TP_05 (2018-03-08)

Lição TP_06 (2018-03-15)

Lição TP_07 (2018-03-22)

Lição TP_08 (2018-04-05)

Lição TP_09 (2018-04-12)

Lição TP_10 (2018-04-19)

Lição TP_11 (2018-04-26)

Lição TP_12 (2018-05-03)

Lição TP_13 (2018-05-17)

      Lição TP_14 (2018-05-24)

Descarregar Sumários PDF

Ver Horários/Calendarização das Aulas/Avaliação/Atendimento               Ver Cópia Notificações Nónio

Ver Regras de Funcionamento da Disciplina            Ver Pautas Informativas

 

LIÇÃO: TP_01

DATA: 2018-02-08

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_01: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Ínicio do curso: objectivos (competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados), conteúdos programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, material de apoio (documentos da disciplina), recursos internet, metodologias de ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação.

 

Bibliografia

Tratados e outras obras de referência: Refs. 3 (3.1), 4, 6 e 7.

Manuais: Refs. 1, 2, 5 e 10 (10b).

Metodologia: Ref. 8.

Psicologia Social Aplicada: Ref. 9.

[Ver Bibliografia]

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Ver directório de Material de Apoio / Documentos da Disciplina

 

Recursos Internet

Ver Recursos Internet

 

Tarefas/Observações

Ver Horário (início das aulas a vermelho) e Provas de Avaliação (Datas e Sistema de Avaliação)

Ver Procedimento e Horários de Atendimento aos Alunos

Ver Calendário Escolar 2017-18

Ver Normas de Avaliação da FPCE-UC

 

TP_01: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Preenchimento do Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006, 2014) [Segunda onda de medição]

Introdução ao estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social: Comentários às respostas dos alunos ao Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006, 2014).

 

Bibliografia

Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix: How to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister (Ed.), The self in social psychology (pp. 461-470). Philadelphia, PA: Psychology Press. [HTML]

 

Tarefas/Observações

Ler o artigo:

Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix: How to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister (Ed.), The self in social psychology (pp. 461-470). Philadelphia, PA: Psychology Press. [HTML]

 

 

LIÇÃO: TP_02

DATA: 2018-02-15

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_02: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Programa

 

1  Introdução à Psicologia Social

 

1.1  História e sistemas teóricos

 

1.1.1 O objecto da Psicologia Social: Análise comparativa de 10 definições de Psicologia Social.

 

1.1.2 Temas, acontecimentos e figuras dominantes na história da psicologia social. Questões de periodização.

 

1.1.3 Orientações teóricas e tipos de teorias (paradigmáticas, fenomenológicas e operatórias)

 

1.1.4 Níveis de explicação em psicologia social (intra-individual; interindividual ou situacional; posicional ou categorial; e ideológico ou societal)

 

1.2  Relações intra e interdisciplinares

 

1.2.1 Psicologia social, processos psicológicos básicos e psicologia da personalidade; psicologia social, psicologia do desenvolvimento e psicologia patológica; psicologia social e psicologia aplicada.

 

1.2.2 Psicologia social, sociologia e antropologia; psicologia social e outras ciências sociais e humanas.

 

1.3  Métodos e técnicas de investigação

 

[Remissão dos alunos para os conteúdos das disciplinas de Metodologia da Investigação em Psicologia. As dimensões específicas da investigação em psicologia social serão abordadas no contexto da componente prática da disciplina em simultâneo com o estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social.]

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Caps. 1 e 2), 5 (Cap. 1 e 4) e 10 (Caps. 2 e 3).

Tratados: Ref. 3a (Caps. 1, 2 e 3) e 3.1a (Cap. 1).

Outras referências:

[11] Cartwright, D. (1979). Contemporary social psychology in historical perspective. Social Psychology Quarterly, 42, 82-93 [Reproduzido em: Hewstone, M., Manstead, A. S., & Stroebe, W. (Eds.).(1997). The Blackwell reader in social psychology (pp. 3-18). London: Blackwell].

[12] Farr, R. M. (1996). The roots of modern social psychology. Oxford: Blackwell.

[13] Goethals, G. R. (2003). A century of social psychology: Individuals, ideas, and investigations. In M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.), The Sage handbook of  social psychology (pp. 3-23). London: Sage.

[14] Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale. Paris: PUF [trad. ing.: Levels of explanation in social psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1986].

[15] Moscovici, S. (1998). Introduction: Le domaine de la psychologie sociale. In S. Moscovici (Ed.),  Psychologie sociale (7e ed., pp. 5-22). Paris: PUF.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Definições de Psicologia Social

Handbook of Social Psychology (1935; 1954, 1968/69, 1985, 1998, 2010 – TOCs)

Convergent versus Divergent Research Styles in Social Psychology (McGuire, 1992)

 

Recursos Internet

Classics in the History of Psychology (ver de modo especial a Secção de Psicologia Social).

A Timeline of Psychological Ideas

Da psicologia social à psicologia societal – W. Doise [ver, principalmente, parágrafos sobre os níveis de explicação em psicologia social]

 

Tarefas/Observações

Ler os capítulos 2 e 3 da Ref. 10.

Ler o artigo:

Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C. A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. Análise Psicológica, 27(1), 3-20.

“Navegar” 20 minutos no site O Campo da Psicologia Social.

Responder às questões do documento Definições de Psicologia Social.

Explorar A Timeline of Psychological Ideas [situar os acontecimentos directamente relacionados com a história da psicologia social].

“Navegar” 60 minutos no site Social Psychology Network.

“Navegar” 60 minutos no site Sociological Social Psychology.

“Navegar” 60 minutos no site Resources for the Teaching of Social Psychology.

 

TP_02: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Continuação do sumário da Lição TP_1.

 

 

LIÇÃO: TP_03

DATA: 2018-02-22

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_03: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação da matéria sumariada na Lição TP_02.

 

Tarefas/Observações

Continuação da leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e da realização das tarefas propostas nas lições anteriores.

 

TP_03: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição TP_1.

 

Tarefas/Observações

Continuação da leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e da realização das tarefas propostas nas lições anteriores.

 

 

LIÇÃO: TP_04

DATA: 2018-03-01

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_04: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Programa

2  Processos pessoais e interpessoais

2.1  Cognição e pensamento social

[...]

2.1.2  Atitudes, mudança de atitudes e persuasão

          2.1.2.1 Atitudes: Definições e delimitações conceptuais
          2.1.2.2 Estrutura e funções das atitudes
          2.1.2.3 Medição das atitudes
          2.1.2.4 Formação e mudança de atitudes. Persuasão
          2.1.2.5 Atitudes e comportamentos

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 7), 5 (Cap. 8), 10 (Cap. 8) e 10b (Caps. 5 e 7).

Tratados: Refs. 3a (Caps. 7 e 8), 31a (Caps. 10 e 11), 4a (Caps. 19 e 20) e 7 (pp. 35-57).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Atitudes 1 (Distinções conceptuais)

Atitudes 2 (Persuasão)

Atitudes 3 (Atitudes & Comportamento)

Medição de Atitudes

 

Recursos Internet

Exemplos de escalas de tipo Likert

Implicit Association Test Materials    |    Fazer o Teste    |    Entrevista de Anthony G. Greenwald

Attitudes and Social Cognition e Persuasion and Propaganda.

 

Tarefas/Observações

“Navegar” 60 minutos a partir de  Attitudes and Social Cognition e de Persuasion and Propaganda.

 

TP_04: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Exercício "Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)”

-

Introdução à fase de validação substantiva de medidas psicológicas.

-

Realização em grupo do Exercício 19 de Alferes (1997, pp. 124-126):

Cada um dos grupos de trabalho (4 estudantes por grupo) deve realizar as tarefas indicadas nas Questões 1 a 4 do Exercício 19 e levar para a aula de 5 de Abril de 2018 dois exemplares (impressos a partir do WORD) do documento pedido na Questão nº 4 [ALTERAÇÃO: 5 frases redigidas pelo grupo + 5 frases retiradas de meios de comunicação social ou outras fontes; no conjunto das 10 frases, 5 devem ser favoráveis e 5 devem ser desfavoráveis em relação ao “objecto atitudinal”];

- O “objecto atitudinal” mencionado na Questão 1 será: Religião.

 

Bibliografia

Refs. 10 (Cap. 8) e 10b (Cap. 5).

Alferes, V. R. (1999). Escala de atitudes sexuais. In M. R. Simões, M. M. Gonçalves & L. A. Almeida (Eds.), Testes e provas psicológicas em Portugal (Vol. 2, pp. 131-148). Braga: SHO/APPORT.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Investigação Científica em Psicologia (Exercício 19, pp. 124-126)

Fases de Validação de Medidas Psicológicas

Dimensões da religião

 

Recursos Internet

Ver INFO e LINKS em Tests and Measures in the Social Sciences.

 

Tarefas/Observações

Não esquecer o que se pede no sumário da componente prática desta lição.

 

 

LIÇÃO: TP_05

DATA: 2018-03-08

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_05: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação da componente teórica da Lição TP_04.

 

TP_05: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Continuação e termo da componente prática da Lição TP_04.

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para a próxima aula o seguinte texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210.   HTML    PDF

 

 

LIÇÃO: TP_06

DATA: 2018-03-15

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_06: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação e termo da componente teórica da Lição TP_04.

 

TP_06: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959" – Estudo do texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance.  Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML    PDF

 

Bibliografia

Ver Referências no Enunciado do Exercício “Festinger & Carlsmith – 1959”.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959": Enunciado, Cronograma e Gráficos.

Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959": Hipótese, Gráficos e Estatísticas NOVO

 

Recursos Internet

A Lesson in Cognitive Dissonance (Filme) [Versão reduzida e legendada]

Imagens “Leon Festinger” (Google Images)

 

Tarefas/Observações

Continuar em casa e terminar o Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959".

 

 

LIÇÃO: TP_07

DATA: 2018-03-22

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_07: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação e termo da componente teórica da Lição TP_04.

 

TP_07: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

 

Tarefas/Observações

Levar para a aula de 5 de Abril de 2018 os dois exemplares das questões redigidas no contexto do Exercício "Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)”

 

 

LIÇÃO: TP_08

DATA: 2018-04-05

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_08: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Programa

[...]

2.1.4  Percepção das pessoas e processos de atribuição causal

          2.1.4.1  Formação de impressões e teorias implícitas da personalidade

          2.1.4.2  Atribuição causal

2.1.4.2.1  Modelos teóricos

2.1.4.2.2  Processos atribucionais e enviesamentos

2.1.4.2.3  Aplicações: Motivação, psicologia clínica e relações íntimas

Replicação da experiência de Asch (1946). Ver: Base de dados (preenchida pelo Luís Tojo); Output SPSS.

A percepção da causalidade: Referência aos trabalhos pioneiros de Michotte e Heider.

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 4), 5 (3rd ed.: Cap. 7; 4th ed.: Cap. 3), 10 (Cap. 5) e 10b (Caps 2 e 3).

Tratados: Refs. 3b (Cap. 20), 4b (Cap. 1) e 7 (pp. 67-76 e 309-314).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

PowerPoint_Atribuição

 

Recursos Internet

View the Heider-Simmel demonstration

Four typical Michotte demonstrations of causal attribution

 

TP_08: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Continuação e termo do Exercício "Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)” [ver Componente Prática da Lição TP_04 e Tarefas/Observações da Lição TP_07]

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para as duas próximas aulas o seguinte texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

 

 

LIÇÃO: TP_09

DATA: 2018-04-12

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_09: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação do sumário da Lição TP_08.

 

TP_09: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Estudo do texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

Exercício "Storms – 1973": Medidas   Gráficos

 

 

LIÇÃO: TP_10

DATA: 2018-04-19

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_10: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição TP_08.

Programa

[...]

2.2  Self e relações interpessoais

[...]

2.2.4  Atracção, relações íntimas e sexualidade

          2.2.4.1  Atracção interpessoal

                      2.2.4.1.1  Dos problemas conceptuais aos modelos teóricos

                      2.2.4.1.2  Deteminantes da atracção e génese das relações interpessoais

                      2.2.4.1.3  O amor passional

          2.2.4.2  Relações íntimas

                      2.2.4.2.1  Aspectos estruturais e dinâmicos

                      2.2.4.2.2  Modelos de amor

          2.2.4.3  Sexualidade

                      2.2.4.3.1  Sexualidade, sexologia e psicologia social

                      2.2.4.3.2  Encenações culturais e regulação social da sexualidade

                      2.2.4.3.3  Scripts interpessoais e interacções sexuais

                      2.2.4.3.4  Scripts intrapsíquicos e experiências sexuais

[...]

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 10), 5 (Cap. 12) e 10 (Cap. 6).

[Ref 10 – Cap. 6]:

Alferes, V. R. (2000). Atracção interpessoal, sexualidade e relações íntimas. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia social (4ª ed. revista e aumentada, pp. 125-158). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian [7ª ed.: 2006].

Tratados: Refs. 3b (Cap. 22), 4b (Caps. 12 e 13) e 7 (pp. 524-528).

Outras referências:

[16] Alferes, V. R. (1997). Encenações e comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade. Porto: Afrontamento [pp. 13-98].

[17] Alferes, V. R. (2004). Sexualidade e psicologia social. Psychologica, No. Extra-série, 585-599.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

PowerPoint_Atracção

 

Recursos Internet

Romance and Attraction  e  Sexuality and Sex Research.

 

TP_10: COMPONENTE PRÁTICA

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para a aula de 3 de Maio de 2018 o seguinte texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

 

 

LIÇÃO: TP_11

DATA: 2018-04-26

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_11: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação do sumário da Lição TP_10.

 

TP_11: COMPONENTE PRÁTICA

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para a aula de 3 de Maio de 2018 o seguinte texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

 

 

LIÇÃO: TP_12

DATA: 2018-05-03

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_12: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

 

TP_12: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Estudo do texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

Exercício "Dutton & Aron – 1974": Design & Gráficos.

 

 

LIÇÃO: TP_13

DATA: 2018-05-17

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_13: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição TP_10.

 

TP_13: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição TP_12.

 

 

LIÇÃO: TP_14

DATA: 2018-05-24

HORÁRIO: 10:30-13:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

Sumário

Prova escrita de avaliação final – Antecipação/Oportunidade de Maio:

Estudantes com número ÍMPAR
24 de Maio de 2018 (quinta-feira) – 10:30 – Anfiteatro do Edifício I

Estudantes com número PAR
29 de Maio de 2018 (terça-feira) – 18:00 – Anfiteatro do Edifício II

[Ver este link]

 

 

 

Site da Disciplina

Valentim R. Alferes: Homepage

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TP_01: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

 

 

Bibliografia

 

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

 

 

Recursos Internet

 

 

Tarefas/Observações

 

 

TP_01: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

 

 

Bibliografia

 

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

 

 

Recursos Internet

 

 

Tarefas/Observações