METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA |
Prof. Doutor Valentim Rodrigues Alferes [valferes@fpce.uc.pt] Lic.ª Cláudia Abreu Lopes [calopes@fpce.uc.pt] Lic.ª Lisete dos Santos Mónico [lisete_monico@fpce.uc.pt]
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NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS A. Desenvolver e aperfeiçoar as competências teóricas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados. B. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e de crítica metodológicas da literatura psicológica, através da avaliação de relatórios de investigação publicados em revistas científicas. C. Possibilitar a discussão teórico-metodológica de questões e problemas específicos no domínio das ciências psicológicas. NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS Vertente técnico-prática dos objectivos acima referidos. |
AULAS TEÓRICAS/TEÓRICO-PRÁTICAS Unidade A - Metodologia geral: Estratégias de investigação Subunidade A1 - Investigações experimentais Subunidade A2 - Investigações quasi-experimentais Subunidade A3 - Investigações não experimentais Unidade B - Metodologia específica: Técnicas de recolha e tratamento de informação Subunidade B1 - Recolha de informação (estudo de documentos, observação sistemática e Subunidade B2 - Análise de dados Unidade C - Revisão e análise crítica da literatura científica |
1
Introdução: Epistemologia e metodologia 2
Metodologia geral: Estratégias de investigação [Unidade A] 2.1
Investigações
experimentais [Subunidade A1] 2.1.1
Características
fundamentais das investigações experimentais 2.1.2
Diferenças
entre investigações experimentais, quasi-experimentais e não
experimentais: Elementos para uma tipologia das estratégias de
investigação empírica. 2.1.3
Das
hipóteses científicas à planificação das experiências 2.1.3.1
A
"construção" das variáveis: Conceitos e variáveis. O
problema da operacionalização. 2.1.3.2
A natureza das variáveis: Variáveis independentes, dependentes
e intermediárias. 2.1.3.3
Variáveis independentes (VIs) 2.1.3.4
Variáveis dependentes (VDs) 2.1.3.5
Planos experimentais: Hipóteses teóricas e hipóteses estatísticas.
Determinação dos tratamentos ou condições experimentais e identificação
dos pseudofactores a controlar. Especificação do número de unidades
experimentais e da população-alvo. Especificação das regras para
distribuição das unidades pelos tratamentos experimentais. Determinação
das medidas da VD e selecção das técnicas de análise estatística
dos resultados. 2.1.4
Validade
das investigações experimentais 2.1.4.1
Definição e dimensões da validade 2.1.4.2
Validade estatística 2.1.4.3
Validade interna 2.1.4.4
Validade teórica 2.1.4.5
Validade externa 2.1.4.6
Relações entre as quatro dimensões da validade. Problemas de
terminologia e questões epistemológicas. 2.1.5.
Planos experimentais: Construção, análise estatística (ANOVA,
ANCOVA, MANOVA e MANCOVA) e interpretação dos resultados. Comparações
múltiplas, magnitude dos efeitos experimentais e análise do poder. 2.1.5.1
Planos unifactoriais 2.1.5.2
Planos multifactoriais 2.1.5.3
Planos aleatórios com uma ou mais covariáveis. Análise de
covariância (ANCOVA). Controlo estatístico e controlo local: Comparação
entre a análise da covariância, a utilização de blocos e a análise
de resultados diferenciais. 2.1.5.4
Equivalentes não-paramétricos da análise da variância 2.1.5.5
Planos com mais do que uma variável dependente: Análises
multivariadas da variância (MANOVA) e da covariância (MANCOVA). 2.1.5.6
Tipologia das análises da variância e da covariância 2.1.6 Dos problemas teóricos aos problemas éticos subjacentes à experimentação. |
2.2
Investigações quasi-experimentais [Subunidade A2] 2.2.1
Características específicas. Problemas de validação e relevância
prática. 2.2.2
Planos quasi-experimentais 2.2.2.1
Planos com grupo de controlo não equivalente: Factores específicos
condicionantes da validade, análise estatística e interpretação dos
resultados. 2.2.2.2
Planos de séries temporais interrompidas: Factores específicos
condicio-nantes da validade, análise estatística e interpretação dos
resultados. 2.2.2.3
Planos de séries temporais e estudo científico dos casos individuais 2.2.2.4
Combinação dos planos de séries temporais interrompidas com os
planos com grupo controlo não equivalente 2.2.3
Planos quasi-experimentais e investigação de campo. “Investigação-acção”.
Avaliação de programas de intervenção. 2.3.
Investigações não experimentais [Subunidade A3] 2.3.1
Características específicas. Problemas de validação e relevância
prática. 2.3.2
Limitações dos ex post facto designs 2.3.3
Quantificação da covariação 2.3.3.1
Coeficientes de correlação: Significação estatística e variância
partilhada. Relações não lineares. 2.3.3.2
Outras medidas de associação 2.3.4
Correlação, previsão e causalidade. Coeficientes de determinação
e coeficientes de regressão. O problema da inferência causal a partir
da covariação: Direccionalidade e “terceira variável”. Soluções
parciais para o problema da inferência causal. 2.3.5 A interpretação causal de dados correlacionais: Análise da regressão múltipla e “modelação causal” (causal modeling). |
3
Metodologia específica: Técnicas de recolha e tratamento de
informação [Unidade B] 3.1
Recolha de informação [Subunidade B1] 3.1.1
Tipologia e funções das técnicas de recolha de informação 3.1.2
Estudo de documentos 3.1.2.1
Natureza e quantidade dos documentos a analisar 3.1.2.2
Selecção de documentos e constituição de bases de dados 3.1.2.3
Da análise documental à análise de conteúdos: Hipóteses de
investigação e modelos de análise. Questões de método e problemas técnicos. 3.1.3
Observação sistemática 3.1.3.1
Parâmetros da observação: Funções, autor(es), objecto, grau
de inferência, tipo de notação, situação, grau de liberdade e
momento da observação (tipologia de De Ketele). Outras tipologias da
observação. 3.1.3.2
Técnicas de registo do comportamento e construção de grelhas
de observação 3.1.3.3
Observação participante: Problemas metodológicos e técnicas
específicas. 3.1.3.4
Processamento dos dados da observação, modelos de análise e
problemas de validação 3.1.4.
Inquérito 3.1.4.1
Dos objectivos da investigação à formulação das hipóteses 3.1.4.2
Questões e conceitos 3.1.4.2.1
Operacionalização das hipóteses 3.1.4.2.2
Conteúdos do inquérito 3.1.4.2.2.1 Natureza da informação: Categorias sociais; relatos do comportamento passado; atitudes, crenças e valores; intenções comportamentais; informação “sensível”, passada, presente ou futura. 3.1.4.2.2.2
Tipos de questões: Questões de produção (abertas ou
codificadas) vs. questões de selecção (escolha dicotómica, escolha múltipla
ou ordenação). 3.1.4.2.2.3
Indicações práticas e erros comuns a evitar na redacção das
questões 3.1.4.3
População e amostra 3.1.4.3.1 Inquéritos “analíticos” e inquéritos
“enumerativos”. O problema da representatividade das amostras. 3.1.4.3.2 Técnicas de amostragem: Amostragem aleatória
simples, amostragem sistemática, amostragem estratificada, amostra-gem
por clusters e amostragem multi-etapas. Planos de amostragem,
tamanho da amostra e estimação dos erros. 3.1.4.4.
Modos de administração 3.1.4.4.1 Entrevista 3.1.4.4.2 Questionário 3.1.4.4.3 Variantes e combinações dos modos de administração.
Condicionantes psicossociais e coordenadas espácio-temporais da situação
de administração. 3.1.4.4.4 O uso da metodologia do inquérito na análise de
“histórias de vida” 3.1.4.5
Apuramento, codificação e processamento das respostas 3.1.4.6
Modelos de análise e problemas de validação 3.2
Análise de dados [Subunidade B2] 3.2.1
Classificação das técnicas de análise de dados e critérios
de utilização. Relações de dependência e de interdependência.
Modelos estatísticos e escalas de medida. 3.2.2
Medidas de associação e de determinação. Índices de concordância. 3.2.3
Análise psicométrica 3.2.3.1
Teoria psicométrica: Medição, fidelidade e validade; erros de
medição aleatórios e não aleatórios. 3.2.3.2
Métodos de avaliação da fidelidade 3.2.3.3
Análise da consistência interna 3.2.3.4
Validade convergente e discriminante: Matrizes “multitraço-multimétodo” 3.2.4
Análise discriminante 3.2.5
Análise factorial 3.2.5.1
Modelos de análise: Factores comuns vs. componentes principais. 3.2.5.2
Etapas da análise: Estudo da matriz de correlações; extracção
de factores; rotação e interpretação dos factores. 3.2.5.3
Análise em componentes principais e redução de dimensões:
Obtenção e utilização das pontuações factoriais. 3.2.5.4
O lugar da análise factorial na avaliação da fidelidade e da
validade 3.2.5.5.
Análises exploratórias vs. análises confirmatórias 3.2.6
Análise de correspondência 3.2.6.1
Análise de correspondência simples 3.2.6.2
Análise de correspondência múltipla 3.2.6.3
Análise não linear em componentes principais 3.2.7
Multidimentional scaling 3.2.8
Análise de clusters 3.2.9
Análise de clusters Modelação por equações estruturais (SEM)
e outras técnicas de análise estatística multivariada 3.2.9.1
Modelos de medição (Análise factorial confirmatória) 3.2.9.2
Modelos estruturais (Path analysis) 3.2.9.3
Modelos híbridos 3.2.9.4
Outras técnicas
de análise estatística multivarida |
4
Revisão e análise crítica da literatura científica [Unidade
C] 4.1
Estrutura
e características fundamentais de um relatório de investigação 4.2
Análise
"qualitativa" da literatura científica 4.2.1
Estratégias e dificuldades na pesquisa bibliográfica. Consulta
de bases de dados bibliográficos. 4.2.2
Revisão crítica da literatura e natureza dos projectos de
investigação 4.3
Análise
"quantitativa" da literatura científica: Introdução à
meta-análise. |
AULAS PRÁTICAS/TRABALHOS DE CAMPO Unidade D - Exercícios práticos Subunidade D1
- Construção, análise estatística (assistida por computador) e
interpreta- Subunidade D2
- Análise e crítica metodológica de relatórios de investigação
(artigos de Unidade E - Elaboração, discussão e acompanhamento de projectos de
iniciação à
[Para descarregar as Bases de Dados utilizadas nos exercícios práticos Clique Aqui] [Para o enunciado
integral e soluções dos exercícios práticos, cf. Alferes, 1997, Capítulos
IV e V] [Para os Outputs SPSS relativos aos exercícios práticos Clique Aqui] |
Exposições teóricas | Discussão em grupo | Exercícios práticos |
Elaboração e realização de projectos de investigação
Recursos
audio-visuais Recursos
informáticos / Internet Programas: SPSS, STATISTICA, STATVIEW, SYSTAT, LISREL e EQS Links
to Statistical Software Providers
Programas online: Interactive
Statistics Pages
Programas e rotinas complementares do SPSS:
Raynald's SPSS Tools
Exercícios práticos: Outputs SPSS Outros sites: Survey Research Center (Princeton) |
Logic
& Fallacies |
Ver Regras Gerais de Avaliação em vigor na FPCE/UC |
Alferes,
V. R. (1997). Investigação
científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra:
Almedina. Exercícios práticos: Outputs SPSS Programas e rotinas complementares do SPSS Alferes,
V. R. (2001). Guia
de pesquisa bibliográfica
(2ª ed.). Coimbra: Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação [NIIPS – Cadernos de
Metodologia da Investigação, 1]. American
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Washington, DC: Author. Statistical Methods in Psychology
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Boston: Houghton Mifflin. Stevens, J. (1996). Applied multivariate
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of statistics & methodology: A nontechnical guide for the social
sciences (2nd ed). London: Sage. [Para a lista bibliográfica completa, cf. Alferes, 1997, Capítulo
VI] |