METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA 

 

 

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Sumários | Documentos | Exercícios | Avaliação

2000-01

2001-02

2002-03

 

 

 Docentes

Prof. Doutor Valentim Rodrigues Alferes    [valferes@fpce.uc.pt]

Lic.ª Cláudia Abreu Lopes   [calopes@fpce.uc.pt]

Lic.ª Lisete dos Santos Mónico   [lisete_monico@fpce.uc.pt]

 

 Objectivos principais

 

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS 

A. Desenvolver e aperfeiçoar as competências teóricas necessárias para a prática da investigação científica no domínio das ciências psicológicas, através do estudo sistemático dos processos fundamentais e das estratégias específicas de planeamento, realização, análise, interpretação e apresentação dos resultados. 

B. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e de crítica metodológicas da literatura psicológica, através da avaliação de relatórios de investigação publicados em revistas científicas. 

C. Possibilitar a discussão teórico-metodológica de questões e problemas específicos no domínio das ciências psicológicas. 

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS 

            Vertente técnico-prática dos objectivos acima referidos.

 

 Rubricas programáticas

 

AULAS TEÓRICAS/TEÓRICO-PRÁTICAS

Unidade A - Metodologia geral: Estratégias de investigação

Subunidade A1 - Investigações experimentais

Subunidade A2 - Investigações quasi-experimentais

Subunidade A3 - Investigações não experimentais

Unidade B - Metodologia específica: Técnicas de recolha e tratamento de informação

Subunidade B1 - Recolha de informação (estudo de documentos, observação sistemática e
                          inquérito psicossocial)

Subunidade B2 - Análise de dados

Unidade C - Revisão e análise crítica da literatura científica

 

1  Introdução: Epistemologia e metodologia

2  Metodologia geral: Estratégias de investigação [Unidade A]

2.1  Investigações experimentais [Subunidade A1]

2.1.1     Características fundamentais das investigações experimentais

2.1.2     Diferenças entre investigações experimentais, quasi-experimentais e não experimentais: Elementos para uma tipologia das estratégias de investigação empírica.

2.1.3     Das hipóteses científicas à planificação das experiências

2.1.3.1    A "construção" das variáveis: Conceitos e variáveis. O problema da operacionalização.

2.1.3.2    A natureza das variáveis: Variáveis independentes, dependentes e intermediárias.

2.1.3.3    Variáveis independentes (VIs)

2.1.3.4    Variáveis dependentes (VDs)

2.1.3.5    Planos experimentais: Hipóteses teóricas e hipóteses estatísticas. Determinação dos tratamentos ou condições experimentais e identificação dos pseudofactores a controlar. Especificação do número de unidades experimentais e da população-alvo. Especificação das regras para distribuição das unidades pelos tratamentos experimentais. Determinação das medidas da VD e selecção das técnicas de análise estatística dos resultados.

2.1.4     Validade das investigações experimentais

2.1.4.1    Definição e dimensões da validade

2.1.4.2    Validade estatística

2.1.4.3    Validade interna

2.1.4.4    Validade teórica

2.1.4.5    Validade externa

2.1.4.6    Relações entre as quatro dimensões da validade. Problemas de terminologia e questões epistemológicas.

2.1.5.    Planos experimentais: Construção, análise estatística (ANOVA, ANCOVA, MANOVA e MANCOVA) e interpretação dos resultados. Comparações múltiplas, magnitude dos efeitos experimentais e análise do poder.

2.1.5.1    Planos unifactoriais

2.1.5.2    Planos multifactoriais

2.1.5.3    Planos aleatórios com uma ou mais covariáveis. Análise de covariância (ANCOVA). Controlo estatístico e controlo local: Comparação entre a análise da covariância, a utilização de blocos e a análise de resultados diferenciais.

2.1.5.4    Equivalentes não-paramétricos da análise da variância

2.1.5.5    Planos com mais do que uma variável dependente: Análises multivariadas da variância (MANOVA) e da covariância (MANCOVA).

2.1.5.6    Tipologia das análises da variância e da covariância

2.1.6     Dos problemas teóricos aos problemas éticos subjacentes à experimentação. 

2.2  Investigações quasi-experimentais [Subunidade A2]

2.2.1     Características específicas. Problemas de validação e relevância prática.

2.2.2     Planos quasi-experimentais

2.2.2.1    Planos com grupo de controlo não equivalente: Factores específicos condicionantes da validade, análise estatística e interpretação dos resultados.

2.2.2.2    Planos de séries temporais interrompidas: Factores especí­ficos condicio-nantes da validade, análise estatística e interpretação dos resultados.

2.2.2.3    Planos de séries temporais e estudo científico dos casos indi­viduais

2.2.2.4    Combinação dos planos de séries temporais interrompidas com os planos com grupo controlo não equivalente

2.2.3     Planos quasi-experimentais e investigação de campo. “Investigação-acção”. Avaliação de programas de intervenção.

2.3. Investigações não experimentais [Subunidade A3]

2.3.1     Características específicas. Problemas de validação e relevância prática.

2.3.2     Limitações dos ex post facto designs

2.3.3     Quantificação da covariação

2.3.3.1    Coeficientes de correlação: Significação estatística e variância partilhada. Relações não lineares.

2.3.3.2    Outras medidas de associação

2.3.4     Correlação, previsão e causalidade. Coeficientes de determinação e coeficientes de regressão. O problema da inferência causal a partir da covariação: Direccionalidade e “terceira variável”. Soluções parciais para o problema da inferência causal.

2.3.5     A interpretação causal de dados correlacionais: Análise da regressão múltipla e “modelação causal” (causal modeling).

3  Metodologia específica: Técnicas de recolha e tratamento de informação [Unidade B]

3.1  Recolha de informação [Subunidade B1]

3.1.1     Tipologia e funções das técnicas de recolha de informação

3.1.2     Estudo de documentos

3.1.2.1    Natureza e quantidade dos documentos a analisar

3.1.2.2    Selecção de documentos e constituição de bases de dados

3.1.2.3    Da análise documental à análise de conteúdos: Hipóteses de investigação e modelos de análise. Questões de método e problemas técnicos.

3.1.3     Observação sistemática

3.1.3.1    Parâmetros da observação: Funções, autor(es), objecto, grau de inferência, tipo de notação, situação, grau de liberdade e momento da observação (tipologia de De Ketele). Outras tipologias da observação.

3.1.3.2    Técnicas de registo do comportamento e construção de grelhas de observação

3.1.3.3    Observação participante: Problemas metodológicos e técnicas específicas.

3.1.3.4    Processamento dos dados da observação, modelos de análise e problemas de validação

3.1.4.    Inquérito

3.1.4.1    Dos objectivos da investigação à formulação das hipóteses

3.1.4.2    Questões e conceitos

3.1.4.2.1   Operacionalização das hipóteses

3.1.4.2.2   Conteúdos do inquérito

3.1.4.2.2.1  Natureza da informação: Categorias sociais; relatos do comportamento passado; atitudes, crenças e valores; intenções comportamentais; informação “sensível”, passada, presente ou futura.

3.1.4.2.2.2   Tipos de questões: Questões de produção (abertas ou codificadas) vs. questões de selecção (escolha dicotómica, escolha múltipla ou ordenação).

3.1.4.2.2.3   Indicações práticas e erros comuns a evitar na redacção das questões

3.1.4.3    População e amostra

3.1.4.3.1    Inquéritos “analíticos” e inquéritos “enumerativos”. O problema da representatividade das amostras.

3.1.4.3.2    Técnicas de amostragem: Amostragem aleatória simples, amostragem sistemática, amostragem estratificada, amostra-gem por clusters e amostragem multi-etapas. Planos de amostragem, tamanho da amostra e estimação dos erros.

3.1.4.4.   Modos de administração

3.1.4.4.1    Entrevista

3.1.4.4.2    Questionário

3.1.4.4.3    Variantes e combinações dos modos de administração. Condicionantes psicossociais e coordenadas espácio-temporais da situação de administração.

3.1.4.4.4    O uso da metodologia do inquérito na análise de “histórias de vida”

3.1.4.5    Apuramento, codificação e processamento das respostas

3.1.4.6    Modelos de análise e problemas de validação

3.2  Análise de dados [Subunidade B2]

3.2.1     Classificação das técnicas de análise de dados e critérios de utilização. Relações de dependência e de interdependência. Modelos estatísticos e escalas de medida.

3.2.2     Medidas de associação e de determinação. Índices de concordância.

3.2.3     Análise psicométrica

3.2.3.1    Teoria psicométrica: Medição, fidelidade e validade; erros de medição aleatórios e não aleatórios.

3.2.3.2    Métodos de avaliação da fidelidade

3.2.3.3    Análise da consistência interna

3.2.3.4    Validade convergente e discriminante: Matrizes “multitraço-multimétodo”

3.2.4     Análise discriminante

3.2.5     Análise factorial

3.2.5.1    Modelos de análise: Factores comuns vs. componentes principais.

3.2.5.2    Etapas da análise: Estudo da matriz de correlações; extracção de factores; rotação e interpretação dos factores.

3.2.5.3    Análise em componentes principais e redução de dimensões: Obtenção e utilização das pontuações factoriais.

3.2.5.4    O lugar da análise factorial na avaliação da fidelidade e da validade

3.2.5.5.     Análises exploratórias vs. análises confirmatórias

3.2.6     Análise de correspondência

3.2.6.1    Análise de correspondência simples

3.2.6.2    Análise de correspondência múltipla

3.2.6.3    Análise não linear em componentes principais

3.2.7     Multidimentional scaling

3.2.8     Análise de clusters

3.2.9     Análise de clusters Modelação por equações estruturais (SEM) e outras técnicas de análise estatística multivariada

3.2.9.1    Modelos de medição (Análise factorial confirmatória)

3.2.9.2    Modelos estruturais (Path analysis)

3.2.9.3       Modelos híbridos

3.2.9.4       Outras técnicas de análise estatística multivarida

4  Revisão e análise crítica da literatura científica [Unidade C]

4.1   Estrutura e características fundamentais de um relatório de investigação

4.2    Análise "qualitativa" da literatura científica

4.2.1     Estratégias e dificuldades na pesquisa bibliográfica. Consulta de bases de dados bibliográficos.

4.2.2     Revisão crítica da literatura e natureza dos projectos de investigação

4.3    Análise "quantitativa" da literatura científica: Introdução à meta-análise.

  [Alferes, 1997, pp. 49-57]

 

AULAS PRÁTICAS/TRABALHOS DE CAMPO

Unidade D - Exercícios práticos

Subunidade D1 - Construção, análise estatística (assistida por computador) e interpreta-
                         ção dos resultados de planos de investigação empírica

Subunidade D2 - Análise e crítica metodológica de relatórios de investigação (artigos de
                         revista) previamente publicados no domínio das ciências psicológicas

Unidade E - Elaboração, discussão e acompanhamento de projectos de iniciação à
                    investigação

 

[Para descarregar as Bases de Dados utilizadas nos exercícios práticos Clique Aqui]

[Para o enunciado integral e soluções dos exercícios práticos, cf. Alferes, 1997, Capítulos IV e V]

[Para os Outputs SPSS relativos aos exercícios práticos Clique Aqui]

 

 Métodos de ensino | Recursos

 

Exposições teóricas | Discussão em grupo | Exercícios práticos | Elaboração e realização de projectos de investigação 

Recursos audio-visuais

Recursos informáticos / Internet

Programas: SPSS, STATISTICA, STATVIEW, SYSTAT, LISREL e EQS

Links to Statistical Software Providers

 

Programas online: Interactive Statistics Pages

Programas e rotinas complementares do SPSS: Raynald's SPSS Tools  SPSS Syntax Files

Exercícios práticos: Outputs SPSS

Outros sites: Survey Research Center (Princeton)  |  Logic & Fallacies  | Bill Trochim’s Center for Social Research Methods | David A. Kenny's Homepage

 

 

 Estratégias de avaliação

 

Ver Regras Gerais de Avaliação em vigor na FPCE/UC

 

 

 Bibliografia fundamental

 

 

Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

 Bases de Dados [SPSS e EXCEL]

Exercícios práticos: Outputs SPSS

Programas e rotinas complementares do SPSS

Alferes, V. R. (2001). Guia de pesquisa bibliográfica (2ª ed.). Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação [NIIPS – Cadernos de Metodologia da Investigação, 1].

Versão Online

American Psychological Association (2001). Publication manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.

 APA Style Site

Statistical Methods in Psychology Journals: Guidelines and Explanations

Andrews, F. M., Klem, L., Davidson, T. N., O'Malley, P. M., & Rodgers, W. L. (1981). A guide for selecting statistical techniques for analyzing social science data. Ann Arbor: Institute for Social Research.

Versão Interactiva Online

Barlow, D. H., & Hersen, M. (1984). Single case experimental designs (2nd ed.). New York: Pergamon.

Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (1966). Experimental and quasi-experimental designs for research. Chicago: Rand McNally.

Cohen, J., & Cohen, P. (1983). Applied multiple regression/correlation analysis for the behavioral sciences (2nd ed.). Hillsdale, NJ: Erlbaum.

CooK, T. D., & Campbell, D. T. (1979). Quasi-experimentation: Design and analysis issues for field settings. Boston: Houghton Mifflin.

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Howell, D. C. (1997). Statistical methods for psychology (4th ed.). Belmont, CA: Duxbury Press [Fifth Edition]. 

David Howell's Homepage

Judd, C. M., Smith, E. R., & Kidder, L. H. (1991). Research methods in social relations (6th ed). New York: Holt, Rinehart & Winston.

Charles Judd's Homepage

Kiess, H. O., & Bloomquist, D. W. (1985). Psychological research methods: A conceptual approach. Boston: Allyn and Bacon.  

Kiess, H. O. (2001). Statistical concepts for the behavioral sciences (3rd ed.). Boston: Allyn & Bacon.  

Hal Kiess's Homepage

Neale, J. M., & Liebert, R. M. (1986). Science and behavior: An introduction to methods of research (3rd ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.

Nunnally, J. C., & Bernstein, I. (1994). Psychometric theory (3rd ed.). New York: McGraw Hill.

Rosenthal, R., & Rosnow, R. L. (1991). Essentials of psychological research: Methods and data analysis (2nd ed.). New York: McGraw-Hill.  

Rosnow, R. L., & Rosenthal, R. (1999). Beginning behavioral research: A conceptual primer (3rd ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall [Fourth Edition].

Rossi, P. H., Wright, J. D., & Anderson, A. B. (Eds.).(1983). Handbook of survey research. New York: Academic Press.

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Ethical Principles of Psychologists and Code of Conduct

Shadish, W. R., CooK, T. D., & Campbell, D. T. (2001). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston: Houghton Mifflin.

Stevens, J. (1996). Applied multivariate statistics for the social sciences (3rd ed.). New York: Erlbaum.

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2001). Using multivariate statistics (4th ed.). Boston: Allyn & Bacon.

Vogt, W. P. (1999). Dictionary of statistics & methodology: A nontechnical guide for the social sciences (2nd ed). London: Sage.

 

[Para a lista bibliográfica completa, cf. Alferes, 1997, Capítulo VI]  

 

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