Faculdade
de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra |
||
Mestrado
Integrado em Psicologia |
||
PSICOLOGIA SOCIAL II (Disciplina
obrigatória: 1ª Fase / 2º Ano / 2º Semestre) |
||
Docentes:
Prof. Doutores Valentim R. Alferes
(Coordenador) e Lisete
S. Mónico E-mail: psisoc2@gmail.com |
||
SUMÁRIOS: 2014/15 (2º
Semestre) Aulas Teórico-Práticas |
||
Descarregar Sumários PDF |
||
Ver Horários/Calendarização
das Aulas/Avaliação/Atendimento Ver Cópia
Notificações Nónio |
DATA: 2015-02-09 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_01:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Ínicio
do curso: objectivos
(competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados), conteúdos
programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, material de
apoio (documentos da disciplina), recursos internet, metodologias de
ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação. |
Bibliografia |
||
|
Tratados e
outras obras de referência: Refs. 3 (3.1), 4, 6 e 7. |
|
|
Manuais:
Refs. 1, 2, 5 e 10 (10b). |
|
|
Metodologia:
Ref. 8. |
|
|
Psicologia
Social Aplicada: Ref. 9. |
[Ver Bibliografia] |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Ver
directório de Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
Recursos
Internet |
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
Ver Horário
(início das aulas a vermelho) e Provas
de Avaliação (Datas e Sistema de Avaliação) |
|
|
|
|
|
|
TP_01: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Preenchimento
do Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006, 2014). |
DATA: 2015-02-16 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_02:
COMPONENTE TEÓRICA |
|
Sumário |
||
|
Programa |
|
|
1 Introdução à Psicologia Social |
|
|
1.1
História e sistemas teóricos |
|
|
1.1.1 O objecto da Psicologia Social:
Análise comparativa de 10 definições de Psicologia Social. |
|
|
1.1.2 Temas, acontecimentos e figuras
dominantes na história da psicologia social. Questões de periodização. |
|
|
1.1.3 Orientações teóricas e tipos de
teorias (paradigmáticas, fenomenológicas e operatórias) |
|
|
1.1.4 Níveis de explicação em psicologia
social (intra-individual; interindividual ou situacional; posicional ou
categorial; e ideológico ou societal) |
|
|
1.2
Relações intra e interdisciplinares |
|
|
1.2.1 Psicologia social, processos
psicológicos básicos e psicologia da personalidade; psicologia social,
psicologia do desenvolvimento e psicologia patológica; psicologia social e
psicologia aplicada. |
|
|
1.2.2 Psicologia social, sociologia e
antropologia; psicologia social e outras ciências sociais e humanas. |
|
|
1.3
Métodos e técnicas de investigação |
|
|
[Remissão
dos alunos para os conteúdos das disciplinas de Metodologia da Investigação em Psicologia. As dimensões
específicas da investigação em psicologia social serão abordadas no contexto da
componente prática da disciplina em simultâneo com o estudo das investigações
clássicas e contemporâneas em psicologia social.] |
|
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1
(Caps. 1 e 2), 5 (Cap. 1 e 4) e 10 (Caps. 2 e 3). |
|
Tratados: Ref. 3a
(Caps. 1, 2 e 3) e 3.1a (Cap. 1). |
|
Outras referências: [11] Cartwright,
D. (1979). Contemporary social psychology in historical perspective. Social Psychology Quarterly, 42, 82-93
[Reproduzido em: Hewstone, M., Manstead, A. S., & Stroebe, W.
(Eds.).(1997). The Blackwell reader in social psychology (pp. 3-18). [12] Farr,
R. M. (1996). The roots of modern social psychology. [13] Goethals, G. R. (2003). A century of social psychology:
Individuals, ideas, and investigations. In M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.),
The Sage handbook of social psychology (pp. 3-23). London: Sage. [14] Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale.
Paris: PUF [trad. ing.: Levels of explanation in
social psychology. [15] Moscovici, S. (1998). Introduction: Le domaine de la psychologie
sociale. In S. Moscovici (Ed.), Psychologie sociale
(7e ed., pp. 5-22). Paris: PUF. |
Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Recursos
Internet |
|
|
Classics in the History of Psychology
(ver de modo especial a Secção
de Psicologia Social). |
|
|
|
Da
psicologia social à psicologia societal – W. Doise [ver,
principalmente, parágrafos sobre os níveis de explicação em psicologia
social] |
Tarefas/Observações |
|
|
Ler os
capítulos 2 e 3 da Ref. 10. |
|
Ler o
artigo: Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C.
A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios
de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas
de psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século
XX. Análise Psicológica, 27(1), 3-20. |
|
“Navegar” 20
minutos no site O
Campo da Psicologia Social. |
|
Responder às
questões do documento Definições
de Psicologia Social. |
|
Explorar
A Timeline of Psychological Ideas [situar os
acontecimentos directamente relacionados com a história da psicologia
social]. |
|
“Navegar” 60
minutos no site Social Psychology Network. |
|
“Navegar” 60
minutos no site Sociological
Social Psychology. |
|
“Navegar” 60 minutos no site Resources for the Teaching of Social Psychology. |
|
TP_02: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Introdução
ao estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social:
Comentários às respostas dos alunos ao Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006,
2014). |
Bibliografia |
|
|
Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix: How
to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister
(Ed.), The self in social psychology
(pp. 461-470). |
Tarefas/Observações |
|
|
Ler o
artigo: Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix: How
to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister
(Ed.), The self in social psychology
(pp. 461-470). |
DATA: 2015-02-23 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_03:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da matéria sumariada na Lição TP_02. |
Tarefas/Observações |
|
|
Continuação
da leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e da realização das
tarefas propostas nas lições anteriores. |
|
TP_03: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da matéria sumariada na Lição TP_02. |
Tarefas/Observações |
|
|
Continuação
da leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e da realização das
tarefas propostas nas lições anteriores. |
DATA: 2015-03-02 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_04:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição TP_02. |
Tarefas/Observações |
|
|
Concluir
a leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e a realização das
tarefas propostas nas lições anteriores. |
|
TP_04: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição TP_02. |
Tarefas/Observações |
|
|
Concluir
a leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e a realização das
tarefas propostas nas lições anteriores. |
DATA: 2015-03-09 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_05:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Programa 2 Processos pessoais e interpessoais 2.1 Cognição e pensamento social [...] 2.1.2
Atitudes, mudança de atitudes e persuasão 2.1.2.1 Atitudes: Definições e
delimitações conceptuais |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1
(Cap. 7), 5 (Cap. 8), 10 (Cap. 8) e 10b (Caps. 5 e 7). |
|
Tratados: Refs. 3a
(Caps. 7 e 8), 31a (Caps. 10 e 11), 4a (Caps. 19 e 20) e 7 (pp. 35-57). |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
|
|
|
|
Recursos
Internet |
|
|
Tarefas/Observações |
|
|
“Navegar” 60 minutos a partir de Attitudes and Social Cognition e
de Persuasion
and Propaganda. |
Bibliografia |
|
|
Refs. 10
(Cap. 8) e 10b (Cap. 5). |
|
Alferes, V. R. (1999). Escala de atitudes sexuais. In M. R. Simões, M. M. Gonçalves & L. A. Almeida (Eds.), Testes e provas psicológicas em Portugal (Vol. 2, pp. 131-148). Braga: SHO/APPORT. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Investigação
Científica em Psicologia (Exercício 19, pp. 124-126) |
|
|
|
Recursos
Internet |
|
|
Ver INFO e LINKS em Tests and
Measures in the Social Sciences. |
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir, ler
e levar para as duas próximas aulas práticas o seguinte texto: Festinger, L. &, Carlsmith,
J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML
PDF |
DATA: 2015-03-16 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_06:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da matéria sumariada na Lição TP_05. |
|
TP_06: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Exercício "Festinger
& Carlsmith – 1959" – Estudo do texto: Festinger, L. &, Carlsmith,
J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal
of Abnormal and Social Psychology, 58,
203-210. HTML
PDF |
Bibliografia |
|
|
Ver
Referências no Enunciado do Exercício “Festinger & Carlsmith – 1959”. |
Material de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Exercício
"Festinger & Carlsmith – 1959": Enunciado,
Cronograma
e Gráficos. |
DATA: 2015-03-23 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_07:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição TP_05. |
|
TP_07: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do Exercício "Festinger & Carlsmith –
1959". -
Reler o texto
e responder ao enunciado. -
Ver com muita atenção o cronograma
e os gráficos. |
|
Continuação
e termo do Exercício "Construção de escalas
somativas de atitudes (Escalas de Likert)”. -
Classificar cada um dos itens da “folha” distribuída no final da aula segundo
quatro critérios: (a) Compreensão, Ambiguidade e Abstracção
(ver Quadro E19.2); (b) Qualidade do item atitudinal (de 1 a 5,
tendo por base as indicações do Quadro E19.1). -
Entregar o trabalho no final da aula de 13 de Abril de 2015. |
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir, ler
e levar para as duas próximas aulas o seguinte texto: Storms, M. D. (1973). Videotape
and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view.
Journal of Personality and Social
Psychology,
27, 165-175. PDF |
DATA: 2015-04-13 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_08:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
Programa [...] 2.1.4 Percepção das pessoas e processos de
atribuição causal 2.1.4.1 Formação de impressões e teorias implícitas
da personalidade 2.1.4.2 Atribuição causal 2.1.4.2.1 Modelos teóricos 2.1.4.2.2 Processos atribucionais e enviesamentos 2.1.4.2.3 Aplicações: Motivação, psicologia clínica e
relações íntimas |
|
Replicação
da experiência de Asch
(1946). Ver: Base
de dados (preenchida pelo Luís Tojo); Output
SPSS. |
|
A
percepção da causalidade: Referência aos trabalhos pioneiros de Michotte e
Heider. |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1
(Cap. 4), 5 (Cap. 7), 10 (Cap. 5) e 10b (Caps 2 e 3). |
|
Tratados: Refs. 3b
(Cap. 20), 4b (Cap. 1) e 7 (pp. 67-76 e 309-314). |
Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
|
|
TP_08: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Estudo do texto: Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and
observers' points of view. Journal of
Personality and Social Psychology, 27,
165-175. PDF |
|
Tarefas/Observações |
|
|
Continuar e
terminar a leitura do texto indicado na componente prática desta Lição. |
DATA: 2015-04-20 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_09:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição TP_08. |
TP_09: COMPONENTE
PRÁTICA |
|
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição TP_08. |
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir, ler
e levar para as duas próximas aulas o seguinte texto: Dutton, D. G., & Aron, A.
P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of
high anxiety. Journal of
Personality and Social Psychology, 30,
510-517. PDF |
DATA: 2015-04-27 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_10:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
Programa [...] 2.2 Self e relações interpessoais [...] 2.2.4 Atracção, relações íntimas e sexualidade 2.2.4.1 Atracção interpessoal 2.2.4.1.1 Dos problemas conceptuais aos modelos
teóricos 2.2.4.1.2 Deteminantes da atracção e génese das
relações interpessoais 2.2.4.1.3 O amor passional 2.2.4.2 Relações íntimas 2.2.4.2.1 Aspectos estruturais e dinâmicos 2.2.4.2.2 Modelos de amor 2.2.4.3 Sexualidade 2.2.4.3.1 Sexualidade, sexologia e psicologia social 2.2.4.3.2 Encenações culturais e regulação social da
sexualidade 2.2.4.3.3 Scripts interpessoais e interacções sexuais 2.2.4.3.4 Scripts intrapsíquicos e experiências
sexuais [...] |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1
(Cap. 10), 5 (Cap. 12) e 10
(Cap. 6). [Ref
10 – Cap. 6]: Alferes, V. R. (2000). Atracção interpessoal, sexualidade
e relações íntimas. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia social (4ª ed. revista e aumentada, pp.
125-158). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian [7ª ed.: 2006]. |
|
Tratados: Refs. 3b
(Cap. 22), 4b (Caps. 12 e 13) e 7 (pp. 524-528). |
|
Outras referências: [16] Alferes, V.
R. (1997). Encenações
e comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade.
Porto: Afrontamento [pp. 13-98]. [17]
Alferes, V. R. (2004). Sexualidade e
psicologia social. Psychologica,
No. Extra-série, 585-599. |
Material
de Apoio / Documentos da Disciplina |
|
|
Recursos
Internet |
|
|
|
|
Sumário |
|
|
Estudo do texto: Dutton,
D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for
heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social
Psychology,
30, 510-517. PDF |
|
Exercício
"Dutton & Aron – 1974": Design
& Gráficos. |
Tarefas/Observações |
|
|
Continuar e
terminar a leitura do texto indicado na componente prática desta Lição. |
DATA: 2015-05-04 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_11:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da matéria sumariada na Lição TP_10. |
|
TP_11: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Continuação
da matéria sumariada na Lição TP_10. |
DATA: 2015-05-06 |
HORÁRIO: 18:00-20:00 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo da matéria sumariada na Lição TP_10, com especial
destaque para a componente prática. |
Observações |
|
|
Em
termos estritamente formais, esta lição extraordinária substitui a Aula 14, agendada no Nónio para o dia
1 de Junho de 2015. |
DATA: 2015-05-18 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_12:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Avaliação
Periódica: Prova de Tipo A (alunos com número ímpar) [Ver Calendário
de Avaliações] |
|
TP_12: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Avaliação
Periódica: Prova de Tipo C (alunos com número ímpar) [Ver Calendário
de Avaliações] |
DATA: 2015-05-25 |
HORÁRIO: 16:00-18:30 |
LOCAL: E1 – Anfiteatro |
|
TP_13:
COMPONENTE TEÓRICA |
Sumário |
|
|
Avaliação
Periódica: Prova de Tipo A (alunos com número par) [Ver Calendário
de Avaliações] |
|
TP_13: COMPONENTE
PRÁTICA |
Sumário |
|
|
Avaliação
Periódica: Prova de Tipo C (alunos com número par) [Ver Calendário
de Avaliações] |