Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

 

 

 

NOVOS EXERCÍCIOS

 

Exercício 16 - Psicometria: Análise da consistência interna e normalização de medidas [Revisto e aumentado]

Enunciado

[...]

14. Suponha que os dados da base E16_DATA constituem a amostra de normalização da Escala de Consciência-de-Si para a população portuguesa. Calcule os Resultados T (média = 50 e desvio-padrão = 10) para a subescala consciência-de-si privada, servindo-se da Sintaxe Normalização das Pontuações “Brutas” [se o desejar, pode utilizar a Sintaxe Agrupar Dados na File Activa para constituir classes de amplitude 2].

 

Outputs

Output 34 - SPSS (Syntax Files) - Normalização

 

Exercício 20 - Inquéritos: Amostragem probabilística e intervalos de confiança [Novo Exercício]

Depois de se familiarizar com os conceitos fundamentais, com as rotinas básicas e com as situações de realização da amostragem (ausência ou não da versão magnética da Grelha de Amostragem), refaça integralmente as amostragens e os cálculos relativos ao tamanho da amostra e aos intervalos de confiança das Sintaxes que se seguem:

·       Amostragem Aleatória Simples

·       Amostragem Aleatória Sistemática

·       Amostragem Aleatória Estratificada (Proporcional)

·       Amostragem Aleatória Estratificada (Não Proporcional)

·       Amostragem de Clusters

·       Amostragem Multi-Etapas (Multistage Sampling)

·       Amostragem  Multifásica (Multiphase Sampling)

·       Amostras Múltiplas de uma mesma População (com ou sem reposição / tamanho igual ou aproximado)

·       Tamanho da Amostra em Função do Intervalo de Confiança

·       Intervalo de Confiança em Função do Tamanho da Amostra

 

Exercício 21 - Análise qualitativa e quantitativa da literatura científica: Crítica metodológica e introdução à meta-análise [Antigo Exercício 20, revisto e aumentado]

Enunciado

Primeira Parte: Crítica Metodológica

1. [...]

[...]

22. [...]

Segunda Parte: Introdução à Meta-Análise

No artigo “On being ‘just friends’: The frequency and impact of sexual activity in cross-sex friendships”, Afifi e Faulkner (2000) afirmam:

 

[…] To test the prediction (H2) that sexual activity in friendship constitutes a more unexpected, more important, and more relationship-changing expectation violation than other violations that occur in friendships (the comparison group), three analyses were conducted. First, two t-tests were computed, one with expectedness and one with importance as the dependent variable. Counter to expectations, the sexual activity group did not differ from the comparison group in their rating of event expectedness. However, that group (M = 6.23, SD = 2.15) did rate the event as more relationally important than those reporting on other types of violations (M = 5.10, SD = 2.26), t(308) = 4.56, p < .001. Next […].

 

Admitindo que não tem acesso a mais informação, utilize a Sintaxe Meta-Análise para responder às seguintes questões:

23. Qual é o intervalo de confiança para a diferença entre as médias dos dois grupos na variável importância relacional?

24. Como é que classifica a magnitude do efeito obtido pelos autores [tome como ponto de referência as convenções propostas por Cohen (1988)]?

25. É possível afirmar que as respostas (valores atribuídos à importância relacional) de 75% dos sujeitos do grupo de comparação se situam abaixo de de 6.23? Justifique a sua resposta.

 

Output

Output 40 - SPSS (Syntax Files) - Meta-Análise

Respostas

Resposta 23

Para um nível de confiança de 95%, os limites do intervalo de confiança para a diferença entre as médias são, respectivamente, 0.64 e 1.62, i.e., existem 95 possibilidades em 100 de o verdadeiro valor (parâmetro na população) da diferença entre as médias dos dois grupos se situar entre 0.64 e 1.62.

No que diz respeito à rejeição / não rejeição da hipótese nula (igualdade entre as médias), as conclusões da estimação de intervalos são rigorosamente idênticas à estimação pontual via t teste (no caso dos intervalos de confiança, rejeita-se a hipótese nula sempre que o intervalo de confiança não compreenda o valor zero). Contudo, a estimação de intervalos comporta informação adicional relevante para a apreciação do tamanho do efeito ao dar-nos os limites da diferença não estandardizada entre as médias. Por sua vez, a apreciação desta diferença na sua forma estandardizada é feita via d de Cohen ou qualquer outra medida equivalente (cf. próxima resposta).

Resposta 24

De acordo com as convenções propostas por Cohen, estamos perante um efeito (de tamanho) médio (d = 0.51). Esta medida (ou outras medidas estandardizadas semelhantes como o coeficiente de correlação) permite-nos comparar a magnitude do efeito de estudos que utilizam diferentes unidades de medida da variável dependente (v.g., escalas de atitudes de 11 pontos vs. escalas de 5 pontos).

Resposta 25

De acordo com os dados, 69.6% dos sujeitos do grupo de comparação situam-se abaixo do percentil 50 do grupo de actividade sexual. Admitindo que o percentil 50 deste grupo coincide aproximadamente com a respectiva média (6.23), a resposta à questão é negativa.

 

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