Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
– Universidade de Coimbra |
|
Mestrado
Integrado em Psicologia (1ª Fase / 2º Ano / 1º Semestre) |
|
Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL I |
|
Docentes: Prof. Doutor
Valentim Rodrigues Alferes, Mestre Lisete
dos Santos Mónico e Mestre Cláudia
Abreu Lopes |
|
E-mail: psisoc1@gmail.com |
|
|
SUMÁRIOS (2009/10)
Aulas Teóricas
|
Aulas Práticas
|
|||
|
|
|
|
DATA: 2009-09-16 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Ínicio do
curso: objectivos (competências a adquirir/resultados de aprendizagem
esperados), conteúdos programáticos,
bibliografia e orientações bibliográficas, recursos internet, metodologias de
ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação. |
|
Preenchimento
do Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006). |
|
Provas de avaliação: tipos,
conteúdos, calendarização e ponderação. |
|
Constituição das turmas das aulas práticas. |
Bibliografia |
||
|
Tratados e outras obras
de referência: Refs. 3, 4, 6 e 7. |
|
|
Manuais: Refs. 1, 2, 5 e
10. |
|
|
Metodologia: Ref. 8. |
|
|
Psicologia Social
Aplicada: Ref. 9. |
[Ver Referências de
Base] |
Recursos Internet |
|
|
Ver Recursos Internet. |
Tarefas/Observações |
|
|
Ler os capítulos 2 e 3 da
Ref. 10. |
|
Ler as Refs. 11 e 13 (cf.
Sumário T_02). |
|
“Navegar” 60 minutos no site da disciplina.
|
|
“Navegar” 20 minutos no
site O Campo da
Psicologia Social (NIIPS). |
|
|
|
DATA: 2009-09-23 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Programa |
|
1
Introdução à Psicologia Social |
|
1.1 História e
sistemas teóricos |
|
1.1.1 O objecto da Psicologia Social: Análise
comparativa de 10 definições de Psicologia Social. |
|
1.1.2 Temas, acontecimentos e figuras dominantes na
história da psicologia social. Questões de periodização. |
|
1.1.3 Orientações teóricas e tipos de teorias
(paradigmáticas, fenomenológicas e operatórias) |
|
1.1.4 Níveis de explicação em psicologia social
(intra-individual; interindividual ou situacional; posicional ou categorial;
e ideológico ou societal) |
|
1.2 Relações
intra e interdisciplinares |
|
1.2.1 Psicologia social, processos psicológicos básicos
e psicologia da personalidade; psicologia social, psicologia do
desenvolvimento e psicologia patológica; psicologia social e psicologia
aplicada. |
|
1.2.2 Psicologia social, sociologia e antropologia;
psicologia social e outras ciências sociais e humanas. |
|
1.3 Métodos e
técnicas de investigação |
|
[Remissão
dos alunos para os conteúdos das disciplinas de Metodologia da Investigação em Psicologia. As dimensões
específicas da investigação em psicologia social serão abordadas no contexto
das aulas práticas em simultâneo com o estudo das investigações clássicas e
contemporâneas em psicologia social.] |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1 (Caps. 1 e 2), 5 (Cap. 1
e 4) e 10 (Caps. 2 e 3). |
|
Tratados: Ref. 3a (Caps. 1, 2 e 3). |
|
Outras referências: [11] Cartwright, D. (1979).
Contemporary social psychology in historical perspective. Social Psychology Quarterly, 42, 82-93
[Reproduzido em: Hewstone, M., Manstead, A. S., & Stroebe, W.
(Eds.).(1997). The Blackwell reader in social psychology (pp. 3-18). [12] Farr, R. M. (1996). The
roots of modern social psychology. [13]
Goethals, G. R. (2003). A century of social psychology: Individuals, ideas,
and investigations. In M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.), The Sage handbook of social psychology (pp. 3-23). London: Sage. [14]
Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale. Paris: PUF
[trad. ing.: Levels of explanation in
social psychology. [15]
Moscovici, S. (1998). Introduction: Le domaine de la psychologie sociale. In
S. Moscovici (Ed.), Psychologie sociale
(7e ed., pp. 5-22). Paris: PUF. |
Documentos |
|
|
Recursos Internet |
|
|
Classics in the History of Psychology
(ver de modo especial a Secção
de Psicologia Social). |
|
History of
the psychology: A Timeline of psychological ideas [situar os
acontecimentos directamente relacionados com a história da psicologia
social] |
|
Da
psicologia social à psicologia societal – W. Doise [ver, principalmente, parágrafos
sobre os níveis de explicação em psicologia social] |
Tarefas/Observações |
|
|
Responder às questões do
documento Definições de
Psicologia Social. |
|
Explorar History of the psychology: A
Timeline of psychological ideas. |
|
“Navegar” 60 minutos no
site Social Psychology Network. |
DATA: 2009-09-30 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Continuação
do sumário da Lição T_02. |
|
Introdução
ao estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social:
Comentários às respostas dos alunos ao Questionário EARO/PLAZ (Alferes,
2006). |
Bibliografia |
|
|
Ver sumário da Lição
T_02. |
Documentos |
|
|
Ver sumário da Lição
T_02. |
Recursos Internet |
|
|
Ver sumário da Lição
T_02. |
Tarefas/Observações |
|
|
“Navegar”
60 minutos no site Sociological Social Psychology. |
|
Completar as tarefas das
duas lições anteriores. |
DATA: 2009-10-07 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Continuação
do sumário da Lição T_02. |
Tarefas/Observações |
|
|
Completar todas as
tarefas indicadas nos sumários das lições anteriores. |
DATA: 2009-10-14 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição T_02. |
Tarefas/Observações |
|
|
Navegar 60 minutos no
site do Manual do Aronson. |
DATA: 2009-10-21 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Programa 2
Processos pessoais e interpessoais 2.1 Cognição e pensamento social [...] 2.1.2 Atitudes,
mudança de atitudes e persuasão 2.1.2.1 Atitudes: Definições e
delimitações conceptuais |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1 (Cap. 7), 5 (Cap. 8) e
10 (Cap. 8). |
|
Tratados: Refs. 3a (Caps. 7 e 8), 4a
(Caps. 19 e 20) e 7 (pp. 35-57). |
Recursos Internet |
|
|
Documentos |
|
|
Atitudes 1 (Distinções conceptuais)
Atitudes 2 (Persuasão) Atitudes
3 (Atitudes & Comportamento) |
Tarefas/Observações |
|
|
“Navegar”
60 minutos a partir de Attitudes and Social Cognition. |
DATA: 2009-10-28 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Continuação
do sumário da Lição T_06. |
Tarefas/Observações |
|
|
“Navegar”
60 minutos a partir de Attitudes and Social Cognition. |
DATA: 2009-11-04 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Continuação
do sumário da Lição T_06. |
Tarefas/Observações |
|
|
Balanço e síntese: Refazer todas as tarefas indicadas
nas Lições T_01 a T_07. |
DATA: 2009-11-11 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Não houve
aula (doença do docente). |
Tarefas/Observações |
|
|
Cf. Sumário da lição
anterior. |
DATA: 2009-11-18 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição T_06. |
DATA: 2009-11-25 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Programa [...] 2.1.4 Percepção das pessoas e processos de
atribuição causal 2.1.4.1
Formação de impressões e teorias implícitas da personalidade 2.1.4.2 Atribuição causal 2.1.4.2.1 Modelos teóricos 2.1.4.2.2 Processos atribucionais e enviesamentos 2.1.4.2.3 Aplicações: Motivação, psicologia clínica e
relações íntimas |
|
Replicação
da experiência de Asch
(1946). Ver: Base de
dados (preenchida pelo Luís Tojo); Output SPSS. |
|
A
percepção da causalidade: Referência aos trabalhos pioneiros de Michotte e
Heider. |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1 (Cap. 4), 5 (Cap. 7) e
10 (Caps. 5 e 7). |
|
Tratados: Refs. 3b (Cap. 20), 4b (Cap. 1)
e 7 (pp. 67-76 e 309-314). |
Recursos Internet |
|
|
|
|
Documentos |
|
|
DATA: 2009-12-02 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição T_11. |
DATA: 2009-12-09 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Programa [...] 2.2 Self e relações interpessoais [...] 2.2.4 Atracção, relações íntimas e sexualidade 2.2.4.1 Atracção interpessoal 2.2.4.1.1 Dos problemas conceptuais aos modelos
teóricos 2.2.4.1.2 Deteminantes da atracção e génese das
relações interpessoais 2.2.4.1.3 O amor passional 2.2.4.2 Relações íntimas 2.2.4.2.1 Aspectos estruturais e dinâmicos 2.2.4.2.2 Modelos de amor 2.2.4.3 Sexualidade 2.2.4.3.1 Sexualidade, sexologia e psicologia social 2.2.4.3.2 Encenações culturais e regulação social da
sexualidade 2.2.4.3.3 Scripts interpessoais e interacções sexuais 2.2.4.3.4 Scripts intrapsíquicos e experiências
sexuais [...] |
Bibliografia |
|
|
Manuais: Refs. 1 (Cap. 10), 5 (Cap. 12) e
10 (Cap. 6). |
|
Tratados: Refs. 3b (Cap. 22), 4b (Caps. 12
e 13) e 7 (pp. 524-528). |
|
Outras referências: [16] Alferes, V. R. (1997). Encenações e
comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade.
Porto: Afrontamento [pp. 13-98]. [17] Alferes,
V. R. (2004). Sexualidade e psicologia social. Psychologica, No.
Extra-série, 585-599. |
Recursos Internet |
|
|
Documentos |
|
|
DATA: 2009-12-16 |
HORÁRIO: 11:30-13:00 |
LOCAL: Sala 2.4 |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição T_13. |
|
Termo do
curso. Indicações para o curso de Psicologia Social II. |
Tarefas/Observações |
|
|
Ver e CUMPRIR as INDICAÇÕES e os PRAZOS para entrega da
Prova de Tipo B. |
|
|
|
|
|
|
|
|
DATA: 2009-09-16 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Organização
e modos de funcionamento das aulas práticas (ver turmas
das aulas práticas). |
DATA: 2009-09-23 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Indicações
para leituras domicilárias de história da psicologia social (ver abaixo
bibliografia). |
Bibliografia |
|
|
Leituras obrigatórias:
Refs. 10 (Caps. 2 e 3), 11 e 13. |
|
Leitura adicional
facultativa: Ref. 12. |
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir, ler e levar
para as aulas práticas de 30 de Setembro de 2009 o seguinte texto: Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML PDF |
DATA: 2009-09-30 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Estudo do texto: Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive
consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology,
58, 203-210. HTML
PDF |
|
Exercício
"Festinger & Carlsmith – 1959": Enunciado, Cronograma e Gráficos. |
DATA: 2009-10-07 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Continuação
do sumário da Lição P_03. |
DATA: 2009-10-14 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da Lição P_03. |
Tarefas/Observações |
|
|
Levar para a próxima aula
prática: Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia:
Teoria e prática. Coimbra: Almedina. |
DATA: 2009-10-21 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Realização em grupo do Exercício 19 de Alferes (1997,
pp. 124-126): - Cada um
dos grupos de trabalho deve realizar as tarefas indicadas nas questões 1 a 4
do Exercício 19 e levar para as aulas
práticas de 28 de Outubro de 2009 dois
exemplares do documento pedido na questão nº 4 [ALTERAÇÃO: 10 frases
redigidas pelo grupo + 10 frases retiradas de meios de comunicação social ou
outras fontes; no conjunto, 10 frases favoráveis e 10 frases desfavoráveis]; - Os
“objectos atitudinais” mencionados na questão 1 serão: Sexualidade (Turma P1); Religião
(Turma P3) e Praxe (Turma P2). |
Bibliografia |
|
|
Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia:
Teoria e prática. Coimbra: Almedina. |
DATA: 2009-10-28 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Exercício "Construção
de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)” |
- - |
Introdução
à fase de validação substantiva de
medidas psicológicas. Trabalho
de grupo: avaliação de itens atitudinais (Religião / Sexualidade / Praxe). |
Bibliografia |
|
|
Ver bibliografia da Lição P_06. |
Documentos |
|
|
Ver Fases de Validação de Medidas
Psicológicas (PowerPoint). |
Recursos Internet |
|
|
Ver INFO
e LINKS em Tests
and Measures in the Social Sciences. |
Tarefas/Observações |
|
|
Terminar o exercício "Construção
de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)”. |
DATA: 2009-11-04 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do exercício "Construção de escalas somativas de atitudes
(Escalas de Likert)”. |
Tarefas/Observações |
|
|
Cada grupo
de trabalho das aulas práticas deve enviar para o e-mail da disciplina (até
às 24 horas do dia 10 de Novembro de 2009) 1 documento WORD
contendo: (a) Escala Final; (b) Nomes completos e números de todos os alunos
que participaram no trabalho. O documento deve intitular-se (exemplo para os Grupos 1): A1_Sexualidade; B1_Religião; C1_Praxe. No campo assunto do e-mail deve constar EXACTAMENTE o
mesmo nome do documento WORD. |
|
Imprimir, ler e levar para
a próxima aula prática o seguinte texto: Storms, M. D. (1973). Videotape and the
attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF |
DATA: 2009-11-11 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Não houve
aula (doença do docente). |
Tarefas/Observações |
|
|
Cf. Sumário da lição
anterior. |
|
Imprimir, ler e levar
para a próxima aula prática o seguinte texto: Storms, M. D. (1973). Videotape and the
attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF |
DATA: 2009-11-18 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Estudo do texto: Storms, M. D. (1973). Videotape and the
attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF |
|
Exercício
"Storms – 1973": Gráficos. |
DATA: 2009-11-25 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Continuação
e termo do sumário da lição anterior. |
Tarefas/Observações |
|
|
Imprimir, ler e levar
para a próxima aula prática o seguinte texto: Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974).
Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high
anxiety. Journal of Personality and Social
Psychology,
30, 510-517. PDF |
DATA: 2009-12-02 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Estudo do texto: Dutton, D.
G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual
attraction under conditions of high anxiety. Journal of
Personality and Social Psychology, 30,
510-517. PDF |
|
Exercício
"Dutton & Aron – 1974": Design &
Gráficos. |
DATA: 2009-12-09 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Prova de
Avaliação de Tipo C (alunos com No. de Faculdade ímpar). |
DATA: 2009-12-16 |
HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00 |
LOCAL: Sala 3.5 |
Sumário |
|
|
Prova de
Avaliação de Tipo C (alunos com No. de Faculdade par). |
|
|
|
|
|
|
|
|