Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoUniversidade de Coimbra

Mestrado Integrado em Psicologia (1ª Fase / 2º Ano / 1º Semestre)

Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL I

Docentes: Prof. Doutor Valentim Rodrigues Alferes, Mestre Lisete dos Santos Mónico e Mestre Cláudia Abreu Lopes

E-mail: psisoc1@gmail.com

NIIPS

 

 

 

SUMÁRIOS (2009/10)

Aulas Teóricas

Lição T_01 (2009-09-16)

Lição T_02 (2009-09-23)

Lição T_03 (2009-09-30)

Lição T_04 (2009-10-07)

Lição T_05 (2009-10-14)

Lição T_06 (2009-10-21)

Lição T_07 (2009-10-28)

Lição T_08 (2009-11-04)

Lição T_09 (2009-11-11)

Lição T_10 (2009-11-18)

Lição T_11 (2009-11-25)

Lição T_12 (2009-12-02)

Lição T_13 (2009-12-09)

Lição T_14 (2009-12-16)

 

Aulas Práticas

Lição P_01 (2009-09-16)

Lição P_02 (2009-09-23)

Lição P_03 (2009-09-30)

Lição P_04 (2009-10-07)

Lição P_05 (2009-10-14)

Lição P_06 (2009-10-21)

Lição P_07 (2009-10-28)

Lição P_08 (2009-11-04)

Lição P_09 (2009-11-11)

Lição P_10 (2009-11-18)

Lição P_11 (2009-11-25)

Lição P_12 (2009-12-02)

Lição P_13 (2009-12-09)

Lição P_14 (2009-12-16)

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO: T_01

DATA: 2009-09-16

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Ínicio do curso: objectivos (competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados),  conteúdos programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, recursos internet, metodologias de ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação.

Preenchimento do Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006).

Provas de avaliação: tipos, conteúdos, calendarização e ponderação.

Constituição das turmas das aulas práticas.

 

Bibliografia

Tratados e outras obras de referência: Refs. 3, 4, 6 e 7.

Manuais: Refs. 1, 2, 5 e 10.

Metodologia: Ref. 8.

Psicologia Social Aplicada: Ref. 9.

[Ver Referências de Base]

 

Recursos Internet

Ver Recursos Internet.

 

Tarefas/Observações

Ler os capítulos 2 e 3 da Ref. 10.

Ler as Refs. 11 e 13 (cf. Sumário T_02).

“Navegar” 60 minutos no site da disciplina.

 

“Navegar” 20 minutos no site O Campo da Psicologia Social (NIIPS).

Horário da disciplina

Calendário escolar da FPCE: 2009/10

 

LIÇÃO: T_02

DATA: 2009-09-23

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Programa

 

1  Introdução à Psicologia Social

 

1.1  História e sistemas teóricos

 

1.1.1 O objecto da Psicologia Social: Análise comparativa de 10 definições de Psicologia Social.

 

1.1.2 Temas, acontecimentos e figuras dominantes na história da psicologia social. Questões de periodização.

 

1.1.3 Orientações teóricas e tipos de teorias (paradigmáticas, fenomenológicas e operatórias)

 

1.1.4 Níveis de explicação em psicologia social (intra-individual; interindividual ou situacional; posicional ou categorial; e ideológico ou societal)

 

1.2  Relações intra e interdisciplinares

 

1.2.1 Psicologia social, processos psicológicos básicos e psicologia da personalidade; psicologia social, psicologia do desenvolvimento e psicologia patológica; psicologia social e psicologia aplicada.

 

1.2.2 Psicologia social, sociologia e antropologia; psicologia social e outras ciências sociais e humanas.

 

1.3  Métodos e técnicas de investigação

 

[Remissão dos alunos para os conteúdos das disciplinas de Metodologia da Investigação em Psicologia. As dimensões específicas da investigação em psicologia social serão abordadas no contexto das aulas práticas em simultâneo com o estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social.]

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Caps. 1 e 2), 5 (Cap. 1 e 4) e 10 (Caps. 2 e 3).

Tratados: Ref. 3a (Caps. 1, 2 e 3).

Outras referências:

[11] Cartwright, D. (1979). Contemporary social psychology in historical perspective. Social Psychology Quarterly, 42, 82-93 [Reproduzido em: Hewstone, M., Manstead, A. S., & Stroebe, W. (Eds.).(1997). The Blackwell reader in social psychology (pp. 3-18). London: Blackwell].

[12] Farr, R. M. (1996). The roots of modern social psychology. Oxford: Blackwell.

[13] Goethals, G. R. (2003). A century of social psychology: Individuals, ideas, and investigations. In M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.), The Sage handbook of  social psychology (pp. 3-23). London: Sage.

[14] Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale. Paris: PUF [trad. ing.: Levels of explanation in social psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1986].

[15] Moscovici, S. (1998). Introduction: Le domaine de la psychologie sociale. In S. Moscovici (Ed.),  Psychologie sociale (7e ed., pp. 5-22). Paris: PUF.

 

Documentos

Definições de Psicologia Social.

 

Recursos Internet

Classics in the History of Psychology (ver de modo especial a Secção de Psicologia Social).

History of the psychology: A Timeline of psychological ideas [situar os acontecimentos directamente relacionados com a história da psicologia social]

Da psicologia social à psicologia societal – W. Doise [ver, principalmente, parágrafos sobre os níveis de explicação em psicologia social]

 

Tarefas/Observações

Responder às questões do documento Definições de Psicologia Social.

Explorar History of the psychology: A Timeline of psychological ideas.

“Navegar” 60 minutos no site Social Psychology Network.

 

LIÇÃO: T_03

DATA: 2009-09-30

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação do sumário da Lição T_02.

Introdução ao estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social: Comentários às respostas dos alunos ao Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006).

 

Bibliografia

Ver sumário da Lição T_02.

 

Documentos

Ver sumário da Lição T_02.

 

Recursos Internet

Ver sumário da Lição T_02.

 

Tarefas/Observações

“Navegar” 60 minutos no site Sociological Social Psychology.

Completar as tarefas das duas lições anteriores.

 

LIÇÃO: T_04

DATA: 2009-10-07

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação do sumário da Lição T_02.

 

Tarefas/Observações

Completar todas as tarefas indicadas nos sumários das lições anteriores.

 

LIÇÃO: T_05

DATA: 2009-10-14

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição T_02.

 

Tarefas/Observações

Navegar 60 minutos no site do Manual do Aronson.

 

LIÇÃO: T_06

DATA: 2009-10-21

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Programa

2  Processos pessoais e interpessoais

2.1  Cognição e pensamento social

[...]

2.1.2  Atitudes, mudança de atitudes e persuasão

          2.1.2.1 Atitudes: Definições e delimitações conceptuais
          2.1.2.2 Estrutura e funções das atitudes
          2.1.2.3 Medição das atitudes
          2.1.2.4 Formação e mudança de atitudes. Persuasão
          2.1.2.5 Atitudes e comportamentos

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 7), 5 (Cap. 8) e 10 (Cap. 8).

Tratados: Refs. 3a (Caps. 7 e 8), 4a (Caps. 19 e 20) e 7 (pp. 35-57).

 

Recursos Internet

 Attitudes and Social Cognition e Persuasion and Propaganda.

 

Documentos

Atitudes 1 (Distinções conceptuais)  Atitudes 2 (Persuasão)  Atitudes 3 (Atitudes & Comportamento)   

 

Tarefas/Observações

“Navegar” 60 minutos a partir de  Attitudes and Social Cognition.

 

 

LIÇÃO: T_07

DATA: 2009-10-28

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação do sumário da Lição T_06.

 

Tarefas/Observações

“Navegar” 60 minutos a partir de  Attitudes and Social Cognition.

 

LIÇÃO: T_08

DATA: 2009-11-04

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação do sumário da Lição T_06.

 

Tarefas/Observações

Balanço e síntese: Refazer todas as tarefas indicadas nas Lições T_01 a T_07.

 

LIÇÃO: T_09

DATA: 2009-11-11

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Não houve aula (doença do docente).

 

Tarefas/Observações

Cf. Sumário da lição anterior.

 

LIÇÃO: T_10

DATA: 2009-11-18

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição T_06.

 

LIÇÃO: T_11

DATA: 2009-11-25

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Programa

[...]

2.1.4  Percepção das pessoas e processos de atribuição causal

          2.1.4.1  Formação de impressões e teorias implícitas da personalidade

          2.1.4.2  Atribuição causal

2.1.4.2.1  Modelos teóricos

2.1.4.2.2  Processos atribucionais e enviesamentos

          2.1.4.2.3  Aplicações: Motivação, psicologia clínica e relações íntimas

Replicação da experiência de Asch (1946). Ver: Base de dados (preenchida pelo Luís Tojo); Output SPSS.

A percepção da causalidade: Referência aos trabalhos pioneiros de Michotte e Heider.

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 4), 5 (Cap. 7) e 10 (Caps. 5 e 7).

Tratados: Refs. 3b (Cap. 20), 4b (Cap. 1) e 7 (pp. 67-76 e 309-314).

 

Recursos Internet

View the Heider-Simmel demonstration

Four typical Michotte demonstrations of causal attribution

 

Documentos

PowerPoint_Atribuição

 

LIÇÃO: T_12

DATA: 2009-12-02

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição T_11.

 

LIÇÃO: T_13

DATA: 2009-12-09

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Programa

[...]

2.2  Self e relações interpessoais

[...]

2.2.4  Atracção, relações íntimas e sexualidade

          2.2.4.1  Atracção interpessoal

                      2.2.4.1.1  Dos problemas conceptuais aos modelos teóricos

                      2.2.4.1.2  Deteminantes da atracção e génese das relações interpessoais

                      2.2.4.1.3  O amor passional

          2.2.4.2  Relações íntimas

                      2.2.4.2.1  Aspectos estruturais e dinâmicos

                      2.2.4.2.2  Modelos de amor

          2.2.4.3  Sexualidade

                      2.2.4.3.1  Sexualidade, sexologia e psicologia social

                      2.2.4.3.2  Encenações culturais e regulação social da sexualidade

                      2.2.4.3.3  Scripts interpessoais e interacções sexuais

                      2.2.4.3.4  Scripts intrapsíquicos e experiências sexuais

[...]

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 10), 5 (Cap. 12) e 10 (Cap. 6).

Tratados: Refs. 3b (Cap. 22), 4b (Caps. 12 e 13) e 7 (pp. 524-528).

Outras referências:

[16] Alferes, V. R. (1997). Encenações e comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade. Porto: Afrontamento [pp. 13-98].

[17] Alferes, V. R. (2004). Sexualidade e psicologia social. Psychologica, No. Extra-série, 585-599.

 

Recursos Internet

Romance and Attraction  e  Sexuality and Sex Research.

 

Documentos

PowerPoint_Atracção

 

LIÇÃO: T_14

DATA: 2009-12-16

HORÁRIO: 11:30-13:00

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição T_13.

Termo do curso. Indicações para o curso de Psicologia Social II.

 

Tarefas/Observações

Ver e CUMPRIR as INDICAÇÕES e os PRAZOS para entrega da Prova de Tipo B.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO: P_01

DATA: 2009-09-16

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Organização e modos de funcionamento das aulas práticas (ver turmas das aulas práticas).

 

LIÇÃO: P_02

DATA: 2009-09-23

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Indicações para leituras domicilárias de história da psicologia social (ver abaixo bibliografia).

 

Bibliografia

Leituras obrigatórias: Refs. 10 (Caps. 2 e 3), 11 e 13.

Leitura adicional facultativa: Ref. 12.

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para as aulas práticas de 30 de Setembro de 2009 o seguinte texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210.   HTML    PDF

 

LIÇÃO: P_03

DATA: 2009-09-30

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Estudo do texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance.  Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML    PDF

Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959": Enunciado, Cronograma e Gráficos.

 

LIÇÃO: P_04

DATA: 2009-10-07

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Continuação do sumário da Lição P_03.

 

LIÇÃO: P_05

DATA: 2009-10-14

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da Lição P_03.

 

Tarefas/Observações

Levar para a próxima aula prática:

Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

 

LIÇÃO: P_06

DATA: 2009-10-21

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Realização em grupo do Exercício 19 de Alferes (1997, pp. 124-126):

- Cada um dos grupos de trabalho deve realizar as tarefas indicadas nas questões 1 a 4 do Exercício 19 e levar para as aulas práticas de 28 de Outubro de 2009 dois exemplares do documento pedido na questão nº 4 [ALTERAÇÃO: 10 frases redigidas pelo grupo + 10 frases retiradas de meios de comunicação social ou outras fontes; no conjunto, 10 frases favoráveis e 10 frases desfavoráveis];

- Os “objectos atitudinais” mencionados na questão 1 serão: Sexualidade (Turma P1); Religião (Turma P3) e Praxe (Turma P2).

 

Bibliografia

Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

 

LIÇÃO: P_07

DATA: 2009-10-28

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Exercício "Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)”

-

-

Introdução à fase de validação substantiva de medidas psicológicas.

Trabalho de grupo: avaliação de itens atitudinais (Religião / Sexualidade / Praxe).

 

Bibliografia

Ver bibliografia da Lição P_06.

 

Documentos

Ver Fases de Validação de Medidas Psicológicas (PowerPoint).

 

Recursos Internet

Ver INFO e LINKS em Tests and Measures in the Social Sciences.

 

Tarefas/Observações

Terminar o exercício "Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)”.

 

LIÇÃO: P_08

DATA: 2009-11-04

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Continuação e termo do exercício "Construção de escalas somativas de atitudes (Escalas de Likert)”.

 

Tarefas/Observações

Cada grupo de trabalho das aulas práticas deve enviar para o e-mail da disciplina (até às 24 horas do dia 10 de Novembro de 2009) 1 documento WORD contendo: (a) Escala Final; (b) Nomes completos e números de todos os alunos que participaram no trabalho. O documento deve intitular-se (exemplo para os Grupos 1): A1_Sexualidade; B1_Religião; C1_Praxe. No campo assunto do e-mail deve constar EXACTAMENTE o mesmo nome do documento WORD.

Imprimir, ler e levar para a próxima aula prática o seguinte texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

 

LIÇÃO: P_09

DATA: 2009-11-11

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Não houve aula (doença do docente).

 

Tarefas/Observações

Cf. Sumário da lição anterior.

Imprimir, ler e levar para a próxima aula prática o seguinte texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

 

LIÇÃO: P_10

DATA: 2009-11-18

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Estudo do texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

Exercício "Storms – 1973": Gráficos.

 

 

LIÇÃO: P_11

DATA: 2009-11-25

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Continuação e termo do sumário da lição anterior.

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para a próxima aula prática o seguinte texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

 

LIÇÃO: P_12

DATA: 2009-12-02

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Estudo do texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

Exercício "Dutton & Aron – 1974": Design & Gráficos.

 

LIÇÃO: P_13

DATA: 2009-12-09

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Prova de Avaliação de Tipo C (alunos com No. de Faculdade ímpar).

 

LIÇÃO: P_14

DATA: 2009-12-16

HORÁRIO: 14:30-15:30/15:30-16:30/17:00-18:00

LOCAL: Sala 3.5

 

Sumário

Prova de Avaliação de Tipo C (alunos com No. de Faculdade par).