Apresentação

Programa

Temas

Submissão

Datas

Inscrição

Creditação

Organização

Localização

Apoios

 

 

 


9.30h

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

18.30h

 

 


 

 

Conferências

 


Mobile, Wearable, Companionable: Emerging technological challenges and incentives for learning

Agnes Kukulska-Hulme, Open University, UK

 

Rapid advancements in technology are an important driver for innovation in teaching and learning, even if they are sometimes at odds with humanistic values and educational requirements. Mobile language learning is still in its early stages of development, yet we can already glimpse the emergence of a new generation of wearable and context-aware technologies that will add new flavours and nuances to the mobile learning experience. For language educators and researchers, emerging technologies always raise interesting questions concerning new types of interactions, styles of communication and impacts on language evolution, which should also inform the language learning curriculum. Technology adoption and appropriation depends on perceptions and experiences which amount to personal, as well as objective, evaluations of whether a particular technological innovation will become a learning companion.

 


Brincadeiras Perigosas: jogar, imaginar, aprender, projetar

Licínio Roque, Universidade de Coimbra

 

Refletindo sobre a nossa prática do design de jogos e do ensino do design de jogos, atravessaremos diversos referenciais teóricos e práticos para inquirir sobre as eventuais relações entre as qualidades de uma atividade lúdica, o exercício da imaginação, as atividades de criação e de aprendizagem, tentando fechar o ciclo com uma tentativa de fazer sentido da atividade de design de jogos com motivações mais-do-que-lúdicas.

Licínio Roque 
obteve o seu Doutoramento pela Universidade de Coimbra em 2004 com uma tese sobre Engenharia do Contexto, uma abordagem sociotécnica ao desenvolvimento de sistemas. A sua investigação centra-se em Design de Interação e Design de Jogos, com foco especial na conceção e estudo de meios participativos. Durante os últimos anos esteve envolvido em diversos projetos de investigação e desenvolvimento envolvendo explorações inovadoras das tecnologias de informação, com um foco especial em tecnologias para criação de jogos digitais. Leciona as disciplinas de Interação Humano-Computador e Estudo e Desenvolvimento de Jogos, do Mestrado em Engenharia Informática e do Mestrado em Design e Multimédia, tendo desenvolvido os seus programas de aprendizagem focados na inovação de conceitos e tecnologias. É cofundador da empresa Tapestry Software e membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências de Videojogos.

 
     

 

 
   

 

 
   

 

© Encontro sobre Jogos e Mobile Learning 2014

encontro.jml@gmail.com