Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoUniversidade de Coimbra

Mestrado Integrado em Psicologia (1ª Fase / 3º Ano / 1º Semestre)

Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL I

Docentes: Prof. Doutor Valentim Rodrigues Alferes, Mestre Lisete dos Santos Mónico e Mestre Cláudia Abreu Lopes

E-mail: psisoc1@gmail.com

NIIPS

 

 

 

SUMÁRIOS (2006/07 – 3º Ano)

Lição T_01 (2006-10-17)

Lição T_02 (2006-10-24)

Lição T_03 (2006-10-31)

Lição P_01 (2006-10-17)

Lição P_02 (2006-10-24)

Lição P_03 (2006-10-31)

Lição T_04 (2006-11-07)

Lição T_05 (2006-11-14)

Lição T_06 (2006-11-21)

Lição P_04 (2006-11-07)

Lição P_05 (2006-11-14)

Lição P_06 (2006-11-21)

Lição T_07 (2006-11-28)

Lição T_08 (2006-12-05)

Lição T_09 (2006-12-12)

Lição P_07 (2006-11-28)

Lição P_08 (2006-12-05)

Lição P_09 (2006-12-12)

Lição T_10 (2006-12-19)

Lição T_11 (2007-01-02)

Lição T_12 (2007-01-09)

Lição P_10 (2006-12-19)

Lição P_11 (2007-01-02)

Lição P_12 (2007-01-09)

Lição T_13 (2007-01-16)

 

Lição P_13 (2007-01-16)

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO: T_01

DATA: 2006-10-17

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Ínicio do curso: objectivos (competências a adquirir/resultados de aprendizagem esperados),  conteúdos programáticos, bibliografia e orientações bibliográficas, recursos internet, metodologias de ensino/aprendizagem e estratégias de avaliação.

 

Bibliografia

Tratados e outras obras de referência: Refs. 3, 4, 6 e 7.

Manuais: Refs. 1, 2, 5 e 10.

Metodologia: Ref. 8.

Psicologia Social Aplicada: Ref. 9.

[Ver Referências de Base]

 

Recursos Internet

Ver Recursos Internet.

 

Tarefas/Observações

Ler os capítulos 2 e 3 da Ref. 10.

Horário da disciplina & Calendário de exames

Calendário escolar da FPCE: 2006/07

 

LIÇÃO: P_01

DATA: 2006-10-17

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Constituição de turmas práticas [Ver Turmas – 3º Ano].

Organização e modos de funcionamento das aulas práticas.

 

Bibliografia

Ver Referências de Base.

 

Recursos Internet

Ver Recursos Internet.

 

Tarefas/Observações

“Navegar” 45 minutos no site Social Psychology Network.

“Navegar” 45 minutos no site Sociological Social Psychology.

 

LIÇÃO: T_02

DATA: 2006-10-24

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Programa

 

1  Introdução à Psicologia Social

 

1.1  História e sistemas teóricos

 

1.1.1 O objecto da Psicologia Social: Análise comparativa de 10 definições de Psicologia Social

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 1), 5 (Cap. 1) e 10 (Caps. 2 e 3).

Tratados: Ref. 3a (Caps. 1 e 2).

Outras referências:

[11] Cartwright, D. (1979). Contemporary social psychology in historical perspective. Social Psychology Quarterly, 42, 82-93 [Reproduzido em: Hewstone, M., Manstead, A. S., & Stroebe, W. (Eds.).(1997). The Blackwell reader in social psychology (pp. 3-18). London: Blackwell].

[12] Farr, R. M. (1996). The roots of modern social psychology. Oxford: Blackwell.

[13] Goethals, G. R. (2003). A century of social psychology: Individuals, ideas, and investigations. In M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.), The Sage handbook of  social psychology (pp. 3-23). London: Sage.

 

Recursos Internet

Classics in the History of Psychology (ver de modo especial a Secção de Psicologia Social)

 

Documentos

Definições de Psicologia Social.

 

Tarefas/Observações

Responder às questões do documento Definições de Psicologia Social.

Navegar 45 minutos no site do Manual do Aronson.

 

LIÇÃO: P_02

DATA: 2006-10-24

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Preenchimento do Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006).

 

LIÇÃO: T_03

DATA: 2006-10-31

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Tolerância de ponto (Latada).

 

LIÇÃO: P_03

DATA: 2006-10-31

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Ver sumário da Lição T_03.

 

LIÇÃO: T_04

DATA: 2006-11-07

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Programa

 

1  Introdução à Psicologia Social

 

1.1  História e sistemas teóricos

 

[...]

 

1.1.2 Temas, acontecimentos e figuras dominantes na história da psicologia social. Questões de periodização.

 

1.1.3 Orientações teóricas e tipos de teorias (paradigmáticas, fenomenológicas e operatórias)

 

1.1.4 Níveis de explicação em psicologia social (intra-individual; interindividual ou situacional; posicional ou categorial; e ideológico ou societal)

 

1.2  Relações intra e interdisciplinares

 

1.2.1 Psicologia social, processos psicológicos básicos e psicologia da personalidade; psicologia social, psicologia do desenvolvimento e psicologia patológica; psicologia social e psicologia aplicada.

 

1.2.2 Psicologia social, sociologia e antropologia; psicologia social e outras ciências sociais e humanas.

 

1.3  Métodos e técnicas de investigação

 

[Remissão dos alunos para os conteúdos das disciplinas de Metodologia da Investigação Científica em Psicologia. As dimensões específicas da investigação em psicologia social serão abordadas no contexto das aulas práticas em simultâneo com o estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social. Foi relembrada a problemática da validade externa em correlação com as noções de realismo mundano, experimental e psicológico (Aronson, 1998, Ref. 3ª, cap. 3).]

 

Bibliografia

Para além da bibliografia indicada no sumário da Lição T_02, ver:

Manuais: Refs. 1 (Cap. 2) e 5 (Cap. 4).

Tratados: Ref. 3a (Cap. 3).

Outras referências:

[14] Doise, W. (1982). L'explication en psychologie sociale. Paris: PUF [trad. ing.: Levels of explanation in social psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1986].

[15] Moscovici, S. (1998). Introduction: Le domaine de la psychologie sociale. In S. Moscovici (Ed.),  Psychologie sociale (7e ed., pp. 5-22). Paris: PUF.

 

Recursos Internet

History of the psychology: A Timeline of psychological ideas [situar os acontecimentos directamente relacionados com a história da psicologia social]

Da psicologia social à psicologia societal – W. Doise [ver, principalmente, parágrafos sobre os níveis de explicação em psicologia social]

 

Tarefas/Observações

Ler a bibliografia básica e explorar os dois “Recursos Internet”.

 

LIÇÃO: P_04

DATA: 2006-11-07

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Introdução ao estudo das investigações clássicas e contemporâneas em psicologia social: Comentários às respostas dos alunos ao Questionário EARO/PLAZ (Alferes, 2006).

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para a próxima aula prática (14 de Novembro de 2006) o seguinte texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance. Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210.   HTML    PDF

Solicita-se aos alunos que não enviaram o trabalho sobre as Definições de Psicologia Social (ou que o enviaram para o email definicoesps@gmail.com) que o enviem para o próprio email da disciplina (psisoc1@gmail.com), escrevendo no campo assunto:

Definições PS - [No. de Faculdade]

Exemplo: Definições PS - 20051423

 

LIÇÃO: T_05

DATA: 2006-11-14

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Programa

2  Processos pessoais e interpessoais

2.1  Cognição e pensamento social

[...]

2.1.2  Atitudes, mudança de atitudes e persuasão

          2.1.2.1 Atitudes: Definições e delimitações conceptuais
          2.1.2.2 Estrutura e funções das atitudes
          2.1.2.3 Medição das atitudes
          2.1.2.4 Formação e mudança de atitudes. Persuasão
          2.1.2.5 Atitudes e comportamentos

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 7), 5 (Cap. 8) e 10 (Cap. 8).

Tratados: Refs. 3a (Caps. 7 e 8), 4a (Caps. 19 e 20) e 7 (pp. 35-57).

 

Recursos Internet

 Attitudes and Social Cognition e Persuasion and Propaganda.

 

Documentos

Atitudes 1 (Distinções conceptuais)  Atitudes 2 (Persuasão)  Atitudes 3 (Atitudes & Comportamento)   

 

LIÇÃO: P_05

DATA: 2006-11-14

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Estudo do texto:

Festinger, L. &, Carlsmith, J. M. (1959). Cognitive consequences of forced compliance.  Journal of Abnormal and Social Psychology, 58, 203-210. HTML    PDF

Exercício "Festinger & Carlsmith – 1959": Enunciado, Cronograma e Gráficos.

 

LIÇÃO: T_06

DATA: 2006-11-21

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação do sumário da Lição T_05

 

LIÇÃO: P_06

DATA: 2006-11-21

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação do sumário da Lição P_05.

 

LIÇÃO: T_07

DATA: 2006-11-28

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação e conclusão do sumário da Lição T_05.

 

LIÇÃO: P_07

DATA: 2006-11-28

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação e conclusão do sumário da Lição P_05.

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para a próxima aula prática (5 de Dezembro de 2006) o seguinte texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

 

LIÇÃO: T_08

DATA: 2006-12-05

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Programa

[...]

2.1.4  Percepção das pessoas e processos de atribuição causal

          2.1.4.1  Formação de impressões e teorias implícitas da personalidade

          2.1.4.2  Atribuição causal

2.1.4.2.1  Modelos teóricos

2.1.4.2.2  Processos atribucionais e enviesamentos

2.1.4.2.3  Aplicações: Motivação, psicologia clínica e relações íntimas

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 4), 5 (Cap. 7) e 10 (Caps. 5 e 7).

Tratados: Refs. 3b (Cap. 20), 4b (Cap. 1) e 7 (pp. 67-76 e 309-314).

 

Recursos Internet

 Attitudes and Social Cognition

 

Documentos

PowerPoint_Atribuição

 

LIÇÃO: P_08

DATA: 2006-12-05

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Estudo do texto:

Storms, M. D. (1973). Videotape and the attribution process: Reversing actors' and observers' points of view. Journal of Personality and Social Psychology, 27, 165-175. PDF

Exercício "Storms – 1973": Gráficos.

 

LIÇÃO: T_09

DATA: 2006-12-12

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação e conclusão do sumário da Lição T_08.

 

LIÇÃO: P_09

DATA: 2006-12-12

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação e conclusão do sumário da Lição P_08.

 

Tarefas/Observações

Imprimir, ler e levar para a próxima aula prática (19 de Dezembro de 2006) o seguinte texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

 

LIÇÃO: T_10

DATA: 2006-12-19

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Programa

[...]

2.2  Self e relações interpessoais

[...]

2.2.4  Atracção, relações íntimas e sexualidade

          2.2.4.1  Atracção interpessoal

                      2.2.4.1.1  Dos problemas conceptuais aos modelos teóricos

                      2.2.4.1.2  Deteminantes da atracção e génese das relações interpessoais

                      2.2.4.1.3  O amor passional

          2.2.4.2  Relações íntimas

                      2.2.4.2.1  Aspectos estruturais e dinâmicos

                      2.2.4.2.2  Modelos de amor

          2.2.4.3  Sexualidade

                      2.2.4.3.1  Sexualidade, sexologia e psicologia social

                      2.2.4.3.2  Encenações culturais e regulação social da sexualidade

                      2.2.4.3.3  Scripts interpessoais e interacções sexuais

                      2.2.4.3.4  Scripts intrapsíquicos e experiências sexuais

[...]

 

Bibliografia

Manuais: Refs. 1 (Cap. 10), 5 (Cap. 12) e 10 (Cap. 6).

Tratados: Refs. 3b (Cap. 22), 4b (Caps. 12 e 13) e 7 (pp. 524-528).

Outras referências:

[16] Alferes, V. R. (1997). Encenações e comportamentos sexuais: Para uma psicologia social da sexualidade. Porto: Afrontamento [pp. 13-98].

[17] Alferes, V. R. (2004). Sexualidade e psicologia social. Psychologica, No. Extra-série, 585-599.

 

Recursos Internet

Romance and Attraction  e  Sexuality and Sex Research.

 

Documentos

PowerPoint_Atracção

 

LIÇÃO: P_10

DATA: 2006-12-19

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Estudo do texto:

Dutton, D. G., & Aron, A. P. (1974). Some evidence for heightened sexual attraction under conditions of high anxiety. Journal of Personality and Social Psychology, 30, 510-517. PDF

Exercício "Dutton & Aron – 1974": Design & Gráficos.

 

LIÇÃO: T_11

DATA: 2007-01-02

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Discussão e síntese dos conteúdos das lições teóricas anteriores.

 

LIÇÃO: P_11

DATA: 2007-01-02

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Discussão e síntese dos conteúdos das lições práticas anteriores.

 

LIÇÃO: T_12

DATA: 2007-01-09

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação do sumário da Lição T_10.

 

LIÇÃO: P_12

DATA: 2007-01-09

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação e conclusão do sumário da Lição P_10.

Problemas metodológicos nos inquéritos sobre a sexualidade humana.

 

LIÇÃO: T_13

DATA: 2007-01-16

HORÁRIO: 13:15-14:45

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Continuação e conclusão do sumário da Lição T_10.

Termo do curso. Apresentação breve das linhas programáticas do curso de Psicologia Social II (2º Semestre).

 

LIÇÃO: P_13

DATA: 2007-01-16

HORÁRIO: 15:00-16:00 & 16:15-17:15

LOCAL: Sala 2.4

 

Sumário

Do duplo padrão sexual à decomposição dos scripts sexuais (Apresentação e discussão dos resultados do inquérito de Alferes [1997] à sexualidade juvenil).

 

Bibliografia

Ref. 16 (pp. 101 a 189 e 199-203; de modo especial: pp. 101-104, 123-125, 139-142, 143, 169-171, 173-175, 187-189 e 199-203).