Índices da Revista Portuguesa de Pedagogia (1960-1963 & 1971-1996)

 

Anexo de:

 

Alferes, V. R., Barreira, C. F., Bidarra, M. G., Boavida, J. J., Costa, J. J. M., Ferreira, A. G., Ferreira, J. A., Festas, M. I., & Gaspar, M. F. (1996). Revista Portuguesa de Pedagogia: Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores em trinta anos de publicação. Revista Portuguesa de Pedagogia, 30(3), 7-28.


 

Vol. 1 Nº 1 1960 (1ª Série/Ano I)

Vol. 1 Nº 2 1960 (1ª Série/Ano I)

Vol. 2 Nº 1 1961 (1ª Série/Ano II)

Vol. 2 Nº 2 1961 (1ª Série/Ano II)

Vol. 3 Nº 1 1962 (1ª Série/Ano III)

Vol. 3 Nº 2 1962 (1ª Série/Ano III)

Vol. 4 Nº 1-2 1963 (1ª Série/Ano IV)

Vol. 5 1971 (2ª Série/Ano V)

Vol. 6 1972 (2ª Série/Ano VI)

Vol. 7 1973 (2ª Série/Ano VII)

Vol. 8 1974 (2ª Série/Ano VIII)

Vol. 9 1975 (2ª Série/Ano IX)

Vol. 10 1976 (2ª Série/Ano X)

Vol. 11 1977 (2ª Série/Ano XI)

Vol. 12 1978 (2ª Série/Ano XII)

Vol. 13 1979 (2ª Série/Ano XIII)

Vol. 14 1980 (2ª Série/Ano XIV)

Vol. 15 1981 (2ª Série/Ano XV)

Vol. 16 1982 (2ª Série/Ano XVI)

Vol. 17 1983 (2ª Série/Ano XVII)

Vol. 18 1984 (2ª Série/Ano XVIII)

Vol. 19 1985 (2ª Série/Ano XIX)

Vol. 20 1986 (2ª Série/Ano XX)

Vol. 21 1987 (2ª Série/Ano XXI)

Vol. 22 1988 (2ª Série/Ano XXII)

Vol. 23 1989 (2ª Série/Ano XXIII)

Vol. 24 1990 (2ª Série/Ano XXIV)

Vol. 25 Nº 1 1991 (2ª Série/Ano XXV)

Vol. 25 Nº 2 1991 (2ª Série/Ano XXV)

Vol. 26 Nº 1 1992 (2ª Série/Ano XXVI)

Vol. 26 Nº 2 1992 (2ª Série/Ano XXVI)

Vol. 26 Nº 3 1992 (2ª Série/Ano XXVI)

Vol. 27 Nº 1 1993 (2ª Série/Ano XXVII)

Vol. 27 Nº 2 1993 (2ª Série/Ano XXVII)

Vol. 27 Nº 3 1993 (2ª Série/Ano XXVII)

Vol. 28 Nº 1 1994 (2ª Série/Ano XXVIII)

Vol. 28 Nº 2 1994 (2ª Série/Ano XXVIII)

Vol. 28 Nº 3 1994 (2ª Série/Ano XXVIII)

Vol. 29 Nº 1 1995 (2ª Série/Ano XXIX)

Vol. 29 Nº 2 1995 (2ª Série/Ano XXIX)

Vol. 29 Nº 3 1995 (2ª Série/Ano XXIX)

Vol. 30 Nº 1 1996 (2ª Série/Ano XXX)

Vol. 30 Nº 2 1996 (2ª Série/Ano XXX)

Vol. 30 Nº 3 1996 (2ª Série/Ano XXX)

 

Vol. 1 Nº 1 1960 (1ª Série/Ano I)

Willot, A.  O sentido das humanidades modernas [9-34].

Planchard, E.  A organização científica da escola [35-71].

Girão, A.  Novas concepções do ensino da geografia [73-80].

Maistriaux, R.  A inteligência, propriedade constitutiva do carácter [81-105].

Vieira, M. E.  O ensino intensivo da língua inglesa a estrangeiros [107-116].

Santos, C. L.  O regime de classes e o regime por disciplinas no ensino liceal [117-148].

 

Vol. 1 Nº 2 1960 (1ª Série/Ano I)

Gille, A.  A observação dos alunos [227-253].

Serrão, J. V.  Contratos professorais nas universidades francesas do século XVI [255-277].

Chateau, J.  Insuficiência da educação funcional [279-299].

Santos, C. L.  A composição em francês no segundo ciclo do curso liceal [301-339].

Albuquerque, L. M.  Um projecto de 1835 para a reforma da instrução pública em Portugal [341-362].

Vieira, M. D.  Conceitos de gramática [363-382].

Magalhães, M. M.  O ensino de desenho [383-400].

 

Vol. 2 Nº 1 1961 (1ª Série/Ano II)

Godin, A.  Aspectos psicológicos do futuro profissional das crianças privadas de meio familiar normal [3-36].

D'Haese, F. A.  A formação de professores na Bélgica [37-60].

Maistriaux, R.  Os métodos activos em terras de África [61-99].

Chateau, J.  O jogo como revelação da pessoa [101-117].

 

Vol. 2 Nº 2 1961 (1ª Série/Ano II)

Freire, A.  A pedagogia do latim [269-299].

Natalis, E.  Para uma mais eficaz articulação entre a escola primária e o ensino secundário [301-318].

Lauwerys, J. A.  Adaptação da tradição europeia à idade atómica [319-343].

Pasquasy, R.  A psicologia aplicada à orientação escolar e profissional [345-359].

Gomes, J. F.  A orientação escolar na Bélgica [361-370].

Planchard, E.  O manual escolar, instrumento didáctico [371-396].

Menze, C.  O neo-humanismo na crítica pedagógica do século XX na Alemanha [397-407].

 

Vol. 3 Nº 1 1962 (1ª Série/Ano III)

Planchard, E.  A experimentação pedagógica e a escola [1-33].

Magermans, M.  A observação da criança inadaptada em regime de internato [35-53].

Gomes, A.  As actividades dramáticas na escola [55-67].

Gomes, J. F.  Para uma licenciatura em ciências psicopedagógicas [69-86].

Magalhães, M. C.  O ensino de trabalhos manuais educativos [87-101].

 

Vol. 3 Nº 2 1962 (1ª Série/Ano III)

Willot, A.  Os autores e os textos nos cursos de línguas vivas [227-248].

Yela, M.  A análise factorial e a psicologia das faculdades [249-266].

Martinez, J. T.  Problemática de la mentira infantil: Por qué, cuándo y cómo mienten los niños [267-324].

Fourestier, M.  As experiências de Vanves [325-351].

 

Vol. 4 Nº 1-2 1963 (1ª Série/Ano IV)

Romanini, L.  Exigências pedagógicas da construção escolar [3-56].

Ferreira, I. S.  A personalidade da criança através do Teste de Koch: Subsídios para uma adaptação do Teste da Árvore [57-105].

Azevedo, R. A.  Das ideias às instituições pedagógicas [107-116].

Montenegro, A.  João de Deus e os jardins escolas [117-146].

Clausse, A.  Filosofia e sociologia da reforma educacional na Bélgica [147-168].

Martins, A. C.  A propósito dos métodos activos no ensino da história no curso dos liceus [169-175].

Hatinguais, E.  Os métodos activos no ensino secundário [177-237].

 

Vol. 5 1971 (2ª Série/Ano V)

Planchard, E.  Exigências e limites da orientação escolar e profissional [3-38].

Gomes, J. F.  A "Pampaedia" de Coménio [39-62].

Silva, J. F.  Aprendizagem de uma estrutura operatória formal: A combinatória [63-82].

Piaget, J.  A evolução intelectual entre a adolescência e a maturidade [83-95].

Abreu, M. V.  Tradição e inovação no ensino superior em Inglaterra [97-128].

Martins, A. C.  O projecto do sistema escolar português e a formação dos professores de história [129-141].

Raposo, N. A.  Introdução ao ensino programado [143-160].

Montenegro, A.  Psicopedagogia da criança surda em Portugal [161-191].

Denis, J. P., & Martegani, A.  O computador e o ensino [193-218].

 

Vol. 6 1972 (2ª Série/Ano VI)

Dias, J. S.  O eclectismo em Portugal no século XVIII: Génese e destino de uma atitude filosófica [3-24].

Gomes, J. F.  A Reforma Pombalina da Universidade: Nótula comemorativa [25-63].

Loureiro, J. E.  Efeitos da situação de semi-abandono no desenvolvimento da criança [65-92].

Avanzini, G.  Alfred Binet e a "pedagogia geral" [93-114].

Planchard, E.  Dinâmica dos grupos e pedagogia não-directiva [115-130].

Breuse, E.  Mixidade escolar e coeducação dos sexos [131-144].

Abreu, M. M.  As visitas de estudo no ensino da história [145-178].

Boléo, M. I.  A redacção no ciclo preparatório [179-220].

Raposo, N. A.  Ensaio de avaliação da atitude de dois grupos de estudantes em relação à aprendizagem audiotutorial da física [221-249].

Martins, A. C.  O XX aniversário da fundação da A.I.O.S.P. [251-259].

 

Vol. 7 1973 (2ª Série/Ano VII)

Dottrens, R.  Pedagogia experimental e planos de estudo [3-13].

Gomes, J. F.  O ensino secundário "renovado" na Bélgica [15-60].

Vanbergen, P.  Para uma educação permanente [61-77].

Planchard, E.  Existirão ou não as ciências pedagógicas? [79-107].

Campos, B. P.  A orientação universitária em Lovaina [109-124].

Rebelo, C. M.  Influência do meio social no vocabulário dos alunos do ciclo preparatório [125-161].

Martins, A. C.  Reflexões prospectivas em torno da formação dos professores [163-180].

Silva, J. F.  Método clínico e psicologia operatória da inteligência [181-201].

Montenegro, A.  Dislexia-disortografia num grupo de crianças de Coimbra [203-214].

Gille, A.  Os primeiros ensaios de medida em alguns pioneiros da pedagogia experimental [215-226].

 

Vol. 8 1974 (2ª Série/Ano VIII)

Abreu, M. V.  Acerca da formação psicopedagógica dos professores do ensino secundário [3-54].

Simões, A.  Estudo psicológico do "eu ideal" do adolescente [55-86].

Gomes, J. F.  Acerca de J. F. Herbart e da sua "pedagogia geral" [87-113].

Dottrens, R.  A avaliação do trabalho dos alunos: Notas escolares e exames [115-137].

Silva, J. F.  Os factores do desenvolvimento intelectual segundo Piaget [139-162].

Raposo, N. A.  O ensino da psicologia e das ciências da educação em Lovaina [163-194].

Planchard, E.  Alguns postulados e aspectos da democratização do ensino [195-234].

Gomes, J. F.  Apontamentos para a história da formação psicopedagógica dos professores do ensino secundário [235-272].

Abreu, M. V.  Edward Thorndike ou as repercussões da revolução darwiniana na psicologia e na pedagogia: Notas comemorativas do primeiro centenário do seu nascimento [273-288].

 

Vol. 9 1975 (2ª Série/Ano IX)

Gomes, J. F.  A estrutura da inteligência e a criatividade: As investigações de J. P. Guilford [3-38].

Gille, A., & Batato, K.  Uma investigação sobre a criatividade no ensino secundário superior [39-46].

Campos, B. P.  Desescolarização da sociedade [47-83].

Simões, A.  Reflexões pedagógicas acerca do "eu ideal" do adolescente [85-104].

Silva, J. F.  Resolução de problemas de aritmética [105-117].

Petrescu, V. C.  A obra do Prof. Émile Planchard na Roménia [119-129].

Waddington, M.  Algumas tendências actuais do ensino primário na Inglaterra [131-142].

O'Brien, J. C.  O professor no banco dos réus [143-158].

Marques, J. H.  A diferença entre o QI verbal e o QI de realização nas escalas de Wechsler [159-172].

Martins, A. C.  Democratização do ensino e formação de professores [173-182].

Raposo, N. A.  Évaluation d'attitudes à l'égard d'un contrôle de l'apprentissage assisté par ordinateur [183-231].

Montenegro, A.  A formação em psicologia dos professores primários: Considerações gerais [233-249].

Abreu, M. V.  O sentido da crítica de Nuttin à "teoria do aparelho psíquico" de Freud [251-277].

Gomes, J. F.  Para quê o Serviço Cívico Estudantil?[279-284].

 

Vol. 10 1976 (2ª Série/Ano X)

Gomes, J. F.  Algumas reacções em torno da "Cartilha Maternal" de João de Deus [3-57].

Vasconcelos, C. M.  A cartilha portuguesa e em especial a do Snr. João de Deus [59-93].

Delile, M. M.  João de Deus na Alemanha [95-120].

Silva, J. F.  O problema dos estádios na psicologia da criança [121-146].

Fraisse, P.  Psicologia: Ciência do homem ou ciência do comportamento [147-159]?

Campos, B. P.  As "imagos" parentais na antropogénese [161-177].

Simões, M. F.  Freud e o problema duma profilaxia mental através da educação [179-190].

Montenegro, A.  Testologia (ciência dos testes): Algumas linhas de interesse [191-201].

Silva, A. L.  A maturidade escolar e sua avaliação pelo T.M.S. [203-221].

Marmoz, L.  A universidade e a formação de especialistas da educação em Portugal [223-234].

Abreu, M. V.  O efeito Pigmalião: Considerações sobre as atitudes do educador [235-255].

 

Vol. 11 1977 (2ª Série/Ano XI)

Gomes, J. F.  Achegas para a história da educação infantil em Portugal [3-120].

Simões, M. F.  O Método Montessori: Análise crítica de alguns aspectos [121-138].

Simões, A.  Educação permanente e educação compensatória [139-147].

Fontaine, A.-M.  A discriminação sexual dos papéis sociais nos manuais portugueses de aprendizagem da leitura [149-183].

Campos, B. P., & Imaginário, L.  Orientação escolar e profissional: Construção da identidade pessoal [185-197].

Santos, A. M.  Futuro e personalidade: Problemática em psicologia aplicada [199-217].

Miranda, M. J.  Adaptação de uma bateria colectiva de nível intelectual (E.N.I.) para a população portuguesa dos 6 aos 13 anos [219-246].

 

Vol. 12 1978 (2ª Série/Ano XII)

Abreu, M. V.  Alfred Binet, precursor do behaviorismo subjectivo [3-52].

Nuttin, J.  Problemas de psicologia da motivação humana [53-77].

Gomes, J. F.  Escolas industriais e comerciais criadas no século XIX [79-151].

Campos, B. P.  Unificação do ensino secundário e orientação escolar [153-170].

Santos, A. M.  A interacção e o seu tópico [171-194].

Cunha, B. C.  Psychanalyse et structuralisme [195-230].

Montenegro, A.  Dislexia-disortografia: Um fenómeno da sociolinguística [231-239]?

Pereira, O. G.  Rudolf Arnheim: Psicólogo da arte e pedagogo do visual [241-243].

Grade, M., & Pereira, O. G.  Desenhos infantis: Um álbum comentado de acordo com a teoria do desenvolvimento da representação gráfica de Rudolf Arnheim (1974) [245-261].

Abreu, M. V.  Nem sensação, nem reflexo [263-279].

 

Vol. 13 1979 (2ª Série/Ano XIII)

Simões, A.  O adulto em perspectiva [3-66].

Gille, A.  Raymond Buyse, promotor da pedagogia experimental [67-91].

Azevedo, R. A.  Uma pedagogia original: Alain (1868-1951) [93-111].

Lima, S.  Carta aberta às Universidades Portuguesas [113-115].

Matias, A. S.  Atribuição, autopercepção e percepção interpessoal [117-137].

Santos, A. M.  Inexistência da adultez [139-150].

Gomes, J. F.  Escolas normais para habilitação de professores primários criadas no século XIX [151-216].

Simões, M. F.  Para uma pedagogia da língua materna: Análise das propostas de Laurence Lentin [217-247].

 

Vol. 14 1980 (2ª Série/Ano XIV)

Gomes, J. F.  Escolas agrícolas e de veterinária criadas no século XIX [3-79].

Montenegro, A.  A aquisição da linguagem oral pela criança surda a nível da escolaridade pré-primária: Suas problemáticas [81-116].

Raposo, N. A.  Implicações pedagógicas da teoria de Jean Piaget [117-158].

Abreu, M. V.  Desenvolvimento da personalidade e motivação [159-193].

Campos, B. P.  A orientação vocacional numa perspectiva de intervenção no desenvolvimento psicológico [195-230].

Gomes, J. F.  A. Faria de Vasconcelos (1980-1939) [231-252].

Simões, M. F.  Discurso ideológico e discurso científico sobre a língua: Repensando para a pedagogia a tese de Luís J. Prieto [253-268].

Boavida, J. J.  Auto-avaliação dos professores: Análise de uma trajectória e alguns problemas que levanta [269-299].

Simões, J. F.  As bases do poder do professor [301-328].

Verdelho, E. P.  Aspectos de um discurso pedagógico: A Cartilha Maternal, Segunda Parte, de João de Deus [329-353].

Talavera, E. R.  Alguns valores diferenciadores da decisão vocacional: Uma análise factorial de dez áreas axiológicas [355-379].

 

Vol. 15 1981 (2ª Série/Ano XV)

Simões, A.  Educação permanente e reformas do sistema educativo português: Três prioridades [3-40].

Freire, I. R.  Le modèle de l'éducation bresilienne actuelle et les ideologies du passé [41-66].

Matias, A.  Atribuição e autopercepção: Implicações pedagógicas [67-74].

Miranda, M. J.  A docimologia em perspectiva [75-114].

Leal, M. R.  Vida emocional, pedagogia e reabilitação [115-125].

Silva, J. F.  Psicanálise e método patológico [127-161].

Raposo, N. A.  Programa Bereiter-Engelmann: Um modelo estruturado compensatório de educação pré-escolar [163-196].

Morgado, L. M.  Perspectiva piagetiana da aprendizagem [197-227].

Boavida, J. J.  O carácter circular dos objectivos em pedagogia [229-256].

 

Vol. 16 1982 (2ª Série/Ano XVI)

Gomes, J. F.  Aspectos do sistema educativo na República Federal da Alemanha [1-38].

Simões, A.  Aspectos da gerontologia: No ano internacional da terceira idade [39-96].

Souza, L. A.  Contribuição à determinação experimental do conhecimento lexical das crianças de 5 a 6 anos da cidade de Goiânia [97-124].

Estrela, A. C.  Pedagogia ou ciências da educação? [125-131].

Montenegro, A.  Contribution à l'étude du langage d'énfants et jeunes aveugles-nés [133-149].

Alarcão, I.  Supervisão clínica: Um conceito e uma prática ao serviço da formação de professores [151-168].

Caetano, O. M.  Contributo para o estudo da linguagem nas crianças mongolóides [169-203].

Boavida, J. J.  Métodos pedagógicos "tradicionais": Esboço de uma reformulação crítica [205-226].

Santos, A. M.  Em torno da/duma personalidade [227-250].

Mullet, E.  Estudo experimental duma situação de peritagem [251-263].

Morgado, L. M.  Influence du milieu socio-economique sur le développement psychogénétique [265-281].

Festas, M. I.  As condições da aprendizagem da leitura [283-305].

Relvas, A. P.  A família: Introdução ao seu estudo numa perspectiva sistémica [307-321].

Alferes, V. R.  Memória e processos de organização cognitiva: Uma investigação com a Figura Complexa de Rey [323-330].

Abreu, M. V.  Motivos e organizações cognitivas na construção da personalidade: Da indeterminação comportamental dos motivos ao valor constituinte das relações interpessoais [331-342].

Bidarra, M. G.  Contributo para o estudo do insucesso escolar em matemática [343-382].

Fonseca, A. C.  Tendências actuais no estudo da agressão infantil: A abordagem sociocognitivista [383-411].

Gomes, J. F.  Da necessidade do ensino técnico profissional [413-416].

 

Vol. 17 1983 (2ª Série/Ano XVII)

Gomes, J. F.  A formação profissional no sistema educativo francês [1-33].

Simões, A.  Problemas actuais de psicologia das diferenças sexuais [35-59].

Pires, C. L.  Autocontrolo e problemas de comportamento em crianças [61-78].

Hood, A. B., & Ferreira, J. A.  Stages in the cognitive development of university students [79-90].

Simões, M. M.  Sobre a utilização de testes psicológicos: Recenseamento de algumas posições [91-127].

Estrela, A. C.  A observação ao serviço da formação de professores [129-141].

Abreu, M. V., Santos, E. R., Leitão, L. M., Paixão, M. P., & Fernandes, I. V.  Da prevenção do insucesso escolar ao desenvolvimento interpessoal: Notas preliminares sobre uma investigação-acção [143-170].

Boavida, J. J.  A circularidade dos objectivos pedagógicos: Novos elementos para o seu estudo [171-204].

Hesketh, J. L., & Hesketh, M. A.  Teorias do comportamento humano em organizações [205-240].

Miranda, M. J.  A amostragem de indivíduos: Algumas questões sobre a organização de amostras para a aferição de testes psicológicos em Portugal [241-257].

Fonseca, A. C.  A relação intenções/consequências na avaliação moral dos comportamentos agressivos na criança: Elementos para uma revisão [259-288].

Simões, M. C.  Continuidade funcional entre o biológico e o mental: Um pressuposto reducionista da teoria piagetiana? [289-302].

Hesketh, J. L., Hesketh, M. A., & Martins, M. F.  Desenvolvimento de relações interpessoais em organizações através do Grupo T [303-333].

Gomes, J. F.  Do Colégio das Artes ao Liceu de Coimbra [335-364].

 

Vol. 18 1984 (2ª Série/Ano XVIII)

Gomes, J. F.  Da Directoria-Geral dos Estudos ao Ministério da Educação [1-34].

Simões, A.  A motivação pelo rendimento: Diferenças sexuais [35-49].

Leal, M. R.  Henrique Pestalozzi, o grande desconhecido [51-62].

Estrela, M. T.  Relação pedagógica: Contrato, transacção ou ultimatum [63-73]?

Carrilho, A. L.  A formação de professores na Universidade de Évora [75-81].

Peixoto, E. M.  Estratégias metacognitivas em psicologia educacional: Aplicação à transferência do aprendizado [83-94].

Relvas, A. P.  Uma revisão da teoria psicológica e psicodinâmica sobre o objecto transicional [95-116].

Boavida, J. J.  O acto educativo como totalidade ou algumas contradições da educação moderna [117-144].

Nunes, I. S.  A motivação intrínseca: Seu significado e implicações para o exercício da actividade docente [145-162].

Feitosa, A.  De Portugal ao Brasil: Algumas considerações em torno dos motivos da instalação da Companhia de Jesus no Brasil [163-173].

Silva, J. F.  Instintos ou pulsões: Uma questão de terminologia [175-193]?

Pires, C. M., & Ramos, M. N.  Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: Estratégias cognitivo-comportamentais [195-214].

Silva, C. F.  Que psicofisiologia [215-224]?

Gomes, A. D.  Comunicação e trabalho [225-232].

Fonseca, A. C., Lopes, M. C., & Simões, M. F.  Diferenças sexuais e agressão infantil [233-245].

Simões, M. M.  A entrevista de avaliação com a criança: Alguns elementos de justificação [247-284].

Simões, M. C.  De Levy-Bruhl a Piaget: Notas breves sobre a assimilação criança-primitivo [285-301].

Fonseca, A. C., & Lopes, M. C.  Vítimas e agressores: Estudo sobre a formação de estereótipos sexuais na infância [303-312].

Gomes, J. F.  O direito à educação nas constituições portuguesas [313-330].

 

Vol. 19 1985 (2ª Série/Ano XIX)

Gomes, J. F.  Apontamento sobre a organização e a promoção da investigação científica na Republica Federal da Alemanha [3-34].

Feitosa, A.  Alguns aspectos do discurso pedagógico da Companhia de Jesus no Brasil [35-44].

Dias, C. A., & Sequeira, F.  A importância clínica do conceito de identificação projectiva tal como aparece em James Grotstein [45-61].

Dias, C. A., & Coelho, A.  Um caso de psicoterapia infantil ou os Golias de David [63-79].

Rocha, F.  Educação para os direitos humanos [81-108].

Leitão, L. M.  A "dependência-independência de campo" na relação pedagógica e na orientação escolar e profissional [109-138].

Santos, E. J.  Psicologia e futuridade: Programas de desenvolvimento vocacional [139-150].

Ramos, N., & Serrano, A. M.  A abordagem da problemática sexual no deficiente mental [151-163].

Boavida, J. J.  Avaliação: Análise das avaliações realizadas pelos alunos do Ramo Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra [165-180].

Relvas, A. P.  O objecto transicional: Contribuição para o seu estudo numa perspectiva psico-social [181-205].

Simões, A.  Esteriótipos relacionados com os idosos [207-234].

Teixeira, R. S., & Cardoso, J. A.  A propósito da passagem do centenário do falecimento de Mendel [235-291].

Carvalho, A. A.  Das ciências da educação à ciência da educação [293-305].

Vaz, J. L.  Educar para o quê? Questões sobre a definição dos objectivos da educação [307-327].

Castanheira, L., & Pires, C. L.  Relações entre a SCRS, e QP e a Barragem Toulose-Piéron [329-340].

Pires, C. L., & Castanheira, L.  Resultados da aplicação da Self-Control Rating Scale (SCRS) a uma amostra da populacão portuguesa [341-353].

Simões, M. F.  O contributo da teoria piagetiana para o estudo da aquisição da linguagem [355-382].

Gomes, J. F.  A introdução e o prolongamento da obrigatoriedade escolar em Portugal [383-423].

 

Vol. 20 1986 (2ª Série/Ano XX)

Gomes, J. F.  Os vários Estatutos por que se regeu a Universidade Portuguesa ao longo da sua história [3-62].

Pereira, A. M.  Ansiedade: Factor diferenciador do rendimento escolar? [63-69].

Schuberth, E.  As Escolas Waldorf como contributo para uma renovação social [71-90].

Cardoso, J. A.  Thomas Hunt Morgan e as bases da genética moderna [91-121].

Estrela, M. T.  Novos paradigmas e velhos problemas: Reflexões a propósito da investigação educacional [123-134].

Silva, D. R.  Exner e a reposição do Teste de Rorschach [135-168].

Feitosa, A.  Os jesuítas e os problemas da escravidão e da catequese negra no Brasil [169-178].

Monteiro, A. C., & Cardoso, J. A.  Que "base genética" para a "esquizofrenia" [179-201]?

Rebelo, J. A.  Para uma delimitação da noção de criança hiperactiva [203-218].

Pinheiro, J. M.  Educação e cultura inquisitoriais na antiga Universidade de Évora [219-246].

Santos, A. M.  Factor estrutural e desenvolvimento [247-260].

Boavida, J. J., Lopes, M. C., & Vaz, P. P.  Avaliação: Tópicos para uma mudança de atitudes [261-277].

Pires, C. M.  Psicologia da saúde: As novas fronteiras da psicologia [279-300].

Estrela, M. T.  Algumas considerações sobre o conceito de profissionalismo docente [301-310].

Seco, G. M., & Cardoso-Allen, A.  Aspectos psicológicos da aposentação [311-336].

Boavida, J. J.  Contributos para a compreensão dos modelos clássico e moderno da relação pedagógica [337-344].

Boavida, J. J.  Acto pedagógico: Contributos para o estudo da sua problematicidade a partir da opinião de professores [345-354].

Silva, J. F.  Anna O. e as origens da psicanálise [355-368].

Bidarra, M. G.  O estudo das representações sociais: Considerações teórico-conceptuais e metodológicas [369-390].

Simões, M. M.  Avaliação do desenvolvimento psicopatológico em crianças escolarizadas: Inventário de algumas questões [391-424].

Alferes, V. R.  Comportamento e motivação em etologia [425-446].

Estrela, A. C.  Projecto Foco: Uma experiência de formação de professores por competências [447-461].

Leal, M. R.  Os "três erres" (três erros) que ainda imperam na escola primária [463-470].

Gomes, J. F.  Aspectos do sistema educativo na Espanha [471-498].

 

Vol. 21 1987 (2ª Série/Ano XXI)

Gomes, J. F.  As mulheres que frequentaram a Universidade de Coimbra na Primeira República (1910-1926) [3-67].

Feitosa, A.  Estratégias do discurso dos jesuítas junto aos indígenas brasileiros [69-76].

Oliveira, J. H.  Freud e a educação [77-101].

Montenegro, A.  O Sistema de Cotação Integrativa do Teste de Rorschach de A. Burstein e S. Louks. Repertório dos símbolos na adaptação portuguesa [103-117].

Monteiro, A. C., & Cardoso, J. A.  A investigação neurobiológica e o problema da causalidade na "esquizofrenia" [119-150].

Ferreira, A. G.  A criança em dois tratados setecentistas de puericultura [151-167].

Ferreira, A. G., & Pereira, A. L.  Um relance sobre a criança do séc. XVI [169-198].

Simões, A.  Atitudes dos adultos face ao ensino nos CEBAs [199-219].

Cardoso, A.  Em torno dos conceitos de currículo e de desenvolvimento curricular [221-232].

Simões, M. M., & Serra, A. V.  A importância do autoconceito na aprendizagem escolar [233-252].

Simões, M. M., & Santos, M. J.  Psicologia pediátrica: Alguns elementos de aproximação [253-263].

Santos, M. J., & Simões, M. M.  Psicologia pediátrica: Alguns elementos de aplicação [265-277].

Morgado, L. M.  Em torno da noção de estrutura de conjunto [279-288].

Alferes, V. R.  Elementos para uma análise psicossocial da sexualidade [289-304].

Festas, M. I.  A perspectiva psicanalítica no estudo dos grupos [305-331].

Ramos, M. N.  Para um melhor acolhimento da criança deficiente [333-354].

Keating, I.  A imagem do corpo [355-379].

Veiga, M. A.  Democracia: Problema educacional [381-402].

Peixoto, E. M.  Estudo de componentes em mastery learning com incidência na variável feedback/remediação das estratégias de Benjamin Bloom [403-434].

Raposo, N. A., Formosinho, M. D., Bidarra, M. G., & Festas, M. I.  Da observação dos alunos à recuperação de competências básicas: Relato de uma experiência de psicologia escolar [435-462].

Boavida, J. J., & Vaz, P. P.  Auto-avaliação: Contributo para a sua revalorização no processo pedagógico [463-477].

Rebelo, J. A.  Problemas de aprendizagem no ensino básico: Inquérito a professores no distrito de Coimbra [479-502].

Fonseca, A. C.  Um estudo do desenvolvimento moral da criança [503-522].

Keating, I.  Estudo sobre a imagem do corpo num grupo de crianças deficientes mentais [523-553].

Pires, C. M., & Castanheira, L. J.  Stress diário, emoções e saúde: Uma pesquisa longitudinal de psicologia da saúde [555-581].

Alarcão, M.  Para uma abordagem dos processos de separação no adolescente [583-613].

 

Vol. 22 1988 (2ª Série/Ano XXII)

Gomes, J. F.  Situação actual da história da educação em Portugal [3-38].

Rebelo, J. A.  Disléxicos e aprendizagem da leitura [39-66].

Eysenk, S. G., & Abdel-Khalek, A. M.  Estudo intercultural da personalidade: Líbano e Inglaterra [67-81].

Campos, B. P.  Política de formação de professores na Lei de Bases do Sistema Educativo [83-100].

Sonuga-Barke, E. J.  Uma interpretação económico-comportamental do estilo cognitivo impulsivo [101-109].

Almeida, L. S.  Diferenças de sexo e de classe social em testes de raciocínio: Estudo junto de alunos do ensino secundário [111-139].

Paixão, R. A.  O romance familiar. Contribuição ao seu estudo na adolescência [141-161].

Rocha, F.  A educação da sexualidade num contexto humanizante [163-184].

Silva, P.  A transformação de imagens compulsivas [185-193].

Boavida, J. J.  Objectivos da educação e organização pedagógicas por objectivos [195-216].

Williams, D. J.  Retorno ao trabalho, após doença ou lesão: Uma perspectiva britânica [217-225].

Monteiro, A. C., & Cardoso, J. A.  Para uma análise da "psicopatologia" da "esquizofrenia" [227-260].

Gomes, J. F.  Que futuro para a Universidade Portuguesa [261-266].

Ferreira, A. G.  Três propostas pedagógicas de finais de seiscentos: Gusmão, Fénelon e Locke [267-292].

Vicente, J. N.  Relação pedagógica e filosofia [293-311].

Fontaine, A. M.  Motivação e realização escolar em função do contexto social [313-336].

Fonseca, A. C., Damião, M. H., & Macedo, R. B.  Uma escala de empatia para crianças [337-347].

Ferreira, J. B.  Implicações educacionais da teoria de Robert Gagné [349-366].

Jones, G. M.  Uma introdução à terapia de validação para idosos desorientados [367-383].

Carrilho, A. L.  O estatuto epistemológico da pedagogia em Delfim Santos [385-405].

Gomes, J. F.  O sétimo centenário da Universidade Portuguesa [407-413].

 

Vol. 23 1989 (2ª Série/Ano XXIII)

Simões, A.  Que é educar? Acerca do constitutivo formal do conceito [3-20].

Gomes, J. F.  Do curso de habilitação para o Magistério Primário às Escolas Normais Superiores [21-34].

Lopes, I. M.  A fragilidade do conceito de adolescência [35-59].

Leal, E. J.  A Companhia de Jesus: Origens da educação no Brasil [61-73].

Lefebvre, H.  A actualização da pessoa idosa pela educação continuada [75-85].

Lopes, I. M.  A aplicação do modelo cibernético às ciências humanas [87-118].

Lefebvre, B.  A valorização do pessoal docente [119-136].

Laurel, M.  Subsídios para uma leitura dos aspectos teóricos e pragmáticos (in)formativos das universidades novas [137-152].

Lefebvre, B.  A pluralidade dos recursos, no ensino das ciências sociais [153-161].

Neto, F., & Williams, J.  Estereótipos sexuais em jovens adultos: Estudo intercultural [163-176].

Ramos, M. N.  Intervenção comportamental e cognitiva nos comportamentos depressivos da criança e do adolescente [177-200].

Cardoso, J. A.  O papel do psicólogo na equipa interdisciplinar de aconselhamento genético [201-217].

Albuquerque, M. C.  Métodos orais de reabilitação de deficiência auditiva [219-241].

Rocha, F.  Educar para a paz [243-273].

Sonuga-Barke, E.  A quantificação da impulsividade na hiperactividade [275-282].

Pinto, A.  A retenção a longo prazo de conhecimento escolar [283-295].

Oliveira, J. H.  Freud e a educação sexual [297-322].

Fonseca, A. C.  Estudo intercultural da personalidade: Comparação de crianças portuguesas e inglesas no EPQ-Júnior [323-345].

Wilson, G., Barret, P., & Gray, J.  Reacções humanas à recompensa e à punição: Exame de um questionário sobre a teoria da personalidade de Gray [347-367].

Gray, J.  Sistemas fundamentais de emoção no cérebro dos mamíferos [369-400].

Ferreira, A. G.  A criança no conhecimento médico de seiscentos [401-424].

Alarcão, M., & Relvas, A. P.  Quando uma "comunicação" se torna intervenção [425-437].

Sá, E.  Psicoterapia infantil [439-446].

 

Vol. 24 1990 (2ª Série/Ano XXIV)

Gomes, J. F.  As origens do Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade de Coimbra [3-38].

Simões, A.  A investigação-acção: Natureza e validade [39-51].

Lefebvre, B.  A escola em mutação [53-61].

Boavida, J. J.  A oposição piagetiana entre percepção e operação formal: Algumas objecções [63-84].

Morgado, L. M.  Representação mental e linguagem LOGO: Um estudo preliminar [85-108].

Simões, A.  Alguns mitos respeitantes ao idoso [109-121].

Neto, F., & Neto, L.  Conhecimento dos estereótipos sexuais: Efeitos do sexo e do nível sociocultural em crianças portuguesas dos jardins de infância [123-141].

Campos, B. P.  Os psicólogos e as escolas: Consulta psicológica e desenvolvimento humano [143-160].

Pinto, A. C.  Diferenças grupais entre jovens e idosos na função de posição serial em duas tarefas de memória [161-183].

Bidarra, M. G.  A utilização do video na investigação sobre o ensino e na formação de professores [185-194].

Pires, M. A.  Reflexão sobre o insucesso escolar [195-208].

Matos, A. P.  Abordagem comportamental da obesidade [209-229].

Wilson, G. D.  Personalidade, hora do dia e excitação [231-267].

Vaz, M. P.  Algumas reflexões em torno da validade do curso magistral [269-287].

Fonseca, A. C., & Campos, I.  Um inventário de percepção de si próprio para crianças e adolescentes: Um estudo exploratório [289-301].

Lima, M. P., & Seco, G. M.  Autoconceito académico em adultos [303-315].

Smith, J.  Estilos de aprendizagem, na educação de adultos [317-343].

Dieguez, J. L., & Aires, M. L.  Aproveitamento escolar e linguagem: Variáveis individuais [345-365].

Estrela, A., & Falcão, M. E.  Para uma definição do estatuto epistemológico das ciências da educação [367-371].

Thomas, K. C., & Tolley, H.  Estudo de caso sobre formação para o pré-recrutamento ministrada pelo empregador: O curso de formação para acesso à polícia de West Midlands [373-390].

Ferreira, J. A., & Hood, A. B.  Para a compreensão do desenvolvimento do estudante universitário [391-406].

Baron-Cohen, S.  Autismo: Uma alteração cognitiva específica de "cegueira mental" [407-430].

Ambler, R. W.  Uma disciplina para adultos: A história local no ensino de adultos em Inglaterra [431-449].

Bhola, H.  A alfabetização universal para o ano 2000 [453-455].

Simões, A.  Alfabetização de adultos [457-476].

Pires, M. A.  O plano de educação popular, ou a legislação de 27 de Outubro de 1952 nos primeiros anos da sua execução [477-517].

Ferreira, A. G.  O ensino de um mestre de primeiras letras nos finais de setecentos [519-540].

 

Vol. 25 Nº 1 1991 (2ª Série/Ano XXV)

Gomes, J. F.  Domitila de Carvalho: A primeira mulher na Universidade de Coimbra [3-23].

Silva, J. P.  Das ciências com implicações na educação à ciência específica da educação [25-45].

Gomes, J. F.  Regina Quintanilha: A primeira caloira de Direito [47-64].

Silva, P.  Aversões alimentares humanas e sua modificação [65-75].

Yule, W.  Os efeitos de desastres nas crianças [77-89].

Ferreira, J. A.  As teorias interaccionistas e o desenvolvimento do estudante do ensino superior [91-105].

Oliveira, J. H.  Psicanálise e educação [107-131].

Amado, J. S.  Indisciplina na sala de aula: Algumas variáveis de contexto [133-148].

Boavida, J. J.  A reversibilidade perceptiva: Hipótese e configuração [149-161].

Martin, I.  Condicionamento clássico humano: Emoção, cognição e personalidade [163-192].

Fonseca, A. C.  O diagnóstico psicológico da criança: Notas sobre um serviço de consulta externa [193-220].

 

Vol. 25 Nº 2 1991 (2ª Série/Ano XXV)

Gomes, J. F.  Três modelos de formação de professores do ensino secundário [1-24].

Alves, M.  A formação contínua dos professores [25-42].

Rodrigues-Lopes, A.  Modelos de formação de professores e desenvolvimento de competências: Perspectivas e problemática de uma mudança urgente [43-68].

Neto, F., Barros, J., & Barros, A.  Sentido de eficácia do professor [69-85].

Pinto, A. C., & Oliveira, T. C.  O que é que os alunos recordam das aulas que leccionámos [87-102].

Gaspar, M. F.  As escolhas dos educadores: O papel da escola de formação, da instituição onde exercem a sua actividade profissional e dos anos de serviço [103-130].

Gomes, J. F.  O "Ratio Studiorum" da Companhia de Jesus" [131-154].

Marques, J. F., & Miranda, M. J.  Acesso, ingresso e sucesso no ensino superior: Estudo preliminar sobre uma amostra de estudantes universitários [155-176].

Simões, A.  Aspectos do desenvolvimento cognitivo do idoso [177-185].

Fonseca, A. C., Eysenck, S. B., & Simões, A.  Um estudo intercultural da personalidade: Comparação de adultos portugueses e ingleses no EPQ [187-203].

Boavida, J.  Crise na educação: Por uma mudança como categoria educativa [205-212].

 

Vol. 26 Nº 1 1992 (2ª Série/Ano XXVI)

Neto, F., & Barros, J.  Solidão nos professores [1-17].

Cardoso, A. P.  A receptividade dos professores à inovação pedagógica na perspectiva da educação permanente [19-42].

Damião, M. H.  Reflexões acerca do trabalho em grupo dos professores [43-60].

Carioca, V. J.  Microcomputadores e formação de docentes: Contributos para a definição de um perfil docente [61-83].

Cardoso, A. P.  As atitudes dos professores e a inovação pedagógica [85-99].

Gomes, J. F.  Luís António Verney e as reformas pombalinas do ensino [101-123].

Rebelo, J. A.  Pré-requisitos para ler e escrever [125-139].

Fonseca, A. C.  Uma escala de ansiedade para crianças e adolescentes [141-155].

 

Vol. 26 Nº 2 1992 (2ª Série/Ano XXVI)

Amado, M. H.  Em torno da perspectiva histórico-literária no ensino da literatura [189-216].

Oliveira, T. C.  Contributo da memória para uma aprendizagem especificamente humana [217-247].

Simão, A. M.  Construção de um instrumento para avaliação do desempenho dos alunos na tarefa de resumir [249-267].

Silva, P.  Um quadro de referência para avaliação das experiências obsessivo-compulsivas [269-278].

Fonseca, A. C.  Comportamentos anti-sociais no ensino básico: Resultados de um questionário preenchido pelos próprios alunos (self-report) [279-300].

Lourenço, O. M.  Para uma explicação piagetiana do aumento do altruísmo na criança: Alguns dados interculturais [301-319].

Carneiro, F. C.  Técnicas projectivas derivadas do Teste do Desenho da Árvore [321-342].

 

Vol. 26 Nº 3 1992 (2ª Série/Ano XXVI)

Pais, N.  Brincar [373-377].

Pires, J., & Pires, G. N.  Actividade lúdica e aprendizagem [379-391].

Amado, J. S.  Função educativa dos brinquedos tradicionais populares [393-433].

Garon, D., & Thériault, J.  Des jeux traditionnels au Québec pour les enfants d'aujourd'hui [435-460]!

Solé, M. B.  Los juguetes en el marco de las ludotecas: Elementos de juego, de transmisión de valores y desarrollo de la personalidad [461-492].

Iturra, R.  O jogo e a experimentação pessoal na infância: Uma hipótese exploratória [493-501].

Simões, A.  Ulterior validação de uma escala de satisfação com a vida (SWLS) [503-515].

 

Vol. 27 Nº 1 1993 (2ª Série/Ano XXVII)

Leal, E. J.  Práticas disciplinares na educação da mulher [1-20].

Williams, D.  Diagnóstico e aconselhamento na orientação profissional [21-56].

Lourenço, O.  O rosto da multidimensionalidade educativa e o desmentido das crianças: Dever, aspiração e erro educativo fundamental [57-74].

Fonseca, A. C.  Medos em crianças e adolescentes: Um estudo sobre a população portuguesa [75-92].

Jesus, S. N.  Formação educacional de futuros professores: Contributo para a clarificação da sua utilidade [93-118].

Seco, G. M.  O autoconceito escolar em educadores de infância: Um estudo transversal [119-139].

Thomás, H. C., & Tolley, H.  Da política à prática: Relatório de uma estratégia para a aplicação de uma política de igualdade de oportunidades na administração pública inglesa [141-163].

 

Vol. 27 Nº 2 1993 (2ª Série/Ano XXVII)

Fonseca, A. C.  Nível de desenvolvimento moral, empatia e delinquência juvenil [175-194].

Campos, M. R.  A instrução em Beja no século XIX: Dados históricos sobre o ensino primário [195-210].

Ortega, A. C., & Alves, R. M.  A relação entre o desempenho operatório e o desempenho escolar de crianças de 1ª série do 1º grau [211-219].

Cardoso, A. P.  A educação face às exigências inovadoras do presente [221-232].

Neves, I. P., & Morais, A. M.  Orientação de codificação e processo de socialização cognitiva da família: Influência no sucesso dos alunos [233-261].

Gomes, R.  A crise do professorado e a criação de novos pólos de identidade [263-274].

Figueira, A. P.  Observação e registo de expressões de crianças ao nível do jardim de infância [275-290].

Lourenço, O. M.  Em defesa da moral kohlberguiana: Só entra quem souber geometria[291-314]!

 

Vol. 27 Nº 3 1993 (2ª Série/Ano XXVII)

Boavida, J.  Pedagogia-filosofia/filosofia-pedagogia: Ou os braços reencontrados da Vénus de Milo [349-385].

Simões, A.  São os homens mais agressivos que as mulheres [387-404]?

Fonseca, A. C.  Personalidade e delinquência: Um teste da teoria de Eysenck [405-416].

Mendes, M. T.  O professor e os computadores no ensino: Contributos para a sua formação [417-437].

Jesus, S. N.  Promoção de competências cognitivo-motivacionais e de investigação nos professores [439-456].

Hood, A. B., & Ferreira, J. A.  A teoria da escolha vocacional de John L. Holland [457-470].

Faria, L., & Fontaine, A. M.  Representações dos professores sobre a natureza e desenvolvimento da inteligência [471-487].

 

Vol. 28 Nº 1 1994 (2ª Série/Ano XXVIII)

Gomes, J. F.  O "modus parisiensis" como matriz da pedagogia dos jesuítas [3-27].

Alves, F. C.  A (in)satisfação docente: Estudo de opiniões dos professores efectivos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário do distrito de Bragança [29-60].

Januário, C.  A influência da experiência profissional nas decisões pré-interactivas e no comportamento interactivo de ensino [61-78].

Simões, A., & Neto, F.  Ansiedade face à morte [79-96].

Monteiro, J. G.  A linguagem LOGO e a construção da representação mental na criança: Um estudo experimental [97-124].

Fonseca, A. C.  Um teste de coordenação visuomotora para crianças: Resultados de um estudo preliminar com alunos do ensino básico [125-148].

 

Vol. 28 Nº 2 1994 (2ª Série/Ano XXVIII)

Rebelo, J. A.  Estratégias para concentração [171-182].

Neto, F.  Facetas de autovigilância [183-201].

Lourenço, O., & Martins, M. J.  Percepção de custo, construção de ganho e promoção da condição pró-social em crianças pré-escolares [203-228].

Cardoso, F. M.  Tempos de activação cognitiva: Algumas considerações acerca do programa de enriquecimento instrumental de Feuerstein [229-252].

Cerdeira, J. P.  "Disciplinar" a educação [253-266].

Boavida, J., & Barreira, C.  Pedagogias clássica e moderna: Oposição de modelos [267-281].

Silva, P.  Um quadro de referência para a avaliação da anorexia nervosa [283-292].

Silva, P.  A relação entre a anorexia nervosa e o distúrbio obsessivo-compulsivo [293-303].

Carvalho, A. D.  Pressupostos e objectivos antropológicos de uma educação tecnológica [305-320].

 

Vol. 28 Nº 3 1994 (2ª Série/Ano XXVIII)

Gomes, J. F.  O ensino da psicologia e da pedagogia nas universidades portuguesas de 1911 a 1973 [337-370].

Silva, J. M.  Validade de um questionário de interesses expressos como medida da indecisão de carreira [371-390].

Baron-Cohen, S., Allen, J., & Gillberg, C.  Será possível detectar o autismo aos 18 meses? [391-404].

Reis, J.  Abordagem cognitiva e desenvolvimental do estudo experimental do sonho na criança [405-424].

Nunes, E.  O papel dos professores de educação física: Uma perspectiva [425-441].

Pereira, M. A.  "Deixem-me passar": Reflexão a propósito da antecipação escolar [443-454].

Morgado, L. M.  O papel da representação mental na resolução de problemas [445-475].

 

Vol. 29 Nº 1 1995 (2ª Série/Ano XXIX)

Lourenço, O.  Família, educação e desenvolvimento: Há estrelas, planetas e cometas [3-20]!...

Neto, F.  Alocentrismo nos estudantes universitários [21-36].

Boto, C. M.  Escola, voto e nação: Análise do discurso republicano no Brasil [37-50].

Jesus, S. N.  Avaliação da motivação dos professores segundo os modelos expectativa-valor [51-71].

Ribeiro, E. R.  Estilos dependência-independência de campo e uso de reforços na comunicação do educador [73-98].

Veiga, F. H.  Escala de Disrupção Inferida pelos Professores (EDEI): Construção e validação [99-118].

Fontaine, A. M.  Expectativas e realização escolar: O efeito "Pigmaleão" questionado [119-132].

 

Vol. 29 Nº 2 1995 (2ª Série/Ano XXIX)

Simões, A.  Que é educar? Ainda a propósito do conceito de educação [3-23].

Boavida, J.  Filosofia: À procura de uma didáctica específica [25-39].

Maia, C.  A dimensão ética da função educativa [41-60].

Roazi, A., & Santana, S. M.  O adolescente e seus projectos de vida [61-79].

Fonseca, A. C., Simões, A., Rebelo, J. A., Ferreira, J. A., & Cardoso, F.  O inventário de comportamentos da criança para professores (Teachers Report Form - TRF)

 [81-102].

Rebelo, J. A.  Adultos com distúrbios de aprendizagem [103-116].

Silva, C. F., & Cristóvão, A. C.  Abordagem comportamental da "disrupção escolar": Da prática de acção à prática teórica [117-136].

Cerdeira, J. P.  A percepção da eficácia pessoal e os mecanismos de auto-regulação das aprendizagens [137-158].

 

Vol. 29 Nº 3 1995 (2ª Série/Ano XXIX)

Fonseca, A. C., Simões, A., Rebelo, J. A., Ferreira, J. A., & Yule, W.  Distúrbios do comportamento em crianças e adolescentes: Estado actual da questão [5-33].

Rebelo, J. A., Fonseca, A. C., Simões, A., & Ferreira, J. A.  Dificuldades de aprendizagem: Elementos para a caracterização do problema [35-54].

Simões, A., Ferreira, J. A., Fonseca, A. C., & Rebelo, J. A.  Um estudo dos distúrbios do comportamento e dificuldades de aprendizagem no ensino básico: Opções metodológicas [55-68].

Simões, A., Rebelo, J. A., Ferreira, J. A., & Fonseca, A. C.  Prevalência e caracterização das dificuldades de aprendizagem no ensino básico [69-84].

Fonseca, A. C., Simões, A., Rebelo, J. A., & Ferreira, J. A.  Comportamentos anti-sociais no ensino básico: As dimensões do problema [85-105].

Fonseca, A. C., Rebelo, J. A., Simões, A., & Ferreira, J. A.  A relação entre comportamentos anti-sociais e problemas de hiperactividade no ensino básico: Dados dum estudo empírico [107-117].

Rebelo, J. A., Simões, A., Fonseca, A. C., & Ferreira, J. A.  Intervenção escolar em dificuldades de aprendizagem [119-133].

Fonseca, A. C., Rebelo, J. A., Simões, A., & Ferreira, J. A.  A prevenção da delinquência juvenil: Intervenções baseadas na escola [135-164].

 

Vol. 30 Nº 1 1996 (2ª Série/Ano XXX)

Fernandes, M., & Fontaine, A. M.  Crenças de controlo sobre a realização escolar: Análise da evolução e diferenciação do construto de "controlo" [3-16].

Faria, L.  Desenvolvimento intra-individual das concepções pessoais de inteligência durante a adolescência [17-34].

Pereira, M. O.  As atitudes dos adultos face ao estudo no contexto do ensino superior a distância: Análise de algumas variáveis pessoais [35-50].

Jesus, S. N., Abreu, M. V., Esteve, J. M., & Lens, W.  Uma abordagem sociopolítica do mal-estar docente [51-64].

Relvas, A. P.  Textos e contextos educativos familiares [65-78].

Lefèbvre, B., & Desjardins, R.  Os pais na organização escolar local [79-90].

Alferes, V. R.  A pedagogização do sexo [91-96].

 

Vol. 30 Nº 2 1996 (2ª Série/Ano XXX)

Leal, M. R.  Emergência de significados e relação precoce [21-46].

Fonseca, V.  Alguns aspectos da caracterização psiconeurológica da criança e do jovem com disfunção cerebral mínima [47-72].

Almeida, L. S.  O espaço das aptidões cognitivas e dos respectivos testes na investigação e na prática psicológica [73-84].

Pelica, V., & Rodrigues, D.  Factores de sucesso na integração escolar de alunos com deficiência mental [85-104].

Gomes, J. F.  O ensino da pedagogia e da psicologia nas escolas normais primárias (1862-1974) [105-160].

Morgado, L. M.  A noção de estádio nos modelos neo-piagetianos: O exemplo de M. H. Bickhard e R. L. Campbell [161-170].

Gaspar, M. F.  A Escala Real-Ideal de Cooperação Pais-Jardim de Infância (ERI) [171-196].

Albuquerque, M. C.  Perspectivas etiológicas da deficiência mental ligeira [197-222].

Santos, M. J.  A WPPSI-R: Sua utilização em contexto escolar [223-246].

Pereira, M. A.  Criatividade: Um conceito irredutível à investigação psicológica [247-264]?

Simões, M. R.  Avaliação neuropsicológica das dificuldades de aprendizagem (I) [265-

312].

 

Vol. 30 Nº 3 1996 (2ª Série/Ano XXX)

Alferes, V. R., Barreira, C. F., Bidarra, M. G., Boavida, J. J. , Costa, J. J. M., Ferreira, A. G., Ferreira, J. A., Festas, M. I., & Gaspar, M. F.  Revista Portuguesa de Pedagogia: Domínios de investigação, orientações metodológicas e autores em trinta anos de publicação [7-28].

Índices da Revista Portuguesa de Pedagogia (1960-1963 • 1971-1996) [29-55].

Simões, A., & Vieira, C. M. C.  A investigação participativa: Uma investigação com (pelas) e não sobre (para) as pessoas [57-81].

Fonseca, A. C., Ferreira, J. A. A., Simões, A., Rebelo, J. A., & Cardoso F.  A Escala Revista de Conners para Professores (Conners-28): Dados normativos para a população escolar portuguesa [83-107].

Boavida, J.  Filosofia e processos educativos [109-132].

Bidarra, M. G.  Orientações paradigmáticas na investigação sobre o ensino e formação de professores [113-163].

Maia, C.  Uma ética para um futuro [165-186].

Ruiz, A. R., & Bellini, L. M.  Ethos, matemática e escola [187-199].

Belchior, F. H.  Aprendizagem e desenvolvimento: O conhecimento, a moral e o afecto [201-227].

 

Índices da Revista Portuguesa de Pedagogia (1960-1963 & 1971-1996)