Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra

Mestrado Integrado em Psicologia

METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA II
(Disciplina obrigatória: 1ª Fase / 3º Ano / 1º Semestre)

Docentes: Prof. Doutores Valentim R. Alferes (Coordenador) e Lisete S. Mónico

E-mail: mipsicol2@gmail.com

 

Objectivos

Programa

Bibliografia

Material de Apoio/Documentos

Recursos Internet

Sumários

Objectivos

 

O objectivo principal das unidades curriculares de Metodologia da Investigação em Psicologia I e II consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências teóricas e técnicas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados. Mais exactamente, pretende-se que, no final das unidades curriculares, os alunos estejam em condições de:

 

1)

equacionar e delimitar um problema em estudo, situando-o teoricamente e analisando de forma crítica as investigações de que foi objecto;

 

2)

elaborar um projecto de investigação, com indicação clara dos objectivos e adequada fundamentação das hipóteses a testar;

 

3)

construir e executar um plano de investigação, respeitando as condições necessárias ao estabelecimento da validade dos resultados, incluindo a operacionalização das variáveis e a elaboração cuidada das “instruções”;

 

4)

recolher, organizar e tratar estatisticamente os dados da investigação;

 

5)

interpretar e discutir os resultados, extraindo conclusões e implicações pertinentes;

 

6)

apresentar correctamente o relatório final de investigação.

 

Programa

Nota: As rubricas 1 e 2 integram o programa de MIP I, ao passo que a rubrica 3 é objecto do programa de MIP II. As rubricas 4 e 5 transversais às duas disciplinas.

Metodologia da Investigação em Psicologia I

1.  INTRODUÇÃO: EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA

1.1.  Considerações preliminares de natureza epistemológica

1.2.  Teorias e hipóteses científicas. Programas de investigação.

2.  METODOLOGIA GERAL: ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO

2.1.  Investigações experimentais

2.1.1.  Das hipóteses científicas à planificação das experiências

2.1.1.1.  Variáveis independentes

2.1.1.2.  Variáveis dependentes

2.1.1.3.  Planos experimentais: Aspectos gerais.

2.1.2.  Validade das investigações experimentais

2.1.2.1.  Definição e dimensões da validade

2.1.2.2.  Validade estatística

2.1.2.3.  Validade interna

2.1.2.4.  Validade teórica

2.1.2.5.  Validade externa

2.1.2.6.  Relações entre as quatro dimensões da validade. Problemas de terminologia e questões epistemológicas.

2.1.3.  Planos experimentais

2.1.3.1.  Planos unifactoriais

2.1.3.2.  Planos multifactoriais

2.1.3.3.  Planos aleatorizados com uma ou mais covariáveis

2.1.3.4.  Planos com mais do que uma variável dependente

2.1.3.5.  Tipologia das análises da variância e da covariância

2.1.4.  Dos problemas teóricos aos problemas éticos subjacentes à experimentação.

2.1.4.1.  Relação entre impacte e controlo experimental. Realismo experimental, realismo psicológico e realismo mundano. Artificialidade e trivialidade.

2.1.4.2.  Experiências que envolvem sofrimento e logro (deception). Justificações, críticas e alternativas. A entrevista pós-experimental.

2.1.4.3.  Questões éticas e deontológicas

2.2.  Investigações quasi-experimentais

2.2.1.  Características específicas. Problemas de validação e relevância prática.

2.2.2.  Planos quasi-experimentais

2.2.2.1.  Planos com grupo de controlo não equivalente

2.2.2.2.  Planos de séries temporais interrompidas

2.2.2.3.  Planos de séries temporais e estudo científico dos casos individuais

2.2.2.4.  Combinação dos planos de séries temporais interrompidas com os planos com grupo controlo não equivalente

2.2.3.  Planos quasi-experimentais e investigação de campo. “Investigação-acção”. Avaliação de programas de intervenção.

2.3.  Investigações não experimentais

2.3.1.  Características específicas. Problemas de validação e relevância prática.

2.3.2.  Limitações dos ex post facto designs

2.3.3.  Quantificação da covariação

2.3.3.1.  Coeficientes de correlação: Significação estatística e variância partilhada. Relações não lineares.

2.3.3.2.  Outras medidas de associação

2.3.4.  Correlação, previsão e causalidade. Coeficientes de determinação e coeficientes de regressão. O problema da inferência causal a partir da covariação: Direccionalidade e “terceira variável”. Soluções parciais para o problema da inferência causal.

2.3.5.  A interpretação causal de dados correlacionais: Análise da regressão múltipla e “modelação causal” (causal modeling).

 

Metodologia da Investigação em Psicologia II

3. Metodologia específica: Técnicas de recolha de informação #

3.1. Tipologia e funções das técnicas de recolha de informação

3.2. Estudo de documentos

3.2.1.  Natureza e quantidade dos documentos a analisar

3.2.2.  Selecção de documentos e constituição de bases de dados

3.2.3.  Da análise documental à análise de conteúdos: Hipóteses de investigação e modelos de análise.

3.3. Observação sistemática

3.3.1.  Parâmetros da observação: Funções, autor(es), objecto, grau de inferência, tipo de notação, situação, grau de liberdade e momento da observação.

3.3.2.  Técnicas de registo do comportamento e construção de grelhas de observação

3.3.3.  Observação participante: Problemas metodológicos e técnicas específicas.

3.3.4.  Processamento dos dados da observação, modelos de análise e problemas de validação

3.4. Inquérito

3.4.1.  Dos objectivos da investigação à formulação das hipóteses

3.4.2.  Questões e conceitos

3.4.2.1. Operacionalização das hipóteses

3.4.2.2. Conteúdos do inquérito

3.4.2.2.1. Natureza da informação

3.4.2.2.2. Tipos de questões

3.4.2.2.3. Indicações práticas e erros comuns a evitar na redacção das questões

3.4.3.  População e amostra

3.4.3.1. Inquéritos “analíticos” e inquéritos “enumerativos”. O problema da representatividade das amostras.

3.4.3.2. Técnicas de amostragem probabilística. Planos de amostragem, tamanho da amostra e intervalos de confiança.

3.4.3.3. Técnicas de amostragem não probabilística

3.4.4.  Modos de administração

3.4.4.1. Entrevista

3.4.4.2. Questionário

3.4.4.3. Variantes e combinações dos modos de administração. Condicionantes psicossociais e coordenadas espácio-temporais da situação de administração.

3.4.4.4. O uso da metodologia do inquérito na análise de “histórias de vida”

3.4.5.  Apuramento, codificação e processamento das respostas

3.4.6.  Modelos de análise e problemas de validação

4. Revisão e análise crítica da literatura científica

4.1.  Estrutura e características fundamentais de um relatório de investigação

4.1.1.  Aspectos formais e organização

4.1.2.  Critérios para avaliação dos conteúdos

4.1.3.  Indicações práticas: Redacção e apresentação para efeitos de publicação.

4.2.  Análise “qualitativa” da literatura científica

4.2.1.  Estratégias e dificuldades na pesquisa bibliográfica. Consulta de bases de dados bibliográficos.

4.2.2.  Revisão crítica da literatura e natureza dos projectos de investigação

4.3.  Análise “quantitativa” da literatura científica: Introdução à meta-análise.

5. Conclusão: Das políticas de INVESTIGAÇÃO e de publicação à análise social das práticas científicas

 

Bibliografia

Fundamental

[01a]

 Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

Bases de Dados [SPSS e EXCEL]

Exercícios práticos: Outputs SPSS

Programas e rotinas complementares do SPSS

[01b]

 Alferes, V. R. (2012). Methods of randomization in experimental design. Thousand Oaks, CA: Sage.

Companion Website

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Statistical Methods in Psychology Journals: Guidelines and Explanations

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Rick Hoyle - Home Page

Charles Judd – Home Page

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Complementar

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Versão Online

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Versão online

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Ethical Principles of Psychologists and Code of Conduct

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Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics. (5th ed.) Boston: Allyn and Bacon.

Barbara G. Tabachnick - Home Page

Recursos Internet

Programas: SPSS, STATISTICA, SYSTAT, LISREL, EQS e HLM

Links to Statistical Software Providers

Programas online

StatPages.net

Programas e rotinas complementares do SPSS

Raynald's SPSS Tools

SPSS Syntax Files

SCRAED - Simple and Complex Random Assignment in Experimental Designs

DyadicDA - Dyadic Data Analysis

Exercícios práticos

Outputs SPSS

Outros sites

Research Methods Knowledge Base – Bill Trochim

David A. Kenny – Home Page

Logic & Fallacies

Internet Sites Related To Survey Research

Sumários

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