Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra

Mestrado Integrado em Psicologia

PSICOLOGIA SOCIAL II (Disciplina obrigatória: 1ª Fase / 2º Ano / 2º Semestre)

Docentes: Prof. Doutores Valentim R. Alferes (Coordenador) e Lisete S. Mónico

E-mail: psisoc2@gmail.com

SUMÁRIOS: 2013/14 (2º Semestre)

Aulas Teórico-Práticas

Lição TP_01 (2014-02-10)

Lição TP_02 (2014-02-17)

Lição TP_03 (2014-02-24)

Lição TP_04 (2014-03-03)

Lição TP_05 (2014-03-10)

       Lição TP_06 (2014-03-17)

Lição TP_07 (2014-03-24)

Lição TP_08 (2014-03-31)

Lição TP_09 (2014-04-07)

Lição TP_10 (2014-04-28)

Lição TP_11 (2014-05-05)

Lição TP_12 (2014-05-19)

Lição TP_13 (2014-05-26)

Ver Cópia Notificações Nónio

Descarregar Sumários PDF

Ver Horários/Calendarização das Aulas/Avaliação/Atendimento          Ver Observação TP_09

 

LIÇÃO: TP_01

DATA: 2014-02-10

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_01: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Ínicio do curso: objectivos (competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados), conteúdos programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, material de apoio (documentos da disciplina), recursos internet, metodologias de ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação.

 

Bibliografia

Tratados e outras obras de referência: Refs. 3 (3.1), 4, 6 e 7.

Manuais: Refs. 1, 2, 5 e 10.

Metodologia: Ref. 8.

Psicologia Social Aplicada: Ref. 9.

[Ver Bibliografia]

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Ver directório de Material de Apoio / Documentos da Disciplina

 

Recursos Internet

Ver Recursos Internet

 

Tarefas/Observações

Ver Horários e Provas de Avaliação (Datas e Sistema de Avaliação)

Ver Procedimento e Horários de Atendimento aos Alunos

Ver Calendário Escolar 2013-14

Ver Normas de Avaliação da FPCE-UC

 

TP_01: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Preenchimento do Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006, 2014).

 

LIÇÃO: TP_02

DATA: 2014-02-17

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_02: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Programa

 

1  Introdução à Psicologia Social

 

1.1  História e sistemas teóricos

 

1.1.1 O objecto da Psicologia Social: Análise comparativa de 10 definições de Psicologia Social.

 

1.1.2 Temas, acontecimentos e figuras dominantes na história da psicologia social. Questões de periodização.

 

1.1.3 Orientações teóricas e tipos de teorias (paradigmáticas, fenomenológicas e operatórias)

 

1.1.4 Níveis de explicação em psicologia social (intra-individual; interindividual ou situacional; posicional ou categorial; e ideológico ou societal)

 

1.2  Relações intra e interdisciplinares

 

1.2.1 Psicologia social, processos psicológicos básicos e psicologia da personalidade; psicologia social, psicologia do desenvolvimento e psicologia patológica; psicologia social e psicologia aplicada.

 

1.2.2 Psicologia social, sociologia e antropologia; psicologia social e outras ciências sociais e humanas.

 

1.3  Métodos e técnicas de investigação

 

[Remissão dos alunos para os conteúdos das disciplinas de Metodologia da Investigação em Psicologia. As dimensões específicas da investigação em psicologia social serão abordadas no contexto da componente prática da disciplina em simultâneo com o estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social.]

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Caps. 1 e 2), 5 (Cap. 1 e 4) e 10 (Caps. 2 e 3).

Tratados: Ref. 3a (Caps. 1, 2 e 3) e 3.1a (Cap. 1).

Outras referências:

[11] Cartwright, D. (1979). Contemporary social psychology in historical perspective. Social Psychology Quarterly, 42, 82-93 [Reproduzido em: Hewstone, M., Manstead, A. S., & Stroebe, W. (Eds.).(1997). The Blackwell reader in social psychology (pp. 3-18). London: Blackwell].

[12] Farr, R. M. (1996). The roots of modern social psychology. Oxford: Blackwell.

[13] Goethals, G. R. (2003). A century of social psychology: Individuals, ideas, and investigations. In M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.), The Sage handbook of  social psychology (pp. 3-23). London: Sage.

[14] Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale. Paris: PUF [trad. ing.: Levels of explanation in social psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1986].

[15] Moscovici, S. (1998). Introduction: Le domaine de la psychologie sociale. In S. Moscovici (Ed.),  Psychologie sociale (7e ed., pp. 5-22). Paris: PUF.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Definições de Psicologia Social.

 

Recursos Internet

Classics in the History of Psychology (ver de modo especial a Secção de Psicologia Social).

A Timeline of Psychological Ideas

Da psicologia social à psicologia societal – W. Doise [ver, principalmente, parágrafos sobre os níveis de explicação em psicologia social]

 

Tarefas/Observações

Ler os capítulos 2 e 3 da Ref. 10.

Ler o artigo:

Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C. A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. Análise Psicológica, 27(1), 3-20.

“Navegar” 20 minutos no site O Campo da Psicologia Social.

Responder às questões do documento Definições de Psicologia Social.

Explorar A Timeline of Psychological Ideas [situar os acontecimentos directamente relacionados com a história da psicologia social].

“Navegar” 60 minutos no site Social Psychology Network.

“Navegar” 60 minutos no site Sociological Social Psychology.

“Navegar” 60 minutos no site Resources for the Teaching of Social Psychology.

 

TP_02: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Introdução ao estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social: Comentários às respostas dos alunos ao Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006, 2014).

 

Bibliografia

Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix: How to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister (Ed.), The self in social psychology (pp. 461-470). Philadelphia, PA: Psychology Press. [HTML]

 

Tarefas/Observações

Ler o artigo:

Jordan, C. H., & Zanna, M. P. (1999). Appendix: How to read a journal article in social psychology. In R. F. Baumeister (Ed.), The self in social psychology (pp. 461-470). Philadelphia, PA: Psychology Press. [HTML]

 

LIÇÃO: TP_03

DATA: 2014-02-24

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_03: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação da matéria sumariada na Lição TP_02.

 

Tarefas/Observações

Concluir a leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e a realização das tarefas propostas nas lições anteriores.

 

TP_03: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Continuação e termo da matéria sumariada na Lição TP_02.

 

Tarefas/Observações

Concluir a leitura da bibliografia/recursos/material de apoio e a realização das tarefas propostas nas lições anteriores.

 

LIÇÃO: TP_04

DATA: 2014-03-03

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_04: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação e termo da matéria sumariada na Lição TP_02.

Programa

2  Processos pessoais e interpessoais

2.1  Cognição e pensamento social

[...]

2.1.2  Atitudes, mudança de atitudes e persuasão

          2.1.2.1 Atitudes: Definições e delimitações conceptuais
          2.1.2.2 Estrutura e funções das atitudes
          2.1.2.3 Medição das atitudes
          2.1.2.4 Formação e mudança de atitudes. Persuasão
          2.1.2.5 Atitudes e comportamentos

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 7), 5 (Cap. 8) e 10 (Cap. 8).

Tratados: Refs. 3a (Caps. 7 e 8), 31a (Caps. 10 e 11), 4a (Caps. 19 e 20) e 7 (pp. 35-57).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Atitudes 1 (Distinções conceptuais)

Atitudes 2 (Persuasão)

Atitudes 3 (Atitudes & Comportamento)

 

Recursos Internet

 Attitudes and Social Cognition e Persuasion and Propaganda.

 

Tarefas/Observações

“Navegar” 60 minutos a partir de  Attitudes and Social Cognition e de Persuasion and Propaganda.

 

TP_04: COMPONENTE PRÁTICA

 

 

LIÇÃO: TP_05

DATA: 2014-03-10

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_05: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação da materia sumariada na Lição TP_04 (rubrica 2.1.2).

 

TP_05: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Exercício "Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)”

-

Introdução à fase de validação substantiva de medidas psicológicas.

-

Realização em grupo do Exercício 19 de Alferes (1997, pp. 124-126):

Cada um dos grupos de trabalho deve realizar as tarefas indicadas nas questões 1 a 4 do Exercício 19 e levar para a aula de 17 de Março de 2014 dois exemplares do documento pedido na questão nº 4 [ALTERAÇÃO: 5 frases redigidas pelo grupo + 5 frases retiradas de meios de comunicação social ou outras fontes; no conjunto, 5 frases favoráveis e 5 frases desfavoráveis];

- O “objecto atitudinal” mencionado na questão 1 será: Religião.

 

Bibliografia

Ref. 10 (Cap. 8)

Alferes, V. R. (1999). Escala de atitudes sexuais. In M. R. Simões, M. M. Gonçalves & L. A. Almeida (Eds.), Testes e provas psicológicas em Portugal (Vol. 2, pp. 131-148). Braga: SHO/APPORT.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Investigação Científica em Psicologia (Exercício 19, pp. 124-126)

Fases de Validação de Medidas Psicológicas

 

Recursos Internet

Ver INFO e LINKS em Tests and Measures in the Social Sciences.

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para as duas próximas aulas práticas o seguinte texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210.   HTML    PDF

 

LIÇÃO: TP_06

DATA: 2014-03-17

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_06: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação da materia sumariada na Lição TP_04 (rubrica 2.1.2).

 

TP_06: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959" – Estudo do texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance.  Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML    PDF

 

Bibliografia

Ver Referências no Enunciado do Exercício “Festinger & Carlsmith – 1959”.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959": Enunciado, Cronograma e Gráficos.

 

LIÇÃO: TP_07

DATA: 2014-03-24

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_07: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação e termo da materia sumariada na Lição TP_04 (rubrica 2.1.2).

 

TP_07: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Conclusão e termo do Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959".

Conclusão e termo do Exercício "Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)”.

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para as duas próximas aulas o seguinte texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

 

LIÇÃO: TP_08

DATA: 2014-03-31

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_08: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

 

Programa

[...]

2.1.4  Percepção das pessoas e processos de atribuição causal

          2.1.4.1  Formação de impressões e teorias implícitas da personalidade

          2.1.4.2  Atribuição causal

2.1.4.2.1  Modelos teóricos

2.1.4.2.2  Processos atribucionais e enviesamentos

2.1.4.2.3  Aplicações: Motivação, psicologia clínica e relações íntimas

Replicação da experiência de Asch (1946). Ver: Base de dados (preenchida pelo Luís Tojo); Output SPSS.

A percepção da causalidade: Referência aos trabalhos pioneiros de Michotte e Heider.

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 4), 5 (Cap. 7) e 10 (Caps. 5 e 7).

Tratados: Refs. 3b (Cap. 20), 4b (Cap. 1) e 7 (pp. 67-76 e 309-314).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

PowerPoint_Atribuição

 

Recursos Internet

View the Heider-Simmel demonstration

Four typical Michotte demonstrations of causal attribution

 

Tarefas/Observações

Muito Importante: Ver Notificação 16.

 

 

TP_08: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Estudo do texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

Exercício "Storms – 1973": Gráficos

 

Tarefas/Observações

Continuar e terminar a leitura do texto indicado na componente prática da Lição TP_07.

Muito Importante: Ver Notificação 16.

 

LIÇÃO: TP_09

DATA: 2014-04-07

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_09: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação e termo da matéria sumariada na Lição TP_08.

 

Tarefas/Observações

MUITO IMPORTANTE: Dado que a próxima lição só terá lugar no dia 28 de Abril, recomenda-se vivamente que se dê início à leitura sistemática da bibliografia indicada no sumário da componente teórica da Lição TP_10.

 

TP_09: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Continuação e termo da matéria sumariada na Lição TP_08.

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para as duas próximas aulas o seguinte texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

 

LIÇÃO: TP_10

DATA: 2014-04-28

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_10: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

 

Programa

[...]

2.2  Self e relações interpessoais

[...]

2.2.4  Atracção, relações íntimas e sexualidade

          2.2.4.1  Atracção interpessoal

                      2.2.4.1.1  Dos problemas conceptuais aos modelos teóricos

                      2.2.4.1.2  Deteminantes da atracção e génese das relações interpessoais

                      2.2.4.1.3  O amor passional

          2.2.4.2  Relações íntimas

                      2.2.4.2.1  Aspectos estruturais e dinâmicos

                      2.2.4.2.2  Modelos de amor

          2.2.4.3  Sexualidade

                      2.2.4.3.1  Sexualidade, sexologia e psicologia social

                      2.2.4.3.2  Encenações culturais e regulação social da sexualidade

                      2.2.4.3.3  Scripts interpessoais e interacções sexuais

                      2.2.4.3.4  Scripts intrapsíquicos e experiências sexuais

[...]

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 10), 5 (Cap. 12) e 10 (Cap. 6).

Tratados: Refs. 3b (Cap. 22), 4b (Caps. 12 e 13) e 7 (pp. 524-528).

Outras referências:

[16] Alferes, V. R. (1997). Encenações e comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade. Porto: Afrontamento [pp. 13-98].

[17] Alferes, V. R. (2004). Sexualidade e psicologia social. Psychologica, No. Extra-série, 585-599.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

PowerPoint_Atracção

 

Recursos Internet

Romance and Attraction  e  Sexuality and Sex Research.

 

TP_10: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Estudo do texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

Exercício "Dutton & Aron – 1974": Design & Gráficos.

 

LIÇÃO: TP_11

DATA: 2014-05-05

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_11: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Continuação e termo da matéria sumariada na Lição TP_10.

 

TP_11: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Continuação e termo da matéria sumariada na Lição TP_10.

 

LIÇÃO: TP_12

DATA: 2014-05-19

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_12: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Avaliação Periódica: Prova de Tipo A (alunos com número ímpar)

 

TP_12: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Avaliação Periódica: Prova de Tipo C (alunos com número ímpar)

 

LIÇÃO: TP_13

DATA: 2014-05-26

HORÁRIO: 14:30-17:00

LOCAL: E1 – Anfiteatro

 

TP_13: COMPONENTE TEÓRICA

Sumário

Avaliação Periódica: Prova de Tipo A (alunos com número par)

 

TP_13: COMPONENTE PRÁTICA

Sumário

Avaliação Periódica: Prova de Tipo C (alunos com número par)

 

Site da Disciplina

Valentim R. Alferes: Homepage