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Programa

8.30h

Receção

9.00h

Sessão de Abertura

Anfiteatro

Vice-Reitora - Profª Doutora Madalena Alarcão

Diretora da FPCE - Profª Doutora Luísa Morgado

Coordenador do CCTIC Softciências - Prof. Doutor Jaime Carvalho e Silva

Coordenadora do 2º EJML-  Profª Doutora Ana Amélia Carvalho

9.30h

Conferência

Anfiteatro

Mobile, Wearable, Companionable: Emerging technological challenges and incentives for learning

Agnes Kukulska-Hulme, Open University, UK

Moderador: Prof.ª Doutora Ana Amélia Carvalho

10.30h

Intervalo (Coffee break)

11.00h Comunicações

 

Anfiteatro - Resumos

Moderadora: Profª Doutora Teresa Pessoa

 

Mobile learning: explorando affordances do celular no ensino de língua inglesa

Giselda Costa - Instituto Federal do Piauí

 

Uma aplicação móvel para promoção da interação presencial num campus

Vítor Manuel Ferreira e Fernando Ramos - Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Universidade de Aveiro

 

A criança, o facebook e eu: reflexões sobre medos e motivações de professores e pais

Ângela Silva, Catarina Rocha, Sofia Abreu, Sofia Silva, Miguel Prata Gomes e Ana Cristina Pinheiro - ESE de Paula Frassinetti

 

Diferentes jogos, diferentes abordagens: Jogos digitais na Educação

Bruno Henrique de Paula e José Armando Valente - Universidade Estadual de Campinas

 

Perspectivas de igualdad de género a través del análisis de los arquetipos de personajes femeninos en los videojuegos

Jorge Guerra e Francisco Revuelta - Universidad de Extremadura

 

Livox - a possibilidade do mobile learning na comunicação de crianças autistas

Vilma Mussilene Candido, Filomena Moita e Aline Tavares Costa - Universidade de Coimbra e Universidade Estadual da Paraíba

 

 

Sala 4.1 - Resumos

Moderador: Prof.ª Doutora Lina Morgado

 

PING – Poverty Is Not a Game: uma experiência com alunos do ensino básico para a integração de jogos digitais no currículo

Sandra Leite e Sónia Cruz - Universidade Católica Portuguesa

 

Design de Urban Games: o caso do MobiGeo

Liliana Vieira e Clara Coutinho - Universidade do Minho

  

Estudante de Pedagogia e seus celulares: como, quando e para quê são utilizados

Deise Ferreira e Patrícia Cavalcante - Universidade Federal de Pernambuco

  

Do iTunesU para as aulas de História - um estudo no 3º CEB

Sara Trindade, Joaquim Ramos de Carvalho e Ana Amélia Carvalho - Universidade de Coimbra

 

Proyecto DEDOS: una experiencia innovadora de uso educativo de las tabletas digitales en el contexto escolar

Lingling Yang e María José Hernández Serrano - Universidade de Salamanca

12.30h Almoço livre
14.00h

Workshops

1. E se criássemos um jogo em Scratch?  

João Torres  - CCTIC da ESE do Instituto Politécnico de Setúbal 
Cristina Carrilho -
Agrupamento de Escolas Águeda Sul

Sala 4.5

 

2. Da sala para a rua: a utilização do geocaching na aprendizagem

Sónia Cruz - FACIS, Universidade Católica Portuguesa

Célio Marques - Instituto Politécnico de Tomar

Anfiteatro

 

3. Aplicações m-learning para iOS e Android

Idalina Santos - Universidade de Coimbra

Adelina Moura - Universidade Portucalense

Sala 4.4

 

4.SAPO Campus: gamification em contexto educativo

Carlos Santos & Luís Pedro - Universidade de Aveiro

Sala 4.1

15.30h Intervalo
15.45h Comunicações

 

Anfiteatro - Resumos

Moderador: Prof. Doutor João Paiva

 

Os jogos mais jogados pelos alunos do Ensino Básico ao Ensino Superior

Ana Amélia Carvalho, Inês Araújo, Nelson Zagalo, Adelina Moura, Sónia Cruz, Cândida Barros e Tiago Gomes - Universidade de Coimbra

 

Jugar en dispositivos móviles. Preferencias de Juego y Propuestas de aplicabilidad educativa de los estudiantes universitarios

Ángel García Del Dujo, Maria Jose Hernandez-Serrano e Jose Manuel Muñoz - Universidad de Salamanca

 

Políticas cognitivas no desenvolvimento de um jogo locativo

Póti Quartiero Gavillon e Cleci Maraschin - Universidade Federal de Rio Grande do Sul

 

Challenges Game: um jogo dinamizador do processo de ensino

Ricardo Monteiro e Helena Barbosa - Universidade de Aveiro

 

Geocaching: perceções de professores sobre a sua utilização na aprendizagem

Sónia Cruz e Carina Meneses - Universidade Católica Portuguesa

 

Uso de dispositivos móveis no contexto educacional da rede pública: um estudo sobre as representações sociais dos estudantes

Dayse Rodrigues de Oliveira e Lícia Leão Maia - Universidade Federal de Pernambuco

 

 

Sala 4.1 - Resumos

Moderador: Prof. Doutora Ana Cristina Almeida

 

O Jogo do Canhão Estatístico e a Aprendizagem no âmbito da Matemática e a Realidade

Ivone Máximo e Isolina Oliveira - Universidade Aberta

 

Ciência Cidadã em Contexto de Sala de Aula: o exemplo do projeto “Cell Spotting – Vamos Combater o Cancro Juntos!”

Maria João Palma e António José Monteiro - Universidade de Coimbra

 

Aprendizagem corporal e jogos locativos

Renata Fischer Kroeff, Carlos Alberto Baum e Cleci Maraschin - Universidade Federal de Rio Grande do Sul

 

O jogo multimédia como ferramenta de trabalho cooperativo e colaborativo

Cátia Magalhães, Fátima Oliveira e José Alberto Lencastre - Universidade do Minho

 

Potencialidades e Limitações da Utilização de Telemóveis e Computadores Portáteis em Ciências Naturais

Vanda Delgado e Isabel Chagas - Universidade de Lisboa

 

Reflexiones sobre el Mobile Learning para la igualdad de género en un centro educativo

Inmaculada Pedrera e Francisco Revuelta - Universidad de Extremadura

 

 

Sala 4.4 - Resumos

Moderador: Prof.ª Doutora Bárbara Barroso

 

Software educativo como recurso na educação de crianças autistas: relato de uma vivência

Vilma Mussilene Candido, Filomena Moita e Aline Tavares Costa - Universidade de Coimbra e Universidade Estadual da Paraíba

 

Scratch: uma opção válida para desenvolver o pensamento computacional e a competência de resolução de problemas

Rui Sousa e José Alberto Lencastre - Universidade do Minho

 

Sistema Tutor de Algoritmia. Utilização de jogos para ensino da lógica de programação

António Manso e  Célio Gonçalo Marques - Instituto Politécnico de Tomar

 

A utilização pedagógica dos dispositivos móveis na educação de jovens e adultos em escola brasileira

Fabiola Gomes e Jerônimo Coura-Sobrinho - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

 

O computador portátil adquirido no âmbito da iniciativa e.escola por alunos do 3º Ciclo: tem fomentado o mobile-learning?

Sílvia Batista e Ana Amélia Carvalho - Universidade de Coimbra

 

m-Learning: das novas leituras aos novos leitores

Paulo Faria, Ádila Faria e Altina Ramos - Universidade do Minho

17.15h Intervalo (Coffee break)
17.30h Apresentação - PechaKucha [5 min]

 

Anfiteatro - Resumos

Moderador: Prof. Doutor Leonel Morgado

 

Apps e podcasts para a aula invertida: um projeto eTwinning em língua estrangeira no ensino básico

Adelina Moura  - Universidade Portucalense

 

ebooks Multimédia: O próximo capítulo na divulgação cultural?

Carlos Natálio e José Bidarra - Universidade Aberta

 

“A Liga do Ambiente” – um jogo educativo sobre sensibilização ambiental

Lázaro Raposo - Cereal Games

 

Computador vs Tablet: estudo comparativo de um jogo multimédia

Marco Alexandre Bento e José Alberto Lencastre -  Universidade do Minho

 

Aplicação de audience response systems em aulas de biologia molecular como ferramenta de incentivo à participação activa nas aulas

Rui Oliveira - Universidade do Minho

 

Mobile Learning como Apoio ao Ensino do Português Língua Estrangeira

Catarina Pascoal  e Adelina Moura - GILT, Instituto Superior de Engenharia do Porto

 

Cidadania, Dimensão Europeia da Educação e Jogos sérios: uma proposta de unidade didática para uma aula de Cidadania com aplicação do jogo PING

Teresa Pombo -  Direção-Geral da Educação

 

A Realidade Aumentada, a gamification e os dispositivos móveis como estratégias de promoção da literacia digital – Projeto “Livros com Voz”

Cristina Gomes, José Gomes, Mauro Figueiredo e José Bidarra - Universidade do Algarve e Universidade Aberta

 

Perceção dos jovens sobre videojogos: Motivação e Benefícios

Lurdes Freitas e Teresa Pessoa - Universidade de Coimbra

 

"Vamos sentir com o Necas" - o jogo

Lázaro Raposo, Célia Carvalho e Suzana Caldeira - Cereal Games e Universidade dos Açores

 

 

Sala 4.1 - Resumos

Moderadora: Profª Doutora Ana Pinheiro

 

iPad na aula de inglês: exploração do uso educativo dos tablets no desenvolvimento da produção oral

Sílvia Roda Couvaneiro e Neuza Pedro - Universidade de Lisboa

 

“Mundo Jovem Inovador”: unindo a dinâmica de games à formação de jovens da periferia da cidade de São Paulo para a transformação de sua comunidade

Patrícia Smith, Walquíria Castelo-Branco, Andreza Tibana e Ana Paula Gaspar Gonçalves - Universidade Federal de Pernambuco e  Cesar

 

Smart Cities e aprendizagem em múltiplos contextos

Maria Idalina Santos e Ana Amélia Carvalho -  Universidade de Coimbra

 

Corre pelo o seguro: desenvolvimento de jogos sérios para a cidadania ativa

Andreia Teles Vieira -  Universidade Nova de Lisboa

 

Gamificação: uma oportunidade para envolver os alunos na aprendizagem

Inês Araújo e Ana Amélia Carvalho -  Universidade de Coimbra

 

O Potencial do Geocaching na Educação em Ciências:

um projeto em construção num contexto de aprendizagem não formal

Sara Simões e Lúcia Pombo - Universidade de Aveiro

 

Dispositivos móveis e redes sociais: novos rumos para a sedução no ensino e aprendizagem do Turismo na região do Douro

Isabel Oliveira, Maria Roberto e Carlos Costa - Instituto Politécnico de Viseu e Universidade de Aveiro

 

M-Learning e Personal Learning Environments (PLE´s): potencialidades dos ambientes híbridos e pessoais de aprendizagem

Maribel Miranda-Pinto e António Osório - ESE do Instituto Politécnico de Viseu e Universidade do Minho

 

Projeto Arteirice – Aprendizado por Jogo Digital desenvolvido em conjunto com o professor 

Juliana Miranda, Fábio Campos e Raphaelle Brito - Universidade Federal de Pernambuco

 

Ampliando a aprendizagem com jogos locativos

Póti Gavillon, Raquel Gomes, Carlos Baum, Renata Kroeff e Cleci Maraschin - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

18.45h

Conferência

Anfiteatro

Brincadeiras Perigosas: jogar, imaginar, aprender, projetar

Licínio Roque, Universidade de Coimbra

Moderador: Prof. Doutor Nelson Zagalo

19.45h Encerramento
 
   

 

 
   

 

© Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2014

encontro.jml@gmail.com