Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoUniversidade de Coimbra

Mestrado Integrado em Psicologia

PSICOLOGIA SOCIAL II (Disciplina obrigatória: 1ª Fase / 2º Ano / 2º Semestre)

Docentes: Prof. Doutores Valentim R. Alferes (Coordenador) e Lisete S. Mónico

E-mail: psisoc2@gmail.com

HOME

 

 

 

SUMÁRIOS (2011/12)

Aulas Teóricas

Lição T_01 (2012-02-13)

Lição T_02 (2012-02-20)

Lição T_03 (2012-02-27)

Lição T_04 (2012-03-05)

Lição T_05 (2012-03-12)

Lição T_06 (2012-03-19)

Lição T_07 (2012-03-26)

Lição T_08 (2012-04-16)

Lição T_09 (2012-04-23)

Lição T_10 (2012-04-30)

Lição T_10bis (2012-05-03)

Lição T_11 (2012-05-14)

Lição T_12 (2012-05-21)

Lição T_13 (2012-05-28)

Descarregar Sumários PDF

Aulas Práticas (Turmas 1, 2 & 3)

Lição P_01 (2012-02-13)

Lição P_02 (2012-02-20)

Lição P_03 (2012-02-27)

Lição P_04 (2012-03-05)

Lição P_05 (2012-03-12)

Lição P_06 (2012-03-19)

Lição P_07 (2012-03-26)

Lição P_08 (2012-04-16)

Lição P_09 (2012-04-23)

Lição P_10 (2012-04-30)

Lição P_10bis (2012-05-04)

Lição P_11 (2012-05-14)

Lição P_12 (2012-05-21)

Lição P_13 (2012-05-28)

Descarregar Sumários PDF

 

 

 

 

 

LIÇÃO: T_01

DATA: 2012-02-13

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Início do curso: objectivos (competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados),  conteúdos programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, recursos internet, metodologias de ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação.

Articulação com a disciplina de Psicologia Social I.

Provas de avaliação: tipos, calendarização e ponderação

 

Bibliografia

Tratados e outras obras de referência: Refs. 3, 4, 6 e 7.

Manuais: Refs. 1, 2, 5 e 10.

Metodologia: Ref. 8.

Psicologia Social Aplicada: Ref. 9.

[Ver Referências de Base]

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Ver directório de Material de Apoio / Documentos da Disciplina

 

Recursos Internet

Ver Recursos Internet.

 

Tarefas/Observações

Ler os capítulos 2 e 3 da Ref. 10.

Ler o artigo:

Alferes, V. R., Bidarra, M. G., Lopes, C. A., & Mónico, L. S. (2009). Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores nas revistas portuguesas de psicologia: Tendências de publicação nas últimas quatro décadas do século XX. Análise Psicológica, 27(1), 3-20.

“Navegar” 60 minutos nos sites indicados nos  Recursos Internet.

“Navegar” 20 minutos no site O Campo da Psicologia Social.

Horário da disciplina

Turmas Práticas

Calendário escolar da FPCE: 2011/12

 

LIÇÃO: T_02

DATA: 2012-02-20

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Programa

 

1  Introdução à Psicologia Social

 

1.1  História e sistemas teóricos

 

1.1.1 O objecto da Psicologia Social: Análise comparativa de 10 definições de Psicologia Social.

 

1.1.2 Temas, acontecimentos e figuras dominantes na história da psicologia social. Questões de periodização.

 

1.1.3 Orientações teóricas e tipos de teorias (paradigmáticas, fenomenológicas e operatórias)

 

1.1.4 Níveis de explicação em psicologia social (intra-individual; interindividual ou situacional; posicional ou categorial; e ideológico ou societal)

 

1.2  Relações intra e interdisciplinares

 

1.2.1 Psicologia social, processos psicológicos básicos e psicologia da personalidade; psicologia social, psicologia do desenvolvimento e psicologia patológica; psicologia social e psicologia aplicada.

 

1.2.2 Psicologia social, sociologia e antropologia; psicologia social e outras ciências sociais e humanas.

 

1.3  Métodos e técnicas de investigação

 

[Remissão dos alunos para os conteúdos das disciplinas de Metodologia da Investigação em Psicologia. As dimensões específicas da investigação em psicologia social serão abordadas no contexto das aulas práticas em simultâneo com o estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social.]

Introdução ao estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social: Comentários às respostas dos alunos ao Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006).

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Caps. 1 e 2), 5 (Cap. 1 e 4) e 10 (Caps. 2 e 3).

Tratados: Ref. 3a (Caps. 1, 2 e 3).

Outras referências:

[11] Cartwright, D. (1979). Contemporary social psychology in historical perspective. Social Psychology Quarterly, 42, 82-93 [Reproduzido em: Hewstone, M., Manstead, A. S., & Stroebe, W. (Eds.).(1997). The Blackwell reader in social psychology (pp. 3-18). London: Blackwell].

[12] Farr, R. M. (1996). The roots of modern social psychology. Oxford: Blackwell.

[13] Goethals, G. R. (2003). A century of social psychology: Individuals, ideas, and investigations. In M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.), The Sage handbook of  social psychology (pp. 3-23). London: Sage.

[14] Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale. Paris: PUF [trad. ing.: Levels of explanation in social psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1986].

[15] Moscovici, S. (1998). Introduction: Le domaine de la psychologie sociale. In S. Moscovici (Ed.),  Psychologie sociale (7e ed., pp. 5-22). Paris: PUF.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Definições de Psicologia Social.

 

Recursos Internet

Classics in the History of Psychology (ver de modo especial a Secção de Psicologia Social).

A Timeline of psychological ideas

Da psicologia social à psicologia societal – W. Doise [ver, principalmente, parágrafos sobre os níveis de explicação em psicologia social]

 

Tarefas/Observações

Responder às questões do documento Definições de Psicologia Social.

Explorar A Timeline of psychological ideas [situar os acontecimentos directamente relacionados com a história da psicologia social].

“Navegar” 60 minutos no site Social Psychology Network.

 

LIÇÃO: T_03

DATA: 2012-02-27

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Continuação do Sumário da Lição T_02.

 

Tarefas/Observações

“Navegar” 60 minutos no site Sociological Social Psychology.

 

LIÇÃO: T_04

DATA: 2012-03-05

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Não houve aula. A aula será substituída por aula equivalente a leccionar no dia 3 de Maio de 2012 (9:00-10:30 / E2 Anfiteatro – “Farmácias”).

 

LIÇÃO: T_05

DATA: 2012-03-12

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Continuação e termo do Sumário da Lição T_02.

 

Tarefas/Observações

Navegar 60 minutos no site do Manual do Aronson.

Completar todas as tarefas indicadas nos sumários das lições anteriores.

 

LIÇÃO: T_06

DATA: 2012-03-19

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Comentários finais sobre a investigação de Festinger & Carlsmith (1959) [ver sumário da Lição P_03] e introdução ao estudo das atitudes.

 

LIÇÃO: T_07

DATA: 2012-03-26

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Programa

2  Processos pessoais e interpessoais

2.1  Cognição e pensamento social

[...]

2.1.2  Atitudes, mudança de atitudes e persuasão

          2.1.2.1 Atitudes: Definições e delimitações conceptuais
          2.1.2.2 Estrutura e funções das atitudes
          2.1.2.3 Medição das atitudes
          2.1.2.4 Formação e mudança de atitudes. Persuasão
          2.1.2.5 Atitudes e comportamentos

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 7), 5 (Cap. 8) e 10 (Cap. 8).

Tratados: Refs. 3a (Caps. 7 e 8), 4a (Caps. 19 e 20) e 7 (pp. 35-57).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

Atitudes 1 (Distinções conceptuais)

Atitudes 2 (Persuasão)

Atitudes 3 (Atitudes & Comportamento)

 

Recursos Internet

 Attitudes and Social Cognition e Persuasion and Propaganda.

 

Tarefas/Observações

“Navegar” 60 minutos a partir de  Attitudes and Social Cognition.

 

LIÇÃO: T_08

DATA: 2012-04-16

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Não houve aula (doença do docente).

 

LIÇÃO: T_09

DATA: 2012-04-23

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição T_07.

 

LIÇÃO: T_10

DATA: 2012-04-30

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Programa

[...]

2.1.4  Percepção das pessoas e processos de atribuição causal

          2.1.4.1  Formação de impressões e teorias implícitas da personalidade

          2.1.4.2  Atribuição causal

2.1.4.2.1  Modelos teóricos

2.1.4.2.2  Processos atribucionais e enviesamentos

          2.1.4.2.3  Aplicações: Motivação, psicologia clínica e relações íntimas

Replicação da experiência de Asch (1946). Ver: Base de dados (preenchida pelo Luís Tojo); Output SPSS.

A percepção da causalidade: Referência aos trabalhos pioneiros de Michotte e Heider.

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 4), 5 (Cap. 7) e 10 (Caps. 5 e 7).

Tratados: Refs. 3b (Cap. 20), 4b (Cap. 1) e 7 (pp. 67-76 e 309-314).

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

PowerPoint_Atribuição

 

Recursos Internet

View the Heider-Simmel demonstration

Four typical Michotte demonstrations of causal attribution

 

LIÇÃO: T_10bis

DATA: 2012-04-30

HORÁRIO: 09:00-10:30

LOCAL: E2 - Anfiteatro

 

Sumário

NOTA: Aula de substituição da Lição T_04.

Programa

[...]

2.2  Self e relações interpessoais

[...]

2.2.4  Atracção, relações íntimas e sexualidade

          2.2.4.1  Atracção interpessoal

                      2.2.4.1.1  Dos problemas conceptuais aos modelos teóricos

                      2.2.4.1.2  Deteminantes da atracção e génese das relações interpessoais

                      2.2.4.1.3  O amor passional

          2.2.4.2  Relações íntimas

                      2.2.4.2.1  Aspectos estruturais e dinâmicos

                      2.2.4.2.2  Modelos de amor

          2.2.4.3  Sexualidade

                      2.2.4.3.1  Sexualidade, sexologia e psicologia social

                      2.2.4.3.2  Encenações culturais e regulação social da sexualidade

                      2.2.4.3.3  Scripts interpessoais e interacções sexuais

                      2.2.4.3.4  Scripts intrapsíquicos e experiências sexuais

[...]

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 10), 5 (Cap. 12) e 10 (Cap. 6).

Tratados: Refs. 3b (Cap. 22), 4b (Caps. 12 e 13) e 7 (pp. 524-528).

Outras referências:

[16] Alferes, V. R. (1997). Encenações e comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade. Porto: Afrontamento [pp. 13-98].

[17] Alferes, V. R. (2004). Sexualidade e psicologia social. Psychologica, No. Extra-série, 585-599.

 

Material de Apoio / Documentos da Disciplina

PowerPoint_Atracção

 

Recursos Internet

Romance and Attraction  e  Sexuality and Sex Research.

 

LIÇÃO: T_11

DATA: 2012-05-14

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição T_10bis.

 

LIÇÃO: T_12

DATA: 2012-05-21

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Avaliação periódica: Prova de Tipo A (alunos com número de Faculdade ímpar)

 

LIÇÃO: T_13

DATA: 2012-05-28

HORÁRIO: 18:30-20:00

LOCAL: E1 - Anfiteatro

 

Sumário

Avaliação periódica: Prova de Tipo A (alunos com número de Faculdade par)

Termo do Curso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO: P_01

DATA: 2012-02-13

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Constituição de Turmas Práticas (P1, P2 e P3).

 

LIÇÃO: P_02

DATA: 2012-02-20

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Preenchimento do Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006).

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para as aulas práticas de 27 de Fevereiro de 2012 o seguinte texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210.   HTML    PDF

 

LIÇÃO: P_03

DATA: 2012-02-27

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Estudo do texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance.  Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML    PDF

Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959": Enunciado, Cronograma e Gráficos.

 

LIÇÃO: P_04

DATA: 2012-03-05

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Não houve aulas. As aulas das três turmas serão substituídas por aulas equivalentes a leccionar no dia 4 de Maio de 2012, na Sala 4.9 (Informática):

- Aula Prática 1: 14:00-15:00;

- Aula Prática 2: 15:00-16:00;

- Aula Prática 3: 16:00-17:00.

 

LIÇÃO: P_05

DATA: 2012-03-12

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Continuação do Sumário da Lição P_03.

 

LIÇÃO: P_06

DATA: 2012-03-19

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Continuação e termo do Sumário da Lição P_03.

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para a próxima aula prática o seguinte texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

 

LIÇÃO: P_07

DATA: 2012-03-26

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Estudo do texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

Exercício "Storms – 1973": Gráficos  Table_2

 

LIÇÃO: P_08

DATA: 2012-04-16

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Não houve aulas (doença do docente).

 

LIÇÃO: P_09

DATA: 2012-04-23

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Continuação do sumário da Lição P_07.

 

LIÇÃO: P_10

DATA: 2012-04-30

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição P_07.

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para a próxima aula prática o seguinte texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

 

LIÇÃO: P_10bis

DATA: 2012-05-04

HORÁRIO: 14:00-15:00/15:00-16:00/16:00-17:00

LOCAL: E1 - Sala 4.9

 

Sumário

NOTA: Aulas de substituição da Lição P_04.

Estudo do texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

Exercício "Dutton & Aron – 1974": Design & Gráficos.

 

LIÇÃO: P_11

DATA: 2012-05-14

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição P_10bis.

 

LIÇÃO: P_12

DATA: 2012-05-21

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Avaliação periódica: Prova de Tipo C (alunos com número de Faculdade ímpar)

 

LIÇÃO: P_13

DATA: 2012-05-28

HORÁRIO: 15:30-16:30/16:30-17:30/17:30-18:30

LOCAL: E2 - Sala 1.4

 

Sumário

Avaliação periódica: Prova de Tipo C (alunos com número de Faculdade par)